Camaleão - Ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
scjp
Membro
Registado: sábado mai 09, 2009 7:38 pm

quinta mai 28, 2009 1:59 pm

Boas
A minha camaleoa está a comer entre 25 a 30 insectos por dia(grilos e tenébrios)e mais que fosse. Não será muito?
Quando já ñ tem mais insectos dentro do recipiente onde os coloco, come as folhinhas das plantas naturais. Anda sempre á caça de mais alimento.

Com o seu crescimento começo a ter duvidas se será mesmo uma fêmea.
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

quinta mai 28, 2009 4:18 pm

A regra quase geral que aprendi para os répteis é dar tudo o que quiserem comer. Não sei se com camaleões é igual. Quanto às plantas, é normal, já li que esses camaleões podem comer matéria vegetal também.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta mai 28, 2009 6:56 pm

não te preocupes se o camaleao nao quiser comer pára..preocupa-te em manter sempre disponivel
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta mai 28, 2009 8:03 pm

rglove Escreveu:A regra quase geral que aprendi para os répteis é dar tudo o que quiserem comer. Não sei se com camaleões é igual. Quanto às plantas, é normal, já li que esses camaleões podem comer matéria vegetal também.
Não é bem assim do dar tudo o que quiserem comer em répteis. No caso particular das cobras, há umas que comem sempre e outras que são regulares e ainda outras que quase nunca comem. Se fosse a dar sempre, as minhas viravam obesas. No caso particular dos camaleões, podem comer insectos mais calóricos que outros, e uma porção vegetal/fruta maior ou menor. Desde que a dieta seja regrada, não há problema em principio de fornecer mais comida, mas a questão não é linear. Portanto, podemos dar um X de insectos e um X de alimentos de outra ordem e esperar que os coma, em vez de fornecer primeiro insectos e depois, por exemplo, fruta. Para além disso, não sabemos que tipo de plantas tem no terrário para o camaleão comer. Espero que não sejam ficus...
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
scjp
Membro

quinta mai 28, 2009 8:17 pm

Não tenho a Ficus benjamina se é a esse que te referes.
Tenho uma schefflera e duas ficus pumila que é essas que a camaleoa come, pois as folhas são tenrinhas
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quinta mai 28, 2009 11:07 pm

scjp Escreveu:Não tenho a Ficus benjamina se é a esse que te referes.
Tenho uma schefflera e duas ficus pumila que é essas que a camaleoa come, pois as folhas são tenrinhas
Eu tenho tb a pothos, encontras pelo nome Scindapsus, como é uma trepadeira corta-se uma ponta e coloca-se numa garrafa com água mas não dura muito tempo que ele morde-a toda à bruta. As scheffleras são bonitas e crescem muito mas as folhas não aguentam um adulto e partem-se. Em relação a beber, apesar de borrifar uma vez por dia, o meu tb bebe no bebedor de roedores mas nem todos são assim.
Última edição por Apalone em quinta mai 28, 2009 11:11 pm, editado 1 vez no total.
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

quinta mai 28, 2009 11:11 pm

Psynapse Escreveu:
rglove Escreveu:A regra quase geral que aprendi para os répteis é dar tudo o que quiserem comer. Não sei se com camaleões é igual. Quanto às plantas, é normal, já li que esses camaleões podem comer matéria vegetal também.
Não é bem assim do dar tudo o que quiserem comer em répteis. No caso particular das cobras, há umas que comem sempre e outras que são regulares e ainda outras que quase nunca comem. Se fosse a dar sempre, as minhas viravam obesas. No caso particular dos camaleões, podem comer insectos mais calóricos que outros, e uma porção vegetal/fruta maior ou menor. Desde que a dieta seja regrada, não há problema em principio de fornecer mais comida, mas a questão não é linear. Portanto, podemos dar um X de insectos e um X de alimentos de outra ordem e esperar que os coma, em vez de fornecer primeiro insectos e depois, por exemplo, fruta. Para além disso, não sabemos que tipo de plantas tem no terrário para o camaleão comer. Espero que não sejam ficus...
O que quis dizer foi quando dar insectos, dar tudo o que o animal quiser comer, isto não se aplica a cobras. Se reparares escrevi regra quase geral. É lógico que ninguém vai pensar dar larvas da cera em grande quantidade, são muito gordas. Deve-se fazer uma dieta equilibrada e o que tenho visto, pelo menos com os geckos é dar tudo o que o gecko quiser em 15 minutos ou meia hora.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
scjp
Membro

sexta mai 29, 2009 1:01 pm

Apalone Escreveu:
scjp Escreveu:Não tenho a Ficus benjamina se é a esse que te referes.
Eu tenho tb a pothos, encontras pelo nome Scindapsus, como é uma trepadeira corta-se uma ponta e coloca-se numa garrafa com água mas não dura muito tempo que ele morde-a toda à bruta. As scheffleras são bonitas e crescem muito mas as folhas não aguentam um adulto e partem-se. Em relação a beber, apesar de borrifar uma vez por dia, o meu tb bebe no bebedor de roedores mas nem todos são assim.
Obrigado :)
Em principio vou retirar as plantas articficiais e colocar umas pothos para entrelaçar nas lianas. Quanto á scheffera por enquanto ainda ñ se partiu.
Recentemente também coloquei um bebedor de roedores, ela vê a gota de água e vai lá com a lingua, já o fazia quando tinha os copos de plástico com um furinho a pingar agua.

Sei que já vi em algum sitio a fruta que o camaleão pode comer mas ñ me recordo onde. Axo que o camaleão comia maça :?
Podiam-me informar que alimento sem ser os insectos podem comer.
Obrigado :D
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado mai 30, 2009 9:37 pm

rglove Escreveu: O que quis dizer foi quando dar insectos, dar tudo o que o animal quiser comer, isto não se aplica a cobras. Se reparares escrevi regra quase geral. É lógico que ninguém vai pensar dar larvas da cera em grande quantidade, são muito gordas. Deve-se fazer uma dieta equilibrada e o que tenho visto, pelo menos com os geckos é dar tudo o que o gecko quiser em 15 minutos ou meia hora.
Deve também ter reparado que o/a user em questão é tudo menos experiente, pelo que dizer que é uma regra quase geral, é o mesmo quase que dizer: é isto. Além disso, se a user nem sabe o que o camaleão pode comer para além de insectos, não me admirava que lhe desse larvas quase todos os dias com os grilos. Portanto, precisamos de dar redobrada atenção às palavras quando a responder a iniciados.

scjp: normalmente pode-se dar os mesmos vegetais que as iguanas, mas em poucas porções. A alimentação em período de crescimento, ou seja, dos 0-6 meses, deverá ser dada em 2 vezes, normalmente e este número é apenas médio, 10 insectos de tamanho correcto. As hibiscus normalmente são bem toleradas pelos camaleões como flora mordida no terrário.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Souzza
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:05 pm

sábado mai 30, 2009 11:53 pm

"Dieta: Os camaleões comem quase exclusivamente alimentos vivos, sendo que por vezes identificam insectos mortos como alimento. Esta facto verifica-se porque reagem essencialmente ao movimento. Como grande parte de exemplares do Género estes são essencialmente insectívoros, apesar de por vezes mordiscarem certos vegetais como pedaços de maçã e folhas. Aquando atingem o seu estado maduro e após períodos em que o alimento escasseia, estes podem identificar pequenos roedores como alimento, no entanto este alimento é desaconselhado dado ser de dificuldade muito elevada na digestão, devido aos diversos tipos de ácidos e estruturas como ossos. Os calyptratus ingerem praticamente todo o tipo de insectos em que conseguírem colocar o olhar, sendo que a base da sua alimentação são grilos. Em cativeiro é necessário facultar o máximo tipo de insectos possível de forma a que estes tenham acesso aos mais variados níveis de componentes constituintes dos mesmos, no entanto será necessário complementar a sua alimentação com suplementos."

in Tealife [Care Sheet] Chamaeleo Calyptratus

<strong />
zord
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 2:01 pm

domingo mai 31, 2009 1:52 am

posta mais fotos para vermos o bichinho como esta e a sua evoluçao.
scjp
Membro

terça jun 02, 2009 12:22 pm

Obrigada :D
Deixo algumas fotos

O terrário
ImagemImagemImagem

Na muda da pele
Imagem

Depois da muda
ImagemImagem

A comer
ImagemImagem

ImagemImagem

Cumps
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça jun 02, 2009 1:32 pm

Boas, gostei, estéticamente está muito agradável! Só uma pergunta, ele tem fácil acesso á lampada de uv? Consegue estar estável por baixo dela? Se calhar se pusesses mais uma liana a passar por ali facilitavas-lhe o acesso. Boa sorte e cumps!
scjp
Membro

terça jun 02, 2009 1:46 pm

JaimeSousa Escreveu:Boas, gostei, estéticamente está muito agradável! Só uma pergunta, ele tem fácil acesso á lampada de uv? Consegue estar estável por baixo dela? Se calhar se pusesses mais uma liana a passar por ali facilitavas-lhe o acesso. Boa sorte e cumps!

Obrigada.... e sim ela tem acesso á lampada uvb é uma tubular que está atras e tem uma liana por baixo, a outra mais á frente é a spot repti sun que daki a um mes ou dois vou trocar por uma de ceramica.
Entretanto vou modificando, quero trirar algumas plantas artificiais e colocar uns Pothos e umas hibiscus.
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça jun 02, 2009 1:50 pm

scjp Escreveu:
JaimeSousa Escreveu:Boas, gostei, estéticamente está muito agradável! Só uma pergunta, ele tem fácil acesso á lampada de uv? Consegue estar estável por baixo dela? Se calhar se pusesses mais uma liana a passar por ali facilitavas-lhe o acesso. Boa sorte e cumps!

Obrigada.... e sim ela tem acesso á lampada uvb é uma tubular que está atras e tem uma liana por baixo, a outra mais á frente é a spot repti sun que daki a um mes ou dois vou trocar por uma de ceramica.
Entretanto vou modificando, quero trirar algumas plantas artificiais e colocar uns Pothos e umas hibiscus.
Ah Ok! Fazes bem em por plantas naturais (desde que seguras para o camaleão), fica mais bonito e ajuda a subir a humidade. Cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”