O Lince Ibérico

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta mai 22, 2009 5:11 pm

Fui "roubar" esta noticia a um forum aqui ao lado.
É hoje inaugurado o centro nacional do lince-ibérico
22.05.2009 - 11h11 Ana Fernandes
Hoje, em que o mundo comemora a biodiversidade, o ministro do Ambiente inaugura as instalações do centro nacional de reprodução do lince-ibérico, uma das espécies mais ameaçadas do planeta.

Na cerimónia, estarão presentes os Presidentes da empresa Águas do Algarve, Marques Ferreira, e do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade Tito Rosa, que assinarão protocolos de transferência das instalações construídas pela empresa de águas para o ICNB.

“O Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico (CNRLI) é uma medida de sobrecompensação pelos impactos da construção da Barragem de Odelouca. Este centro integrará a rede de centros de reprodução de lince da Península Ibérica, e terá capacidade para instalar 16 animais”, lembra o Ministério do Ambiente.

O Governo espera que o centro seja habitado no final do Verão, com a chegada dos primeiros animais vindos dos centros de criação em Espanha.

Associação Almargem diz que centro não chega

A associação Almargem aproveita a ocasião para sublinhar que o centro de reprodução não chega. E acusa: “A situação lamentável a que se chegou com a extinção do lince-ibérico em Portugal, fica a dever-se à incompetência dos responsáveis governamentais que, durante anos, preferiram propalar números fantasiosos acerca da população existente nomeadamente na Serra Algarvia, e nada fizeram para evitar a degradação dos habitats e o desaparecimento dos derradeiros exemplares reprodutores.”

E diz que o investimento agora feito é fruto apenas de uma imposição da União Europeia por causa da barragem de Odelouca, feita onde se supõe ser dos últimos locais no país onde o lince ocorre.
Dando como exemplo a experiência espanhola de reprodução em cativeiro, a Almargem salienta que serão necessários cinco anos para que o centro nacional estivesse em condições de libertar os primeiros animais. “Importa, no entanto, recordar que, na Andaluzia, existem já 3 centros de cria, os quais têm sido regularmente reforçados com linces acidentados, provenientes das duas populações selvagens ainda existentes (Doñana e Andújar), situação que, obviamente, não vai acontecer em Portugal”, diz a associação.

Mas o fundamental é recuperar o habitat do lince, sem o qual qualquer intervenção de repovoamento será inútil. Mas a associação lembra que as áreas mais propícias estão em coutadas de caça. “Torna-se assim imperioso iniciar desde já um programa de formação e sensibilização dos caçadores, demonstrando ao mesmo tempo que é possível conciliar a futura presença de um grande predador com a existência de uma actividade regular de caça ao coelho”.

As populações de coelho-bravo devem também ser alvo de um programa específico de recuperação, sublinham os ambientalistas.

Notícia actualizadas às 11h29
Seria interessante, na sequência do debate de ideias que se tem verificado no tópico sobre o debate da SIC , atentar nos progressos que têm sido feitos , em nome de quê e com que finalidade.
Porque nem só os cães e gatos teem direitos , ou são mais merecedores dos mesmos.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 22, 2009 5:25 pm

nicasxi Escreveu:Porque nem só os cães e gatos teem direitos , ou são mais merecedores dos mesmos.
Não concordo com esta frase. Os cães e gatos não têm direitos. São coisas, remember? Bem diferente.

Este é um país da treta, com um povo da treta, para quem a palavra conservação está associado a retorno monetário. O problema é que conservação, não está associado a retorno monetário.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano

sexta mai 22, 2009 5:53 pm

LuMaria Escreveu: Não concordo com esta frase. Os cães e gatos não têm direitos. São coisas, remember? Bem diferente.

Este é um país da treta, com um povo da treta, para quem a palavra conservação está associado a retorno monetário. O problema é que conservação, não está associado a retorno monetário.
Mas não é isso que se supõe que vai mudar?

Está a ver como a Lu já está a compreender onde quero chegar?
Os tais pequenos passinhos que são dados, são-no com os olhos postos no retorno que daí pode vir. Não é por causa dos "lindos olhos de ninguem".
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 22, 2009 6:10 pm

nicasxi Escreveu:
LuMaria Escreveu: Não concordo com esta frase. Os cães e gatos não têm direitos. São coisas, remember? Bem diferente.

Mas não é isso que se supõe que vai mudar?

Está a ver como a Lu já está a compreender onde quero chegar?
Os tais pequenos passinhos que são dados, são-no com os olhos postos no retorno que daí pode vir. Não é por causa dos "lindos olhos de ninguem".
Não confunda as coisas que são bem diferentes. E mais, neste momento os linces já têm figura legal. Problema, problema é apanhar os prevaricadores. Mas se forem apanhados acredito que a pena será bem pesada. Aí poderá responder o Fang.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça mai 26, 2009 8:56 am

Mas o fundamental é recuperar o habitat do lince, sem o qual qualquer intervenção de repovoamento será inútil. Mas a associação lembra que as áreas mais propícias estão em coutadas de caça. “Torna-se assim imperioso iniciar desde já um programa de formação e sensibilização dos caçadores, demonstrando ao mesmo tempo que é possível conciliar a futura presença de um grande predador com a existência de uma actividade regular de caça ao coelho”.

As populações de coelho-bravo devem também ser alvo de um programa específico de recuperação, sublinham os ambientalistas.
Pegando aqui nesta parte do texto colocado pela nicasxi, fico preocupada quanto a isto.

Se este projecto está a ser elaborado há já algum tempo, como é que só agora depois de inaugurado o centro se preocupam em criar um programa de formação e sensibilização dos caçadores, bem como o respectivo habitat?
Como sabemos o coelho bravo é a presa favorita do lince , não deveria ter sido já recolocada essa população?

Pensava eu que as coisas estivessem melhor encaminhadas, porque considero este projecto importante para a recolocação de uma espécie que desapareceu completamente deste país.

Espanha soma e segue com os centros de reprodução... nós ainda mal começámos :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 12:37 pm

Ainda não fui ver como se processam as coisas em Espanha, mas eles lá também metem o Lince em coutadas de caça?
nicasxi
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 2:08 pm

Penso que não. Que os introduzem em " centros de cria" .
Cá não deixa de ser preocupante. Introduzir linces em reservas de caça. E educar os caçadores.... Está bem abelha.... :roll:

— Emily Dickinson

element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta mai 27, 2009 12:06 am

Educar os caçadores :lol: vai ser dificil para não dizer impossivel, mas caçadores e não só.

Ainda há umas semanas meteram comida envenenada para atrair os cães perto de casa de uns familiares, porque ali perto há um "comedouro" de uma zona de caça.

Há dois anos, voltaram dezenas de colmeias do meu pai por duas vezes(que estão num terreno privado com autorização do proprietário) porque esta numa zona de largada e as abelhas incomodam.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta mai 27, 2009 10:37 am

Eu há muito que espero pelos linces de volta a portugal, e este centro fica dentro da minha área de trabalho, na qual contacto com muitos caçadores.

É verdade que dentro da classe dos caçadores há muito tipo de pessoas diferentes, mas não é de todo verdade que os caçadores não estão sensibilizados para as questões ambientais. Aliás, muitos dos terrenos há muito abandonados aqui nesta zona cada vez mais deserta do alentejo, só são cultivados porque os caçadores o fazem... é verdade que o fazem para alimentar a caça que mais tarde esperam abater, mas estas peças de caça servem de alimento a muitos animais acima deles na cadeia alimentar.
o mês passado, fui para uma zona em trabalho, que esta abrangida por uma zona de caça associativa e ao lado por uma zona de caça turistica... passei o dia todo com o responsável pela zct, e fiquei muito contente com o que vi... nesta zona de caça são vendidas esperas a javalis, nas noites de lua, em palanques. Em conversa fiquei a saber que além deste tipo de caça ( altamente selectivo nas peças abatidas), só os responsáveis e alguns convidados caçam de salto ( ou seja a especies menores como a perdiz e o coelho). Fiquei a saber também que nas armadilhas os predadores abatidos são as raposas e os sacarrbos, animais como os texugos, quando aparecem são recolocados. A caça de javalis com matilhas pura e simplesmente não é feita porque os responsáveis não querem que se pratique o abate indiscriminado... e existe nidificação de uma especie rara de aguias nesta zona que é acompanhado pelo icn.
Em zonas de caça assim, ordenadas em que existe efectivamente uma preocupação na gestão das populações, que é gerida por pessoas formadas e sensiveis às questões ambientais os linces podem perfeitamente ser recolocados... claro que existe sempre a sombra do furtivismo, e para mais quando os terrenos não têm delimitações fisicas, também temos de ter em conta o enorme valor genetico de cada um destes animais, mas sinceramente o lugar do lince é em liberdade, e deve ser esse o objectivo máximo de programas de reprodução.

Quanto aos problemas gerados por portadores de licenças de uso e porte de armas de caça, devem ser sempre denunciados, mas não se pode simplesmente transpor para toda uma classe o comportamento de alguns.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
LuMaria
Membro Veterano

quarta mai 27, 2009 12:17 pm

Reparem nesta Noticia em Espanha. O Ser Humano não presta mesmo. Ainda não percebi porque se vão buscar comparações destas :roll:

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=62
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta mai 27, 2009 12:31 pm

LuMaria Escreveu:Reparem nesta Noticia em Espanha. O Ser Humano não presta mesmo. Ainda não percebi porque se vão buscar comparações destas :roll:

O desespero, a desacreditação e falta de argumentos faz com que se utilizem comparações sem comparação ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta mai 27, 2009 1:09 pm

:o :o :o :evil: Esta Igreja, não, definitivamente! Tudo lhes serve... :evil:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
nicasxi
Membro Veterano

quarta mai 27, 2009 1:18 pm

É uma campanha... Não me vou pronunciar sobre o tema e a finalidade da campanha.
Mas Lu , por acaso lembrei-me agora de uma outra comparação desta vez de um "defensor" dos direitos dos animais. O polémico Peter Singer .
Então este senhor filósofo dos nossos tempos, acha que a vida humana tem valor. Inegavel. Mas uma vida animal tem mais valor que um humano com deficiência profunda. Justifica ele que um animal sente dor e um incapacitado mental ou motor não tem essa capacidade.
....
Lá fomos nós ( eu ... pronto :oops: :oops: ) desviar o assunto.

— Emily Dickinson

LuMaria
Membro Veterano

quarta mai 27, 2009 5:28 pm

nicasxi Escreveu:É uma campanha... Não me vou pronunciar sobre o tema e a finalidade da campanha.
Mas Lu , por acaso lembrei-me agora de uma outra comparação desta vez de um "defensor" dos direitos dos animais. O polémico Peter Singer .
Então este senhor filósofo dos nossos tempos, acha que a vida humana tem valor. Inegavel. Mas uma vida animal tem mais valor que um humano com deficiência profunda. Justifica ele que um animal sente dor e um incapacitado mental ou motor não tem essa capacidade.
....
Lá fomos nós ( eu ... pronto :oops: :oops: ) desviar o assunto.
A minha opinião não sería bem vinda neste assunto. Acredite. É um excelente tema de debate, mas para tertulia, não para arca :wink:
Native Escreveu:O desespero, a desacreditação e falta de argumentos faz com que se utilizem comparações sem comparação ;)
Abomino burrice Native :|
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta mai 28, 2009 9:23 am

LuMaria Escreveu:Reparem nesta Noticia em Espanha. O Ser Humano não presta mesmo. Ainda não percebi porque se vão buscar comparações destas :roll:

Querem chamar a atenção para um determinado problema que consideram grave, mas a comparação não deixa de ser infeliz...e sem sentido, francamente.

O responsável da CEE manifestou-se igualmente contra a utilização do preservativo em África para o combate da SIDA por considerar que o uso deste método preventivo propicia a promiscuidade.
Esta parte do texto é que eu considero gravissima! Sabendo o que se passa em Africa com a Sida estas palavras são um atentado a quem morre diáriamente vitima dessa doença e sem direito a medicamentos por serem demasiado caros.... Enfim... por vezes não entendo estas contradições.
Penso que existe um mundo cor de rosa para alguns, onde não cabem estas realidades actuais! Só pode!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”