Preciso de um conselho urgente ;(
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: sábado mai 30, 2009 7:01 pm
Olá a todos,
Tenho uma gata raça europeu de 9 aninhos a quem foi diagnosticado recentemente um tumor de cerca de 4 cm numa maminha.
Como sabemos, os tumores nas gatas são quase todos malignos. Há uma pequena percentagem que escapa mas, regra geral, quase todas são atingidas por este problema.
A operação e possíveis tratamentos seriam uma opção que me aflige bastante. Já passei por um caso destes na família (ser humano) em que a operação parecia a solução mas, num curto espaço de tempo, a situação piorou. Dá a sensação de que “quanto mais se mexe, pior é”.
Eu não quero que a pequena sofra com operações e tratamentos de quimio… Queria outra solução mais natural que não irritasse as células que ela tem dentro dela. O que devo fazer? Alguém pode partilhar experiências e conhecimentos comigo?
Ela actualmente continua brincalhona, mexe-se naquela bolinha que parece uma bola de gordura inofensiva e ela nem mia… está igual a ela própria…. estou tão angustiada….
Tenho uma gata raça europeu de 9 aninhos a quem foi diagnosticado recentemente um tumor de cerca de 4 cm numa maminha.
Como sabemos, os tumores nas gatas são quase todos malignos. Há uma pequena percentagem que escapa mas, regra geral, quase todas são atingidas por este problema.
A operação e possíveis tratamentos seriam uma opção que me aflige bastante. Já passei por um caso destes na família (ser humano) em que a operação parecia a solução mas, num curto espaço de tempo, a situação piorou. Dá a sensação de que “quanto mais se mexe, pior é”.
Eu não quero que a pequena sofra com operações e tratamentos de quimio… Queria outra solução mais natural que não irritasse as células que ela tem dentro dela. O que devo fazer? Alguém pode partilhar experiências e conhecimentos comigo?
Ela actualmente continua brincalhona, mexe-se naquela bolinha que parece uma bola de gordura inofensiva e ela nem mia… está igual a ela própria…. estou tão angustiada….
Compreendo totalmente o que está a passar, esta manhã foi diagnosticado um tumor mamário do tamanho de uma ervilha à minha gata Fani de 14 anos.
O médico veterinário aconselhou-me a operar, mas não me deu garantias que ela suportasse a operação. Fiquei de pensar sobre o assunto, segunda-feira vou pedir uma segunda opinião e até ao final da semana vou tentar ter a minha resposta definitiva.
O tumor não provoca dor à gata, logo ela não está em sofrimento, mas está a evoluir de dia para dia,o que pode provocar uma morte precoce à minha menina, coisa que a operação iria atenuar... Estou num dilema e numa angustia...
O médico veterinário aconselhou-me a operar, mas não me deu garantias que ela suportasse a operação. Fiquei de pensar sobre o assunto, segunda-feira vou pedir uma segunda opinião e até ao final da semana vou tentar ter a minha resposta definitiva.
O tumor não provoca dor à gata, logo ela não está em sofrimento, mas está a evoluir de dia para dia,o que pode provocar uma morte precoce à minha menina, coisa que a operação iria atenuar... Estou num dilema e numa angustia...

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Esta é uma das razões pelas quais a esterilização é sempre a melhor opção...
As gatinhas não estão esterilizadas, pois não??
No caso da Sandraalmeida... Sei que, normalmente, quando há tumores mamários o tumor é removido, assim como a maminha, ou até toda a cadeia mamária, o que impossibilita o aparecimento de cancro noutras maminhas... Não sei é se a operação é exclusivamente feita às maminhas, ou se também retiram logo o sistema reprodutor... A gatinha tem 9 anos, já não é novinha, mas também já não é assim tão velha, é questão de falar com o veterinário dela ou pedir outras opiniões...
Quanto à gatinha da Tchuza, realmente já é mais complicado, pois ela tem 14 aninhos... mas se o veterinário aconselhou...
Um conselho... Não deixem andar... Se for maligno pode alastrar e as gatinhas vão sofrer imenso...
Procurem ajuda veterinária rápidamente, se necessário pessam segundas opiniões, mas tenham muita atenção a isso!
As gatinhas não estão esterilizadas, pois não??
No caso da Sandraalmeida... Sei que, normalmente, quando há tumores mamários o tumor é removido, assim como a maminha, ou até toda a cadeia mamária, o que impossibilita o aparecimento de cancro noutras maminhas... Não sei é se a operação é exclusivamente feita às maminhas, ou se também retiram logo o sistema reprodutor... A gatinha tem 9 anos, já não é novinha, mas também já não é assim tão velha, é questão de falar com o veterinário dela ou pedir outras opiniões...
Quanto à gatinha da Tchuza, realmente já é mais complicado, pois ela tem 14 aninhos... mas se o veterinário aconselhou...
Um conselho... Não deixem andar... Se for maligno pode alastrar e as gatinhas vão sofrer imenso...
Procurem ajuda veterinária rápidamente, se necessário pessam segundas opiniões, mas tenham muita atenção a isso!

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
Obrigada às duas pelas palavras. Também soube o diagnóstico hoje de manhã... o veterinário indicou que a remoção seria completa. O tumor está numa das maminhas mas a cirurgia seria radical. Todas as maminhas. No entanto, não excluiu a probabilidade de tratamento e esperança media de vida de 6 meses pós operação. Segundo os estudos que me mostrou, a situação é a seguinte:
<2cm> a 3cm (6 meses).
Havendo probabilidade de metásteses nas axilas.
Não sei até que ponto "meter as mãos no problema" vai ajudar. Não sei se a pequena aguentará pós operações, tratamentos e morfinas para as dores... isto é tão complicado....
Na 2ª feira tentarei recolher outra opinião mas estou num dilema muito complicado...
<2cm> a 3cm (6 meses).
Havendo probabilidade de metásteses nas axilas.
Não sei até que ponto "meter as mãos no problema" vai ajudar. Não sei se a pequena aguentará pós operações, tratamentos e morfinas para as dores... isto é tão complicado....
Na 2ª feira tentarei recolher outra opinião mas estou num dilema muito complicado...
-
A resposta anterior está incompleta. Aqui vai o texto em falta...
A minha gata ficaria também sem o sistema reproductor.
A tabela dada pelo vet foi: inferior a 2 cm - três anos de vida; de 2 a 3 cm - 2 anos de vida; superior a 3cm - 6 meses de vida...
A minha gata ficaria também sem o sistema reproductor.
A tabela dada pelo vet foi: inferior a 2 cm - três anos de vida; de 2 a 3 cm - 2 anos de vida; superior a 3cm - 6 meses de vida...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm
Eu tenho uma menina com cerca de 11 anos, veio cá para casa só no ano passado (com 10 anos) e só nessa altura foi esterilizada.
Em Dezembro, foi lhe encontrado um tumor numa maminha e, como as análises de rotina (que devem ser feitos anualmente a animais séniores) já tinham sido feitos e estava impecável, marquei de imediato a operação, não tive dúvidas nenhumas, pois adiar a operação significa que o cancro pode espalhar-se. Foi-lhe feita uma mastectomia unilateral, ou seja, retirou a cadeia mamária toda do lado do tumor.
O pós-operatório foi complicado mas passado um mês voltou ao normal. Neste momento, é uma gatinha feliz e com energia (desde que as artroses o permitam
) e, para já nem sinal de mais tumores.
Fazemos mensalmente uma palpação em casa e faz visitas ao Vet com regularidade e em Junho vai fazer as análises dela.
Eu acho que vale a pena, damos mais tempo para elas viverem e nunca se sabe, podem sempre surpreender-nos
A esta não pude evitar este problema, mas as minhas meninas foram todas esterilizadas antes do primeiro cio e com elas estou mais descansada, embora que depois do problema da velhota fiquei um bocado paranoica com as palpações (pobres miúdas
)
Força para vocês
Em Dezembro, foi lhe encontrado um tumor numa maminha e, como as análises de rotina (que devem ser feitos anualmente a animais séniores) já tinham sido feitos e estava impecável, marquei de imediato a operação, não tive dúvidas nenhumas, pois adiar a operação significa que o cancro pode espalhar-se. Foi-lhe feita uma mastectomia unilateral, ou seja, retirou a cadeia mamária toda do lado do tumor.
O pós-operatório foi complicado mas passado um mês voltou ao normal. Neste momento, é uma gatinha feliz e com energia (desde que as artroses o permitam

Fazemos mensalmente uma palpação em casa e faz visitas ao Vet com regularidade e em Junho vai fazer as análises dela.
Eu acho que vale a pena, damos mais tempo para elas viverem e nunca se sabe, podem sempre surpreender-nos

A esta não pude evitar este problema, mas as minhas meninas foram todas esterilizadas antes do primeiro cio e com elas estou mais descansada, embora que depois do problema da velhota fiquei um bocado paranoica com as palpações (pobres miúdas

Força para vocês
-
Acho que o meu caso é pior. O tumor tem cerca de 3 cm. No meio de tanto pêlo nunca demos por aquela bolinha... tenho medo que hajam metásteses. No seu caso, quando detectaram ainda era muito precoce. Daí o sucesso. E ainda bem, tadinha... espero que se aguente por muitos e muitos anos 

São situações terríveis, essas!
Em ambas as situações têm que ponderar bem as consequências, ouvir segundas opiniões e pensar que enquanto há vida há esperança e que os gatos são muito resistentes.
As melhoras e vão dando notícias.

As melhoras e vão dando notícias.
<p>" A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-á vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-á vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
-
- Membro Veterano
sandralmeida, tem razão foi detectado muito cedo sim, fez a vacina da FELV e não tinha nada, 23 dias depois (no reforço) foi-lhe detectado o tumor (estas coisas são muito rápidas)
Não se esqueçam que precisam de tomar uma decisão com rapidez, nestes casos todos os minutos contam.
Não se esqueçam que precisam de tomar uma decisão com rapidez, nestes casos todos os minutos contam.
Com 9 anos encontrei 3 ervilhinhas nas maminhas da minha Branca de Neve.
O vet quis operar de urgência, perguntou se podia fazer como se fosse sua e eu, que tenho a maior confiança nele, disse-lhe que sim.
Tirou portanto as duas cadeias mamárias completas na mesma operação.
A recuperação foi complicada e dificil mas ela tinha imensa força de viver.
O resultado veio maligno, claro como se esperava e num grau bem elevado.
O vet disse-me que tinha tirado o maximo dos maximos e para eu arranjar um outro gato, para fazer companhia ao residente na altura, no espaço de 6 meses.
Assim Fiz.
Passaram os 6 meses, e um ano, e dois anos, e 3 anos e 4 anos e apenas 4 anos e meio depois ela voltou a ter tumores e aí janão foi possivel fazer mais nada.
Conheço vários casos assim.
Há é que partir para a remoção total de tudo o que pode fazer cancro, por muito que nos custe.
Andar a tirar uma maminha agora, outra daqui a um mês e a cadeia toda 6 meses depois não serve de nada.
Pense bem.
Ela confia em si.
O vet quis operar de urgência, perguntou se podia fazer como se fosse sua e eu, que tenho a maior confiança nele, disse-lhe que sim.
Tirou portanto as duas cadeias mamárias completas na mesma operação.
A recuperação foi complicada e dificil mas ela tinha imensa força de viver.
O resultado veio maligno, claro como se esperava e num grau bem elevado.
O vet disse-me que tinha tirado o maximo dos maximos e para eu arranjar um outro gato, para fazer companhia ao residente na altura, no espaço de 6 meses.
Assim Fiz.
Passaram os 6 meses, e um ano, e dois anos, e 3 anos e 4 anos e apenas 4 anos e meio depois ela voltou a ter tumores e aí janão foi possivel fazer mais nada.
Conheço vários casos assim.
Há é que partir para a remoção total de tudo o que pode fazer cancro, por muito que nos custe.
Andar a tirar uma maminha agora, outra daqui a um mês e a cadeia toda 6 meses depois não serve de nada.
Pense bem.
Ela confia em si.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Olá sandralmeida.
A tabela que o Vet lhe mostrou é baseada em estatísticas e não a REGRA!
Há e sempre houveram excepções que contrariam as previsões baseadas em estatísticas. A prova disto mesmo é o exemplo que a Lagutrop já referiu...
A minha opinião é que a resolução da remoção do Tumor deve ser tomada com a máxima brevidade.
Vale sempre a pena tentar prolongar-se a existente boa qualidade de vida a um animal, nem que por muito pouco tempo que seja.
Boa sorte,
Leo
Não pode fazer comparações deste tipo porque cada caso é um caso e humanos têm uma genética bem diferenciada da dos animais. Além do mais, existem "1001" Tumores diferentes com especificações também diferentes...!sandralmeida Escreveu: (...)A operação e possíveis tratamentos seriam uma opção que me aflige bastante. Já passei por um caso destes na família (ser humano) em que a operação parecia a solução mas, num curto espaço de tempo, a situação piorou. Dá a sensação de que “quanto mais se mexe, pior é”.
(...)
A tabela que o Vet lhe mostrou é baseada em estatísticas e não a REGRA!
Há e sempre houveram excepções que contrariam as previsões baseadas em estatísticas. A prova disto mesmo é o exemplo que a Lagutrop já referiu...
A minha opinião é que a resolução da remoção do Tumor deve ser tomada com a máxima brevidade.

Vale sempre a pena tentar prolongar-se a existente boa qualidade de vida a um animal, nem que por muito pouco tempo que seja.
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
Obrigada pelas sugestões. Não tenho dormido muito bem por causa disto. Não consigo imaginar a situação de entrar em casa e não ver a gata a fazer asneiras, etc... está a custar-me tanto sentir esta contagem decrescente.... é horrível...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
O pior que pode fazer neste momento, é sofrer por antecipação! Os felinos captam todos os nossos receios e estado de espírito e não favorece nada o animal perto de quem transmite talsandralmeida Escreveu:Obrigada pelas sugestões. Não tenho dormido muito bem por causa disto. Não consigo imaginar a situação de entrar em casa e não ver a gata a fazer asneiras, etc... está a custar-me tanto sentir esta contagem decrescente.... é horrível...

Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Exactamente.
Eu entendo essa agonia, também foi dificil para mim ultrapassar a situação da minha menina (apesar de estar mentalizada que o mais certo era acontecer isto) mas depressa voltamos à vida normal e a maioria das vezes nem nos lembramos disso.
É verdade que tornei-me um pouquito obcecada com as palpações e exames, mas já não olho para ela e penso no tempo contado, vivemos um dia de cada vez e não vale a pena sofrer por antecipação
Eu entendo essa agonia, também foi dificil para mim ultrapassar a situação da minha menina (apesar de estar mentalizada que o mais certo era acontecer isto) mas depressa voltamos à vida normal e a maioria das vezes nem nos lembramos disso.
É verdade que tornei-me um pouquito obcecada com as palpações e exames, mas já não olho para ela e penso no tempo contado, vivemos um dia de cada vez e não vale a pena sofrer por antecipação

Desejo toda a sorte do mundo à gatinha... Com optimismo de certeza que tudo correrá melhor. É uma situação muito dificil, bem sei, mas o importante é fazer com que a gatinha sinta que os donos farão tudo para que ela se sinta bem e para que viva com qualidade.
Muita sorte, muita coragem e muito optimismo são um bom ponto de partida para lutar contra a doença. Não desanime e mime muito essa garota... tudo correrá bem
Torcemos por vocês!!
Pensamento positivo e vá dando notícias!
Muita sorte, muita coragem e muito optimismo são um bom ponto de partida para lutar contra a doença. Não desanime e mime muito essa garota... tudo correrá bem

Pensamento positivo e vá dando notícias!