cão paraplégico

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça jul 29, 2003 11:12 am

gary Escreveu: Olá

Cão paraplégico?
Cadeiras de rodas?
Os deuses devem estar loucos!!

Ó Gary! Não seja assim.... :D
É uma forma de tornar o cão minimamente independente relativamente aos seus movimentos.
Tive uma colega, cujo cão depois de ter tido um acidente também ficou paraplégico e esta solução da "cadeira de rodas" foi a mais acertada.
Não se vai abater um cão por causa disto, não concorda?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça jul 29, 2003 11:18 am

É verdade! Para além disso, este cão em particular é vivo, alegre, come que se farta! A única coisa que não pode fazer é mover-se e, por isso, ando a tentar dar-lhe mais mobilidade. Seria um crime abatê-lo!
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jul 29, 2003 8:59 pm

ladyxzeus Escreveu:

É verdade! Para além disso, este cão em particular é vivo, alegre, come que se farta! A única coisa que não pode fazer é mover-se e, por isso, ando a tentar dar-lhe mais mobilidade. Seria um crime abatê-lo!
Olá
Mas porque raio quer manter o cão paraplégico?
Só pode ser por puro egoísmo!
Crime para mim é ter um animal nessas condições!
E não me conte estórias da carochinha que a única coisa que pretende é dar-lhe qualidade de vida. isso são balelas!
Um abra&ccedil;o
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 29, 2003 9:13 pm

gary Escreveu:
ladyxzeus Escreveu:

Olá
E não me conte estórias da carochinha que a única coisa que pretende é dar-lhe qualidade de vida. isso são balelas!

Ó gary, desculpe lá, mas discordo consigo.
Não gosto de comparar pessoas a animais, mas aqui vou cair nesse erro... Se acha que não é digno ter um cão que ainda é bastante vivo e "activo" paraplégico, também concordará que uma pessoa que tenha essa infelicidade deva ser eutanasiada, certo?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
gary
Membro Veterano

terça jul 29, 2003 10:19 pm

jcachorro Escreveu: Se acha que não é digno ter um cão que ainda é bastante vivo e "activo" paraplégico, também concordará que uma pessoa que tenha essa infelicidade deva ser eutanasiada, certo?
Olá

Pois, mas lá comparou pessoas com animais.
Mas como sou a favor da eutanásia nos humanos , embora reconheça que possa levantar problemas morais e legais.
Todo o ser humano deve ter o controlo sobre a sua vida, e não um médico ou um juíz.
Inflelizmente conheci uma série de casos terminais muito dolorosos, acho que é uma hipocrisia manter determinadas pessoas vivas, E quando elas estão intelectualmente lúcidas, portanto capazes em consciência determinar se querem ou não continuar a viver, onde está a duvida!

Espero sinceramente,se o azar me bater à porta, e venha contraír uma doença sem esperança e francamente dolorosa, a lei sobre a eutanásia esteja modificada.
Não, não penso que os tetraplégicos só por o serem tenham ou devam ser eutanasiádos , pela simples razão de que não há dor e com os devidos apoios que a sociedade lhes devem prestar conseguem ter uma relativa qualidade de vida e porque intelectualmente estão capazes.

Agora animais, não compreendo. pela simples razão que não há qualidade de vida apenas puro egoísmo dos donos que se estão verdadeiramente borrifando para o que os animais precisam. Os animais não comprendem o sentido da morte é um conceito humano que não os atinge.
Um abra&ccedil;o
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 29, 2003 10:34 pm

gary Escreveu:
jcachorro Escreveu: Se acha que não é digno ter um cão que ainda é bastante vivo e "activo" paraplégico, também concordará que uma pessoa que tenha essa infelicidade deva ser eutanasiada, certo?
Olá

Pois, mas lá comparou pessoas com animais.
Mas como sou a favor da eutanásia nos humanos , embora reconheça que possa levantar problemas morais e legais.
Todo o ser humano deve ter o controlo sobre a sua vida, e não um médico ou um juíz.
Inflelizmente conheci uma série de casos terminais muito dolorosos, acho que é uma hipocrisia manter determinadas pessoas vivas, E quando elas estão intelectualmente lúcidas, portanto capazes em consciência determinar se querem ou não continuar a viver, onde está a duvida!

Espero sinceramente,se o azar me bater à porta, e venha contraír uma doença sem esperança e francamente dolorosa, a lei sobre a eutanásia esteja modificada.
Não, não penso que os tetraplégicos só por o serem tenham ou devam ser eutanasiádos , pela simples razão de que não há dor e com os devidos apoios que a sociedade lhes devem prestar conseguem ter uma relativa qualidade de vida e porque intelectualmente estão capazes.

Agora animais, não compreendo. pela simples razão que não há qualidade de vida apenas puro egoísmo dos donos que se estão verdadeiramente borrifando para o que os animais precisam. Os animais não comprendem o sentido da morte é um conceito humano que não os atinge.

Este assunto é bastante complicado e como tal, as opiniões aqui divergem bastante. É óbvio que eu estou a falar sem conhecimento de causa, porque felizmente nunca tive um animal nestas condições.
Sei apenas do caso que referi mais acima, de um cão de uma colega; ele na data do acidente deveria ter uns 3 anos e com a solução do carrinho continuou a ser activo dentro de alguns limtes, claro.
Ele aprendeu a viver de uma outra forma, mas que lhe possibilitou alguma liberdade de movimentos, até para brincar, pois ele continuou sempre com essa vontade.
Apesar de tudo compreendo a sua posição e a sua forma de encarar estas situações; Se calhar, eu próprio perante uma situação semelhante pensaria da mesma forma....É sempre uma incógnita...
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta jul 30, 2003 11:18 am

gary:
imagine que um dos seus cães ficava paraplégico. No entanto, continuava com a sua personalidade, apetite e actividade habitual, com a variante de não se aguentar nas pernas e não poder andar, correr e saltar. Iria abatê-lo?
gary
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 11:36 am

ladyxzeus Escreveu: gary:
imagine que um dos seus cães ficava paraplégico. No entanto, continuava com a sua personalidade, apetite e actividade habitual, com a variante de não se aguentar nas pernas e não poder andar, correr e saltar. Iria abatê-lo?
Óbviamente que era abatido.

Actividade normal ?

Como é que ele conseguiria urinar-me as arvores e as flores dos canteiros?
Como é que o bobi se sentiria quando carregasse os outros cães para irem gastar as energias junto ao leito do Trancão?
E como é que ele defectava? urinava?
Veja só o cheirete.

Queremos a tudo o custo preservar uma coisa que apenas será bom (?) para nós , no fundo estamos a burrifar-nos para o cão.

Acho que estou um pouco abrasivo de mais , mas não consigo perceber porque teimamos no absurdo. (para mim pelo menos).
Um abra&ccedil;o
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jul 30, 2003 11:54 am

gary Escreveu:
Olá
gary Escreveu: Não, não penso que os tetraplégicos só por o serem tenham ou devam ser eutanasiádos , pela simples razão de que não há dor e com os devidos apoios que a sociedade lhes devem prestar conseguem ter uma relativa qualidade de vida e porque intelectualmente estão capazes.

Por essa ordem de ideias, qualquer animal com deficiências fisicas deveria ser abatido, correcto? Afinal de contas, são animais caramba, e não têm qualquer compreensão dos entido da morte, correcto?

Aconselho-a a olhar com mais atenção o mundo animal, vai ter umas supresas...

Cada um é livre de ter a sua opinião, para mim, enquanto o animal estiver na posse da sua lucidez total, e mantiver o seu caracter, e mostrar-se feliz, e tiver donos que lhe podem propocionar qualidade de vida (Sim, esta também se aplica aos animais), não vejo razão nenhuma para se proceder ao abate do animal.

Para mim, isso também é um crime, e deve-se muitas das vezes ao egoismo das pessoas sim, que enquanto o animal era perfeito o acarinharam, mas perante a doença ou acidente, preferem descartar-se dele pois já não "serve".

e já agora, balelas são a amargura e acidez de algumas pessoas perante a vida e os animais ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 12:14 pm

gary Escreveu:Óbviamente que era abatido.
Não acredito.
gary
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 12:54 pm

Olá
nynf Escreveu: Por essa ordem de ideias, qualquer animal com deficiências fisicas deveria ser abatido, correcto? Afinal de contas, são animais caramba, e não têm qualquer compreensão dos entido da morte, correcto?
Quando não há argumentos válidos temos a tendência para generalizar.

E não me convence com a história do pobrezinho, do coitadinho que nos deu tudo por tão pouco!

Estamos a trocar opiniões sobre o que cada um faria aos seus animais e os motivos que levam a fazê-lo .

Neste caso concreto estamos a falar de um cão parapalegico e não de um animal que teve ou contraíu esta ou aquela deficiência.

Por exemplo um cão cego, e eu já tive, é um cão perfeitamente capaz de fazer a sua vidinha com boa qualidade de vida e independente na sua locomução, eu já tive um durante uns anitos, de vez enquando lá marrava com um ou outro obstáculo , mas nada de maior.
Já tive vários cães com problemas de coluna graves derivado à velhice , e no PA é mato. e viveram enquanto os medicamentos eram eficazes mas eram abatidos logo que , mesmo medicados, não conseguiam deixar de arrastar as patas traseiras.

Portanto não me venham com estórias da dita carochinha, porque não têm o exclusivo do bem fazer para o bem estar animal.
E a meu ver estão-se positivamente a borrifar, porque senão não condenariam os pobre dos bichos a uma vida sem qualidade .

Sejamos racionais!
Um abra&ccedil;o
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jul 30, 2003 1:17 pm

gary Escreveu:
E não me convence com a história do pobrezinho, do coitadinho que nos deu tudo por tão pouco!

Neste caso concreto estamos a falar de um cão parapalegico e não de um animal que teve ou contraíu esta ou aquela deficiência.

Portanto não me venham com estórias da dita carochinha, porque não têm o exclusivo do bem fazer para o bem estar animal.
E a meu ver estão-se positivamente a borrifar, porque senão não condenariam os pobre dos bichos a uma vida sem qualidade .

Sejamos racionais!
Se ler a primeira mensagem do tópico:" Uma conhecida minha tem um cão que, recentemente, ficou paraplégico, devido a razões desconhecidas,"

O cão não nasceu assim, ficou assim repentinamente.
No outro caso mencionado, o cão também ficou assim aos 3 anos e vive hoje com condições e feliz.
Vão existir sempre opiniões diferentes em relação a estes casos.
Utilizando as suas próprias expressões:

- Se calhar para mim, você também se está borrifando para os animais e por isso os condenaria imediatamente ao abate num caso destes, sem antes verificar se o animal continua a viver com qualidade e feliz, e sem antes tentar dar-lhe essa mesma qualidade de vida.

(Atenção, que por exemplo eu, devido ao trabalho e outras responsabilidade não poderia dar essa qualidade de vida ao animal, pelo que teria que optar por outra solução, entre as quais o abate se inclui. Mas acho muito bem que quem pode, tente tudo!)

- Portanto não me venha com estórias da dita carochinha, porque não tem o exclusivo do dom da razão para saber á partida se o animal de que se fala tem qualidade de vida ou não, mesmo sendo paraplégico.

;) O mundo não é a preto e branco, além do cinzento ainda temos uma vasta gama de cores. Ser racional não é ser inflexivel, é ter abertura suficiente para ver cada caso como um caso, e lá está, como muito bem disse (e eu assumo que extrapolei para outras situações, mas pelas quais já vi muita gente abandonar e abater os seus animais) não generalizar :lol:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 30, 2003 2:06 pm

Até talvêz seja...o amor, egoísmo e ciúme, em doses proporcionais e não demasiadas, complementam-se . Explico:

Infelizmente sei o que é ter um animal sem poder movimentar-se. Agora vos digo, apesar de eu ser a favor da Eutanásia, tanto em humanos como nos animais : Se a minha cadela tivésse tido a " sorte " de ter ficado, só, paraplégica e não Tetraplégica como ficou, nunca a tería mandado eutanasiar...o Gary não déve saber, e oxalá nunca tenha que passar pelo mesmo..., o que é ter-se um amor, incondicional, por um animal, fazer tudo por tudo para o manter vivo, alegre e movimentar-se, dentro do possível...e nunca por nunca ter que se separar dele, só por uma deficiência física que com um simples carro de rodas se ultrapásse as limitações mais básicas...
Não deve saber o que é dormir no chão com um animal, por 2 semanas, injectá-lo inúmeras vêzes com cortisona e desejar, SEMPRE, que ele fique, pelo menos,e só, paraplégico e não tetraplégico, como foi o caso da minha cadela " Debbie " .
Aos humanos, são a sociedade que lhes prestam apoio e aos animais, são os donos que os estimam e que tb lhes proporcionam a mesma, relactiva, qualidade de vida...os que se dão a esse cuidado, claro...
Os animais não comprendem o sentido da morte é um conceito humano que não os atinge.
Resposta da nynf :
Aconselho-a a olhar com mais atenção o mundo animal, vai ter umas supresas...
Ora nem mais ...!

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ANIFI
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 12:12 pm
Localização: Kaiser (rottweiler ), 2 pássaros ( Romeu e Julieta )

quarta jul 30, 2003 2:15 pm

Concordo plenamente com a Leonilde !
Cumpts Ana
gary
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 2:44 pm

nynf Escreveu:
- Se calhar para mim, você também se está borrifando para os animais e por isso os condenaria imediatamente ao abate num caso destes, sem antes verificar se o animal continua a viver com qualidade e feliz, e sem antes tentar dar-lhe essa mesma qualidade de vida.
Olá

Se calhar não, era uma certeza. De entre várias razões a que mais pesava era o bem estar do cão, enquanto cão.

(Atenção, que por exemplo eu, devido ao trabalho e outras responsabilidade não poderia dar essa qualidade de vida ao animal, pelo que teria que optar por outra solução, entre as quais o abate se inclui. Mas acho muito bem que quem pode, tente tudo!)
Não fica mal sermos racionais, apenas realça o nosso equilibrio. ;)

O mundo não é a preto e branco, além do cinzento ainda temos uma vasta gama de cores. Ser racional não é ser inflexivel, é ter abertura suficiente para ver cada caso como um caso
Este argumento também é meu. Só que neste caso é mesmo preto.

Um abraço
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”