sojo Escreveu:
Kathleen não percebo o que quer dizer para me informar bem sobre as raças!!!! Eu tenho dois livros sobre boxer, já os li, quero que a minha cadela tenha uma ninhada porque é aconselhado pela veterinária
Para reflectir:
- O ter lido 2 ou mais livros sobre a raça não significa que já tenha um perfeito ou total conhecimento da mesma. Os livros não ensinam tudo, deve-se procurar todas as informações possíveis de todas as formas possiveis (por exemplo, junto a criadores ou "experts")
- Nem todos os veterinários são da opinião que uma cadela deva ter 1 ninhada, nem sequer um cio...os estudos mais recentes são apologistas exactamente do contrário, a esterilização antes do primeiro cio ou após este é muito aconselhada para quem não quiser cruzar as suas cadelas, trazendo inumeros beneficios de saude á cadela... o mito de que uma cadela/gata deve ter uma ninhada antes de ser esterilzada é só isso mesmo, um mito. Aconselho-o a informar-se bem sobre este assunto, e então decidir o que fazer conscientemente.
- O cruzamento para apurar a raça deve ser deixado para quem percebe disso, uma vez que envolve conceitos de genética por vezes complicados, e que nem todos têm tempo/paciência para estudar.
Infelizmente, o que mais temos por aí é cães de raça com caracter/caracteristicas algo duvidosa, ou fora do estalão, frutos de cruzamentos (dentro da raça) ao acaso.
Já para não falar dos milhentos cães frutos de cruzamentos entre raças, e srds, e sem registos ou LOP, etc - mas isso é outra questão.
Boa sorte!