Diz-me o que sentes!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 01, 2009 6:00 pm

Olá :wink:

Porque este é um assunto que me é muito querido e porque gostava de o ver debatido com "cabeça" sem os "instintos" do costume, aqui vai o primeiro link.

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/caes_e_ ... _mitos/468
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda jun 01, 2009 9:37 pm

Li o artigo, mas não me trouxe nada de novo, nada que a observação não me tivesse já revelado. E confesso que me desagradaram os métodos usados para determinar se os cães deprimem ou não, o que há muito se sabe acontecer sem ter sido preciso recorrer a choques eléctricos.
:?
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça jun 02, 2009 7:54 am

O etnólogo Frans de Waal relatou no seu livro que uma cadela Husky com o mau hábito de roer jornais era repreendida pela dona sempre que esta chegava a casa e encontrava jornais desfeitos. A Husky assumia uma posição submissa, que era interpretado pela dona como a admissão de culpa. Contudo, se a dona rasgasse os jornais sem a cadela dar por isso, a Husky reagia da mesma forma “culpada”. Segundo o investigador, este caso indica que os cães não são capazes de verdadeiramente sentir culpa, mas sim de antecipar uma atitude de desagrado de um membro da família hierarquicamente superior.

Acho que não é verdade

Tenho um cadela que adora rasgar as listas da pt .E quando ralho com ela, sim fica submissa mas quando sou eu a rasgar para embrulhar alguma coisa, ela vê .... Comigo ali não rasga nem se deita em ato de submissão. Com uma cadela husk também
CarpemDiem
Membro Veterano
Registado: sexta set 09, 2005 1:36 pm

terça jun 02, 2009 8:49 am

Quem tem animais de estimação conhece bem muitas destas caracteristicas pelo que o artigo não trouxe nada de novo.

No entanto, concordo com o Xenita quanto à culpa.

Penso que eles a sentem. Quando o meu Tomás faz alguma asneira e ralho com ele, ele sabe que fez mal e assume uma atitude submissa.

O que acho que aqui pode ser questionado é se este sentimento de culpa que, sem duvida sentem poderá ser interpretado da mesma forma que o nosso.

Existem muitas formas de o manifestar e talvez o deles seja um pouco diferente, não sei.

Deixo esta duvida à vossa consideração.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça jun 02, 2009 9:00 am

Li o artigo e acho que o modo como cada um percepciona o seu cão tem muita influência na forma como vê as suas atitudes/sentimentos. Claro que lemos muitas estudos e opiniões divergentes, mas no fundo para mim o que conta é o que eu entendo.
Eu acho que um cão tem sentimentos de culpa e inveja, de alegria e tristeza e também têm alma.
Por exemplo, em relação à culpa, lembro-me bem de chegar a casa e o meu cão assumir uma atitude de culpa e eu sabia logo que tinha roído um rodapé ou feito alguma outra asneira que ele sabia que eu não gostava.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jun 02, 2009 9:11 am

CarpemDiem Escreveu:Quem tem animais de estimação conhece bem muitas destas caracteristicas pelo que o artigo não trouxe nada de novo.

No entanto, concordo com o Xenita quanto à culpa.

Penso que eles a sentem. Quando o meu Tomás faz alguma asneira e ralho com ele, ele sabe que fez mal e assume uma atitude submissa.

O que acho que aqui pode ser questionado é se este sentimento de culpa que, sem duvida sentem poderá ser interpretado da mesma forma que o nosso.

Existem muitas formas de o manifestar e talvez o deles seja um pouco diferente, não sei.

Deixo esta duvida à vossa consideração.
Não. Ele reage à tua acção, se tu lhe ralhas e/ou dás uma palmada, ele está a reagir à tua energia e à tua atitude, não está a pensar "eu fiz asneira e estou a ser punido por isso" nem a reagir a isso.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
sweetdog
Membro
Registado: terça mai 26, 2009 1:15 pm

terça jun 02, 2009 9:31 am

Eu penso que eles sentem arrependimento pelas atitudes que têm e que não são correctas, pelas coisas que ele sabem que nos não gostamos, vejo isso pelos cães que ja tive e que tenho actualmente.

Principalmente pelo meu velhote que quando nos o repriendiamos, ele ficava quieto na cozinha e passado um pouco vinha ter conosco de maneira muito delicada como se estivesse a pedir desculpas, dando os seus mimos ou ate colucando o seu focinho nas nossas pernas ou de baixo do braco! Qua saudades dele! :cry:

Cumps
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jun 02, 2009 9:33 am

sweetdog Escreveu:Eu penso que eles sentem arrependimento pelas atitudes que têm e que não são correctas, pelas coisas que ele sabem que nos não gostamos, vejo isso pelos cães que ja tive e que tenho actualmente.

Principalmente pelo meu velhote que quando nos o repriendiamos, ele ficava quieto na cozinha e passado um pouco vinha ter conosco de maneira muito delicada como se estivesse a pedir desculpas, dando os seus mimos ou ate colucando o seu focinho nas nossas pernas ou de baixo do braco! Qua saudades dele! :cry:

Cumps
Não não é, está a reagir à nossa energia negativa e à nossa linguagem corporal.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
sweetdog
Membro

terça jun 02, 2009 9:38 am

texuga Escreveu:Não não é, está a reagir à nossa energia negativa e à nossa linguagem corporal.
Então como esplicas o facto de ele vir meigo como se viesse pedir desculpas ou como demonstra-se arrependimento?
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça jun 02, 2009 9:40 am

Por acaso também penso que essas atitudes não são exactamente demonstração de uma sensação de culpa, mas sim outra coisa.

Todos os dias assistimos a manifestações dessas, eles sabem muito bem que aquilo que vão fazer e fazem não é do nosso agrado, e mesmo assim fazem-no. Depois assumem a atitude de "culpado", pôem o carro à frente dos bois, por assim dizer, ficam à espera do ralhete, e com essa atitude anunciam-nos que acabaram de fazer asneira.

Na verdade, não me prendo muito com análises nem experiências. Não me servem para nada, cão é cão e só tem de ser aceite por aquilo que é, um animal com um certo nível de inteligência, que nos ama e que tem de viver connosco seguindo algumas regras que lhe impomos. E a quem também amamos.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 02, 2009 10:09 am

Na minha opinião essas posturas de "ciumes", "culpa" , etc, somos nós que as interpretamos assim para lhe dar um nome. Para um melhor entendimento. Mas , no meu ponto de vista, são reações aos sinais que enviamos.
Fundamento isto com a experiencia pessoal com o meu cão velhote.Por exemplo:
Ele sabe que os canteiros não são para escavar. E quando o faz nós ralhamos com ele. Quando nos ouvia e via bem, adotava a postura da " culpa e arrependimento" . Agora, já não nos ouve nem vê muito bem. Continua a saber que não devia fazê-lo... mas faz. E " sou culpado , desculpa lá " isso já não é para ele. Pura e simplesmente ignora-nos. Tambem porque os ralhetes já são raros. Mas o tal sentimento de culpa desapareceu...porque os sinais negativos tambem desapareceram.
E a experiência do " sentido de justiça" fez-me rir. Claro que o cão reagiu. Mas ficou confuso. Não acho que tenha ficado amuado com a injustiça.... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça jun 02, 2009 10:17 am

E será que nós humanos não agimos da mesma forma?
Por exemplo, uma pessoa que sabe que não pode comer chocolate e o faz às escondidas. Se for apanhada tem uma reacção de culpa, no entanto não é por isso que não vai deixar de o fazer às escondidas sempre que puder.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
sweetdog
Membro

terça jun 02, 2009 10:23 am

marijonscp Escreveu:E será que nós humanos não agimos da mesma forma?
Por exemplo, uma pessoa que sabe que não pode comer chocolate e o faz às escondidas. Se for apanhada tem uma reacção de culpa, no entanto não é por isso que não vai deixar de o fazer às escondidas sempre que puder.
Estou de pleno acordo, o significado de não podermos ou não devermos fazer, não que dizer que não facamos independentemente o motivo que tenhamos, seja ele por gosto ou po diversão!
texuga
Membro Veterano

terça jun 02, 2009 10:51 am

sweetdog Escreveu:
texuga Escreveu:Não não é, está a reagir à nossa energia negativa e à nossa linguagem corporal.
Então como esplicas o facto de ele vir meigo como se viesse pedir desculpas ou como demonstra-se arrependimento?
EXplico como já eXpliquei anteriormente, ele reage à nossa atitude e à nossa energia, um cão lê a linguagem corporal do dono, e depois de um cão fazer asneira, nós estamos tudo menos alegres e contentes, e eles sabem, só não sabem é porquê...
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 02, 2009 10:52 am

marijonscp Escreveu:E será que nós humanos não agimos da mesma forma?
Sim. Mas uma pessoa que com a idade fica surda e cegueta não deixa de sentir " culpa" ao comer o chocolate ás escondidas. E mesmo sem ver ou/e ouvir o que lhe dizem sinaliza a sua culpa porque a sente efetivamente. ( Quando sente... ás vezes finge-se que é para não nos ralharem muito.... :lol: )
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Cães”