Eu confesso que não consegui ver tudo que está escrito depois da minha intervenção, mas li na 'diagonal' e vi a foto do passarinho.
Ele ainda é muito novo, não o pode soltar. Se o fizer, só para o final do verão, OK?
Os pardais apegam-se muito a nós. O meu também andava atrás de mim, dormia no meu pescoço, e quando me via, ficava doido.
Eu já criei inúmeros pássaros à mão (de várias espécies) e nenhum deles foi tão amoroso como o pardal que encontrei caído no ano passado.
Bem, o meu amiguinho (que se chamava Chiquinho) não pôde ser solto, simplesmente porque não tinha condições de voar. Ele não era uma ave normal, era doente, e não voava. Tinha as penas baças e esgarçadas. Acabou por morrer.
Uma coisa que NÃO deve fazer, na minha opinião, é juntá-lo aos seus canários. Aves silvestres transportam muitas doenças que podem passar para os seus canários e ser fatal para eles.
Vá cuidando dele e aproveitando o tempo que puder com ele. Eu tenho quatro cães caçadores de avezinhas indefesas, e quando eu queria soltar o Chiquinho, prendia-os todos nalgum lado da casa, e o pardaleco podia saltitar e andar à vontade, em liberdade. Andava atrás de mim feito um cãozinho.
Quanto aos gatos, sei que são marados, e que metem as mãos nas gaiolas para apanhar os pássaros. Nisso não tenho experiência e não posso dizer nada.
Deixe comida (sementes) para o pardal num recipiente no fundo da gaiola. Ele vai comê-las, quando chegar a hora. É interessante observar a mudança nos pássaros, à medida que vão crescendo e se tornando independentes.
Eu há poucos dias ainda alimentava um canário que comia papa para canários (de criação) humedecida. De um momento para o outro não quis mais a papa, e começou a comer sozinho. É assim que eles são.
Muitas felicidades para si e o pardal.