Gato fazendo cocô no sofá
Moderador: mcerqueira
Bom dia a todos!
Se alguém passou pela mesma situação e conseguiu solucionar, por favor me ajude!
Adotei um gatinho, ele tem 2 anos hoje.
Sempre fez as necessidades na caixa de areia, nunca deu trabalho.
A algum tempo começou "vez ou outra" a fazer cocô no meu sofá.
Detalhe, ele dorme no sofá... Sempre coloco uma toalha no local para que ele durma e, por exemplo, hoje de manhã, eu acordei e´notei a toalha toda embolada... dito e feito...tinha feito cocô !!.
Não sei mais o que fazer.
Não há problema com xixi, este ele sempre fez e faz na caixa.
Não deixo a caixa de areia suja, estou sempre limpando.
O problema é que sempre que ele faz a arte, eu não estou lá pra dar um bronca.
Se alguem puder me ajudar, serei imensamente grata.
Abraços,
Se alguém passou pela mesma situação e conseguiu solucionar, por favor me ajude!
Adotei um gatinho, ele tem 2 anos hoje.
Sempre fez as necessidades na caixa de areia, nunca deu trabalho.
A algum tempo começou "vez ou outra" a fazer cocô no meu sofá.
Detalhe, ele dorme no sofá... Sempre coloco uma toalha no local para que ele durma e, por exemplo, hoje de manhã, eu acordei e´notei a toalha toda embolada... dito e feito...tinha feito cocô !!.
Não sei mais o que fazer.
Não há problema com xixi, este ele sempre fez e faz na caixa.
Não deixo a caixa de areia suja, estou sempre limpando.
O problema é que sempre que ele faz a arte, eu não estou lá pra dar um bronca.
Se alguem puder me ajudar, serei imensamente grata.
Abraços,
Boa tarde...
Regra geral os gatos não fazem as necessidades fora da caixinha... se fosse o xixi poderia ser uma caso de marcação... mas sendo cócó, já reparou se as fezes são normais?
Não será diarreia e o gatinho não tem tempo de ir ao WC..?
Notou algum sangue? ou vermes?
Penso que deve levar o gatinho a um veterinário para que ele possa verificar se está tudo bem e assim perceber o que possa estar a acontecer...
Regra geral os gatos não fazem as necessidades fora da caixinha... se fosse o xixi poderia ser uma caso de marcação... mas sendo cócó, já reparou se as fezes são normais?
Penso que deve levar o gatinho a um veterinário para que ele possa verificar se está tudo bem e assim perceber o que possa estar a acontecer...
Obrigada por responder!pathelen Escreveu:Boa tarde...
As fezes são firmes, nunca apresentou diarréia.
Não há sangue e nem vermes.
Será que ele que chamar atenção?
Ele é muito carente, quando estou em casa vive grudado em mim, me segue pela casa toda.
Se alguém tiver mais alguma dica do que possa ser, agradeço!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm
Deve ir a um Vet. Tenho um gatinho cá em casa que faz cócó em cima da cama, no sofá, em qualquer sitio da casa, mas se tiver fechado na cozinha não faz nada.
Foi-lhe diagnosticado um problema comportamental e vai começar o tratamento ainda esta semana.
O seu menino pode estar stressado com alguma coisa ou pode ser outro problema de saúde, convém ir ao Vet
Foi-lhe diagnosticado um problema comportamental e vai começar o tratamento ainda esta semana.
O seu menino pode estar stressado com alguma coisa ou pode ser outro problema de saúde, convém ir ao Vet

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus
Ele só faz no sofá?
Secalhar o melhor é deixar a sala fechada por uns tempos, pode ser que ele perca esse vício...
Realmente é estranho.
Os gatos também marcam território com fezes mas geralmente são acompanhadas de xixi e não me parece que seja o caso.Esse gato precisa de atenção, deve estar stressado.Já pôs a hipótese de lhe arranjar um amigo? Um outro gato?
Secalhar o melhor é deixar a sala fechada por uns tempos, pode ser que ele perca esse vício...
Realmente é estranho.
Os gatos também marcam território com fezes mas geralmente são acompanhadas de xixi e não me parece que seja o caso.Esse gato precisa de atenção, deve estar stressado.Já pôs a hipótese de lhe arranjar um amigo? Um outro gato?
<p class="fr">"Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada."</p>
<a class="autor" href="http://www.pensador.info/autor/Anatole_France/">Anatole France</a>
<a class="autor" href="http://www.pensador.info/autor/Anatole_France/">Anatole France</a>
É melhor levá-lo ao vet, pois não é normal eles fazerem as necessidades fora do caixote. Pelo sim, pelo não experimente, como já foi aqui dito mudar-lhe o sítio de dormir.
<p>" A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-á vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-á vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
olá,
eu tinha uma gatinha que a partir dos 10 anos de idade começou a fazer coco na cama dos meus pais...só ali!!
O vet disse que podia ser falta de atençao ( complemtanete impossivel no nosso caso...porque ela era suuuuuuuuuper mimadinha) eles por vezes ( muito raramente) fazem dessas.... pode ir falar com o vet. A mim recomendaram-me colocar um sprai proprio para gatos.
Atençao, houve alguma mudança na vida do gatinho? às vezes a mais pequena mudança de rotina numa casa pode trazer conseuqencias a nivel do comportamento.
cumps
eu tinha uma gatinha que a partir dos 10 anos de idade começou a fazer coco na cama dos meus pais...só ali!!
O vet disse que podia ser falta de atençao ( complemtanete impossivel no nosso caso...porque ela era suuuuuuuuuper mimadinha) eles por vezes ( muito raramente) fazem dessas.... pode ir falar com o vet. A mim recomendaram-me colocar um sprai proprio para gatos.
Atençao, houve alguma mudança na vida do gatinho? às vezes a mais pequena mudança de rotina numa casa pode trazer conseuqencias a nivel do comportamento.
cumps
Bom dia amigos!
Primeiramente quero agradecer a todos pela atenção!
Realmente estou acreditando que deva ser um problema emocional.
Ele é muito apegado a mim e em minha casa somos eu e meu filho.
Quando saio para trabalhar, ele fica sozinho em casa. Não trabalho o dia inteiro, mas percebo que ele sente.
Quando estamos em casa eu mimo muito ele, chamo ele de meu bebê, e ele fica o tempo todo atrás de mim, onde eu estou lá está ele.
No momento o que estou fazendo é colocar uma folha de madeira em cima do sofá para que ele não tenha como fazer a necessidade alí.
Gostaria de saber a respeito do spray que mencionaram, qual o nome?
Muito obrigada e ótima semana a todos!
Logo mais tento postar um foto do meu bebezinho!!
Primeiramente quero agradecer a todos pela atenção!
Realmente estou acreditando que deva ser um problema emocional.
Quando saio para trabalhar, ele fica sozinho em casa. Não trabalho o dia inteiro, mas percebo que ele sente.
Quando estamos em casa eu mimo muito ele, chamo ele de meu bebê, e ele fica o tempo todo atrás de mim, onde eu estou lá está ele.
No momento o que estou fazendo é colocar uma folha de madeira em cima do sofá para que ele não tenha como fazer a necessidade alí.
Gostaria de saber a respeito do spray que mencionaram, qual o nome?
Muito obrigada e ótima semana a todos!
Logo mais tento postar um foto do meu bebezinho!!

-
- Membro
- Registado: segunda out 20, 2008 9:41 am
- Localização: Buffy, Kiara, Timon, Simba e os restantes animais dos meus pais e sogros
Não sei o nome do spray, mas se for a uma casa de artigos para animais eles informam. Já comprei um que era repelente para gatos, inodoro para mim, mas desagradável para o gato e usei-o por causa das afiadelas de unhas no sofá. Uma coisa que os gatos não gostam é de cheiro de laranja. Uma casca de laranja no local pode ajudar. Tenho uma gata de 8 anos, a Buffy, que sempre morou sozinha. Kd eu saía ela ficava só e andava mto angustiada, sendo super dependente de mim. Se demorava mais só queria mimos e colo e miava desesperadamante kd me via. Sentia-se só e deprimida. às vezes partia coisas e chegou a fazer xixi à entrada da caixa.
Depois de posta de lado a hipótese de um problema de saúde, conclui que o problema era emocional, o que considero ser o caso do seu gato. Resolvi o problema com novos gatinhos bebés que agora são os seus filhos adotivos, até os deixa mamar a brincar...
[/img]
Depois de posta de lado a hipótese de um problema de saúde, conclui que o problema era emocional, o que considero ser o caso do seu gato. Resolvi o problema com novos gatinhos bebés que agora são os seus filhos adotivos, até os deixa mamar a brincar...
[/img]
Bom diaGikaCat Escreveu: Realmente estou acreditando que deva ser um problema emocional.
Recortei este pedaço de seu post porque me parece que ele é fundamental.
Em minha opinião seu gatinho está deprimido... Você deve saber que apesar de gato ser animal solitário, ele é um passeante, um vagabundo do bem. Então em essa vagabundagem ele adora conviver e se possivel se relacionar com outros felinos e voltar para seu canto sempre que bem lhe apetece. Porém animal fechado em um apartamento sofre de solidão e começa a apresentar alguns comportamentos diferentes do normal.
Não que ele queira, mas porque a sua solidao nao lhe permite mover-se com a naturalidade que seu meio natural lhe permitiria.
Ele sente essa solidao... se voce poder dá uma companhia para ele. adopta outro gatinho e você apresenta eles com calma e logo mais você vai notar a diferença em seu animal... todos esses erros que relata vão desaparecer e você vai adorar ter outro gatinho também.
Me perdoem se me alonguei nas palavras, mas esse é um assunto deveras importante e desafiador.
Olá Carol,
Realmente, apesar de sempre dizerem que os gatos não são como cães e que ficam sozinhos em casa sem problema algum, definitivamente sei que isto não cabe ao meu gatinho.
Hoje por exemplo, ao sair de casa, olhei para ele e, é de cortar o coração a carinha que ele faz, estou me sentindo culpada por esta situação. Pensei em pegar um irmãozinho pra ele, mas o problema em parte é financeiro, pois sei que vai ser difícil manter os dois entende? Esses dias ele teve um probleminha, levei-o ao veterinário e estou tratando, era um fungo. Troquei a ração também por uma melhor e mais cara e fico imaginando se fossem dois gatos. Eu adoro gatos e se minha situação permitisse teria muitos em casa, mas não adianta tê-los e não poder dar a eles o básico. Agora tenho que dar as vacinas e vermifugar e estou esperando um pouquinho, pois gastei bastante este mês.
Sempre que estou em casa, procura dar mais atenção a ele e quando a carência aperta deixo ele dormir comigo. Quando estamos juntos ele brinca bastante, gosta de correr e pular em cima de mim.
Acredito que até o final do ano, as coisas melhorem um pouco mais, ai sim terei condições de pegar um irmãozinho pra ele.
Muito obrigada pela palavras de orientação Carol!
Se antes eu tinha dúvidas, hoje não tenho mais e sei que meu gatinho precisa urgentemente de um irmãozinho.
Abraços,
Giovana
Realmente, apesar de sempre dizerem que os gatos não são como cães e que ficam sozinhos em casa sem problema algum, definitivamente sei que isto não cabe ao meu gatinho.
Hoje por exemplo, ao sair de casa, olhei para ele e, é de cortar o coração a carinha que ele faz, estou me sentindo culpada por esta situação. Pensei em pegar um irmãozinho pra ele, mas o problema em parte é financeiro, pois sei que vai ser difícil manter os dois entende? Esses dias ele teve um probleminha, levei-o ao veterinário e estou tratando, era um fungo. Troquei a ração também por uma melhor e mais cara e fico imaginando se fossem dois gatos. Eu adoro gatos e se minha situação permitisse teria muitos em casa, mas não adianta tê-los e não poder dar a eles o básico. Agora tenho que dar as vacinas e vermifugar e estou esperando um pouquinho, pois gastei bastante este mês.
Sempre que estou em casa, procura dar mais atenção a ele e quando a carência aperta deixo ele dormir comigo. Quando estamos juntos ele brinca bastante, gosta de correr e pular em cima de mim.
Acredito que até o final do ano, as coisas melhorem um pouco mais, ai sim terei condições de pegar um irmãozinho pra ele.
Muito obrigada pela palavras de orientação Carol!
Se antes eu tinha dúvidas, hoje não tenho mais e sei que meu gatinho precisa urgentemente de um irmãozinho.
Abraços,
Giovana
-
- Membro
- Registado: segunda out 20, 2008 9:41 am
- Localização: Buffy, Kiara, Timon, Simba e os restantes animais dos meus pais e sogros
Manter dois gatinhos fica sem dúvida mais caro do que um, mais ração, areia... as consultas no vet, pelo menos no que costumo levar os meus cá em Bragança, ficam mais baratas se for mais do que um gatinho...
Até poder dar uma companhia ao seu gatinho, compense-o pelo tempo que passa só com mimos extra. Pode tbm arranjar-lhe uns brinquedos de que ele goste pra se entreter...
Até poder dar uma companhia ao seu gatinho, compense-o pelo tempo que passa só com mimos extra. Pode tbm arranjar-lhe uns brinquedos de que ele goste pra se entreter...
Meu gatinho está fazendo cocô fora da cixa. Ele tem feito num canto da cozinha onde eu costumo ficar toda a manha preparando o café! Ele já fez xixi, que niterpretei como marcação, mas também vem fazendo cocô! Ele já tinha feito cocô outras vezes dentro do tanque, e se eu deixar a porta aberta, de noite ele faz dentro do box!!!!!
Pelo que vocês estão conversando aqui, parece que é algo emocional... Será que meu gatinho está solitário? Será estress? Será falta de uma fêmea? Ou falta de companhia? Aqui em casa somos eu e meu marido. Ele sai cedo de manha e so retorna à noite. Eu fico pouco em casa também, pois estudo e durante o dia todo.
Será que uma gatinha resolveria o problema?
Obrigada!
Pelo que vocês estão conversando aqui, parece que é algo emocional... Será que meu gatinho está solitário? Será estress? Será falta de uma fêmea? Ou falta de companhia? Aqui em casa somos eu e meu marido. Ele sai cedo de manha e so retorna à noite. Eu fico pouco em casa também, pois estudo e durante o dia todo.
Será que uma gatinha resolveria o problema?
Obrigada!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
NUNCA a falta duma fêmea até porque os animais não têm as noção da necessidade sexual fazer parte de si mesmos! Reproduzem-se pela sua Natureza de serem portadores de orgãos reprodutivos e nada mais que isto...!fgueiros Escreveu: Será falta de uma fêmea? Ou falta de companhia?
Falta duma companhia, SIM, pode muito bem ser!
Agora, para quem os gatinhos dum momento para o outro e alguns até ao fim de Anos, possam começar a defecar pela casa, móveis, etc... pode SIM ser por alteração comportamental; seja por falta de atenção, falta de companhia; seja dos donos ou de outro felino, mas ter em atenção, SEMPRE, que essa alteração comportamental também pode advir dum possível problema de saúde!!! Como tal, nada como levar o animal a um Veterinário para uma avaliação!!!
Quem tem gatos em regime de "porta aberta para o exterior" e virem dormir a casa, vulgo; em liberdade condicionada, acontece em muitos deles este comportamento; o de fazerem as necessidades em qualquer local da casa, como uma manifestação de desagrado por lhes terem fechado as portas á liberdade, nem que só por algumas horas.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>