Fios e mordidelas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda jun 01, 2009 11:00 am

Bom dia,

- Antes de mais, as minhas desculpas por na mensagem anterior me ter referido a um medicamento. Por desconhecimento de causa, coloquei aqui uma pergunta que efectivamente só faz sentido ser respondida por um veterinário e, a qual entretanto, já foi devidamente esclarecida -

Em relação a este novo tópico:
O nosso pequeno Osky tem uma fixação por fios eléctricos... Não há ralhar, agarrar ou distracção que o tire de qualquer ponto onde haja um fio de electricidade ou de telefone.

Há dias até borrifador experimentámos mas como ainda é tão pequenino e foi encontrado em hipotermia há apenas 2 semanas, achámos que ainda é cedo para usar este método. Mesmo assim, nada feito, volta lá sempre que pode!

Até agora tem acesso restrito a divisões com cabos mas não queremos que o mundo do pequenito se cinja a 2 divisões da casa... Protecções para cabos, alguém usa? Poderá ser uma solução?

Para além disto, morde em tudo o que apanha (ferra mesmo os dentinhos!), seja nas nossas mãos, pés, braços...

Alguém tem sugestões para lidar com estas manias?

Obrigada.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 01, 2009 11:07 am

Nita77 Escreveu:Bom dia,

- Antes de mais, as minhas desculpas por na mensagem anterior me ter referido a um medicamento. Por desconhecimento de causa, coloquei aqui uma pergunta que efectivamente só faz sentido ser respondida por um veterinário e, a qual entretanto, já foi devidamente esclarecida -

Em relação a este novo tópico:
O nosso pequeno Osky tem uma fixação por fios eléctricos... Não há ralhar, agarrar ou distracção que o tire de qualquer ponto onde haja um fio de electricidade ou de telefone.

Há dias até borrifador experimentámos mas como ainda é tão pequenino e foi encontrado em hipotermia há apenas 2 semanas, achámos que ainda é cedo para usar este método. Mesmo assim, nada feito, volta lá sempre que pode!

Até agora tem acesso restrito a divisões com cabos mas não queremos que o mundo do pequenito se cinja a 2 divisões da casa... Protecções para cabos, alguém usa? Poderá ser uma solução?

Para além disto, morde em tudo o que apanha (ferra mesmo os dentinhos!), seja nas nossas mãos, pés, braços...

Alguém tem sugestões para lidar com estas manias?

Obrigada.
Para a brincadeira com as mãos, é desincentivá-lo
com um valente não e virar-lhe as costas para que ele verifique que não gostou da brincadeira!
Ainda, pode usar um boneco de peluche que seja aproximadamente o tamanho dele, para com a sua mão manusear o boneco de forma a que ele lute com o boneco e não com a sua mão! os gatinhos bebés, aquando em grupo com os manos, lutam uns com os outros. Ele sente falta dessa luta. Precisa mesmo dela! Como tal, proporcione-lhe o que ele não teve...mas, artificialmente com o boneco :wink:

Quanto aos fios eléctricos, compre capas protectoras que resolvam a situação :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

segunda jun 01, 2009 5:24 pm

:D como a compreendo, as minhas mãoes e pernas estao uma lastima, com tantos arranhoes tudo serve a Ziggy para ela brincar, mimos???? só quando está a dormir ou ensonada, porque de contrario vem logo arranhao ou mordidela.Não para um segundo :wink: A
Susanabsousa
Membro
Registado: segunda mar 23, 2009 5:43 pm

segunda jun 01, 2009 5:43 pm

Boas,

Temos muita coisa em comum...

Toda a gente diz que eu não tenho 1 gato, tenho 1 fera! :D

Lá le cortei as unhas, mas nem assim... Os dentes são mesmo fininhos...

Acho que isso vai com a idade... E nem vale a pena ralharmos, porque se levantamos as mãos é pior ainda, ele salta e morde...

São umas ferinhas... :oops:
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

segunda jun 01, 2009 10:00 pm

Nao vou falar de arranhadelas pois a minha bebé de 2 meses deixa-me as maos numa lastima, mas pior é qd tamos a dormir e se manda aos nossos pés e braços :o Tb se mandava á cara, mas levou umas qtas palmadas no focinho q nao voltou a fazer!

Qto aos fios, eu tive de fazer aquilo q tinha mais á mao! Tinha aqui uma caixa de cartao e coloquei a fazer cerca nos fios q tenho (q sao maioritariamente debaixo da secretaria). Piior foi a Nokas q é doente por Cartao :lol: mas la acalmou tb e nunca mais la foi... (se vai durar nao sei). Ah mas nao nos livrámos de q a Lua nos matasse o rato do pc :lol:
Nita77
Membro Veterano

terça jun 02, 2009 9:53 am

faz hoje 1 semaninha que levámos o Osky lá para casa ...
Por enquanto ele ainda não chega ao rato do PC mas acho que não tardará muito para que também não lhe resista :lol:

Quanto às arranhadelas e mordidelas, ontem achou por bem atirar-se e pendurar-se na perna do dono. 4 patinhas e dentinhos cravados a escorregar perna abaixo :evil:. Um valente não acompanhado de um toque no narizito e foi "amuar" para a caminha.

Em relação aos cabos, ontem enrolámo-los de modo a ficarem o menos à vista quanto possível (santa paciência do meu maridinho em enrolar tudo o que era fio pela casa). O Osky bem que procurou mas nada de cabos. :wink:

Como antes tínhamos as portas dos quartos fechadas para que ele não andásse por ali a roer, ontem tentámos pela primeira vez mudá-lo para o quarto. Apesar de já lá ter estado antes a brincar e morder fios (claro!), esta foi a 1ª tentativa para que ele lá dormisse.

Levámos-lhe a caminha para o nosso quarto e o litter para a WC ao lado. Como ele costuma sempre comer e ir ao litter antes de dormir, andámos com ele pela casa, para que aprendesse a ir à cozinha comer e voltar.
Reconheceu a caminha, esteve ali deitado um bocadinho, tentámos que fosse ao litter mas nada.

Após várias tentativas, acabámos por trazer o litter de volta à cozinha. Foi lá umas 3 vezes apenas cheirar e arranhar... Como vimos que não sossegava, levámos a caminha de novo para a cozinha e, assim que a viu, encostou-se nela e não tardou um minuto em correr para o litter e, finalmente, lá aliviou.

Em vez de permanecer na cozinha, queremos habituá-lo a estar connosco e a ter o litter na wc do quarto junto à janela. A nossa casa não é enorme mas também não é pequena e dali à cozinha, onde está a comida, ainda "vai um corredor de distância"...
Que acham que devemos fazer?

Obrigada uma vez mais pelas Vossas sugestões :)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Nita77
Membro Veterano

terça jun 02, 2009 9:56 am

Faltou-me apenas referir que para amenizar a situação das mordidelas estamos a usar um boneco, que aliás ele adora.

Ainda vai atrás das nossas mãos mas estamos a tentar que se habitue a morder apenas no boneco.

Como há uns dias lhe comprámos um arranhador, trepa por lá acima e ontem deve ter confundido a perna do dono com o arranhador :D
Nita77
Membro Veterano

terça jun 02, 2009 4:17 pm

Ninguém tem sugestões? :oops:
Queríamos mesmo mudar o pequenito para o começar a habituar desde cedo...
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jun 02, 2009 4:28 pm

Nita77 Escreveu:Ninguém tem sugestões? :oops:
Queríamos mesmo mudar o pequenito para o começar a habituar desde cedo...
Posso lhe dar a minha opinião... :oops:

Deixem o gatinho à vontade... deixem ficar a caminha dele na cozinha e arranjem outra para o vosso quarto... ele vai escolher o que mais lhe agradar...

O WC decidam já o sitio definitivo para ficar, porque os gatinhos não gostam muito de mudanças e assim arranjem já o local definitivo e não mudem mais...

As arranhadelas nas pernas... :P vão desaparecer quando ele crescer mais um bocadinho... mas foi muito boa ideia o arranhador e o bonequinho :wink:

Sei que gostariam que ele dormisse já ao pé de vocês, mas isso é uma coisa que não se pode impôr a um gatinho, ele vai dormir onde se sentir mais confortável e um dia ele vai sim começar a dormir ao pé de vocês... mas acreditem que ao fim de algum tempo, vocês irão ter saudades de que ele prefira dormir na cozinha... :wink: :lol:

Quanto aos fios eléctricos a Leo já lhe deu o melhor conselho: Calhas protectoras!!!
Responder

Voltar para “Gatos”