Adoptar Pastor Belga Macho com cerca de 11 meses ou 1 Ano

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Netlog
Membro Júnior
Registado: quinta mai 14, 2009 8:23 pm

quinta mai 14, 2009 8:36 pm

Boa noite.

Já há muito tempo que ando á procura de um cão de porte médio-grande, para adoptar.

Surgiu-me um cão que gosto bastante, mas o problema é a idade, não por ser velho, muito pelo contrário, porque é bastante jovem, mas como é de porte médio e como tem 1 ano tenho receio de que o animal não se chegue a habituar ao seu novo ambiente familiar.

Em relação a condições tenho-as perfeitamente: casa fechada com portão, muros e rede, boa área exterior e uma jaula para dormir, porque não posso ver cães presos.

:?

A minha questão é a seguinte: Haverá algum problema de adoptar um Pastor Belga Macho com cerca de um ano?, uma vez que em vários cães pode ser um bocadinho tarde.

P.S.: Peço desculpa se não coloquei o tópico no local certo, mas sou novo cá.

Agradeço que me tirem esta dúvida.

Sem mais, abraços virtuais.
piccolavolpe
Membro Veterano
Registado: sábado abr 04, 2009 5:04 pm

quinta mai 14, 2009 9:06 pm

Boa noite,

Não há problema em adoptar seja que cão for seja com que idade for. Podem sempre ser educados, independentemente da idade.

Se tem as condições para o adoptar, força. Depois dê notícias.

Cumprimentos.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta mai 14, 2009 10:10 pm

Exacto, a idade não é obstáculo. Todo o cão aprende o que tem a aprender em casa dos donos, e então se vier da rua ou de um canil, é surpreendente a sua capacidade de adaptação. :D
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
anasnake
Membro Veterano
Registado: terça mai 27, 2008 4:00 pm

quinta mai 14, 2009 10:28 pm

eu que o diga adoptei um pit bull com quase um ano e ele saiu um doce :wink:
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta mai 15, 2009 12:37 am

já dei alguns cães adultos, e todos se adaptaram perfeitamente ao novo lar.

um cão acarinhado sentir-se-á bem e depressa reconhecerá como novo dono. além disso é praticamente bebé ;)

alguns cães estabelecem a amizade com os novos donos instantaneamente, outros levam o seu tempo, é uma questão de persistência e de paciência ;)

vá em frente com a adopção, a idade não é um factor preocupante. se não pense que 85% dos cães em canis e associações são adultos e muitos (poucos, infelizmente) arranjam familias e adaptam-se perfeitamente ;)

boa sorte
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sexta mai 15, 2009 2:36 am

Qual variedade de cão é o seu? Existem 4 variedades. Aconselho que estude muito sobre a variedade que pretende adotar.

No mais, adote! Nessa idade o cão é um filhote grande.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta mai 15, 2009 9:09 am

Eu adoptei 2 de uma acentada só.
Um cão com 4 meses e uma cadela com quase 3 anos e ...

A cadela... é do melhor que já vi! Aprendeu tudo em "2 tempos"...
Já o cachorro ainda me deu "pano para mangas"!

Adopte!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta mai 15, 2009 11:05 am

Carpeju Escreveu:Qual variedade de cão é o seu? Existem 4 variedades. Aconselho que estude muito sobre a variedade que pretende adotar.

No mais, adote! Nessa idade o cão é um filhote grande.
Ia precisamente colocar esta questão... de que Pastor Belga estamos a falar???
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Netlog
Membro Júnior

sábado mai 16, 2009 9:35 pm

Boas.

O tipo da raça é Groenendael, salvo erro.

De facto um cão com 1 ano é muito jovem.

Agradeço as vossas respostas, pois optei adoptar o animal.

Foi simplesmente fantástico como me senti em puder dar uma vida nova, ou até mesmo salvar o animal do "corredor da morte".

Para quem tem o mesmo tipo de dúvidas acho que deve optar por esclarece-las.

O animal é uma optima companhia e não há tristezas á beira dele...

Obrigado a todos os autores de todas as respostas, pois ajudaram-me a tomar uma decisão.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado mai 16, 2009 10:00 pm

parabéns ;) queremos fotos :D
Carpeju
Membro Veterano

sábado mai 16, 2009 10:49 pm

Meus parabéns,

Leia e troque idéias com proprietários desta raça, é um cão forte, normalmente de carater dominante e muito inteligente. Aqui no Brasil ele é conhecido pelo bom carater. Como eu espero que fique bem, aconselho informar-se muito. E treino de obediência é fundamental, aliado ao carinho e respeito. Terá um amigo formidável.

Tudo de bom!
Netlog
Membro Júnior

quarta mai 20, 2009 5:26 pm

As fotos serão aqui colocadas um pouco mais tarde. Além do mais, ainda há uma pequena questão em relação ao animail que achei estranho e esqueci-me de colocar no tópico anterior:

- O animal não traz "Chip". Perguntei isso no canil, mas disseram-me que tinha de ser por parte do (novo) dono. Não entendo, uma vez que já era obrigatório.

- Em relação ao seguro: alguém sabe como o posso fazer? Será numa companhia normal, como de um carro? Não sei mesmo... :?

Sobre o treino e educação já estou a tratar disso, pois tenho um familiar da GNR que tem especificação em treino de animais.
Carpeju
Membro Veterano

quarta mai 20, 2009 7:05 pm

Que bom que poderá treiná-lo.

Quanto ao chip e seguro não posso dizer, aqui no Brasil o chip é opcional, alguns canis chipam os cães, outros chipam se o proprietário quiser.
Netlog
Membro Júnior

quinta mai 21, 2009 7:22 pm

Carpeju...

Aqui em Portugal, segundo sei, para já todos os cães (não sei se se trata de todo o tipo de cães) de porte médio e/ou grande, são obrigados a ter chip e seguro.

Claro que, como em qualquer parte do mundo, esta lei não é cumprida, porque quase ninguém tem chip nos animais, o que está errado.

Em relação ao seguro, tenho mesmo que resolver esta situação, tanto para meu bem, como para o bem do animal.
Netlog
Membro Júnior

quinta mai 21, 2009 7:24 pm

Já agora...

Alguém me pode explicar as diferenças entre os tipos desta raça?

É que perguntei no canil e só me explicaram da tipo do Truvão...

Tentei pesquisar na net, mas não percebi muito bem...

:?
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”