Bom dia,
- Antes de mais, as minhas desculpas por na mensagem anterior me ter referido a um medicamento. Por desconhecimento de causa, coloquei aqui uma pergunta que efectivamente só faz sentido ser respondida por um veterinário e, a qual entretanto, já foi devidamente esclarecida -
Em relação a este novo tópico:
O nosso pequeno Osky tem uma fixação por fios eléctricos... Não há ralhar, agarrar ou distracção que o tire de qualquer ponto onde haja um fio de electricidade ou de telefone.
Há dias até borrifador experimentámos mas como ainda é tão pequenino e foi encontrado em hipotermia há apenas 2 semanas, achámos que ainda é cedo para usar este método. Mesmo assim, nada feito, volta lá sempre que pode!
Até agora tem acesso restrito a divisões com cabos mas não queremos que o mundo do pequenito se cinja a 2 divisões da casa... Protecções para cabos, alguém usa? Poderá ser uma solução?
Para além disto, morde em tudo o que apanha (ferra mesmo os dentinhos!), seja nas nossas mãos, pés, braços...
Alguém tem sugestões para lidar com estas manias?
Obrigada.
Fios e mordidelas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Para a brincadeira com as mãos, é desincentivá-loNita77 Escreveu:Bom dia,
- Antes de mais, as minhas desculpas por na mensagem anterior me ter referido a um medicamento. Por desconhecimento de causa, coloquei aqui uma pergunta que efectivamente só faz sentido ser respondida por um veterinário e, a qual entretanto, já foi devidamente esclarecida -
Em relação a este novo tópico:
O nosso pequeno Osky tem uma fixação por fios eléctricos... Não há ralhar, agarrar ou distracção que o tire de qualquer ponto onde haja um fio de electricidade ou de telefone.
Há dias até borrifador experimentámos mas como ainda é tão pequenino e foi encontrado em hipotermia há apenas 2 semanas, achámos que ainda é cedo para usar este método. Mesmo assim, nada feito, volta lá sempre que pode!
Até agora tem acesso restrito a divisões com cabos mas não queremos que o mundo do pequenito se cinja a 2 divisões da casa... Protecções para cabos, alguém usa? Poderá ser uma solução?
Para além disto, morde em tudo o que apanha (ferra mesmo os dentinhos!), seja nas nossas mãos, pés, braços...
Alguém tem sugestões para lidar com estas manias?
Obrigada.
com um valente não e virar-lhe as costas para que ele verifique que não gostou da brincadeira!
Ainda, pode usar um boneco de peluche que seja aproximadamente o tamanho dele, para com a sua mão manusear o boneco de forma a que ele lute com o boneco e não com a sua mão! os gatinhos bebés, aquando em grupo com os manos, lutam uns com os outros. Ele sente falta dessa luta. Precisa mesmo dela! Como tal, proporcione-lhe o que ele não teve...mas, artificialmente com o boneco

Quanto aos fios eléctricos, compre capas protectoras que resolvam a situação

Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>

-
- Membro
- Registado: segunda mar 23, 2009 5:43 pm
Boas,
Temos muita coisa em comum...
Toda a gente diz que eu não tenho 1 gato, tenho 1 fera!
Lá le cortei as unhas, mas nem assim... Os dentes são mesmo fininhos...
Acho que isso vai com a idade... E nem vale a pena ralharmos, porque se levantamos as mãos é pior ainda, ele salta e morde...
São umas ferinhas...
Temos muita coisa em comum...
Toda a gente diz que eu não tenho 1 gato, tenho 1 fera!

Lá le cortei as unhas, mas nem assim... Os dentes são mesmo fininhos...
Acho que isso vai com a idade... E nem vale a pena ralharmos, porque se levantamos as mãos é pior ainda, ele salta e morde...
São umas ferinhas...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am
Nao vou falar de arranhadelas pois a minha bebé de 2 meses deixa-me as maos numa lastima, mas pior é qd tamos a dormir e se manda aos nossos pés e braços
Tb se mandava á cara, mas levou umas qtas palmadas no focinho q nao voltou a fazer!
Qto aos fios, eu tive de fazer aquilo q tinha mais á mao! Tinha aqui uma caixa de cartao e coloquei a fazer cerca nos fios q tenho (q sao maioritariamente debaixo da secretaria). Piior foi a Nokas q é doente por Cartao
mas la acalmou tb e nunca mais la foi... (se vai durar nao sei). Ah mas nao nos livrámos de q a Lua nos matasse o rato do pc 

Qto aos fios, eu tive de fazer aquilo q tinha mais á mao! Tinha aqui uma caixa de cartao e coloquei a fazer cerca nos fios q tenho (q sao maioritariamente debaixo da secretaria). Piior foi a Nokas q é doente por Cartao

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
faz hoje 1 semaninha que levámos o Osky lá para casa ...
Por enquanto ele ainda não chega ao rato do PC mas acho que não tardará muito para que também não lhe resista
Quanto às arranhadelas e mordidelas, ontem achou por bem atirar-se e pendurar-se na perna do dono. 4 patinhas e dentinhos cravados a escorregar perna abaixo
. Um valente não acompanhado de um toque no narizito e foi "amuar" para a caminha.
Em relação aos cabos, ontem enrolámo-los de modo a ficarem o menos à vista quanto possível (santa paciência do meu maridinho em enrolar tudo o que era fio pela casa). O Osky bem que procurou mas nada de cabos.
Como antes tínhamos as portas dos quartos fechadas para que ele não andásse por ali a roer, ontem tentámos pela primeira vez mudá-lo para o quarto. Apesar de já lá ter estado antes a brincar e morder fios (claro!), esta foi a 1ª tentativa para que ele lá dormisse.
Levámos-lhe a caminha para o nosso quarto e o litter para a WC ao lado. Como ele costuma sempre comer e ir ao litter antes de dormir, andámos com ele pela casa, para que aprendesse a ir à cozinha comer e voltar.
Reconheceu a caminha, esteve ali deitado um bocadinho, tentámos que fosse ao litter mas nada.
Após várias tentativas, acabámos por trazer o litter de volta à cozinha. Foi lá umas 3 vezes apenas cheirar e arranhar... Como vimos que não sossegava, levámos a caminha de novo para a cozinha e, assim que a viu, encostou-se nela e não tardou um minuto em correr para o litter e, finalmente, lá aliviou.
Em vez de permanecer na cozinha, queremos habituá-lo a estar connosco e a ter o litter na wc do quarto junto à janela. A nossa casa não é enorme mas também não é pequena e dali à cozinha, onde está a comida, ainda "vai um corredor de distância"...
Que acham que devemos fazer?
Obrigada uma vez mais pelas Vossas sugestões
Por enquanto ele ainda não chega ao rato do PC mas acho que não tardará muito para que também não lhe resista

Quanto às arranhadelas e mordidelas, ontem achou por bem atirar-se e pendurar-se na perna do dono. 4 patinhas e dentinhos cravados a escorregar perna abaixo

Em relação aos cabos, ontem enrolámo-los de modo a ficarem o menos à vista quanto possível (santa paciência do meu maridinho em enrolar tudo o que era fio pela casa). O Osky bem que procurou mas nada de cabos.

Como antes tínhamos as portas dos quartos fechadas para que ele não andásse por ali a roer, ontem tentámos pela primeira vez mudá-lo para o quarto. Apesar de já lá ter estado antes a brincar e morder fios (claro!), esta foi a 1ª tentativa para que ele lá dormisse.
Levámos-lhe a caminha para o nosso quarto e o litter para a WC ao lado. Como ele costuma sempre comer e ir ao litter antes de dormir, andámos com ele pela casa, para que aprendesse a ir à cozinha comer e voltar.
Reconheceu a caminha, esteve ali deitado um bocadinho, tentámos que fosse ao litter mas nada.
Após várias tentativas, acabámos por trazer o litter de volta à cozinha. Foi lá umas 3 vezes apenas cheirar e arranhar... Como vimos que não sossegava, levámos a caminha de novo para a cozinha e, assim que a viu, encostou-se nela e não tardou um minuto em correr para o litter e, finalmente, lá aliviou.
Em vez de permanecer na cozinha, queremos habituá-lo a estar connosco e a ter o litter na wc do quarto junto à janela. A nossa casa não é enorme mas também não é pequena e dali à cozinha, onde está a comida, ainda "vai um corredor de distância"...
Que acham que devemos fazer?
Obrigada uma vez mais pelas Vossas sugestões

<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
- Membro Veterano
Faltou-me apenas referir que para amenizar a situação das mordidelas estamos a usar um boneco, que aliás ele adora.
Ainda vai atrás das nossas mãos mas estamos a tentar que se habitue a morder apenas no boneco.
Como há uns dias lhe comprámos um arranhador, trepa por lá acima e ontem deve ter confundido a perna do dono com o arranhador
Ainda vai atrás das nossas mãos mas estamos a tentar que se habitue a morder apenas no boneco.
Como há uns dias lhe comprámos um arranhador, trepa por lá acima e ontem deve ter confundido a perna do dono com o arranhador

<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
- Membro Veterano
Ninguém tem sugestões?
Queríamos mesmo mudar o pequenito para o começar a habituar desde cedo...

Posso lhe dar a minha opinião...Nita77 Escreveu:Ninguém tem sugestões?![]()

Deixem o gatinho à vontade... deixem ficar a caminha dele na cozinha e arranjem outra para o vosso quarto... ele vai escolher o que mais lhe agradar...
O WC decidam já o sitio definitivo para ficar, porque os gatinhos não gostam muito de mudanças e assim arranjem já o local definitivo e não mudem mais...
As arranhadelas nas pernas...

Sei que gostariam que ele dormisse já ao pé de vocês, mas isso é uma coisa que não se pode impôr a um gatinho, ele vai dormir onde se sentir mais confortável e um dia ele vai sim começar a dormir ao pé de vocês... mas acreditem que ao fim de algum tempo, vocês irão ter saudades de que ele prefira dormir na cozinha...

Quanto aos fios eléctricos a Leo já lhe deu o melhor conselho: Calhas protectoras!!!