Muda de casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
DMPx
Membro Júnior
Registado: domingo mai 17, 2009 11:17 pm

domingo mai 31, 2009 8:19 pm

Boas pessoal,

Bem, precisava da vossa ajuda, pois estou numa situação complicada com o meu gato, é o seguinte:

eu mudei de casa à cerca de 8 dias e tenho um gato rafeiro e claro touxe o gato para a minha nova casa. O gato já lá estava desde pequenino, cresceu la e tem cerca de 1 ano e meio e estava habituado a dar as suas voltas pelos arredores da casa e agora que me mudei, precisava de saber quanto tempo é que precisa mais ou menos um gato para se adaptar à nova casa e se há alguma coisa que possa fazer para ele se adaptar melhor, de maneira a que o possa soltar para ele dar as suas voltitas outra vez...

Cumps. :wink:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo mai 31, 2009 8:41 pm

Pelo menos um mês e se o gato não é castrado, é uma optima altura para o fazer.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

domingo mai 31, 2009 8:54 pm

DMPx Escreveu:Boas pessoal,

Bem, precisava da vossa ajuda, pois estou numa situação complicada com o meu gato, é o seguinte:

eu mudei de casa à cerca de 8 dias e tenho um gato rafeiro e claro touxe o gato para a minha nova casa. O gato já lá estava desde pequenino, cresceu la e tem cerca de 1 ano e meio e estava habituado a dar as suas voltas pelos arredores da casa e agora que me mudei, precisava de saber quanto tempo é que precisa mais ou menos um gato para se adaptar à nova casa e se há alguma coisa que possa fazer para ele se adaptar melhor, de maneira a que o possa soltar para ele dar as suas voltitas outra vez...

Cumps. :wink:
A adaptação à nova casa não deverá ser problemática, em principio deverá ter objectos dentro dela a que ele já estava habituado, que já terão o seu cheiro e por isso o ambiente não será totalmente desconhecido para ele.
Os gatos não gostam de mudanças, mas também são muito curiosos pelo que deve estar agora a descobrir locais novos em casa e uma coisa compensa a outra.

Parece-me que a sua maior preocupação prende-se com o facto de o gato estar habituado a dar " voltitas " no exterior. E quer que ele continue a fazê-lo.

Na minha opinião terá agora, uma boa oportunidade de não o deixar sair.

Se o local é desconhecido para ele, poderá ir e não voltar, Se o gato não for castrado pior ainda, pois terá mais tendência para se afastar muito de casa e não ser mesmo capaz de regressar.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 31, 2009 9:07 pm

MiausRafa Escreveu: (...)Na minha opinião terá agora, uma boa oportunidade de não o deixar sair.

Se o local é desconhecido para ele, poderá ir e não voltar, Se o gato não for castrado pior ainda, pois terá mais tendência para se afastar muito de casa e não ser mesmo capaz de regressar.
Faço minhas as suas palavras... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
DMPx
Membro Júnior

domingo mai 31, 2009 9:20 pm

Obrigado pelos aconselhamentos mas quanto às voltas que ele costuma dar, é quase impossivel nao o deixar sair porque ele esta mesmo habituado a sair ... por isso acho que vou ter de o deixar sair quando ele estiver preparado..

Conheco uma pessoa que se mudou e em 8 dias o gato adaptou-se e nunca desapareceu nem fugiu , apenas continuou a dar as suas voltas.

Acho que o vou castrar ou deixar preso mais um tempo, qua acham?
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo mai 31, 2009 9:32 pm

DMPx Escreveu: Acho que o vou castrar ou deixar preso mais um tempo, qua acham?
E quem tem uma coisa a ver com a outra? :?

Deu a comparação de alguém que o gato em 8 dias, blá, blá, blá... Pois é, mas também há quem fume e morre de velhice e há quem não fume e morre de câncro. Já pensou que cada caso é um caso e a sua comparação pode sair furada...?
Já que vai existir uma mudança na vida do animal, a mudança para outra casa, castre-o que sempre o sossega mais e ela habituar-se-á a estar em casa :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

domingo mai 31, 2009 9:40 pm

Ainda me custa encaixar essa, de se deixarem os gatos sairem para irem dar as suas voltas. Se o deixar, num sítio ainda desconhecido para ele, de certeza que nunca mais volta. Siga os conselhos que já lhe deram, vet e castração e rápido. Já há demasiados animais nas ruas e nos canis.

Quanto à casa nova, isso é um mal menor, levam alguns dias a adaptar-se mas depois vão ao sítio.
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
DMPx
Membro Júnior

domingo mai 31, 2009 10:03 pm

Obrigado pelos conselhos, vou então fazer o que me disseram :wink:
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda jun 01, 2009 12:09 am

DMPx Escreveu:Obrigado pelos conselhos, vou então fazer o que me disseram :wink:
Verá que não se vai arrepender.

Comece por castrar o gatinho.

Quando ele pedir rua, brinque com ele para o distrair, vai ver que com o tempo ele vai acabar por se esquecer.

Costumo levar os meus gatos para uma casa de campo em férias ou em alguns fins de semana, deixo-os uns bocadinhos na rua com trela e sempre com supervisão. Logo de manhã, eles vão para a porta a pedir rua e miam...miam...até irem lá para fora. Sabem que ali podem, então exigem...

Quando voltam para lisboa, já não pedem rua, porque estão habituados a viver no interior.
Os gatos adaptam-se, se nessa casa nunca o deixar sair ele acaba por se habituar.
DMPx
Membro Júnior

segunda jun 01, 2009 5:14 pm

Vou fazer tudo por habitua-lo a nao sair entao. :wink:

Cumps. e muito obrigado pelos esclarecimentos.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jun 01, 2009 9:29 pm

DMPx Escreveu:Vou fazer tudo por habitua-lo a nao sair entao. :wink:

Cumps. e muito obrigado pelos esclarecimentos.
Boa :D Vai ver que assim até pode sair de casa mais descansado porque o tareco não andará, sabe-se lá por onde, quando precisar de se ausentar e ele não aparece :wink: Além de que poupa desgostos, sofrimento físico ao animal e sofrimento psicológico a si mais o sofrimento na carteira porque: gatos que andam no exterior, mais tarde ou mais cedo, acabam em lutas com outros gatos, atropelados, caçados por cães, envenenados, etc... e, nas lutas com gatos, acabam por vir com doenças, como as de origem dérmica não esquecendo o mais importante; contaminados pelo FIV e FELV.

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”