Adopto Furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

rise
Membro Júnior
Registado: domingo fev 11, 2007 1:34 pm

quinta mai 21, 2009 9:54 am

DavidCascais Escreveu:Obrigado Vera ;)

Pois Rise, já estava a espera dessa resposta...........
não posso saber tudo não é:)
mas se me disseres o que fazer ficaria muito agradecido..
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta mai 21, 2009 11:56 am

Uma fêmea em cio, não perde sangue como as cadelas e vacas. Se alguma vez observarem isso, vão logo ao vete.

Na medula óssea é onde se fabricam grande parte dos globulos vermelhos, brancos e plaquetas que compõem o sangue.
O perigo de uma fêmea em cio, são os altos níveis de estrogenios no sangue. Em 50% das fêmeas, se este não for parado, eles provocam uma depressão da medula óssea e esta deixa de produzir os globulos ou as plaquetas. A esta depressão se chama anemia aplastica. Ou seja, a fêmea entra em anemia e se esta não for parada a tempo, acaba por falecer.
E quanto pior for a fêmea alimentada, maior será essa probabilidade.

Nos machos isso não ocorre. Mas há machos que ficam muito nervosos durante o cio o que pode dar origem a problemas de saúde como úlceras ou o "acordar" de uma bacteria Helicobacter mustela que muitos vetes pensam que existe "adormecida" em todos os furões, sendo passada de mães aos filhotes.
Mas o facto de os acasalar, não irá diminuir esse nervosismo (a menos que o acasalem todos os dias...)

A esterilização precoce não é aconselhada porque favorece o aparecimento da hiperplasia das adrenais e segundo os últimos estudos, cerca de 3 a 5 anos depois de serem esterilizados, independente da idade, pode começar essa hiperplasia. Essa doença aparece porque o cérebro do furão, desconhece que foi castrado e nas duas épocas de cio que é normal terem (Primavera e fim do Verão) o cérebro dá ordem para o hipotálamo segregar uma hormona, GnRH, que por sua vez estimula a pituitária para segregar outras hormonas, LH e FSH que também estimulam as glândulas adrenais para segregar hormonas que normalmente são produzidas pelas glandulas sexuais em quantidades pequenas mas que as adrenais super produzem, provocando essa hiperplasia (aumento do tamanho de um órgão). Dado que os furões são animais fotoperiódicos, o fotoperiodo prolongado também ajuda a estimular essa hiperplasia.

Com a descoberta do uso do Lupron nos furões, consegue-se atrasar uns anos, a operação de esterilização.

Há casos da hiperplasia das adrenais em furões inteiros, porém são raros.
MHZ
Membro Veterano

quinta mai 21, 2009 12:00 pm

Encontram aqui mais algumas informações http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65613
rise
Membro Júnior

quinta mai 21, 2009 1:01 pm

obrigado pela informação:)
metraonspeed
Membro
Registado: terça set 09, 2008 6:55 pm

quinta mai 21, 2009 6:18 pm

Vera_Carlos Escreveu:metraonspeed, eu não estou falando em furões vendidos em lojas, esses normalmente vêm chipados, operados das glandulas e "capados" :cry: :cry:
Mas existem anúncios nos sites espanhois de pessoas (creio pelo preço) que devem ser caçadoras... Esses normalmente são os mais "baratos" do mercado... São crias que precisam que lhe dêm muita atenção porque raramente são manuseadas... E eu que o diga que a fémea que eu vi, por pouco ficava pendurada na minha mão, e isto que a mulher dizia que era "muy mansa"... E no entanto, fartava-se de bater na pobre...

Quanto às "bufinhas" a Jas é um ás... Quando liberta uma, nem com as janelas abertas consigo arejar a casa... Bom, devo de estar a exagerar um pouco :lol: :lol: :lol:

O estranho, é que na Quedada que fui, um dos elementos disse que lhe "vazava" as glandulas... como se fosse algo normal... E que assim evitava que o bichano desses as "famosas" bufinhas que nos deixam gagás... :lol: :lol: Jà ouviste alguma coisa sobre isso? Ela tentou explicar como se faz, mas a técnica não me convenceu...
Vazar? LOL Nunca tinha ouvido tal coisa mas... também nunca tinha meditado sobre as "bufas" da Fiona e daí ter surgido um dialogo com ninguem :D
Já tinha visto por aqui um post de 2004, curiosamente a MHZ deu uma explicação muito semelhante nesse post à que deu agora, esta, mais aprofundada. Não creio que seja motivo de preocupação. Por medida de precaução disciplinei-me a tomar atenção ao que a Fiona come e ao que expele. Como só acontece quando já estamos nos mimos há algum tempo - e aconteceu há dias, quando ela viu o Furo da Xistina :D - parece-me ser resultado do cio e do mimo.

Rise há coisas que se vão aprendendo aqui e ali. A Fiona está no 2º cio e eu não sei tudo (como pode ver com a história das bufas) e acho que posso dizer com segurança que também não saberá tudo ao adquirir o seu peludo. Por aqui, vamos aprendendo com a experiencia um dos outros. Eu encontrei a fiona no animais.jcle.pt. Publiquei lá um anuncio e, no mesmo dia, responderam-me :D e a pessoa nem tinha lá anuncio. Já experiementou?

De qualquer maneira este tem sido um bom tópico de onde leva aqui uma série de alertas, nomeadamente o de no caso de não saber o que fazer quando o seu furão entrar no cio, não poder ter um. Ou então pode-me perguntar a mim que sei absolutamente tudo sobre furões, pois já nasci ensinada. Entre outras coisas. lol
Beijocas e turrinhas!
I&FI
rise
Membro Júnior

quinta mai 21, 2009 6:38 pm

Por acaso já tinha visitado o site, mas não coloquei nenhum anúncio.
Agora coloquei um, era bom que tivesse tanta sorte como você,

obrigado!:)
xtina_xm
Membro Veterano
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

quinta mai 21, 2009 6:45 pm

DavidCascais Escreveu:Obrigado Vera ;)

Pois Rise, já estava a espera dessa resposta...........
Uau............ que raio de resposta! Extremamente esclarecedora!
Enfim........

Rise, arranja as coisinhas todas como puderes e quando tiveres tudo arranja um furanito. Les sobre o basico e conforme te surgirem questoes vais pesquisando e perguntando.
O meu so me apercebi que tinha cio porque quando está com ele conforme anda vai fazendo xixis! ehehehhe Parece um totozinho a encostar-se a tudo!
E quanto ao cheiro nunca tinha cheirado nenhum até ter o meu Furo, e era meio estranho mas agora nem sinto! Fora quando ele se enerva (tipo quando vai ao vet) e ai cheira e bem! LOOOL eheheh
Ah sim!!!
Com as bufas da Fiona nao se brinca!!! ihihiihihihihi
Boa sorte rise!
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

quinta mai 21, 2009 8:39 pm

Algures no meu computador fixo tinha uma vasta lista de sites onde se podia ler informações sobre os furões, e foi a partir deles que aprendi muita coisa, pelo menos a teoria... pois a prática só mesmo com um furão em casa...

Quanto às "patufinhas"... tanto a Jas como a Shena comem o mesmo, mas só a "cerdita" da Jas é que volta e meia dispara...

Não sei se foi ontem ou antes de ontem, estive a ver os anúncios espanhois... O mais acessivel custava uns 40€... (devem de ser de caçadores...) mas como não sei de que parte do alentejo és nem qual das fronteiras estás mais perto, não te serve de muito...

Assim que possa, vou ver se encontro as info... mas se fores ao google e escreveres "furão" ou "hurones" encontras muitos sites informativos... mas tem cuidado, pois nem toda a info é fiável, principalmente aquela que defende a operação das glandulas anais e a esterilização precoce...

xtina_xm segundo eu li, o cheiro que o macho liberta quando está com cio depende de furão para furão... Aquele que peguei, tinha um cheiro MUITO intenso... Provavelmente devido às condições que vivia ou vive (numa arca de madeira em que metade do piso é madeira e a outra metade é rede onde faz as suas necessidades).
[/i]
Fiquem bem, Vera
rise
Membro Júnior

quinta mai 21, 2009 8:59 pm

Litoral alentejano...ainda é um bocadinho até à fronteira..
Que furão é esse que vive ou vivia dentro de uma arca? :/
MHZ
Membro Veterano

quinta mai 21, 2009 9:10 pm

DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

quinta mai 21, 2009 9:36 pm

Obrigado xtina_xm
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
xtina_xm
Membro Veterano

sexta mai 22, 2009 8:11 pm

Uiii! Sim vera, assim acredito que tresandasse! Tadinho.... :(
rise
Membro Júnior

sábado mai 23, 2009 7:39 pm

Para os sortudos donos de furões: eles respondem pelo nome?:)

metraonspeed: não tive sorte nenhuma com o tal site, muitas visualizações do anúncio, mas nenhuma resposta :(
xtina_xm
Membro Veterano

domingo mai 24, 2009 2:14 pm

Sim o Furo conhece o nome...... o q nao quer dizer q venha quando o chamo... loool só quando lhe interessa! ahah mas levanta logo a cabeça =P
WolverineX
Membro Júnior
Registado: segunda mar 12, 2007 5:27 am

domingo mai 24, 2009 7:40 pm

são inteligentes ao nivel do cao e do gato

nunca tao obedientes como um cao

no you tube podes encontrar furoes a fazer truques
agora é preciso ter muuuiiiiita paciencia, digamos que sejam muito independentes
um ex: http://www.youtube.com/watch?v=nXUr-wM40ZE

agora não se iludam o furão macho é PESTILENTO quando está no cio.
a mim não me faz diferença agora á quem tenha que se habituar e á mesmo quem não consiga mesmo aguentar o cheiro!!
almiscarado é chamar pouco aquele odor especial :wink:

quanto ao cheiro depender de macho para macho a mim não me parece.... eu tenho quatro machos e cada um cheira pior que o outro. depois de brincar com eles é duche logo. e o pior é o rasto de urina que vão sempre deixando por tudo por onde rastejam.
fora do cio são bastante toleraveis.

agora as femeas não cheiram a nada. com uma banhoca muuuuuiiiiito de vez em quando ficam mais asseadas que muitos que por ai andam.
só mesmo no cio mesmo assim muuuiiito pouco...

as famosas BUFAS dão tanto os machos como as femeas e são DIVINAIS... :lol:

uma vez a minha nina deu uma dessas em cima da minha cama (num momento de muitos mimos)

tive que lavar a trouxa toda e por o colxão a arejar...
e um brizezito para ambientar :P

mesmo assim não resisto a brincar com eles todos os dias...
fico todo cheiroso... 8)

malcheirosos mas adoro-os...
Responder

Voltar para “Furão”