Para quem se interessa

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

domingo mai 31, 2009 10:50 pm

Psynapse Escreveu:Nazgul, parecia-me uma Coluber hippocrepis. Não consigo perceber muito bem onde estás a ver a bexiga, mas se é aquela coisa escura a meio do corpo, não é:
Peço desculpa, enganei-me, fiz o raciocinio em inglês, pois bexiga é bladder e vesícula é gall bladder. Esqueci-me de pensar no gall :wink: !

Já está emendado.

Imagem

A vermelho: É a visícula, o que é a zona branca?
A azul: É parte do figado?

Onde apanharam a cobra-de-ferradura, em que zona?

Obrigado :wink:

PS: continuamos á espera de saber o sexo do DB, pois já estou como a maioria, pela barba aparenta ser um macho, mas de resto... :P
Última edição por Nazgul93 em domingo mai 31, 2009 11:01 pm, editado 1 vez no total.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
progressive
Membro Veterano
Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm

domingo mai 31, 2009 11:00 pm

Quanto ao sexo do DB, se existe efectivamente algo que o denuncie é do meu total desconhecimento..Tanto o tamanho/formato da cabeça ou barba são inconclusivos e a coacla não é visivel o suficiente para afirmar nem especular nada..
Algo haver com o tamanho de algum orgão interno que tenha um formato maior ou diferente consoante o sexo??
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo mai 31, 2009 11:30 pm

Epá a única conclusão que eu tiro das imagens, é que os animais se calhar estão mortos 8)

Mega tu este ano só podes realizar necrópsias a moscas verdes :twisted: e fêmeas 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo mai 31, 2009 11:31 pm

texuga Escreveu:Epá a única conclusão que eu tiro das imagens, é que os animais se calhar estão mortos 8)

Mega tu este ano só podes realizar necrópsias a moscas verdes :twisted: e fêmeas 8)
Não estão nada, vi o DB a piscar o olho :lol: :twisted:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo mai 31, 2009 11:32 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
texuga Escreveu:Epá a única conclusão que eu tiro das imagens, é que os animais se calhar estão mortos 8)

Não estão nada, vi o DB a piscar o olho :lol: :twisted:
Pois, acho que vou ver melhor as fotos, mas é difícil avaliar, a foto tem pouca qualidade...

Os animais tinham lâmpadas de UVB? :twisted: É que eles podem morrer... 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

segunda jun 01, 2009 7:29 am

Psynapse Escreveu:Jmangelico, a boca e todo o tubo digestivo (e glândulas anexas, a avaliar pelo enorme fígado ao lado do corpo) estavam sem alterações. Mais uma vez, em animais mortos, o rigor mortis faz dessas coisas à mandíbula, portanto avaliar coisas por aí não é boa ideia. O escurecimento da mucosa, advém também da morte e dos dias após a mesma. Normalmente quando contactamos com necrópsias, não sabemos nada do animal, ou muito pouco, mas posso dizer que o DB tinha um problema renal, daí a sua morte (não é observado na foto e mesmo no real, é difícil a sua visualização).
Apesar de eles terem fígados bastante grandes, o enorme fígado nem sempre é um bom sinal (aliás, nem sequer o é).
O que desconhecia era que a morte já tinha sido há muito tempo, o que explica BASTANTE!
Assim sendo, aponto para uma fêmea. Embora este método, de gesto técnico "olhar para a tromba do bicho" seja falível.
<p>
</p>
progressive
Membro Veterano

segunda jun 01, 2009 10:53 am

Certamente que o Psynapse ao postar estas fotos e lançar a questão, tem conhecimento de algo presente na foto que os distingue indubitavelmente. De outro modo não vejo o interesse de deixar a questão "no ar". :roll:
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda jun 01, 2009 11:54 am

progressive Escreveu:Certamente que o Psynapse ao postar estas fotos e lançar a questão, tem conhecimento de algo presente na foto que os distingue indubitavelmente. De outro modo não vejo o interesse de deixar a questão "no ar". :roll:
Eu também já pensei nisso, mas nas fotos não temos nenhum orgão vísivel que nos dê essa pista... Pelo menos, não vislumbro nenhum!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
CHGA
Membro Veterano
Registado: terça abr 07, 2009 9:15 pm

segunda jun 01, 2009 12:30 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
progressive Escreveu:Certamente que o Psynapse ao postar estas fotos e lançar a questão, tem conhecimento de algo presente na foto que os distingue indubitavelmente. De outro modo não vejo o interesse de deixar a questão "no ar". :roll:
Eu também já pensei nisso, mas nas fotos não temos nenhum orgão vísivel que nos dê essa pista... Pelo menos, não vislumbro nenhum!
Porque e que tem que ser na foto? O psynapse esteve lá :wink: :twisted:
<strong>"A man who dares to waste one hour of time has not discovered the value of life." </strong> &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Charles Darwin
progressive
Membro Veterano

segunda jun 01, 2009 12:32 pm

Tudo bem..mas julgo que não nos ia pedir para fazer trabalho de bruxo ou adivinho... :wink: mas sim lançar o desafio para alguém com conhecimentos mais profundos de medicina veterinária..
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda jun 01, 2009 4:01 pm

Respondendo a mais a algumas perguntas:

Alunobiogeo, o DB tinha uma insuficiência renal (aguda), que lhe provocou uma atrofia renal (os rins estavam em muito mau estado). Foi fatal.

jmangelico, o fígado realmente é grande, mas num DB é normalmente grande em comparação com outros saurios. Grande não é sinónimo de fígado gordo, quando o seu tamanho é o normal para a espécie (e neste caso é). Eu não disse que o DB tinha morrido há muito tempo, disse que tinha morrido há dias...este é o período normal para necrópsias, alguns dias após a morte do animal. Se existissem alterações grandes pelo tempo, a conjectura geral que vos apresento estaria diferente.

Nazgul, aquela coisa a vermelho é o baço e a zona mais amarela é a vesícula biliar. A azul são os intestinos. Mas pela foto é difícil distingui-los.

progressive, o objectivo das fotos é o do título. Para quem se interessa um pouco mais por aquilo que se vai fazendo por cá e pretende ver qualquer coisa in the act. Para além disso, o objectivo da pergunta é puramente didáctico e até por curiosidade. Pela foto, internamente, não existe nada que possam ver que os distinga, apenas exteriormente, daí a questão. Agora, mesmo pelas fotos más, há quem tenha palpites por esta ou por aquela razão e é essa a discussão pretendida. Com tópicos a perguntar como é que se mantêm iguanas, poucas pessoas aprendem com este fórum.
8)
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda jun 01, 2009 4:13 pm

Psynapse Escreveu:Nazgul, aquela coisa a vermelho é o baço e a zona mais amarela é a vesícula biliar. A azul são os intestinos. Mas pela foto é difícil distingui-los.
Pois, bem me pareceu,
Quanto aos intestinos, tava mesmo com duvidas, nao consigo perceber o que é figado ou intestino, ou sequer se ele la se encontra, para a proxima tira com maquina e com varios angulos para a malta ver bem :P

Quanto ao sexo do DB...já diziass :twisted: :P!
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Bebelly
Membro Veterano
Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm

segunda jun 01, 2009 4:21 pm

Nazgul93 Escreveu:
Psynapse Escreveu:Nazgul, aquela coisa a vermelho é o baço e a zona mais amarela é a vesícula biliar. A azul são os intestinos. Mas pela foto é difícil distingui-los.
Pois, bem me pareceu,
Quanto aos intestinos, tava mesmo com duvidas, nao consigo perceber o que é figado ou intestino, ou sequer se ele la se encontra, para a proxima tira com maquina e com vários angulos para a malta ver bem :P
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
O Psynapse já disse que foi complicado tirar estas com telemovel e o pessoal pede com câmara e vários ângulos... já agora de zoom não??? :twisted: :twisted:
Estou mesmo a ver a cena... agora esperem um pouco que eu tenho que tirar umas fotos para o pessoal da Arca ver... :roll: :roll:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Nazgul93 Escreveu: Quanto ao sexo do DB...já diziass :twisted: :P!

Obrigado pelo tópico! Apesar de não entender nada destes animais gosto de vir ver o que se diz, pois costuma-se aprender qualquer coisa. Ou então ri-se como no tópico da cobra perdida...
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. P&ecirc;los e penas. Pele, escamas e carapa&ccedil;as. Enfim... todos!!
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

segunda jun 01, 2009 6:21 pm

É uma verdade, o fígado deles é enorme e mesmo um inchaço desde órgão não quer obrigatoriamente dizer que tem fígado gordo, existem outros problemas que podem causar isso e mais uma vez sublinho que era apenas um palpite, que como qualquer outro passível de estar errado (o que se comprovou). Conheço mais ou menos como é a anatomia deles porque já tive a oportunidade de abrir um (infelizmente), que estava bastante mais fresco. A causa de morte, conhecia-a bem, a formação específica em cirurgia animal, não a tive (não é o meu curso, embora me interesse bastante), mas tenho alguns conhecimentos, o que me permitiu avaliar o estado geral do bicho e aprender bastante.
Venha daí o sexo do bicho.
<p>
</p>
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

segunda jun 01, 2009 7:14 pm

jmangelico Escreveu:...
Venha daí o sexo do bicho.
X2
Brake
Responder