Porque este é um assunto que me é muito querido e porque gostava de o ver debatido com "cabeça" sem os "instintos" do costume, aqui vai o primeiro link.
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/caes_e_ ... _mitos/468
Moderador: mcerqueira
Não. Ele reage à tua acção, se tu lhe ralhas e/ou dás uma palmada, ele está a reagir à tua energia e à tua atitude, não está a pensar "eu fiz asneira e estou a ser punido por isso" nem a reagir a isso.CarpemDiem Escreveu:Quem tem animais de estimação conhece bem muitas destas caracteristicas pelo que o artigo não trouxe nada de novo.
No entanto, concordo com o Xenita quanto à culpa.
Penso que eles a sentem. Quando o meu Tomás faz alguma asneira e ralho com ele, ele sabe que fez mal e assume uma atitude submissa.
O que acho que aqui pode ser questionado é se este sentimento de culpa que, sem duvida sentem poderá ser interpretado da mesma forma que o nosso.
Existem muitas formas de o manifestar e talvez o deles seja um pouco diferente, não sei.
Deixo esta duvida à vossa consideração.
Não não é, está a reagir à nossa energia negativa e à nossa linguagem corporal.sweetdog Escreveu:Eu penso que eles sentem arrependimento pelas atitudes que têm e que não são correctas, pelas coisas que ele sabem que nos não gostamos, vejo isso pelos cães que ja tive e que tenho actualmente.
Principalmente pelo meu velhote que quando nos o repriendiamos, ele ficava quieto na cozinha e passado um pouco vinha ter conosco de maneira muito delicada como se estivesse a pedir desculpas, dando os seus mimos ou ate colucando o seu focinho nas nossas pernas ou de baixo do braco! Qua saudades dele!![]()
Cumps
Estou de pleno acordo, o significado de não podermos ou não devermos fazer, não que dizer que não facamos independentemente o motivo que tenhamos, seja ele por gosto ou po diversão!marijonscp Escreveu:E será que nós humanos não agimos da mesma forma?
Por exemplo, uma pessoa que sabe que não pode comer chocolate e o faz às escondidas. Se for apanhada tem uma reacção de culpa, no entanto não é por isso que não vai deixar de o fazer às escondidas sempre que puder.
EXplico como já eXpliquei anteriormente, ele reage à nossa atitude e à nossa energia, um cão lê a linguagem corporal do dono, e depois de um cão fazer asneira, nós estamos tudo menos alegres e contentes, e eles sabem, só não sabem é porquê...sweetdog Escreveu:Então como esplicas o facto de ele vir meigo como se viesse pedir desculpas ou como demonstra-se arrependimento?texuga Escreveu:Não não é, está a reagir à nossa energia negativa e à nossa linguagem corporal.
Sim. Mas uma pessoa que com a idade fica surda e cegueta não deixa de sentir " culpa" ao comer o chocolate ás escondidas. E mesmo sem ver ou/e ouvir o que lhe dizem sinaliza a sua culpa porque a sente efetivamente. ( Quando sente... ás vezes finge-se que é para não nos ralharem muito....marijonscp Escreveu:E será que nós humanos não agimos da mesma forma?
Por exemplo, uma pessoa que sabe que não pode comer chocolate e o faz às escondidas. Se for apanhada tem uma reacção de culpa, no entanto não é por isso que não vai deixar de o fazer às escondidas sempre que puder.