Gatinha que faz xixi na MINHA cama

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Litoufud
Registado: sábado mai 30, 2009 4:13 am

sábado mai 30, 2009 4:39 am

Ola!!
Estou com um problemao e espero que alguem possa me ajudar.

A minha gatinha Punky foi abandonada na garagem do predio e eu acabei ficando com ela. Ela tem 5 meses e esta comigo ha 2. Ela sempre faz xixi no meu edredom e do meu lado da cama (fui eu que a resgatei), mia muito, eh extremamente carente e graças a mim mimada. Fico imaginando que por ser muito carente e sempre fazer xixi qdo estou no quarto mas acupada com outra coisa, seja tipo "EI ME DE ATENÇAO", mas ja ouvi dizer que qdo o gato ama muito uma coisa ou pessoa ele faz xixi em cima.

Qdo ela faz isso uso o borrifador e coloco de castigo na lavanderia, mas hoje eu ja tinha feito isso mas pq ela subiu na mesa e comeu a comida do meu prato. Nao sei se ela esta fazendo essas coisas por pirraça (pq ela eh muito pirracenta), se por carencia, se eh demonstraçao de carinho ou algum problema, so sei que a situaçao esta ficando insustentavel...

Mes que vem vou leva-la ao veterinario mas ja queria ter uma ideia do que acontece.

Brigadao!!! :?
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo mai 31, 2009 11:42 am

A gatinha deve miar imenso e fazer esses xixis por estar com cio.
Claro que deve levá-la ao vet e descartar outras possibilidades mas, esterilizar deve ser uma opção muito valida.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 31, 2009 1:19 pm

Litoufud Escreveu: (...)mas ja ouvi dizer que qdo o gato ama muito uma coisa ou pessoa ele faz xixi em cima.
Demarcam coisas, SIM, para que outros eventuais felinos fiquem a saber que aquele território é dele e só dele :P ! Quanto a demarcar nas pessoas... bem, isso não é regra mas sim excepção!

Tal como a Lagutrop disse, mande castrar a gatinha e ao ir ao Vet para a castração, ele já lhe faz um exame para ver se será ou não, outra qualquer anomalia.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

segunda jun 08, 2009 10:43 pm

Bem.. primeiro decidi responder aqui neste tópico, porque não achei necessário abrir outro com este assunto...

A kiara nunca fez xixi sem ser na caixa de areia.
Hoje fez num puff que eu tenho no quarto, mas o que me pareceu uma quantidade grande (sinceramente não tenho muito a noçao, porque ela costuma fazer na areia).

Antes de ser castrada (com poucos meses) chegou a fazer xixi no mesmo puff, duas vezes. Mas depois nunca mais o fez até agora, vai fazer em Agosto 3 anos.

Como alguns devem saber é a primeira gata (e única) que eu tenho, e muito do que aprendi sobre eles foi aqui no forum, antes de depois de a adoptar :)

Marcação de território (pelo que percebi algumas gatas também o fazem) não fará muito sentido... uma vez que é castrada e não vivem outros animais em casa. A quantidade de urina pareceu-me bastante para ser apenas "marcação de território" (se posso chamar assim).

Também pensei que tendo o puff bolinhas de esferovite por dentro ela poderia ter confundido com a areia :? será? é porque o puff sempre teve no mesmo sitio desde que ela vive connosco, e ela sempre teve acesso a toda a casa sem restrições.
Mas então porque não o fez antes?

Outra coisa... (desculpem o texto tão grande :oops: ), ela costuma dormir várias vezes nesse puff :? mais uma vez, e pelo que li aqui no fórum, isso não é um comportamento nada frequente nos gatos, urinarem onde dormem frequentemente.

O meu receio é que ela volte a repetir... Há alguma coisa que possa fazer para evitar que ela tenha o mesmo comportamento? (agora só me lembro das cascas dos citrinos :| )
Existe alguma explicação para ela o ter feito?

Desculpem, mais uma vez, o tamanho do texto mas a minha experiência não é muita, e o que vou aprendendo é apenas com a Kiara :wink:

Obrigada
<strong>Susana</strong>
itait
Membro Júnior
Registado: quarta mai 20, 2009 7:59 pm

segunda jun 08, 2009 10:58 pm

Boa noite a todos,

pela experiencia que tenho com gatinhos, penso que esse comportamento seja mesmo para marcar território e por pirraça ao mesmo tempo. Posso não estar certa, é claro, mas os gatos são animais muitissmo inteligentes e quando fazem algo, lá têm as suas razões. :wink: Por exemplo, a minha gata Marta que tem cerca de 12 anos sempre se portou bem e foi muito asseada, mas desde que eu trouxe o rufia do meu Tommy cá para casa... está mais rabugenta que nunca e só faz xixi no bidé e cócó no chao da casa de banho! :roll: Quando tenho visitas estou sempre de nariz em pé à espera da indiscreta fragrancia para me apressar a limpar!! :? Este comportamento da Marta está associado à pirracinha, pois sempre foi a rainha do lar. A caixa de areia está limpinha e tudo, mas a madame gosta é de fazer conforme quer!!!

A castração é muittissimo importante e aconselho a fazê-la, mas se fosse do ciu a gatinha faria "esguichos" de xixi por todo o lado e não num só local. Uma gatinha da minha avó quando tinha o ciu fazia xixi por toda a casa como um gato macho para marcar o territorio.
susinha
Membro

terça jun 09, 2009 7:00 pm

Bem... hoje fui trabalhar, qdo cheguei a casa e fui ver o puff, estava outra vez com xixi da Kiara. A minha mãe tinha acabado de o por (nem fazia 30min, segudo ela), depois de o lavar e assim.

O que acham que poderá ser?? Mais uma vez a quantidade pareceu-me grande para ser apenas marcação de território...

Obrigada
<strong>Susana</strong>
itait
Membro Júnior
Registado: quarta mai 20, 2009 7:59 pm

terça jun 09, 2009 7:10 pm

Susinha... experimente guardar o puff num local da casa a que a gatinha não tenha acesso para ver o que ela faz... :|
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 09, 2009 7:19 pm

susinha Escreveu:Bem... hoje fui trabalhar, qdo cheguei a casa e fui ver o puff, estava outra vez com xixi da Kiara. A minha mãe tinha acabado de o por (nem fazia 30min, segudo ela), depois de o lavar e assim.

O que acham que poderá ser?? Mais uma vez a quantidade pareceu-me grande para ser apenas marcação de território...

Obrigada
Tive um meu guardado por 3 Anos ao ponto de me esquecer que o tinha :P Por fim a gata esqueceu-se do que fazia 3 anos antes :wink: e cá anda ele em uso novamente.

Eu acho que o enchimento que lhes colocam, por vezes, aquando em armazém, devem andar a levar umas valentes "borrifadelas" de gatos machos... e quando estes Pufs "invadem" o território do gato da casa, pimmmmmmmmmba e vai disto :twisted: :P :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
susinha
Membro

terça jun 09, 2009 7:24 pm

Pois é isso que me faz confusão... é porque o puff sempre cá esteve, ainda antes da Kiara vir cá para casa, e sempre no mesmo sitio...

Estranho :?
<strong>Susana</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”