IR AS EXPOSIÇÕES

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta jul 30, 2003 9:03 am

Bom dia a todos é a segunda vez que escrevo neste forúm e aparte dos problemas que tenho lido em relação a exposições, gostaria que alguém me esclarecesse algo.
Tenho dois cães,, a Daysie que tem 6 meses e é uma boxer pura e o Bubble que é um cão d'água mas não é 100% puro. A minha dúvida é se posso levar a minha Daysie a exposições já que ela não está registada, os pais teêm loop mas o dono da mãe da minha cadela não registou a ninhada porque não percebe nada disso e a cadela veio de paris e tem os documentos todos em francês para além de já ter perdido alguns documentos, mesmo sem ela tar registada posso leva-la a exposições? como posso fazê-lo e onde a inscrevo? se alguém me puder esclarecer agradeço é que tenho um amor enorme por cães mas desconheço totalmente estas coisas de exposições. :D :D
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta jul 30, 2003 9:08 am

Bom dia,

Para poder participar em exposições tem que ter o LOP ou LOF(que é o lop françês),este documento só pode ser obtido se o criador tiver registado a ninhada. Se não o conseguir através dos criadores da ninhada, não conseguirá de outra forma.

Espero ter ajudado... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jul 30, 2003 9:11 am

O criador da Daisy terá de ir ao CPC com os pedigrees estrangeiros e regista-los em Portugal. A partir daí poderá registar a ninhada, pagando as multas respectivas do atraso. A partir do momento em que a ninhada fizer um ano de idade já não será mais possivel efectuar o registo.

Sem registo, não poderá ser admitida em Exposições, e será considerada oficialmente tão pura como qualquer SRD.

Consulte CPC directamente através do telefone 217994790 ou ainda o Boxer Club de Portugal: http://www.boxerclubportugal.com/
sojo
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 9:22 am

Pois mas como é que ele faz isso? ele mostrou-me uns papéis em franceês que tem qualquer oisa como Y 720 ou algo no género que é o emsmo que a cadela dele tem tatuado dentro da orelha, o que é isso? eu posso ir com ele tratar disso é que ele não é criador, simplesmente teve uma ninhada porque a cadela já tinha 4 anos e ele resolveu deixá-la ter uma ninhada, o cão tem lop. Ele nem me vendeu a cadela, deu-ma porque ela estava doente, eu ia compra-la embora barata mas os cães adoeceram e eu levai a minha com 6 semanas para o vetereinário e gastei uma pipa de massa durante 15 dias a trata-la para ela não morrer por isso não a paguei, mas acho que ele não está disposto a pagar nada, eu não me importo de pagar, mais que não seja para mais tarde quando a minha menina tiver uma ninhada a puder cruzar com um macho bonito e registado, senão nenhum macho quer uma "rafeira" sem lop...não é? ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jul 30, 2003 9:27 am

Olá

O que a sua cadela tem é uma tatuagem que funciona como o microchip.

Não acho que deva pensar obter Lop só a pensar na futura ninhada da sua cadela. Já pensou que ela pode não ser um bom exemplar da raça?

Se não estou em erro pode pedir ao CPC uma avalição feita por juízes à sua cadela para que estes atestem se ela está dentro do estalão. mas não sei se assim concedem LOP.

Beijokas
kathleen
yakov
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 10:27 am

A tatuagem francesa tem 3 letras e 3 numeros... essa provavelmente não é de lá...

O único conselho possivel, é que lhe peça toda a papelada que o criador lá tem do pai e da mãe da cadela, e vá você ao CPC uma vez que ele não está para isso. Lá vêm logo se o pedigree de exportação está conforme, e dizem-lhe o que fazer a seguir, dando-lhe a papelada nacional que tem de preencher e pedir ao criador e ao proprietário da pai da sua cadela para assinar.

Lembre-se que, se demorar muito, depois da cadela fazer 1 ano de idade já não há nada a fazer...
sojo
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 10:39 am

Olá

Não acho que deva pensar obter Lop só a pensar na futura ninhada da sua cadela. Já pensou que ela pode não ser um bom exemplar da raça?

Se não estou em erro pode pedir ao CPC uma avalição feita por juízes à sua cadela para que estes atestem se ela está dentro do estalão. mas não sei se assim concedem LOP.

Ela até agora parece-me um bom exemplar, tem um porte muito bonito, o que não quer dizer nada e o meu interesse na ninhada é só porque já percebi que quem tem boxer com lop, ou seja um bom exemplar não vai querer cruza-los com a minha cadela, só por isso até porque não pretendo ser criadora embora tenha espaço, nem pretendo vender a ninhada mas sim dar. Não vendo cães porque considero os meus cães como filhos e como tal é assim que os encaro não é que tenha nada contra os criadores, pelo menos os bons, mas eu não sou capaz de vender cães. E já agora em resposta ao yahho a mãe da minha cadela tem 3 letras e 3 numeros gravados eu é que não me lembor quais, mas vou tratar de reunir a documentação toda e ir ao cpc, ver o que se pode fazer. :p
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta jul 30, 2003 10:59 am

Kathleen Escreveu: Olá

Beijokas
kathleen
Não querida Kathleen,

Nunca se concede um Lop, o maximo que se poderia dar era um RI, que em nada tem a ver com um LOP... ;) O Lop só se obtem se a ninhada for registada pelo criador ... ;)
E mesmo assim actualmente só se concedem RI's aos cães de raça Portuguesa e depois de uma avaliação feita por Juizes... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jul 30, 2003 11:07 am

[quote=JoanaGoncalves]
[quote=Kathleen]
Olá

Beijokas
kathleen
[/quote]

Não querida Kathleen,

Nunca se concede um Lop, o maximo que se poderia dar era um RI, que em nada tem a ver com um LOP... ;) O Lop só se obtem se a ninhada for registada pelo criador ... ;)
E mesmo assim actualmente só se concedem RI's aos cães de raça Portuguesa e depois de uma avaliação feita por Juizes... ;)
[/quote]

Olá

Joana obrigado pelo esclarecimento, eu tinha lido algo sobre o assunto por isso é que falei disto. Mas não sabia bem o que é que davam...

Sojo, eu não acho mal quem tenha dois cães bons exemplares os cruze contando que não faça disso negócio. Só qie infelizmente o que acontece é que a Sojo pode não fazer negócio e quem lhe garante que as pessoas a quem dá os cães não o fazem? Mas antes de cruzar informe-se bem sobre a raça para tentar perceber se o deve ou não fazer.

Beijokas
kathleen
sojo
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 11:15 am

Kathleen não percebo o que quer dizer para me informar bem sobre as raças!!!! Eu tenho dois livros sobre boxer, já os li, quero que a minha cadela tenha uma ninhada porque é aconselhado pela veterinária e porque é obvio gostava de ficar com um fruto da minha criação para quando mais tarde a minha Daysie morrer eu continuar a ter cães. Quero obviamente cruza-la com um bom exemplar por questões de saúde para garantir que os filhotes não vão ter problemas, como displasias, etc. Sei bem que não posso cruzar cães consaguíneos e por isso tenho que escolher bem o exemplar e ter em atenção o lop dos pais da minha cadela para ver se não são "parentes". Mas por favor explique o que quer dizer é que não percebo mesmo :o , Quanto a quem os der não posso garantir por eles mas não os vou dar a qualquer um mas sim a quem me provar, e só pessoas conhecidas, que tem condições, amor e responsabilidade para ter um cão, porque um cão não é um brinquedo. E para evitar negócios mesmo que consiga registar a minha cadela, posso sempre não registar a ninhada. :lol:
yakov
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 12:35 pm

Não pode cruzar cães consaguineos ou que sejam parentes???? Onde ouviu isso?
O out-cross é só para quem sabe muito das raça que está a criar, ou para os "apostadores viciados"! Para criar com alguma "qualidade", deve-se utilizar o line-breeding (e mesmo assim só para quem sabe o que está a fazer e o que tem em mãos!).
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 30, 2003 12:58 pm

sojo Escreveu: Kathleen não percebo o que quer dizer para me informar bem sobre as raças!!!! Eu tenho dois livros sobre boxer, já os li, quero que a minha cadela tenha uma ninhada porque é aconselhado pela veterinária
Para reflectir:
- O ter lido 2 ou mais livros sobre a raça não significa que já tenha um perfeito ou total conhecimento da mesma. Os livros não ensinam tudo, deve-se procurar todas as informações possíveis de todas as formas possiveis (por exemplo, junto a criadores ou "experts")
- Nem todos os veterinários são da opinião que uma cadela deva ter 1 ninhada, nem sequer um cio...os estudos mais recentes são apologistas exactamente do contrário, a esterilização antes do primeiro cio ou após este é muito aconselhada para quem não quiser cruzar as suas cadelas, trazendo inumeros beneficios de saude á cadela... o mito de que uma cadela/gata deve ter uma ninhada antes de ser esterilzada é só isso mesmo, um mito. Aconselho-o a informar-se bem sobre este assunto, e então decidir o que fazer conscientemente.
- O cruzamento para apurar a raça deve ser deixado para quem percebe disso, uma vez que envolve conceitos de genética por vezes complicados, e que nem todos têm tempo/paciência para estudar.
Infelizmente, o que mais temos por aí é cães de raça com caracter/caracteristicas algo duvidosa, ou fora do estalão, frutos de cruzamentos (dentro da raça) ao acaso.
Já para não falar dos milhentos cães frutos de cruzamentos entre raças, e srds, e sem registos ou LOP, etc - mas isso é outra questão.

Boa sorte!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sojo
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 1:26 pm

Kathleen, eu vou fazer a operação á minha cadela mas só mesmo depois de ela ter um ninhada porque quero mesmo que ela tenha uma ninhada, queria evitar problemas daí o cão puro para a cobrir, ~como já lhe disse não pretendo ser criadora, nem nada que se apreça, sou apenas uma amante de bichos com dois cães (fora os emprestados que trato) que adoro. Se acha que não devo regista-la, ou que não devo cruza-la, até entendo mas entenda também que gosto de animais, não por serem de raça, mas de todos, trato de muitos rafeiros e não gosto menos deles por isso, ainda este sábado dei uma cachorrinha abandonada que já tratava á quase 3 meses, desde que nasceu, e chorei baba e ranho por a dar, na realidade se pudesse ficava com eles todos.
Quanto aos livros reconheço que não são suficientes apenas referi que já tinha algum conhecimento...não era de todo leiga no assunto, não conheço criadores porque como referi não adquiri a Dayse a nenhum, só conheço um boxer que foi comprado num criador, e não tendo conhecimentos suficientes ele não é de longe um bom exemplar, tanto pelo focinho como cor da pelagem, etc, e no entanto foi adquirido por 50 contos à 1 ano.
Mas voltemos á questão inicial que é se não registar a minha Daysie a consigo cruzar com um bom exemplar???? :lol:
sojo
Membro Veterano

quarta jul 30, 2003 1:39 pm

Para o Yakov,

É verdade sempre ouvi dizer que não se devia cruzar cães parentes como irmãos, pais e filhos, etc, se não é correcto perdoe-me a gafe mas não fazia ideia disso, e os meus 25 aninhos não ajudam muito para alé de só twer animais á 3 anos, já agora se me quizer esclarecer um pouco mais e até ensinar algo, explique-me um pouco sobre o assunto. E já agora é criador de alguma raça? ;)

E já agora Nynf a minha cadela foi hoje á vacina da raiva e a veterinária quis convencer o meu marido a estreliza-la já, pois sabe que depois dela ter uma ninhada eu vou estreliza-la, mas a verdade é que eu quero mesmo uma ninhada como já expliquei antes. Será um crime tão grande querer que a minha menina tenha uma ninhada e ficar com um cãozinho da mesma??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: de qualquer modo obrigada pelos esclarecimentos
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 30, 2003 1:43 pm

Sem querer pôr em causa a sua forma de pensar, até porque afirma ser uma animal lover, pense também no seguinte:

- todos os anos nascem centenas de ninhadas srds, de raça mas sem registos ou LOP, e de cruzamentos malucos entre raças...
O que não falta são cachorros para dar, cachorros, gatinhos, cães e gatos adultos, etc etc...

Volto a colocar a mesma questão, para quê cruzar a sua cadela se o principal objectivo não é o aperfeiçoamento da raça - além de que a ninhada que a sua cadela tiver só poderá ser registada se ambos os progenitores tiverem LOP. E mesmo o ter LOP não é apanágio de total conformidade com o estalão da raça e seu caracter.

Além disso, dar cachorros de raça é por vezes mais dificil do que dar srds, pela simples razão de que as pessoas a quem os damos ou são totalmente da nossa confiança ou corremos sempre o risco de que façam negocio com o dito cachorro...ou pior :(
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”