Doberman (educar)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

domingo mai 24, 2009 10:15 pm

7Sansoni Escreveu:
Carpeju Escreveu:7Sansoni, aquele site é muito útil sim, além do mais estamos acompanhando o aprendizado do doberman do adestrador. Ressalto que o adestrador do site (o principal) é muito bom e experiente. Não sei se apenas o site servirá, tenho certeza que ajudará muito, mas convem dizer para se possível o membro procurar ajuda, o cão tem 1,5 anos se não me engano, e é uma raça não tão fácil para um inexperiente.

No mais, meus sinceros cumprimentos. :wink:

Com toda boa vontade mas sem uma postura de liderança, e isso traduz-se em confiança, não fica fácil.
Eu para além de visitar o site, também tenho o curso que estou agora a estudar e a tentar aplicar ao meu «relacionamento com o meu Chow Chow».
Tem coisas muito interessantes, a começar pela defesa acesa do importância do «reforço positivo» no treino de um cachorro/cão.

Tentei ajudar...só isso.
Quanto ao resto..... :(
Claro meu nobre. :)

Peço desculpas se fui mal interpretado, mas já convivi com dobermans, não meus, e sei que não é fácil se tivermos medo / receio do cão.

O site ajuda muito, tanto que sempre acompanho. :wink:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
7Sansoni
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm

segunda mai 25, 2009 7:44 am

Amigo carpeju, não há nada para desculpar.... :wink:

Do pouco que sei, medo é coisa que nunca podemos demonstrar a nenhum cão....muito menos a Dobermans. :idea:
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

segunda mai 25, 2009 11:52 am

Bom dia
Na sua zona de Aveiro encontra alguém que lhe posa ajudar.
Não deixe o cão a ser ensinado só pelo instrutor, colabor sempre
Não deixe ficar lá como em alguns sítios.
Vai-se buscar ao fim de um mês e depois vai-se ao fim de semana ver o animal .
Vai o cão para casa e o dono não viu o que o instrutor ensinou, não aprendeu nada vai só com umas dicas. Senta. up, deita, não. As tantas volta tudo ao mesmo é dinheiro gasto.
E fica se desiludido com o animal que é mal-educado não obedece

E ouve se está frase se soubese o que sei hoje.
VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

segunda mai 25, 2009 4:39 pm

O Dobermann é para mim o cão de eleição... Tenho actualmente um, sendo o quarto na minha posse. :D

Relativamente ao que contas acho realmente mais preocupante a tua postura e não a do teu cão. Um Dobermann não é uma Playstation... Posso perguntar que idade tens? O Dobermann tal como os restantes cães de guarda é um cão de "1 só dono". Ou seja, tem que ter um dono com pulso forte ( não significa violento) e justo que o faça ver quem manda na matilha (leia-se familia). Existem várias dicas ( não mostrar medo, sempre que se entra numa brincadeira física, não perder a batalha, forçar o confronto apenas quando sabemos que vamos ganhar, etc etc.) mas o teu problema exige uma acção mais profunda. Educar o cão e ensinar o dono :!:

Sinceramente procura LIVROS que ensinem como educar um cão de guarda, existem alguns específicos para Dobermann. E se vires que não tens feitio ou capacidade para o manter na linha, procura a ajuda de um treinador. Pelo que sei anda à volta de 400-450 euros um curso de obdiência básica... Os livros são bem mais baratos mas obrigam a esforço e vontade redobrada :)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mai 25, 2009 4:45 pm

VeTonfire Escreveu:O Dobermann é para mim o cão de eleição... Tenho actualmente um, sendo o quarto na minha posse. :D

Relativamente ao que contas acho realmente mais preocupante a tua postura e não a do teu cão. Um Dobermann não é uma Playstation... Posso perguntar que idade tens? O Dobermann tal como os restantes cães de guarda é um cão de "1 só dono". Ou seja, tem que ter um dono com pulso forte ( não significa violento) e justo que o faça ver quem manda na matilha (leia-se familia). Existem várias dicas ( não mostrar medo, sempre que se entra numa brincadeira física, não perder a batalha, forçar o confronto apenas quando sabemos que vamos ganhar, etc etc.) mas o teu problema exige uma acção mais profunda. Educar o cão e ensinar o dono :!:

Sinceramente procura LIVROS que ensinem como educar um cão de guarda, existem alguns específicos para Dobermann. E se vires que não tens feitio ou capacidade para o manter na linha, procura a ajuda de um treinador. Pelo que sei anda à volta de 400-450 euros um curso de obdiência básica... Os livros são bem mais baratos mas obrigam a esforço e vontade redobrada :)
Concordo com tudo o que dizes, menos o que pus a bold :wink:

O Dobermann não é diferente dos outros cães, sejam que raças forem, quando se trata da sua posição hierárquica na família, e em minha casa, que existe um casal de Dobermanns, a minha filha de 6 anos, controla-os tão bem quanto nós, teve foi de ser ela ensinada, e SEMPRE com supervisão nossa, ela em altura alguma do dia, fica sozinha com os cães, mas eles sabem que ela também manda, e ela também está acima deles :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

segunda mai 25, 2009 5:05 pm

Perfeito!!! Isso é o ideal. Quando me referia a 1 só dono, queria dizer que tem que haver pelo menos uma pessoa que o domine completamente. O cão não pode ser o dominante da matilha. Deve saber que está na base da hierarquia.

Ele rosna quando te aproximas da comida? Vai á frente a puxar a trela quando sais com ele? Espero que não, porque isso são sinais de que o teu fiel amigo tem as hierarquias invertidas... Ao ano e meio ainda está "moldável" mas tens que te informar RAPIDAMENTE!

Discordo só da parte dos cães serem todos iguais.. Não são. Não geneticamente. Por isso uns são de guarda e outros não. E não é pelo porte ( olha o Labrador... 35Kg... dominantes??? Naaaadaaaa). Eles guardam porque acham que possuem esse território. Ainda que saibam que não mandam na matilha.
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça mai 26, 2009 10:39 am

VeTonfire Escreveu: Discordo só da parte dos cães serem todos iguais.. Não são. Não geneticamente. Por isso uns são de guarda e outros não. E não é pelo porte ( olha o Labrador... 35Kg... dominantes??? Naaaadaaaa). Eles guardam porque acham que possuem esse território. Ainda que saibam que não mandam na matilha.
Eu fui bem clara:
O Dobermann não é diferente dos outros cães, sejam que raças forem, quando se trata da sua posição hierárquica na família,
Não disse que se educavam todos da mesma maneira, nem que todos tinham o mesmo instinto. Agora que cão meu é todo igual em termos de hierarquias na família, disso não tenhas a menor dúvida.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

terça mai 26, 2009 11:51 am

Xuga :D agora é que é que é!!!
Dober X treino, o delirio!!!!
isto é que vai ser topico!!! :lol:
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

terça mai 26, 2009 12:46 pm

epilif06 Escreveu: apesar de tudo quando saio com ele na rua
(sem pessoas) quando passa junto de outros cães e os ouve fica logo com medo :lol: e não avança mais, apesar de ser grande ainda não sabe o que vale (ainda bem) tem 1 ano e meio.

Só queria mesmo era ter mais mão nele, se puderem ajudar ou dar umas dicas agradecia.

Cumprimentos e obrigado pela atenção
Fala-se muito sobre a agressividade nos cães e muito pouco dos factores que podem contribuir para alguns comportamentos agressivos: o medo e a insegurança são dois deles.
O Dobermann é um cão essencialmente sensivel, não agressivo, principalmente desde os tempos em que era moda ter um "Dobermann feroz"...
A ajuda profissional e recurso a treino de obediência serve sobretudo para ensinar o dono a interagir com o cão e a estabelecer a tão falada hierarquia que as pessoas tendem a confundir com maldade, porque têm peninha de interromper a brincadeira, porque ele faz uns olhinhos ternurentos and so on...
O ideal seria, antes de ter um cão de qualquer raça, ler, informar-se, aprender e só depois decidir qual a raça que mais se adapta à familia e ao temperamento do dono, mas como já se sabe que poucos o fazem o melhor é recorrer à ajuda de um bom profissional e ler muito (que nunca fez mal a ninguém).
Claro que, numa primeira fase, será melhor partilhar com o treinador aquilo que aprendeu e como compreendeu.
Em conclusão, um bom treino compreende 10 a 15 minutos com o cão e 1 hora com o dono.

Boa sorte!
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
duartefx
Membro
Registado: quinta jan 01, 2009 8:20 pm

terça mai 26, 2009 1:24 pm

Concordo com as palavras da Texuga.

Podemos categorizar as várias raças caninas de acordo com as suas apetências que, aliás, são sobejamente conhecidas. Cães de companhia, de caça, de guarda, etc...

Alguns exemplares e/ou raças poderão demonstrar uma forte tendência para a dominância, ao contrário de outras que serão facilmente subjugadas. Contudo, qualquer cão irá assumir o papel de líder se lhe derem oportunidade para tal.

É aqui que surge o problema: tentar dominar um animal que, ao seu ver, está nos píncaros da hierarquia.

À pessoa que tomou a iniciativa de abrir este tópico, deixas as mesmas palavras deixadas por outros foristas. É URGENTE que se imponha! E para tal, é fulcral que perca o medo do seu animal de estimação. Perdoe a ousadia da minha sinceridade mas considero isso totalmente inaceitável.

Os cães reagem muito à expressão corporal e ao tom de voz. De nada servirá depositar comandos se estiver imbuída de qualquer resquício de medo. Acredite, ele saberá.
texuga
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 1:33 pm

Maline já tinha saudades :D :wink:

duartefx, estou plenamente de acordo com tudo o que escreveu, bem como o que a Maline escreveu :wink:
Gosto particularmente desta frase:
ensinar o dono a interagir com o cão e a estabelecer a tão falada hierarquia que as pessoas tendem a confundir com maldade, porque têm peninha de interromper a brincadeira, porque ele faz uns olhinhos ternurentos and so on...
texuga
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 1:35 pm

Ponky Escreveu:Xuga :D agora é que é que é!!!
Dober X treino, o delirio!!!!
isto é que vai ser topico!!! :lol:
Olha o Sr. Ponky... 8) Como está o Sr. Ponky e o seu amigo famoso da fotografia da lareira, o Sr. John ThreinoDog? :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 26, 2009 1:39 pm

duartefx Escreveu: (...)Os cães reagem muito à expressão corporal e ao tom de voz. De nada servirá depositar comandos se estiver imbuída de qualquer resquício de medo. Acredite, ele saberá.
:wink: E, sabem-no desde bem pequeninos... :wink:

De qualquer forma, esta raça, normalmente aprende fácilamente e obedece a quem se saiba impor... Portanto umas quantas aulas e terá um Dobermann a valer :wink:

Parabéns pela raça escolhida mas procure ajuda profissional, o quanto antes!!! :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

terça mai 26, 2009 1:40 pm

Nop
John LeaveTheDog 8) é assim que se chama.

O John aguarda ansioso pela foto onde EU cumprimento a Sra Xuga!! :P
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
texuga
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 1:44 pm

Ponky Escreveu:Nop
John LeaveTheDog 8) é assim que se chama.

O John aguarda ansioso pela foto onde EU cumprimento a Sra Xuga!! :P
Mea culpa... mas estive perto :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”