alguem me pode ajudar pf!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm
Não percebeu xenita, é lógico que não se deve cobrar por ter uma conversa sobre um animal que já foi diagnosticado e medicado, é uma questão de bom senso.O que se discute é algo totalmente diferente, a ideia de "baratinho é bom e amigo dos animais" que infelizmente é a ideia que grassa no nosso país. Uma pessoa que em casos diferentes do acima não cobra consultas e faz as coisas estranhamente baratas é como quem faz um bolo sem fermento ou sem farinha...falta alguma coisa.
Você diz que a sua vet é fixe, que não paga umas coisas mas de vez em quanto ferra a unha...se calhar deveria dizer isso a ela, para ver se realmente ferra a unha ou se é mesmo assim os preços .È que eu conheço bem a tecnica do toma uma borla para passar a mão pelo pêlo e depois quandos e está distraído PIMBA lá vai uma que até se fica de cara à banda. Eu não sei fazer isso, mas sei bem que há quem o faça e depois fica com a fama de ser boa pessoa.
Se calhar, se calhar se se pagasse sempre o preço justo seria melhor que ter umas borlas a alternar com bordoadas e até se poderia prever isso no orçamento familiar... digo eu..
Você diz que a sua vet é fixe, que não paga umas coisas mas de vez em quanto ferra a unha...se calhar deveria dizer isso a ela, para ver se realmente ferra a unha ou se é mesmo assim os preços .È que eu conheço bem a tecnica do toma uma borla para passar a mão pelo pêlo e depois quandos e está distraído PIMBA lá vai uma que até se fica de cara à banda. Eu não sei fazer isso, mas sei bem que há quem o faça e depois fica com a fama de ser boa pessoa.
Se calhar, se calhar se se pagasse sempre o preço justo seria melhor que ter umas borlas a alternar com bordoadas e até se poderia prever isso no orçamento familiar... digo eu..
Última edição por Gypsfulvus em domingo mai 24, 2009 9:58 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Concluindo.
A pessoa tem o direito de reclamar se acha que foi mal atendida ou que não recebeu o devido valor pelo dinheiro que gastou. Aliás, eu acho que mais que direito tem o DEVER, se não o fizer..é um BANANA.
Por outro lado, o MÈDICO veterinário..notem a ênfase em MÈDICO... tem o dever de fazer o melhor que pode e o direito de receber o valor JUSTO pelo que faz, pelo que investe, pelo que sabe.
Se não o faz, ou é rico e trabalha para aquecer, ou então usa meios de outros ( ex, material do Estado) ou...pois... é um BANANA.
P.S O valor justo deve ser calculado mediante o investimento que faz em material, custos fixos e variáveis e não baseado no que as pessoas pensam que devem pagar.Porque lamentávelmente muita mas MUIIIIIITA gente acha que o veterinário deve dar graças virado para Meca somente por lhes deixarem o previlégio de tocar no seu animal.
E posso dar um exemplo. Um clinica perto de mim há 12 anos atraía tantos mas tantos borlistas por não cobrar consultas, dar tratamentos gratuitos...que fechou e a dona jurou nunca mais.Aliás, ela até mudou de ramo.
A pessoa tem o direito de reclamar se acha que foi mal atendida ou que não recebeu o devido valor pelo dinheiro que gastou. Aliás, eu acho que mais que direito tem o DEVER, se não o fizer..é um BANANA.

Por outro lado, o MÈDICO veterinário..notem a ênfase em MÈDICO... tem o dever de fazer o melhor que pode e o direito de receber o valor JUSTO pelo que faz, pelo que investe, pelo que sabe.
Se não o faz, ou é rico e trabalha para aquecer, ou então usa meios de outros ( ex, material do Estado) ou...pois... é um BANANA.

P.S O valor justo deve ser calculado mediante o investimento que faz em material, custos fixos e variáveis e não baseado no que as pessoas pensam que devem pagar.Porque lamentávelmente muita mas MUIIIIIITA gente acha que o veterinário deve dar graças virado para Meca somente por lhes deixarem o previlégio de tocar no seu animal.
E posso dar um exemplo. Um clinica perto de mim há 12 anos atraía tantos mas tantos borlistas por não cobrar consultas, dar tratamentos gratuitos...que fechou e a dona jurou nunca mais.Aliás, ela até mudou de ramo.
E quem não pode pagar sequer o preço de favor, como no caso da gata com piómetra que contei mais atrás, o que faz? E o que faz o veterinário perante um caso desses?
As coisas não são tão lineares assim. Se uma mesa aquecida é um luxo dispensável, já a competência e a valorização profissional são uma obrigação profissional pela qual se tem o direito de cobrar, mas os donos dos animais não são todos uns chupistas que andam por aí a explorar os vets. São gente igual aos eles, também eles têm obrigações e muitas vezes nenhuma possibilidade de prover às suas próprias necessidades nem às do animal que possuem.
As coisas não são tão lineares assim. Se uma mesa aquecida é um luxo dispensável, já a competência e a valorização profissional são uma obrigação profissional pela qual se tem o direito de cobrar, mas os donos dos animais não são todos uns chupistas que andam por aí a explorar os vets. São gente igual aos eles, também eles têm obrigações e muitas vezes nenhuma possibilidade de prover às suas próprias necessidades nem às do animal que possuem.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
-
- Membro
- Registado: quarta jan 14, 2009 6:39 pm
Gypsfulvus Escreveu:Concluindo.
A pessoa tem o direito de reclamar se acha que foi mal atendida ou que não recebeu o devido valor pelo dinheiro que gastou. Aliás, eu acho que mais que direito tem o DEVER, se não o fizer..é um BANANA.![]()
P.S O valor justo deve ser calculado mediante o investimento que faz em material, custos fixos e variáveis. e não baseado no que as pessoas pensam que devem pagar. Porque lamentávelmente muita mas MUIIIIIITA gente acha que o veterinário deve dar graças virado para Meca somente por lhes deixarem o previlégio de tocar no seu animal.
"Valor JUSTO ..." - Conceito subjectivo. O que é justo para si, poderá não ser para mim.
Não concordo nada com:
Na minha perspectiva, para além de injusto é imoral, pois trata-se dum Hospital (necessário à VIDA) e não dum hotel.P.S O valor justo deve ser calculado mediante o investimento que faz em material, custos fixos e variáveis
Se estivesse a falar dum hotel, poderia lá colocar todos os luxos possíveis e imaginários e cobrar aquilo que entendesse, agora um hospital...
...........................................................................................................
Agora uma curiosidade:
Tenho a sensação que o Gypsfulvus e o Pifo são a mesma pessoa. Estou correcta ou não?
Última edição por phoenix101 em domingo mai 24, 2009 2:12 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Tinha-me esquecido. Sabiam aqui da anedota que aocnteceu eo Oeiras quando se ofereceu esterilizações gratuitas aos gatos abandonados... e apareceram lá os municipes todos com os seu gatos de casa a fazer passar por gatos sem dono ? E que depois dava barraca quando os queriam ir lá buscar e tinhamd e preencher papeis de adopção, etc, etc e não os conseguiam tirar à pepe rápido ?

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Ó minha cara!phoenix101 Escreveu: Agora uma curiosidade:
Tenho a sensação que o Gypsfulvus e o Pifo são a mesma pessoa. Estou correcta ou não?
Tiro COMPLETAMENTE ao lado.
Estou na arca há quase 5 anos e NUNCA fui levado a criar um clone para que tivesse alguém a corroborar as minhas afirmações
E é fazer as contas. O Gypsfulvus declara ter uma actividade há 15 anos. Ora, se eu tenho 32, significava ter começado aos 17.
Caramba! Sei que sou bom, mas nem tanto!

Necessário a vida de quem? Dum animal, ou seja, dum bem não-essencial à vida humana, certo?phoenix101 Escreveu:Na minha perspectiva, para além de injusto é imoral, pois trata-se dum Hospital (necessário à VIDA) e não dum hotel.
Se estivesse a falar dum hotel, poderia lá colocar todos os luxos possíveis e imaginários e cobrar aqilo que entendesse, agora um hospital...
Gostamos de viver sem animais? NÃO!
Podemos viver sem animais? Sim!
Ou seja, é uma decisão consciente ter um animal, com todos os DIREITOS e DEVERES que acarreta, em que terceiros não são responsáveis pela minha escolha!
É essa a grande questão e a grande diferença!
Última edição por pifo em domingo mai 24, 2009 11:15 am, editado 1 vez no total.
Cumps 

-
- Membro Veterano
Não, não sou o pifo, já agora perguntava-lhe se você e o lucnum são a mesma pessoa.
Quanto ao valor justo ser subjectivo, qualquer economista lhe dirá que fazer a avaliação do valor a cobrar é tudo menos subjectivo, o que não falta são factores para avaliar cientificamente o mesmo.injusto é quem avalia preços a cobrar metendo o dedo molhado no ar e vendo de onde sopra o vento.
Quanto ao que refere de comparar hospitais e hoteis, não sei onde surgem os hoteis na equação...falamos de clinicas veterinária privadas que fazem o trabalho social de forma gratuita que o Estado não faz:
Diga-me lá quantos hospitais de medicina humana fazem trabalho social sem serem pagos pelo Estado por esse trabalho ?

Quanto ao valor justo ser subjectivo, qualquer economista lhe dirá que fazer a avaliação do valor a cobrar é tudo menos subjectivo, o que não falta são factores para avaliar cientificamente o mesmo.injusto é quem avalia preços a cobrar metendo o dedo molhado no ar e vendo de onde sopra o vento.
Quanto ao que refere de comparar hospitais e hoteis, não sei onde surgem os hoteis na equação...falamos de clinicas veterinária privadas que fazem o trabalho social de forma gratuita que o Estado não faz:
Diga-me lá quantos hospitais de medicina humana fazem trabalho social sem serem pagos pelo Estado por esse trabalho ?
-
- Membro Veterano
Já agora faço uma pergunta à phoenix e todos os outros. Que percentagem do vosso salário e trabalho doam por mês aos sem abrigo ?
Pela minha parte, responderei quando me responder à pergunta que fiz mais atrás, convenientemente ignorada:
E quem não pode pagar sequer o preço de favor, como no caso da gata com piómetra que contei mais atrás, o que faz? E o que faz o veterinário perante um caso desses?
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Este caso é muito simples e resolve-se depressa.LucNun Escreveu:Pela minha parte, responderei quando me responder à pergunta que fiz mais atrás, convenientemente ignorada:
Evito responder usando um adágio muito querido à minha avó, que sempre me dizia 'Quem não tem dinheiro, não tem vícios'. Duro, mas verdadeiro.
Mas nem sequer vou por aí.
Quando há vontade dos donos, tudo é possível.
Nem que seja a pagar 10€ por mês.
E acredite que há casos assim.
Raro é o vet que não dá hipótese alguma a uma pessoa em dificuldades.
Eu, pelo menos, não conheço.
Mas não deixa de cobrar o preço justo.
Ou não deveria...
Cumps 

-
- Membro Veterano
Para já não deve avaliar os outros pela sua própria formação pois se o lucnum convenientemente esquece perguntas, eu não o faço.
Cada médico veterinário agirá consoante a sua consciência e a grande maioria age sempre em prol do animal.
E já agora que se meteu em perguntas directas, quanto do seu dinheiro vai para ajudar pessoas ? O que faz para as ajudar ?
È que isto de mandar bitaites é engraçado mas depois há o reverso da medalha de dizer que os outros têm d efazer, mas dar o exemplo, tá quieto.
Cada médico veterinário agirá consoante a sua consciência e a grande maioria age sempre em prol do animal.
E já agora que se meteu em perguntas directas, quanto do seu dinheiro vai para ajudar pessoas ? O que faz para as ajudar ?
È que isto de mandar bitaites é engraçado mas depois há o reverso da medalha de dizer que os outros têm d efazer, mas dar o exemplo, tá quieto.

-
- Membro Veterano
Mas o pifo olhe que rara é a pessoa que agradece ao veterinário que a ajuda...eu já dei um exemplo atrás da alminha que foi servida e nem um obrigado. Se o animal não morrer por ela não lhe comprar a medicação obrigatoria deverá aparecer novamente daqui a uns anos para outra borla.pifo Escreveu: Raro é o vet que não dá hipótese alguma a uma pessoa em dificuldades.
Eu, pelo menos, não conheço.
Mas não deixa de cobrar o preço justo.
Ou não deveria...