Gatinho bebe (barriga grande)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Steve89
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 24, 2009 6:56 pm

domingo mai 24, 2009 6:58 pm

Boas, encontrei um gatinho bebe que a mae abandonou. Ja foi ao vet.
Mas agora parece me que a barriga ta inchada...nao tenho experiencia, nao sei se é normal. Tenho seguido os conselhos que aqui dao.
Ele vai amanha ao vet, mas tou priocupado.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

domingo mai 24, 2009 7:00 pm

Steve89 Escreveu:Boas, encontrei um gatinho bebe que a mae abandonou. Ja foi ao vet.
Mas agora parece me que a barriga ta inchada...nao tenho experiencia, nao sei se é normal. Tenho seguido os conselhos que aqui dao.
Ele vai amanha ao vet, mas tou priocupado.
Tem estimulado o animal para que defeque ou urine?
Que idade tem o gatinho?

Já fez desparasitação interna?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Steve89
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 24, 2009 6:56 pm

domingo mai 24, 2009 7:04 pm

tenho, e ele tem urinado... quanto à desparasitação ainda nao.
Steve89
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 24, 2009 6:56 pm

domingo mai 24, 2009 7:04 pm

tem +- uma semana
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

domingo mai 24, 2009 7:05 pm

Steve89 Escreveu:tenho, e ele tem urinado... quanto à desparasitação ainda nao.
E defecado???

A Vet que viu a cria, não lhe deu indicações do que fazer...?

Que alimento lhe está a dar?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Steve89
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 24, 2009 6:56 pm

domingo mai 24, 2009 7:09 pm

Ele veio para minha casa ontem à tarde... não fui eu que fui ao vet com ele. Comigo ele ainda não defecou...
Leite em pó comprado no vet.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

domingo mai 24, 2009 7:41 pm

A barriga grande é disso mesmo para além da hipótese de parasitas intestinais.
Se deixar o gatinho continuar a padecer de obstipação, pode mesmo morrer! Chame para o Vet e aconselhe-se do que fazer para além da estimulação já que pode ser necessária uma ajudinha extra... :wink:

Leia este artigo:
leonildecarvalho Escreveu: =CRIAR FELINOS À MÃO=


- Se o bebé é recém nascido a estimulação para o acto de defecar e urinar, deve ser feita quando acorda o gatinho para lhe dar a refeição e depois desta.
A estimulação deve ser sempre feita com um pouco dum tecido macio ou, de preferência, algodão em rama, humedecido em água morna e nunca água fria, massajando suavemente toda a zona genital da cria.

- A cria deve ser mantida numa temperatura confortável como se estivesse com a mãe. Por vezes, dependendo da estação do Ano, é aconselhável a utilização dum saco de água quente ou um colchão térmico, eléctrico, para o efeito.

- Enquanto a cria não tiver os olhos abertos, deve ser mantida num ambiente semi-escuro ou média luz.
Depois dos olhos abrirem, devem estar isentos de secreções. Caso existam, a cria deve ser avaliada por um veterinário que lhe indicará os procedimentos de tratamento e, ou, só uma higiene adequada caso seja só o necessário para limpeza e remoção das secreções.

- Nunca se deve dar banho a uma cria que não tenha a vacinação completa.
Se necessitar de uma limpeza para remoção de sujidades, esta deve ser efectuada num ambiente sem correntes de ar, usando um toalhete humedecido para o efeito e de seguida enxugar bem o animal.

- Sendo que é muito comum recolherem-se crias da rua, por vezes vêm com pulgas e se as desejar eliminar, só deve usar, para o efeito, o spray Frontline . Coloque uma pequena porção nas palmas das sua mãos, depois de devidamente protegidas por luvas de borracha, e espalhe o produto pelo pêlo do gatinho, sempre na direcção oposta ao sentido da pelagem. Evitar que o produto entre em contacto com os olhos, nariz e ouvidos da cria felina. Deve, logo após, embrulhar o pequenito numa toalha enquanto seca, com o fim de evitar que ele se constipe, se lamba e se intoxique.

- Tão importante é uma desparazitação externa como a interna. Como tal, a cria deve ser desparazitada internamente, por um veterinário.

- A partir da Segunda Semana ter sempre à disposição do pequeno felino, uma tina com areão para que vá fazer as suas necessidades. Os gatos são seres extremamente asseados e, a maioria, quase nem precisam de treino para aprender a usar o seu W.C.
Sendo que ainda é muito pequenino, portanto com alguma dificuldade em trepar para uma caixa normal para gatos adultos, pode colocar o areão num prato/base que normalmente se usa para vasos ou uma caixa plástica, baixa, das que normalmente se usam para guardar alimentos no frigorífico.

= ALIMENTAÇÃO=

- Nas primeiras semanas o alimento vital para a cria é o leite de substituição, de compra numa Farmácia ou Loja de Animais.
Até às duas semanas de vida, as refeições não devem ultrapassar intervalos de 2 horas entre cada.
Na Terceira semana já se podem dar intervalos de 3 e 4 horas entre cada refeição.

- Se no final da primeira semana de vida a cria se demonstrar sempre esfaimada, pode dar um pouco de mais consistência ao leite, diminuindo, um pouquinho, a água da mistura.
Ainda, há crias que apesar de se lhes dar o leite mais forte, continuam a demonstrar que necessitam de mais nutrientes e para esses, pode começar, a partir dos 15 dias de vida, a fortalecer o leite com um pouco de ração desfeita e bem misturada.
Certifique-se de que a tetina do biberão não se entope com grumos.
Para evitar grumos, desfaça a ração seca, própria para Kittens, numa picadora até a reduzir a pó. Pode até fazer uma quantidade considerável para futuras refeições, desde que guarde o pó da ração, num recipiente bem fechado e em local seco. Depois é só ir retirando desse recipiente o suficiente para a mistura, no leite, que irá fazer para cada refeição do gatinho.
Cada refeição deve ser preparada na hora precisa para não se deteriorar e poder comprometer a saúde da cria

- Na Terceira semana de vida, já pode começar a preparar o gatinho para a ração, devendo para tal começar a fazer-lhe uma papa de ração misturando-a com o leite de substituição, mais consistente do que a mistura para biberão e, deixar-lhe à disposição numa tacinha. Esta papa também pode ser feita só com água e ração.
Esta papa não deve estar exposta mais de 2 horas. Além de ter a tendência de ficar muito espessa e ressequida pelo tempo… deteriora.
Para quem tenha de a deixar mais de 2 horas, pode fazê-la com água mineral, sem gás e, ou, água previamente fervida. Também não deve ficar exposta mais de 4 horas.
Além da papa numa taça, deve sempre deixar-lhe ração seca para que a cria se vá acostumando aos pequenos grânulos e aprenda a comer.

Ainda, Deve ter sempre uma taça, não muito funda, com água fresca para a cria ir treinando o acto de beber e poder saciar a sua sede.

- Para gatinhos já com alguma actividade física e que comam pouco deve-se ter o cuidado de acompanhar a sua dieta com um suplemento vitamínico que pode ser comprado em lojas de animais da especialidade e ou em Clínicas veterinárias

= ADVERTÊNCIAS=

- Nunca dar de mamar a uma cria com ela de barriga para cima como se fosse um bebé humano. Sempre posicioná-la com as patas assentes como o fazem quando mamam na progenitora.

- Verificar sempre a temperatura do saco de água quente para que não esteja muito quente nem em contacto directo com o animal. Ainda, estes, têm tendência a esfriar bastante com o passar do tempo. Como tal, devem ser revistos atempadamente para que a temperatura do “ninho/cama” da cria não tenha variações bruscas de temperatura.

- As tinas de areão (W.C) devem ser sempre o mais limpas possível. Contudo, numa primeira fase de treino… deve deixar sempre o última descarga para que ele, pelo cheiro, associe cheiro/vontade/uso.


Para mais informação adicional de como, por exemplo, saber como proceder para estimular a cria e outras informações, pode consultar o link: http://www.oficinadosanimais.com/portal ... &Itemid=36

Leo

http://www.oficinadosanimais.com/portal ... &Itemid=36

4º- Os gatinhos no caso de serem orfãos, tem de ser a mãe adoptiva a estimulá-los para fazerem as necessidades.
Como se sabe, as gatas lambem os filhos nas zonas genitais para que estes defequem e urinem. Será, pois, a mãe adoptiva que terá de fazer a estimulação, evidentemente que não da mesma forma… mas sim com um algodão embebido em água morna, antes e depois de cada refeição.
O «antes» serve para ter a certeza de que o gatinho desperta o suficiente para mamar bem como para ter a certeza de que faz as necessidades, criando assim “espaço” para mais uma bela refeição.
O «depois» serve para que no caso do «antes» não ter surtido o efeito desejado e para que o gatinho descanse até à próxima refeição, sossegadamente, isento de dores e gases possivelmente retidos.
Este processo não convém ser muito moroso a fim de não haver uma quebra de temperatura no gatinho para não originar alguma constipação.
Eu costumo usar uma toalha previamente aquecida para pegar no gatinho, tanto para a estimulação, deixando só as partes traseiras livres, como para lhes dar o biberão.
A estimulação em gatinhos que ainda tenham o cordão umbilical, deve ser efectuada com cuidado, evitando tocar essa zona a fim de não arrancar, por fricção, o dito cordão. Este deve secar e cair por si próprio a seu tempo.
Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Steve89
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 24, 2009 6:56 pm

domingo mai 24, 2009 7:48 pm

Tenho me guiado com esse artigo. Vou então tentar contactar um vet...por acaso não tem nenhum contacto à mão?
Obrigado pela sua disponibilidade.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

segunda mai 25, 2009 12:18 am

Desculpe de só agora lhe poder responder. Mas a estas horas e sendo fim de semana, só mesmo numa Clínica com Urgências... ou Hospital Veterinário.

Nem sequer sei em que zona reside?!

Se reside em Lisboa, tem inúmeros Hospitais Veterinários... basta ir à Lista telefónica. Conheço o Hospital Veterinário do Restelo mas há mais.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”