Pardal bebe encontrado - ajuda por favor

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
mbm1986
Membro
Registado: segunda mai 25, 2009 11:05 am

segunda mai 25, 2009 12:49 pm

Boas tardes,
Na passada terça-feira encontrei um pardaleco bebé (ja com penas e tentando voar) preso no respirador da minha casa de banho. Tentei ir soltá-lo no jardim em frente à minha casa, mas o pequeno, mesmo já voando um pouquito. agarrou-se com todas as forças ao meu dedo e não quis ir à sua vida. O pior é que lembrou-se de voar dentro de casa e uma das minhas gatas mordeu-o...
Desde então, tenho-o alimentado com uma mistura de papa para criação de canários juntamente com papa insectívora. Dou-lhe também maçã, pêra e diversificados bagos de arroz cozidos, que ele adora e tem assim sobrevivido desde então...

Agora o meu problema é q ele, quando quer comer pia que se farta, mas ao fim de um tempo, se não lhe dou de comer, vai comer o q tem no fundo da gaiola, mas só come o arroz, nem pega nas frutas mesmo quando pede sofregamente que lhas dê ao bico, para depois debicá-las sozinho!

E agora também já vai recusando a papa que lhe estou a dar através da seringa...

Vinha assim, se não for incómodo, pedir ajuda em relação a algumas das minhas questões:

1- de quanto em quanto tempo lhe devo dar de comer? (visto trabalhar e não poder estar sempre em casa, por vezes por um período superior a 8h)

2 - Será que quando ele fica sozinho em casa o arroz é suficiente para que se sinta satisfeito, até eu chegar a casa e lhe dar a papa? E devo eu continuar a dar-lhe esta papa?

3 - E de noite, devo-lhe dar de comer? Ele dorme num poleiro com a cabeça enrolada sobre as asas, nas primeiras noites ainda lhe dava de comer de 2h em 2h, mas ele agora ja nem pia a noite para comer...

4 - Ele costuma andar á solta por casa quando estou (sem gatas por perto) e fica na gaiola quando fica sozinho em casa, mas outro problema e q quando estou em casa e ele na gaiola, farta-se de piar e assim q abro as portas ele vem para a minha mao, e qd anda à solta, procura smp meter-se dentro dos meus lençois, encostado a mim... Era suposto eu devolvê-lo à natureza, mas tenho medo da impregnação, q me parece estar a ocorrer, o q devo fazer para desabituá-lo?

5 - E que devo eu dar-lhe de comer que seja o mais apropriado para a sua raça, de modo a não haverem carências nutricionais? Até porque tenho reparado nas suas fezes e ás vezes são um pouco sólidas mas transparentes, outras vezes são sólidas mas verdes, tendo ele já tido diarreia há 2 ou 3 dias atrás...

Peço desculpa pelo testamento, mas é a primeira vez q estou a criar um pássaro à mão, e ao contrário do q toda a gente me dizia, d q ele iria morrer, ja está cmg há 7 dias!!!

Agradeço toda a ajuda q me possam dar...

Obrigado :)
Última edição por mbm1986 em terça mai 26, 2009 9:05 pm, editado 1 vez no total.
mbm1986
Membro

segunda mai 25, 2009 7:02 pm

Sei que fui muito extensa na minha questão anterior, mas lembrem-se, é um animal a precisar de ajuda...

E sabem-me dizer se há alguma legislação que abranja manter o pardal em cativeiro, mesmo q seja por meras questões de sobrevivência?

É q com bastante frequência tenho de me ausentar e morando sozinha, sem ter alguém com quem o deixar para ser cuidado, posso levá-lo cmg (p.e., em transportes públicos) sem qualquer problema c as autoridades???
É URGENTE!!!

PF AJUDEM-"NOS"...
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda mai 25, 2009 7:46 pm

boa tarde
enviei-lhe uma mensagem privada. espero que ajude e boa sorte para o pequenino!
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

terça mai 26, 2009 2:30 pm

Está a se sair muito bem. :wink:

Se ele já não quer a papa, é porque já está em condições de se alimentar sozinho. Ponha mistura para canários para ele comer, água limpa, fruta/verdura, e papa insectívora. Veja se ele come sozinho. Quando ele estiver completamente desenvolvido, a comer sozinho, solte-o.
Eu criei um pardal à mão no ano passado, e dava-lhe tenébrios (bicho da farinha) como fonte de proteína animal.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
mbm1986
Membro

terça mai 26, 2009 2:45 pm

Ele já come o arroz sozinho e debica um pouco as frutas... As sementes manda-mas descascar a mim, mas com um pouco de paciência isto vai lá...
Até porque ele já anda por todo o lado a debicar o chão, daí eu deduzir que essa etapa está ultrapassada para a próxima... Pena é sozinho só comer o arroz e debicar um pouco a maçã, nem pega no pão nem na pêra (embora se lamba quando lha dou ao bico)!!!

Diga-me só uma coisa, visto ter experiência na matéria, quando é q soube q estava na altura de libertar o pardaleco?

É q agr o prob é q criei um pássaro q só dorme no meu pescoço, q se o tiro da gaiola voa logo para a minha mão numa barulheira q me deixa louca (fora os vizinhos!), q à solta anda atrás de mim a saltar-me para as pernas, e eu não sou capaz de o soltar caso veja q ele sozinho não se safa, mas também não quero ficar com um pardal sabendo que a vida dele é na natureza, junto dos dele...

Será q, quando ele voar em plenas condições, mesmo estando ele tão apegado a mim, ele terá todas as competências q o levem a sobreviver na natureza????

Obrigado pela ajuda...

Cumprimentos ** :D
mbm1986
Membro

terça mai 26, 2009 2:49 pm

Ele já come o arroz sozinho e debica um pouco as frutas... As sementes manda-mas descascar a mim, mas com um pouco de paciência isto vai lá...
Até porque ele já anda por todo o lado a debicar o chão, daí eu deduzir que essa etapa está ultrapassada para a próxima... Pena é sozinho só comer o arroz e debicar um pouco a maçã, nem pega no pão nem na pêra (embora se lamba quando lha dou ao bico)!!!

Diga-me só uma coisa, visto ter experiência na matéria, quando é q soube q estava na altura de libertar o pardaleco?

É q agr o prob é q criei um pássaro q só dorme no meu pescoço, q se o tiro da gaiola voa logo para a minha mão numa barulheira q me deixa louca (fora os vizinhos!), q à solta anda atrás de mim a saltar-me para as pernas, e eu não sou capaz de o soltar caso veja q ele sozinho não se safa, mas também não quero ficar com um pardal sabendo que a vida dele é na natureza, junto dos dele...

Será q, quando ele voar em plenas condições, mesmo estando ele tão apegado a mim, ele terá todas as competências q o levem a sobreviver na natureza????

Obrigado pela ajuda...

Cumprimentos ** :D
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça mai 26, 2009 3:27 pm

Eu começava desde já a habituá-lo a procurar a comida.
Observe nos hábitos dele, onde costuma pousar além de si com maior frequência e deixe nesse sítio uns bagos de arroz(4, 5) para que quando ele lá aterre possa comer e vá alterando os sítios assim como o que lá deixa para ele comer consoante for comendo melhor claro.
Depois quando ele já estiver maior, vá deixando comida aqui e ali para que ele tenha de a procurar e assim alimentar-se, não o habitue a ir comer a um comedouro, na rua não haverá comedouros à espera dele.
Quanto ao momento deal de o soltar, aconselho a aguardar que já saiba procurar alimento pois só dessa forma sobreviverá no exterior, entretanto compre uma anilha daquelas de plastico numa loja de animais, de cor berrante preferencialmente para que o possa distinguir quando o soltar, assim saberá sempre qual é o que criou no meio dos outros. Se puder dê-lhe mais algum tempo para que acabe de crescer pois na natureza terá de lutar pela sobrevivência e não será um desafio fácil para quem cada vez que tem fome basta piar que nem um doido e chega a comidinha, boa sorte
mbm1986
Membro

terça mai 26, 2009 4:12 pm

Eu hoje que estive em casa fiz a experiência de não o alimentar assim q ele me pedia, e andando ele á solta aqui por casa, sempre q tal acontecia lá ia ele recambiado para a gaiola (voluntariamente) comer do arroz e debicar (a fingir) um pouco de pão (mas voltando logo de seguida para junto de mim)...
Eu andei a ver aqui pelo fórum que basta ele estar maior, com as penas bem formadas, a voar bem e a alimentar-se sozinho, que estando ou não apegado a mim, pode ser que ele se safe...
Até porque há sempre o instinto de sobrevivência para o qual ele deverá estar geneticamente programado (ou assim se julga)!!!

Agora uma dúvida um pouco fatela, ehehe...
Eu encontrei-o, cmo expliquei preso num respirador de casa de banho (interior), pelo q deduzi q ele tivesse caído num dos seus primeiros voos, e por isso nem procurei por ninhos na zona (pq ninhos dentro de tubagens num 1º andar, tendo o prédio 3 andares seria d estranhar?!?!?!)... Contudo será que se eu o libertar (o q só poderei fazer daqui a 1semana, estamos noutra terrinha), os pais ainda reconhecerão o seu chamamento??
E qual q melhor alturo do ano em q o posso libertar? É q o sítio onde estava a pensar libertá-lo, q é em frente a minha casa, tem sempre muitas andorinhas, e para ser sincera, nem sei se lá existem pardais... Mas o q é certo é q este menino/a foi lá "feito"...

Obrigado a todos pela ajuda...
Isto de ser mãe a tempo inteiro dá uma trabalheira, mas a efusividade com que ele me recebe, é sempre extraordinária...

Só espero que ele se sinta assim no dia em q for entregue ao seu devido lugar, s ressentimentos... lol

Cumprimentos, *** :D
Joaoejoca
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 6:37 pm

Se o objectivo é soltá-lo perto de casa, então eu o que faria era esperar pela altura certa e numa qualquer manha solarenga, depois de o alimentar bem, deixava a janela aberta para que saisse por si mesmo à descoberta do mundo lá fora, mas anilhava-o para o reconhecer no futuro. Ele provavelmente não sairá no primeiro dia, eu não forçava nada, deixava-o sair quando ele quisesse, assim nunca guardaria uma má recordação da casa e isso poderia originar que crescesse ali nas redondezas e mantivesse o hábito de vir comer na sua janela.

www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
mbm1986
Membro

terça mai 26, 2009 6:41 pm

Isso era mesmo bom, ele vir voltando...

O único problema q se coloca, é q neste momento estou c ele numa casa onde ele pode andar à solta, mas qd eu regressar a minha casa (od o espero libertar), ele não vai poder usufruir da liberdade q agr tem pq vão por lá andar 3 gatas, grandes caçadoras (daquelas q qd entra um pardal em casa o apanham e trazem aos donos como prenda!!!!)!!!
E se ele ta smp a piar pq quer companhia pior ainda... Eu não vou poder estar sempre c ele, o máx q posso fazer é libertá-lo numa sala q esteja smp c a porta fechada para q ele possa ir treinando as artes do voar, mas terá de se habituar a estar sozinho, e pelo barulho q ele agr faz, nem quero pensar nessa altura...
Depois a partir daí, de vez em quando, posso ir abrindo a janela para o caso de ele se querer aventurar lá para fora, mas o q vai suceder é q vou ter sempre 3 estátuas (gatas) especadas à porta da sala, lol...

Mas de qualquer maneira agradeço as suas dicas...
É bem mais experiente que eu...

Isso da anilha já não sei se, para mim, será boa idéia. Isto porque, claro que o adoraria distinguir entre os seus companheiros, mas tb não quero saber que é ele o pardaleco q foi atropelado no meio da rua, ou q as cruéis crianças mataram simplesmente pq ele gostava mais da companhia dos humanos...

Enfim, paranóias de ansiedade por antecipação, eheheh

Cumprimentos *** :D
mbm1986
Membro

terça mai 26, 2009 7:03 pm

Entretanto estava aqui a pensar com os meus botões...
Eu tenho uma gaiola com cerca de 10 canários, será q se eu colocar lá o pardaleco q irá aprender a se alimentar, a voar e a beber água e essas coisas todas?
Ou é melhor cmo estou a fazer, deixando-o andar á solta e a voar à solta?

Joaoejoca
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 7:54 pm

Estar na gaiola grande com os canários é bom para aprender a comer e treinar melhor os vôos antes de soltar, mas se tem em casa 3 gatas, aconselho que solte o pardaleco num outro sitio, senão vai ter a tristeza de o receber da boca de uma das gatas, ele como foi criado por si, não vai ter as mesmas noções de perigo que se fosse criado pelos pais. Como tal, acho que o melhor é soltar num qualquer parque no meio da cidade onde vivem imensos da sua espécie e sobreviverá. O jardim da quinta das conchas no lumiar é uma boa opção se morar perto...
Bebelly
Membro Veterano
Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm

terça mai 26, 2009 8:09 pm

mbm1986 Escreveu:Entretanto estava aqui a pensar com os meus botões...
Eu tenho uma gaiola com cerca de 10 canários, será q se eu colocar lá o pardaleco q irá aprender a se alimentar, a voar e a beber água e essas coisas todas?
Ou é melhor como estou a fazer, deixando-o andar á solta e a voar à solta?

Já criei pardais a meias com os canários. Primeiros dava-lhes comida mas depois eles aprendiam o resto com os canários...

Os nossos acabaram por ir embora quando sentiam que estavam preparados... a porta deles estava quase sempre aberta e ás vezes a janela também...

Não tenha pressa de o soltar. Tente ver se ele aprende o máximo possível...
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. P&ecirc;los e penas. Pele, escamas e carapa&ccedil;as. Enfim... todos!!
mbm1986
Membro

terça mai 26, 2009 8:23 pm

Eu agradeço as dicas, mas já nem sei q faça à minha vida desde q acolhi o pardaleco...

Com as gatas posso eu bem, porque são animais de casa, não vão à rua (moro num apartamento), o problema é ter d fechar o pardal numa sala onde ele possa andar à vontade e dp quem é q o cala???

Ainda agr estava a dormir no meu pescoço há já algum tempo, pu-lo na gaiola para lá continuar a dormir e, desde então (uma boa meia hora se não mais), anda ali a saltitar dum lado para o outro e a chorar à espera q lhe abra a gaiola. E o mal é q já sei q se o fizer, ele vem direitinho para o meu pescoço dormir. (eu não consigo ignorar os animais que me pedem atenção, e depois mimo-os)... Criei um animal com boas intenções que se revelaram numa frustração, tanto para mim, como para ele... :cry:

Com ou sem trauma está decidido, quando tiver todas as penas, quando voar em condições, quando se alimentar mais ou menos sozinho (ainda à pouco não lhe dei de comer, foi para a gaiola debicar o arroz mas sempre a reclamar cmg e a piar olhando na minha direcção), vou libertá-lo (por muito que isso me custe)... :cry:

Onde moro há muitos espaços verdes, vou libertá-lo por lá... Mas agradou-me a sua dica, de ir abrindo a janela e ir deixando-o explorar à sua vontade... O pior é q para não privar um pardaleco d companhia, vou ter d privar 3 gatas, e vice-versa...
Só dramas, lol... :oops:

Quando é q normalmente um pardaleco está formado o suficiente para voar em condições?

É que entretanto esqueci-me de mencionar, uma dasminhas gatas deixou-o com um hematoma na pernoca direita que até hoje ainda não sarou... Parece uma bola branca, mas com uma pequena parte de sangue pisado lá dentro muito rijo... :?

Não sei mesmo que faça, porque se o soltar, mimado como está agora, muito dificilmente sobreviverá...
Mas também não quero ter o peso na consciência de ter dentro de casa, ainda por cima numa gaiola (q para mim é uma atrocidade, já q penso o msm em relação aos canários) um animal silvestre, que deveria estar no mundo lá fora, a explorá-lo (mas e se ele depois não sobrevive?)...
Já para não dizer o quão fora da lei isso é... Até porque eu tenho de me deslocar com bastante frequência e ando unicamente de transportes públicos, e tenho medo que alguém me aborde na rua por andar com ele na transportadora... :?

Enfim, maldita a hora que o acolhi (mas era lá eu capaz de deixá-lo ficar preso...

E vá de dissertações... Agradeço, em muito, a vossa paciência e simpatia (e desculpem a minha paranóia e obsessão, mas smp tive o lema d que nós, humanos, nos podemos queixar e dizer o q queremos, e q os animais, não podendo comunicar connosco, merecem ter o melhor tratamento quanto nos é possível lhes proporcionar)...
E peço desculpa pelos meus dramas!

Muito obrigado por tudo...

mbm1986
Membro

terça mai 26, 2009 8:41 pm

Bebelly Escreveu:Já criei pardais a meias com os canários. Primeiros dava-lhes comida mas depois eles aprendiam o resto com os canários...

Os nossos acabaram por ir embora quando sentiam que estavam preparados... a porta deles estava quase sempre aberta e ás vezes a janela também...

Não tenha pressa de o soltar. Tente ver se ele aprende o máximo possível...
Eu adoraria pô-lo com os canários, se calhar até o faça...
Mas os canários do meu pai nunca andam á solta, estão sempre na gaiola, e a minha gata mais nova (q abocanhou o pobre do pardal), gosta muito de os apreciar...
Logo aí tenho outro problema... Até q o posso colocar junto dos canários, para ele iria ser bom, mas como irei eu saber q ele já está preparado para depois ser solto, se ele irá ficar sempre dentro da gaiola? Tal como os canários...

E como o forista joãoejoca disse, depois na rua não irá haver comedouros nem bebedouros, tal como há na gaiola...

E amanhã vai ser a primeira prova de fogo, terá de ficar sozinho desde as 9h até as 17h, não poderei vir tratar dele como tenho feito até ao dia de hoje...

Cumprimentos e mais uma vez Obrigado ***
Responder

Voltar para “Aves”