AS peladas do serafim

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jul 30, 2003 11:53 pm

pelos vistos, a saga do serafim nunca mais acaba. há uns dias que ele apareceu com uma pelada e umas feridas. pensei que a brincar com os outros se tivesse magoado e tivesse arrancado pelo. comentei com o vet e ele pensou que podia ser isso. não me preocupei, porque ele come, brinca, não se coça, as feridas cicatrizaram e o pelo está a crescer. hoje, reparei que a pelada aumentou. estive a ve-lo melhor e parece ter umas manchinhas vermelhas na pele. bem, será que está outra vez com fungos? no ano passado esteve. a carlota também e teve uma recaída. tem estado um calor e uma humidade de morrer. acho que nestas condições, os fungos se desenvolvem. no laboratório, disseram-me que no verão passado houve uma epidemia de fungos. se calhar o serafim, com a operação ficou debilitado e os fungos voltaram a aparecer :cry: :cry:
MaLuCat
Membro
Registado: sábado jul 19, 2003 6:37 am

quinta jul 31, 2003 3:53 am

olá
infelizmente pela descrição q vc deu (as manchinhas e a rapidez com q a pelada cresceu) deve ser mesmo fungo :|

minha gatinha está se curando :) ao fim de 2 meses de tratamento :roll:

mas claro q o vet é a pessoa indicada para dar o diagnóstico e o tratamento

melhoras para o fofo do serafim

"mius" bjos
Guizmo e Renatta
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quinta jul 31, 2003 8:02 am

Bolas Anja :(
se não é uma coisa, é outra, caracoles :(
Admiro-lhe a calma e a paciência!
As melhoras para o bichanoso :o
V.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 31, 2003 9:21 am

Olá

O Serafim anda com azar coitadinho. Isso deve ser mesmo um fungo. Espero que se resolva depressa.

Beijokas
kathleen
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quinta jul 31, 2003 9:31 am

Faz todo o sentido Anjaazul. Se o fungo que se refere for tinha (que me parece pela discrição), as reencidências são comuns.
Isto acontece em casas onde há muitos gatos. Quando existe alguma fragilidade nalgum deles o fungo activa-se, pois por norma está espalhado pela casa toda... principalmente, tal como disse em zonas mais humidas: casas de banho, etc.
Não estou a ser dramática, falo com conhecimento de causa.
Sugiro que dê pitetas de program aos meninos todos. É uma forma de diminuir a propagação.

Mais uma vez reforço que não sou técnica, é so por conhecimento de causa.

jinhos
Beta
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quinta jul 31, 2003 10:26 am

Olá,

Se for mesmo tinha ou sarna, deverá ao mesmo tempo que trata todos os seus meninos, desinfectar a casa toda, as camas deles, tudo, com lexívia pura ou antes com ATLANTOL ou Imavoral (sai muito caro), mas se assim não fizer terá sempre recidivas, tem que acabar com o mal pela raíz, é uma doença chata mas tem tratamento é preciso é ter muita paciência e persistência, eu felizmente, nunca tive tal problema, mas passo a vida a lavar a casa toda com lexívia pura e de vez em quando com ATLANTOL, só com o medo que me aconteça alguma coisa, conheço muita gente que já teve esse problema e que o debalou. coragem.

Mai-mai
RAQUEL
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jul 31, 2003 10:32 am

Olá:
A minha Bibi tb teve uma coisa parecida, mas foi só uma dermatite tb começou com uma pelada mas depois de uns dias a antibiótico, a por panalog e betadine esta a ficar curada, mas julgo que só daqui a uns meses é que o pelo voltará a crecer de novo, tem de haver paciencia mas a cura existe e era so uma dermatite, pode ser que tb seja o seu caso. As melhoras!
anjaazul
Membro Veterano

quinta jul 31, 2003 12:19 pm

de facto, é preciso paciência. quando não é uma coisa ou outro. mas o que é que se pode fazer?
eu acho que o serafim não tem tinha nem sarna. não me lembro do nome do fungo. mas a carlota teve o mesmo. no ano passado, andaram todos a fazer o tratamento para os fungos à excepção do pantufa que é insuficiente renal. conclusão, o fungo anda sempre aí.
além disso, com este clima aparece montes de bicharada- baratas e umas mosquinhas pequenas. nem sei o que fazer para acabar com elas. também não posso andar todos os dias a pôr baygon. aparecem no quintal e vêem para casa. acho que há uma relação qualquer com o problema do gato.
ainda por cima a vet está de férias. anda por lá um fulano que não me inspira confiança nenhuma. se hoje estiver lá, tenho de esperar por um putro que me parece melhor. senão, tenho mesmo de ir à bruxa. livra :cry: :cry:
Moka
Membro
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm

quinta jul 31, 2003 12:51 pm

Olá Anja,

Esses problemas de pele são muito chatos de se tratar. Requer muita paciência e persistência. Quando foi com o Romeu, pensei que ia dar em doida. Sempre de luvas pela casa, sempre a desinfectar todos os cantos, quase que apanhei uma intoxicação com o cheiro da lixívia. Confesso que também exagerava... No caso do Romeu, para ter a certeza que estavamos a fazer o tratamento certo foi-lhe feita uma biópsia em 2 locais diferentes e uma raspagem. A raspagem teve o objectivo de averiguar se seria sarna (ácaros). Como deu negativa, passamos então à bióspia de pele, porque segundo o Vet me explicou, existem vários tipos de fungos sensíveis a vários medicamentos. Por isso, para combater com eficácia esse maltidos :evil: é preciso saber qual o fungo que está alojado nos n/ bichanos, pois os sinais visiveis (comichão, feridas, peladas, etc) por si só não são suficientes para determinar e classificar um tipo de fungo e até podem induzir em erro.

No caso do Serafim, pode ser apenas uma dermatite, alergia ou qualquer outra coisa. Se tiver possibilidades para tal, aconselho-a a fazer a biópsia, pois assim ficará com a certeza do que se passa com o mafarrico Serafim e com o tratamento adequado, ele poderá ficar curado definitivamente.

Marradinhas do Romeu para o Serafim.
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quinta jul 31, 2003 1:30 pm

Desculpem mas esqueci-me de dizer, talvez por achar por demais óbvio, que todas aquelas lavagens e desinfecções devem ser sempre rodeadas das mais rigorosas precauções, tais como fechar os gatos noutro compartimento enquanto se lava, ter as janelas abertas, etc. dá muito trabalho, mas resulta. Também as camas e cobertas devem ser lavadas em água muito quente.
Bjs.

Mai-mai
anjaazul
Membro Veterano

quinta jul 31, 2003 2:05 pm

bom, o mafarrico vai ao vet logo à tarde. pelo menos ele está esperto, come, brinca, etc. seja o que fôr, não mata mas moi :o :o
anjaazul
Membro Veterano

quinta jul 31, 2003 7:47 pm

o serafim lá foi ao vet. ele confirmou tratar-se de um fungo. isto tem a ver concerteza com a operação. o gato ficou mais debilitado e o fungo tornou-se activo. de facto, a pelada só apareceu perto da operação. e já lá vai um ano que ele esteve doente.
comentei que o gato não ia durar muito por ser muito frágil. o vet não concorda. vamos ver se não lhe acontece mais nenhuma. mas com tanto malucar, bater nos outros... até a carlota brinca com ele como se fosse um boneco... pensei que lhe tivessem arrancado pelo. mas agora é demais.
o mafarrico vai continuar com o orafungil e banhos de batadine. isto durante 1 mês e tal. mal acabei o tratamento da carlota, começa logo este. assim ninguém se aborrece com o tédio :p :p :p
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 31, 2003 9:49 pm

Olá

Anja esse gato é mesmo um Mafarrico, sempre com alguma complicação. Vá vamos tocer para que ele agora se restableça depressa e fique bom num instante.

beijokas
Kathleen
MaLuCat
Membro

sexta ago 01, 2003 5:10 am

Olás,

Vai aqui o endereço de um site sobre fungos que vale a pena ver, apesar de ser muito muito longo é muito completo e tem todas as explicações necessárias

http://www.veterinariazen.hpg.ig.com.br ... itoses.htm

é da Universidade Federal Fluminense - Centro de Ciências Médicas -Faculdade de Veterinária - Departamento de Patologia e Clínica Veterinária

No caso da Guizmo, logo no 1º exame foi detectado q o problema dela era fungo e iniciamos o tratamento, mas como ela não estava a melhorar (pelo contrário :| ) tivemos q fazer um outro exame, o de cultura, para saber q tipo de fungo era para fazermos um tratamento específico para este. No caso dela era o [u][i]Tricophyton sp[/i][/u] e hoje (2 meses depois :roll: ) ela está curada :D

O site fala de TODOS os fungos, e vale mesmo a pena darem uma olhada
(antes q alguém me bata: claro q não é para substituir o vet, mas serve para entendermos melhor a acompanhar o q está sendo feito)

melhoras para os bichanos, e paciência para os donos(as)

"mius" bjos
Guizmo e Renatta
MaLuCat
Membro

sexta ago 01, 2003 5:18 am

Como eu andei fazendo muita pesquisa sobre assunto, aqui vão mais algumas informaçôes q achei interessantes:

Fungos

O excesso de umidade também ajuda a criar coceiras. Torna o ambiente propício a fungos, os causadores das micoses.
As decorrências mais visíveis são pêlos quebrados na cara; pequenos trechos de pele escamosa na cabeça, nas orelhas, nas patas, nas costas e nas lesões arredondadas, sem pêlos.
Micose A micose mais conhecida e comum nos animais é causada por um fungo denominado Microsporum. Popularmente, essa micose é conhecida por "tinha". Ela é transmissível ao homem, porém, da mesma maneira que nos animais, a pessoa só será afetada se estiver numa condição de baixa resistência.
Cães e gatos podem apresentar micose em qualquer local da pele. Ela se inicia com uma crosta que, ao ser retirada, revela uma lesão arredondada, sem pêlos, em formato moeda (pode ser irregular também). As micoses de pele geralmente não causam coceira, porém, alguns animais desenvolvem alergia ao fungo e passam a coçar e morder o local afetado. O diagnóstico é feito pelo aspecto da lesão e/ou por raspados de pele que vão revelar a existência de fungos.
No caso de uma lesão isolada, o tratamento é feito com cremes ou pomadas aplicadas no local (tópicas). Mas há animais que apresentam lesões espalhadas pelo corpo todo. Nesses casos, e nas vezes em que só a medicação tópica não foi suficiente, fazemos uso dos antimicóticos por via oral. Normalmente as micoses são tratadas com facilidade e os pêlos começam a crescer em 15 ou 20 dias. Casos resistentes requerem a mudança de tratamento, associação de medicamentos por via oral ou cultura de fungos. Animais que constantemente apresentam micoses podem recorrer a vacinas específicas.

espero q ajude d alguma forma

"mius" bjos
Guizmo e Renatta
Responder

Voltar para “Gatos”