Já há alguns anos vi um cão com os dentes literalmente serrados num canil nos arredores de lisboa. era um rott e a explicação que deram foi que o cão era muito mau. pus as mãos dentro das grades para lhe dar festas (claro sem medo porque não tinha dentes, apesar dos avisos do tratador) e o cão virou-se de barriga para cima a esfregar-se na minha mão, pois, perigoso sim senhor... Não o trouxe, pois na altura vivia num terceiro andar onde já tinha um cão muito territorial. mas foi horrivel, a face do cão até parecia desfigurada. um colega meu adoptou um cão de rua que também tinha os caninos limados e o vet disse que alguns pastores (não faço sequer comentários) têm o hábito de limar os dentes dos cães para não magoarem as ovelhas, deixo aqui também uma homenagem a um pastor velhinho que vive na minha rua e lá anda com as suas cabritas e ovelhas. fui ver a boca das cadelas que não têm os dentes serrados e a resposta que ele me deu na sua sabedoria dos oitenta, "não é preciso serrar os dentes, dá-se festas e carinhos, deixa-se dormir perto de nós e dá-se boa educação como se dá a um filho".