COMO QUER O SEU CASACO DE PELES?

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

sexta jul 25, 2003 9:49 pm

Tenham um pouco de paciência e leiam...

COMO QUER O SEU CASACO DE PELES?

Os casacos de peles apresentados na televisão transmitem uma imagem de elegância e riqueza. Tudo se desmorona quando nos apercebemos da horrível morte que foi infligida aos verdadeiros donos destas peles.
Todos os anos, em nome da moda, milhões de animais sofrem uma morte lenta e dolorosa. Dê uma olhadela ao espectáculo de horrores da indústria de peles!

Captura de animais selvagens

A armadilha de mandíbulas é a mais utilizada na captura de animais em vida livre. Este instrumento é accionado quando o animal pisa o sistema de disparo, fazendo com que as mandíbulas de metal se cerrem e o prendam pela pata. Desprovido de alimento, água e qualquer tipo de protecção dos predadores, pelo menos 1 em cada 4 animais rói a própria pata na tentativa desesperada de se libertar. Os que o conseguem fazer acabam por morrer pouco depois em consequência da perda de sangue, de infecção, de fome ou caçados devido à vulnerabilidade face ao predador. Os animais que não conseguem escapar, aguardam em sofrimento durante vários dias ou até mesmo semanas, até que o caçador volte para verificar a sua armadilha e lhes aplique o golpe final, asfixiando-os com os pés. Muitas vezes, os animais não resistem à espera prolongada e morrem de fome, de frio, de desidratação ou atacados por predadores.
Estima-se que todos os anos, pelo menos 5 milhões de animais como cães, gatos, pássaros, esquilos e até mesmo animais de espécies em vias de extinção sejam acidentalmente apanhados, mutilados e mortos nas armadilhas.
Em 1994, um estudo feito nos Estados Unidos concluiu que apenas 4 % do rendimento económico das pessoas que se dedicam a esta actividade provém da armadilhagem. Amadores capturam e matam animais nos seus tempos livres por lazer e para obterem um rendimento adicional.
A arbitrariedade e a crueldade subjacentes a estes métodos levaram 93 estados, entre os quais os que integram a União Europeia, a proibirem a captura de animais com recurso a armadilhas de mandíbulas.

Criação de animais em cativeiro

A criação em quintas industriais não é menos cruel que a captura por armadilhas e está muito longe das idílicas cenas de pastos verdes, onde os animais correm e brincam livremente. Na realidade, os animais passam as suas curtas vidas em pequenas gaiolas no exterior, estando, portanto, expostos às variações climatéricas e às intempéries.
Confinados a um espaço reduzido, os animais que em vida livre costumam ser activos não podem agir de forma natural e instintiva, adquirindo por isso comportamentos nervosos. Do encarceramento a que estão sujeitos, resultam muitas vezes auto-mutilações e canibalismo. O nível de stresse elevado fragiliza o sistema imunitário do animal, levando-o, em cerca de 20 % dos casos, à morte. Muitas raposas desenvolvem o que parece ser um comportamento psicótico, batendo com força nas paredes da gaiola durante todo o dia ao moverem-se furiosamente para um lado e para o outro. Algumas desenvolvem problemas nas patas por ficarem vários meses em pé sobre uma estrutura de arame.
Os animais criados em quintas sofrem de consanguinidade e consequentemente nascem com deficiências como deformação dos órgãos sexuais, hemorragias internas e espasmos no pescoço.
A dieta artificial administrada a estes animais é ainda causadora de problemas digestivos.
Antes de serem transformados em casacos de peles, os animais têm de sofrer uma outra tortura, não menos cruel do que as já experimentadas: a matança. Depois de uma vida passada em condições deploráveis, os animais são electrocutados, asfixiados, envenenados, gaseados ou estrangulados. Às raposas são-lhes cortadas as línguas e deixadas a sangrar até à morte. Os criadores recorrem a estes métodos de matança para que as peles fiquem intactas. Nem todos os animais morrem imediatamente -- alguns chegam a ser esfolados ainda com vida!
Embora seja legítimo o desenvolvimento de uma actividade económica da parte dos seres humanos, nada pode legitimar que o façam com a perda de vidas de outros seres, e muito menos com o exercício de práticas cruéis.

Número de animais usados para fazer um casaco de peles de comprimento médio:

125 arminhos
100 chinchilas
70 martas-zibelinas
50 martas canadianas
30 ratos almiscarados
30 sariguéias
30 coelhos
27 guaxinins
17 texugos
14 lontras
11 raposas douradas
11 linces
9 castores

Como ajudar

O homem primitivo caçava o necessário para a sua alimentação, e aproveitava as peles dos animais para se cobrir das intempéries. Hoje utilizam-se os animais para alimentar a vaidade de pessoas frívolas, que só pensam em satisfazer os seus caprichos, marcar a diferença social e exibir a fortuna. Porém, para se vestir elegantemente não é preciso contribuir para o horroroso sofrimento e morte de animais. Existem hoje lindíssimas peles sintéticas que imitam perfeitamente as genuínas.
A defesa dos direitos dos animais exige que sejam tomadas medidas concretas. Em todo o mundo, cada vez mais pessoas, muitas das quais conhecidas, tomam iniciativas contra o escabroso negócio das peles. Portugal não é excepção, a mentalidade está a mudar e muitas vezes um casaco de peles já é encarado como um sinal exterior de pobreza de espírito.

Junte-se a nós neste movimento e concretize uma ou mais das iniciativas que se seguem:

- Recuse-se a comprar produtos de pele;
- Escreva cartas para lojas e fornecedores, explicando o sofrimento que está por trás de cada casaco de peles;
- Apoie as lojas que não vendem peles;
- Colabore nas campanhas de sensibilização;
- Ensine os outros a respeitar todos os seres vivos.

in portal jovem net - LPDA
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

sábado jul 26, 2003 3:19 am

Eu estava procurando um site sobre chinchilas para conhecer mais desse animalzinho e então encontro um site interassante( a primeira vista ) , mas quando comecei a ler direito vi que era um site que falava sobre a criação das chinchilas para uso da pele....tinha endereços de fornecedores , catalagos com fotos de casacos ....um nojo :evil:
Então fui ver o forum e tinha uma msg onde um rapaz xingava os criadores que vendiam pele ... um dos criadores respondeu dizendo que a pele sintetica poderia causar problemas para o meio ambiente porque ninguem sabia ao certo quanto tempo demoraria para se decompor...

Depois disso , eu ja não espero mais nada desses protótipos de ser humano ...

usem fibras sinteticas carambola !
sea
Membro Veterano

sábado jul 26, 2003 9:51 pm

;) Há tanta coisa horrorosa...
Já viste que quando um tema não suscita discussão quase que não é visto e/ou comentado?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jul 27, 2003 7:18 am

sea Escreveu:
Já viste que quando um tema não suscita discussão quase que não é visto e/ou comentado?
Antes de surgir esta mensagem já eu fazia tudo menos mandar cartas...Isso de cartaz para os vendedores é totalmente sem lógica, passa tudo pela educação.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo jul 27, 2003 12:01 pm

Eu também coloquei um tópico sobre isso, no fórum dos direitos dos animais. São terríveis as atrocidades que fazemaos animais (neste caso, tambémaos animais selvagens, como onças e jaguatiricas).
porque não nos havemos de limitar às peles dos animais que comemos? Não são tão bonitas como as de chinchila, mas têm o mesmo efeito!
sea
Membro Veterano

terça jul 29, 2003 10:12 pm

Sem dúvida que é uma atrocidade os erros que a nossa especíe comete.
Geração após geração, os erros são outros, ou então praticados de formas diferentes, mas existem.
A culpa não é só de quem mata, considero igualmente culpado quem compra, quem pede, quem deseja. Usar 200 animais no corpo... que só viveram para este fim... o que se pode dizer mais?!
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jul 29, 2003 11:08 pm

não sou "oitenta", pois não sou vegetariana e apesar de não usar nada em pele, não tenho problemas em usar o que como. não concordo com o abate de animais apenas com o fim da "beleza". quando me deparo com alguma senhora "fina", normalmente digo "olha filha, aquela senhora tem um bicho morto às costas, nunca faças isso, está bem? as pessoas ficam super envergonhadas" :) . o que eu acho é que a educação começa em casa. a minha mãe não usa peles, eu não uso e se a educação correr bem, a minha filha também não usará, é sensibilizada para esses assuntos. o que eu acho é que se cada um fizer "o seu bocadinho", a situação nas próximas gerações melhora.
Griffin_Bandida
Membro
Registado: sexta jun 27, 2003 6:55 am
Localização: Canaria (Coral), Hibrido (Pinca)(cruzamento de Pintassilgo com Canario) e Canário Mosaico (s/nome)
Contacto:

quarta jul 30, 2003 6:02 am

toda a gente gosta de ver as peles dos animais...mas nos animais respectivos! não nos seres humanos! alguns podem achar um exagero...mas por mim 10 anos d cadeia a todos os que fossem apanhados a vender peles/caçar os animais
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta jul 30, 2003 12:09 pm

Por mim deviam era fazer um casaco com as peles das pessoas que consomem peles dos outros animais. Aposto que ninguém mais ia poensar usar uma casaco de peles :evil:
sea
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 7:48 pm

Isso faz-me lembra o filme do Hanibal Canibal - " O silencio dos inocentes"
Só o filme assusta!
Mudar mentalidades é difícil, muito!!!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 01, 2003 7:17 am

Eu uso casacos de cabedal e uso sapatos e botas feitos de couro, como milhares de pessoas o fazem.
Muitos esquecem que as peles não são só os casacos feitos de pele de Vison ou de outros animais semelhantes!´Muito do calçado é feito de pele, e se calhar muitos de vocês têm um blusãozinho de cadedal lá em casa, ou uns sofás...quem sabe.
Para além do mais, nestas coisas ou se é "preto" ou "branco"!! Aqui não há "cinzento"!
Se milhares de animais são mortos e mantidos em condições de cativeiro horríveis para fazer peles, muitos mais o são para a a nossa alimentação.
Por tudo isto, ou quem fala neste assunto é completamente vegan e não come carne nem peixe, ou então mais vale estar calado! Não se pode ter pena dos animaizinhos para umas coisas e para outras já não.....seja por que razões for!
Não há animais menos nobres que outros, e tanto se deve ter 'pena' de um bonito, fofinho e peludinho chinchila que é abatido para fazer umas luvas, como de um sapo rugoso e melequento que é esmagado a atravessar uma estrada que foi construída para nossa conveniência!
Não é uma questão de extremos do genero "eu sou contra o uso das peles porque matam animais para isso", mas para comer? "Aahh....mas isso é necessário...não sou radical"..... Pois não...quem pensa assim não é radical, é hipócrita!

Sejam coerentes!!!!
Paulo C.
Griffin_Bandida
Membro
Registado: sexta jun 27, 2003 6:55 am
Localização: Canaria (Coral), Hibrido (Pinca)(cruzamento de Pintassilgo com Canario) e Canário Mosaico (s/nome)
Contacto:

sexta ago 01, 2003 7:44 am

Uma coisa são chinchilas e visons mortos para a moda, outra são galinhas k existem aos bilhiões e agricultura k destroi animais selvagens.
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado ago 02, 2003 12:05 am

Griffin_Bandida Escreveu: Uma coisa são chinchilas e visons mortos para a moda, outra são galinhas k existem aos bilhiões e agricultura k destroi animais selvagens.
São, só por causa do número ?

Está a gozar não ? Um vison a quem se tira a pele tem uma vida mais valiosa do que uma galinha só porque é mais raro ? Se calhar em muitos casos quem sofre mais é a galinha....

A última vez que ouvi um argumento desses andava por aí um tal de Adolfo Hitler...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado ago 02, 2003 12:07 am

Ah, e ao resto do pessoal, não usam cintos de cabedal, luvas, sapatos, não têm nada em couro ?

Não comem carne nem peixe nem ovos ?

....Pois
sea
Membro Veterano

sábado ago 02, 2003 8:40 am

Realmente devo ser hipócrita...

Sinto que há uma diferença em criar animais apenas para utensílios de luxo e em criar animais para alimentação e aproveitar a sua pele para roupa.
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”