Dúvida Cobra

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

zord
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 2:01 pm

sábado mai 30, 2009 12:35 pm

Boas tenho uma Yellow Rat Snake com cerca de 70cm comprei-a +/- com 60cm e gostava que me tirassem umas duvidas.

1º Como posso fazer "para acelerar" o seu crescimento. Obviamente com processos naturais e como se fosse na natureza, como por exemplo alimentar 2 ratos em vez de um ou em menos espaço de tempo ou presas maiores.

2º Outra coisa.. ela tem 1.4cm de diamentro, é normal para os seus 70cm ou e pouco? Ja agora o quê que tem efeito no seu diametro, a alimentação ou o factor "tempo"? O que posso fazer para ela ficar mais robusta por assim dizer.

3º E por fim gostava de saber como posso activar o seu instinto constritor? sei que são especies não contritoras mas pensei por exemplo em desperta-la dando alimento vivo mas tenho receio que a magoem.

So quero o bem para a minha menina e o que me despertou estas duvidas foi o facto de ver minhocas mas piqenas doque a minha mas mais robustas fiqei logo a pensar que ou eu n a estou a tratar bem ou de onde ele veio era pouco alimentada.

Imagem

Obrigado
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado mai 30, 2009 12:48 pm

Então tens uma Yellow rat snake (Elaphe obsolete quadrivittata) que se pode confundir em cria com uma orange rat snake ou everglades rat snake (Elaphe obsoleta rossalleni).
O ritmo de alimentação e a regra é iguala para quase todas as cobras, é uma presa de tamanho maximo uma vez e meia o diametro da parte mais grossa da cobra, faze-la crescer mais rapido com power feeding é faze-la morrer mais rápido, pois encurta a vida da cobra...Dar vivo não deve ser opção se gostas realmente da cobra, um rato vivo defende-se, pode morder mortalmente a cobra, ou cega-la ou fazer feridas que podem infectar...um rato deve ser congelado para matar possíveis parasitas que possa ter e não queremos que passem para a cobra, uma cobra habituada a vivo, pode não aceitar mais morto. Quando a alimentas com o rato morto, se o fizeres com uma pinça longa e quando ela atacar o rato puxares e deres um pouco de luta de rato na pinça, em principio ela vai fazer a constrição...
Goth1
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 8:51 pm

sábado mai 30, 2009 12:49 pm

dalhe pinkies vivos
o crescimento nao te preocupes se tiveres as condicoes necessarias ela ira crescer bem isso garantote.

As cobras têm necessidades alimentares diferentes conforme o ciclo da vida em que se encontram. As cobras bebés comem um pinkie a cada cinco dias, enquanto as cobras adultas sentem-se satisfeitas com um destes ratos por semana.

"Os ratos dados às cobras podem ser congelados ou mesmo vivos. Contudo é mais vantajoso habituar cobra a ratos que tenham sido congelados, isto porque:

- o rato vivo pode oferecer resistência e acabar por ferir a cobra;
- os ratos congelados podem ser armazenados em stock, evitando a escassez de alimento.
"

Como as pessoas, as cobras crescem rapidamente até atingirem a maturidade, o que pode levar de 1 a 9 anos; contudo, seu crescimento, embora seja muito mais lento depois da maturidade, nunca pára. Esse é um fenômeno conhecido como crescimento interminável. Dependendo da espécie, as cobras podem viver desde 4 até mais de 25 anos.
<p>"only god"</p>
<p>Ha animais com um pouco de mais inteligencia que seres humanos</p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado mai 30, 2009 12:56 pm

pinkies vivos nao sao uma boa opçao ela pode mesmo nunca mais aceitar morto, e na minha opiniao outra vantagem de dar morto é evitar sofrimento ao pequeno rato o que para mim conta e muito.
penso que nao é por dar vivo que ela faz a contriçao porque se nao tiver esse instinto com um morto abanado por uma pinça tambem nao vai ter com um pinkie vivo.
a minha abano sempre o rato com a pinça e dou um puxão e mesmo assim ela nao faz constriçao nem por nada mas é normal nem todas têm esse instincto
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado mai 30, 2009 12:59 pm

A primeira vez que li o tópico a foto nao apareceu, agora que vejo a foto acho que tens uma a orange rat snake ou everglades rat snake (Elaphe obsoleta rossalleni). mas venham mais opiniões sobre a especie...
Goth1
Membro

sábado mai 30, 2009 1:02 pm

pois isso tambem depende da especie da snake.pah se queres uma cobra que faça constriçao arranja uma BCI :lol:
uma cobra que recebe alimento morto nao tem necessidade de fazer constriçao ao alimento.
<p>"only god"</p>
Goth1
Membro

sábado mai 30, 2009 1:04 pm

Goth1 Escreveu:pois isso tambem depende da especie da snake.pah se queres uma cobra que faça constriçao arranja uma BCI :lol:
uma cobra que recebe alimento morto nao tem necessidade de fazer constriçao ao alimento.

PS:Cris ja tens aquilo?

ja agora parabens pela cobra =D belo exemplar!a meu ver
Última edição por Goth1 em sábado mai 30, 2009 1:05 pm, editado 1 vez no total.
<p>"only god"</p>
cris17
Membro Veterano

sábado mai 30, 2009 1:05 pm

Goth1 Escreveu:
Goth1 Escreveu:pois isso tambem depende da especie da snake.pah se queres uma cobra que faça constriçao arranja uma BCI :lol:

ja falei com o gajo, ele ainda hoje me manda a listagem e preços das tarantulas hoje ou amanha envio-te isso
zord
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 2:01 pm

sábado mai 30, 2009 1:06 pm

Desde que a tenho alimento sempre com congelados.
Depois do que escreveram do power feeding nem penso duas vezes em alimenta-la normalmente.

E afinal os ratos congelados tem imensas vantagens e para mim a principal sao a morte dos parasitas.

Já agora existe alguma altura em que elas deixam de crescer por exemplo imaginando que ela foi mal alimentada durante 3 anos por exemplo um só rato por mes e cresceu muito pouco agora aqi em casa dou-lhe um por semana ela ira crescer bem ou nunca será a mesma coisa? existe uma certa idade que o crescimento acaba? como nós humanos quando os ossos estao consolidados não crescemos mais

Obrigado
Goth1
Membro

sábado mai 30, 2009 1:06 pm

cris17 Escreveu:
Goth1 Escreveu:

ja falei com o gajo, ele ainda hoje me manda a listagem e preços das tarantulas hoje ou amanha envio-te isso
Obrigado!Desculpem o Off topic
<p>"only god"</p>
Goth1
Membro

sábado mai 30, 2009 1:09 pm

Goth1 Escreveu:dalhe pinkies vivos
o crescimento nao te preocupes se tiveres as condicoes necessarias ela ira crescer bem isso garantote.

As cobras têm necessidades alimentares diferentes conforme o ciclo da vida em que se encontram. As cobras bebés comem um pinkie a cada cinco dias, enquanto as cobras adultas sentem-se satisfeitas com um destes ratos por semana.

"Os ratos dados às cobras podem ser congelados ou mesmo vivos. Contudo é mais vantajoso habituar cobra a ratos que tenham sido congelados, isto porque:

- o rato vivo pode oferecer resistência e acabar por ferir a cobra;
- os ratos congelados podem ser armazenados em stock, evitando a escassez de alimento.
"

Como as pessoas, as cobras crescem rapidamente até atingirem a maturidade, o que pode levar de 1 a 9 anos; contudo, seu crescimento, embora seja muito mais lento depois da maturidade, nunca pára. Esse é um fenômeno conhecido como crescimento interminável. Dependendo da espécie, as cobras podem viver desde 4 até mais de 25 anos.
<p>"only god"</p>
cris17
Membro Veterano

sábado mai 30, 2009 1:13 pm

também já tinha ouvido falar disso das cobras nunca pararem de crescer, agora ate se fez luz na minha cabeça :idea: quem viu o anacondas terá certamente percebido que aquelas gigantescas cobras ficaram com aquele tamanhão porque comeram não sei o que que lhe proporcionou maior longevidade, sendo assim o seu crescimento continuo ate morrer
Goth1
Membro

sábado mai 30, 2009 1:18 pm

li sobre o crescimento delas ha umas semaninhas atraz,.
e impressionante como elas numca param de crescer.
<p>"only god"</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado mai 30, 2009 1:47 pm

Cá para mim é uma rossalleni.

A sua cobra parece estar bem tratada, não me parece que tenha que lhe fazer overfeeding que só a vai é tornar obesa.
Quanto à constrição ... há cobras que não fazem nunca constrição e não vem mal nenhum ao mundo por aí, nem ao mundo nem a elas. Eu tenho várias e nem sempre fazem constrição, não é por esse facto que deixam de crescer ou de se alimentar correctamente. Dar vivo não é solução, corre riscos desnecessários (desde o rato poder morder seriamente a cobra, a parasitas e doenças) só para ver o animal a fazer a constrição já que para ela não trás beneficios.

Em relação ao crescimento, as cobras não param nunca de crescer, é claro que em adultas o crescimento é muito mais lento.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

sábado mai 30, 2009 3:13 pm

não são so as cobras que crescem ate morrer, tartas etc etc, repteis no geral
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”