cão proibido na praia?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bubita
Membro Júnior
Registado: sábado fev 15, 2003 11:48 pm

segunda jul 28, 2003 9:39 pm

ola a todos...
tenho algumas duvidas acerca de uma assunto que me anda a martelar o juizo. O que me pode acontecer se levar a minha cadela para uma praia onde esta a plaquinha a dizer que é proibido levar cães para a mesma? Sou multada? que me multa, o nadador salvador ou a policia? quais os argumentos que tornam válida essa proibição? e sendo o cão um terranova (caracteristico por ser um cão de salvamento em água) essa proibição não será uma aberração? já agora se estiverem informados, digam-me praias no norte do pais em que se pode levar os cães?
obrigado
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

segunda jul 28, 2003 10:05 pm

bubita Escreveu: ola a todos...
tenho algumas duvidas acerca de uma assunto que me anda a martelar o juizo. O que me pode acontecer se levar a minha cadela para uma praia onde esta a plaquinha a dizer que é proibido levar cães para a mesma? Sou multada? que me multa, o nadador salvador ou a policia? quais os argumentos que tornam válida essa proibição? e sendo o cão um terranova (caracteristico por ser um cão de salvamento em água) essa proibição não será uma aberração? já agora se estiverem informados, digam-me praias no norte do pais em que se pode levar os cães?
obrigado
Bem na minha opnião de aberração não tem nada, o seu cão não vai a "serviço" mas sim como companhia e como tal deve ser tratado como todos os outros.

Acontece é que devido a pessoas soltarem os seus cães numa praia povoada como a maioria nesta altura levou a essa proibição, porque nem toda a gente é obrigada a gostar de cães e a tolerar as suas brincadeiras. Não esquecendo claro os donos que acham muita piada aos "presentinhos" espalhados pela praia!!
E claro numa praia cheia de gente que vai fazer se o seu cão quiser fazer as necessidades?? usar fraldas??

Procure praias desertas, que nessa não há plaquinha!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jul 28, 2003 10:05 pm

bubita Escreveu: e sendo o cão um terranova (caracteristico por ser um cão de salvamento em água) essa proibição não será uma aberração?
E o seu cão está treinado para efectuar salvamento em água ?

Trata-se de respeitar a lei.
Última edição por CasadeAnaval em terça jul 29, 2003 12:39 am, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

segunda jul 28, 2003 10:42 pm

pois eu realmente nao percebo isto dos caes na praia. há praias em que e proibido e levam. Eu acho que deveria ser permitido desde que nao causasse incomodo as outras pessoas a estadia do cao na praia
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

segunda jul 28, 2003 10:42 pm

pois eu realmente nao percebo isto dos caes na praia. há praias em que e proibido e levam. Eu acho que deveria ser permitido desde que nao causasse incomodo as outras pessoas a estadia do cao na praia
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jul 29, 2003 12:12 am

bubita Escreveu: ola a todos...
obrigado
Olá,
Numa praia qualquer autoridade policial ( o nadador salvador nao é uma autoridade) a pode multar. Mas o normal é que seja a policia maritima.
Se existe uma placa a proibir a presença de cães, não há duvida nenhuma de que não pode lá estar com o seu cão. No entanto, mesmo que não exista placa, convém saber o que diz o edital de praia, porque genericamente eles vigoram na maioria das nossas praias e são particularmente zelados nas praias concessionadas.
Quanto ao facto de ter um Terranova e achar que é uma aberração proibirem-na de entrar na praia, então eu que tenho 2 Rottweiler poderia dizer que era uma aberração se não me deixassem entrar em estádios de Futebol, num aeroporto, etc...uma vez que é uma raça usada para policiamento! ;)

Abraços
Paulo C.
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

terça jul 29, 2003 8:54 am

Apesar de haver uma lei que proiba os caes na praia, o que e certo e que muitos donos contrariam esta lei e sujeitam-se as consequencias.

Em minha opiniao esta questao nao passa pela lei, mas sim pelo bom senso de cada um, eu nunca levaria os meus caes para uma praia onde sei que vou encontrar mais gente (o que nesta altura do ano e o mais normal, como e obvio) nao tem a ver se eles se portam bem ou nao, se andam presos ou soltos, tem sim a ver com o respeito pelos outros... nem todos gostam de caes, ninguem e obrigado a estar deitado na sua toalhinha ao lado de um cao, ha muitas crianças e ate adultos que tem medo de caes e nao os podemos obrigar a conviver com eles, isto claro esta, nao falando dos tais "presentinhos"

Por fim, mas nao menos importante, ha as necessidades do cao, que tem calor, fica irrequieto por estar no mesmo sitio com tanta gente, sem poder brincar... nao podemos ser egoistas e muito menos tentar que os tenham ou concordem com os nossos gostos...
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

terça jul 29, 2003 9:36 am

:lol:
Ora, Ora, Bubita!

Que argumentos são esses, para justificar uma excepção de poder levar o seu terrinha à praia?

Eu levo os meus, de madrugada ou noitada, simplesmente para evitar exposição excessiva ao sol e incomodos de ambas as partes ;) .....não chateio, e não me chateiam.

Se tivesse outra raça faria o mesmo......nunca os submeteria ao calor.

Bye
Arsssr
Membro
Registado: terça mai 13, 2003 6:12 pm

terça jul 29, 2003 9:41 am

Já agora aproveitando o tema eu li noutro dia num site que se deveria levar os rotts (e muito provavelmente muitas outras raças) para nadar em espaços onde os podessemos controlar mas eu sinceramente não conheço nenhum sítio onde o possa fazer, nem lagos nem ribeiros... eu moro no norte entre o porto e aveiro, alguém desta região conhece algum sítio com boas características para poder levar a minha menina para se exercitar :?:
É que ainda por cima eu sei que ela adora água pois na sua primeira visita à praia com cerca de 5 meses a primeira coisa que ela fez foi atirar-se para a água felicíssima da vida, e se não a puxassemos ela ficava lá horas!!!!!!!! :p :p :p
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jul 29, 2003 9:04 pm

PauloC Escreveu:
Quanto ao facto de ter um Terranova e achar que é uma aberração proibirem-na de entrar na praia, então eu que tenho 2 Rottweiler poderia dizer que era uma aberração se não me deixassem entrar em estádios de Futebol, num aeroporto, etc...uma vez que é uma raça usada para policiamento! ;)
Abraços
Paulo C.
:lol: :lol: até que era giro ! ;)
Um abra&ccedil;o
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça jul 29, 2003 9:24 pm

Boas!!!

Realmente de leis não percebo nada, mas a meu senso comum obriga-me a duas coisas:

1º Nunca levaria o cão à praia pois acho que seria bastante incomadativo para ele e mais aínda para os Banhistas he he he

2º Ja não chega o Dono ser branquinho como a lexivia e toda a gente olhar (até me sinto mal) imaginem o que é levar o meu Golias (era tudo a fugir)

Agora a sério, eu costumo leva-lo bastantes vezes à Praia da Fonte da Telha mas só à noite,
Também penso que é mais o incomodo que os cães fazem aos Banhistas do que propriamente os dejectos ou algo semelhante que causam, vejo bastantes vezes infelzimente, mamas e papas a porem os seu filhos a fazer as necessidades, tanto na areia como na agua, e quem aqui já não deu a sua mijinha (nem que seja em bebé) ????

Não se deve levar, não só porque a lei o proibe, como mesmo não proibindo não deveriamos levar por uma questão de civismo e educação.

Abraços

Arcanjo
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça jul 29, 2003 9:37 pm

Na zona norte do país não conheço nenhuma praia em que se possa soltar os cães, mas na zona centro existem algumas. Eu tenho por hábito fazer uns Km a mais e vou para Troia, mas longe da confusão central onde as multidões optam por ficar.
É uma zona não vigiada, mas onde estou descansada com a Goldie. Pode correr à sua vontade, sem "ferir" ninguém
Aconselho-a a procurar na internet praias a norte do país onde possa fazer o mesmo.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jul 29, 2003 10:24 pm

Arcanjo Escreveu: Boas!!!

Realmente de leis não percebo nada, mas a meu senso comum obriga-me a duas coisas:

1º Nunca levaria o cão à praia pois acho que seria bastante incomadativo para ele e mais aínda para os Banhistas he he he

2º Ja não chega o Dono ser branquinho como a lexivia e toda a gente olhar (até me sinto mal) imaginem o que é levar o meu Golias (era tudo a fugir)

Agora a sério, eu costumo leva-lo bastantes vezes à Praia da Fonte da Telha mas só à noite,
Também penso que é mais o incomodo que os cães fazem aos Banhistas do que propriamente os dejectos ou algo semelhante que causam, vejo bastantes vezes infelzimente, mamas e papas a porem os seu filhos a fazer as necessidades, tanto na areia como na agua, e quem aqui já não deu a sua mijinha (nem que seja em bebé) ????

Não se deve levar, não só porque a lei o proibe, como mesmo não proibindo não deveriamos levar por uma questão de civismo e educação.

Abraços

Arcanjo

Olá

Nem mais, apenas temos que usar de bom senso ;)
Um abra&ccedil;o
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jul 30, 2003 8:59 am

Há muitas praias para onde se podem levar os cães pois não estão sujeitas a vigilância, mas é preciso estarmos na disposiçãod e as procurar e andar um kms a mais que o habitual...
Há várias na costa Alentejana e até mesmo na zona da costa da caparica, arrábida e Troia.
Quanto a mim, penso que levar os cães para a praia depende dos donos, dos cães e das praias:

- A Shiva adora água, e gosta de praia
- eu levo-a comigo, porque gosto de passear com ela e sei que ela adora a "vadiagem".
- ando mais uns Kms, mas acabo sempre por encontrar um bom espaço sem ninguem, e vou mais carregada com chapeu de sol gigante, mas vale a pena o esforço ;)

Como alternativa, aos fins de semana porque não vão até um rio ou barragem??? É um passeio bonito e dá para estar com os cães á vontade...

Como alguem disse (não me recordo quem :oops: ) nadar é excelente para os Rotts, e é preciso habituá-los desde pequenitos á água para mais tarde não terem receio. A Shiva teve a sua primeira experiência num rio perto de Oliveira do Hospital, e desde aí que delira com a água e adora nadar.
Claro que para os levar para a praia, além de termos que procurar um sitio calmo e sem pessoas (ou com poucas), temos também que evitar as horas de maior calor e zelar pelo bem estar do cão: muita água e muita sombra.

Além disso, há cães mais resistentes ao calor que outros, por isso há que conhecer bem os nossos cães antes de os sujeitarmos seja ao que for.

É tudo uma questão de responsabilidade, civismo e consciência.
Mas é espectacular ver a alegria deles quandos e atiram para a água e andam para ali a chapinhar que nem doidos :lol:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

quarta jul 30, 2003 11:53 am

[quote]Claro que para os levar para a praia, além de termos que procurar um sitio calmo e sem pessoas (ou com poucas), temos também que evitar as horas de maior calor e zelar pelo bem estar do cão: muita água e muita sombra.

Além disso, há cães mais resistentes ao calor que outros, por isso há que conhecer bem os nossos cães antes de os sujeitarmos seja ao que for. [/quote]
Exactamente! Eu, por exemplo, nunca levaria o Boris para a praia durante o dia (Alguém disse uma vez que "o dono que leva um husky para a praia num dia de calor, devis experimentar ir para a Sibéria durante uma semana, todo nu :o ). Outra desvantagem é que ele adora seguir o rasto das ondas. Agora imaginem um cão daqueles a começar a correr ao longo do mar, sem parar, numa praia estilo Fonte da Telha. Já apanhei um susto valente!
Há que perceber que nem toda a gente gosta de partilhar o seu espaço com animais, especialmente na praia, onde é suposto ficar a relaxar! E há c~es que realmente são umas "melgas"!
Responder

Voltar para “Cães”