Ehrlichia e babesia canis

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nicinhah
Membro Júnior
Registado: segunda dez 01, 2008 5:15 pm

sexta mai 29, 2009 1:24 pm

Ehrlichia e babesia canis... pois é parecem nomes inofensivos, (mas para quem desconhece), mas não é mais nem menos que a famosa e temida "febre da carraça". Infelizmente esta maldita febre "apanhou" a minha princesinha de 4 patas :( soube ontem o resultado do hemograma, ela neste momento esta a ser medicada, mas faz dó olhar para para ela! A Roma, está triste, não come, mal anda, tem uma respiração ainda mais ofegante que o normal e tem a temperatura elevada... Esta febre é muito perigosa e assim que detectada o veterinário tem que proceder de imediato usando medicação propria, não mediquem o vosso cão sem o consentimento do veterinário!!! O nosso impulso assim que detectamos temperatura elevada no animal é querer usar anti pireticos para que a temperatura estabilize... não o faça pois é muito perigoso! Tomem todos os cuidado necessários com os vossos amiguinhos, durante todo o ano e especialmente na altura da primavera e verão. Existem coleiras, pipetas, injecções, que são altamente eficazes na prevenção da febre da carraça, leishemaniose(transmitada através da picada do mosquito) e outras doenças. Mais vale prevenir que remediar e além do mais o nosso animal é o nosso melhor amigo, acreditem!!!
<strong>" Um animal ama sempre o seu dono de uma forma incondicional!"</strong>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta mai 29, 2009 2:37 pm

Também eu o ano passado tive o mesmo problema com o meu Rafa...

Poderá ser uma situação grave se não for diagnosticada a tempo, e tive sorte porque nem anemia ele teve.

Fez um tratamento longo, e quando veio o resultado fiquei bem mais tranquila ao saber que era Erlichiose.

A Babesia é bem mais grave e fica no organismo para toda a vida, havendo por vezes recaídas ou causando graves sequelas no animal ( rins e fígado).

De qualquer forma, nesta altura do ano o Rafa tem que fazer as pipetas de 3 em 3 semanas.

Sou franca! Chega esta altura e fico sempre com algum receio...
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Nicinhah
Membro Júnior

sexta mai 29, 2009 8:26 pm

imarcelo Escreveu:Também eu o ano passado tive o mesmo problema com o meu Rafa...

Poderá ser uma situação grave se não for diagnosticada a tempo, e tive sorte porque nem anemia ele teve.

Fez um tratamento longo, e quando veio o resultado fiquei bem mais tranquila ao saber que era Erlichiose.

A Babesia é bem mais grave e fica no organismo para toda a vida, havendo por vezes recaídas ou causando graves sequelas no animal ( rins e fígado).

De qualquer forma, nesta altura do ano o Rafa tem que fazer as pipetas de 3 em 3 semanas.

Sou franca! Chega esta altura e fico sempre com algum receio...
Infelizmente a minha Roma tem as duas babesia e a ehrlichiose :(( só me resta rezar para que ela fiquem bem depressa, o que me consola é que ela ficou assim murchinha na 2ª e ate pensámos que era do calor, e na 3ª levei-a logo ao veterinario, por isso ele disse que a sorte é que foi no inicio! Ela ontem recebeu o resultado do hemograma e foi confirmado, levou logo duas injecçoes, esta a ser medicada e parece-me que hoje esta melhor mas ainda nao come! :(
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sexta mai 29, 2009 11:55 pm

Só para terem idéia, outro dia estava conversando com o vet sobre leishmaniose e ele disse que 30% de seus clientes veem devido a febre do carrapato, febre maculosa aqui no Brasil.

Imaginem. 30% de todos os atendimentos são devido a esta febre.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado mai 30, 2009 4:30 pm

Como é que estava a anemia? A Minha Mara quando teve essa malfadada doença, teve de levar 3 transfusões! E foi só graças ao tempo que essas transfusões lhe permitiram manter-se viva, que consegui completar o tratamento e combater a doença. A Anemia era tão grande, que sem as transfusões certamente teria morrido antes que a medicação pudesse fazer qualquer efeito.
Nicinhah
Membro Júnior

segunda jun 01, 2009 3:45 pm

PauloC1 Escreveu:Como é que estava a anemia? A Minha Mara quando teve essa malfadada doença, teve de levar 3 transfusões! E foi só graças ao tempo que essas transfusões lhe permitiram manter-se viva, que consegui completar o tratamento e combater a doença. A Anemia era tão grande, que sem as transfusões certamente teria morrido antes que a medicação pudesse fazer qualquer efeito.
No hemograma a anemia dela é ligeira, segundo a veterinária, não
é caso para alarme! Mas ela está melhor graças a Deus!!! Já come, mas detesta a ração(epática), já está mais brincalhona, não tem febre... Ela está a reagir à medicação.:)
Responder

Voltar para “Cães”