Pardal bebe encontrado - ajuda por favor

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
mbm1986
Membro
Registado: segunda mai 25, 2009 11:05 am

terça mai 26, 2009 9:00 pm

Imagem

Achei por bem apresentar o pardaleco em questão...
Oh p'ra ele, todo pimpão o bebocas, a ver as actualizações nos fóruns, ehehe...

Cumprimentos *** :D
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça mai 26, 2009 10:35 pm

Não venho aqui ajudar em nada, porque pouco percebo de aves (no entanto estou a tentar aprender). Só quero dar-lhe os parabéns pelo que está a fazer. Não só por ter acolhido o pardalito e ter cuidado dele, como também por pensar na felicidade dele. Não sei se eu seria capaz de o soltar de novo, após passar algum tempo com ele. Quanto a isso admito que sou um tanto egoísta.

Por isso... parabéns.

Quanto às frustrações, todos nós as temos. É normal. Mas não amaldiçoe o dia em que acolheu a pardalito, porque a sua acção tornou-a numa pessoa muito melhor do que era antes. Diz-me o que fazes, dir-te-ei quem és (uma adaptação de uma frase que a minha mãe me diz :P).

Boa sorte.
mbm1986
Membro

terça mai 26, 2009 10:57 pm

GSfanatic Escreveu: Quanto às frustrações, todos nós as temos. É normal. Mas não amaldiçoe o dia em que acolheu a pardalito, porque a sua acção tornou-a numa pessoa muito melhor do que era antes. Diz-me o que fazes, dir-te-ei quem és (uma adaptação de uma frase que a minha mãe me diz :P).

Boa sorte.

Muito obrigado pelas suas palavras e consideração,

Acredite q tb eu sou egoísta, quero o melhor para ele, mas por mim ficaria para sempre com o bebocas encostado ao meu pescoço a dormir...

O q é certo é q com 3 gatas à solta, não posso soltá-lo a ele, até porque ainda hoje ele tem mazelas dum primeiro encontro com uma minha gata...

E depois existem as questões legais...
Para poder ficar com ele, teria de viajar frequentemente com ele em transportes públicos, numa transportadora, e não quero correr riscos nem para mim (coimas e afins), nem para ele (se estiver apegado a mim ter de ir entregá-lo a Monsanto, depois de ouvir histórias em q dão primazia aos cuidados a aves em risco de extinção, não a "meros" pardais)...

Sei que na legislação fala-se de animais irrecuperáveis como animais da fauna europeia, que por habituação ao ser humano, não podem ser devolvidos à natureza. Logo, podem ser mantidos por seres humanos mas nem sei onde me informar sobre isso porque não há qualquer tipo de informação aqui na internet (e porque vendo bem as coisas ele está habituado a humanos por minha própria culpa)...

E também já viu o q era enclausurar um animal q nasceu com o dom da liberdade?
Nem pensar, por muito egoísta q eu seja, eu tb nasci com o dom da liberdade de escolha, e a minha escolha por agr é fortalecê-lo, torná-lo gordinho, e depois o tempo o dirá...

O que é certo é q faz hoje 8dias q está cmg, e persistem mts das minhas dúvidas, mas cmo me dizem: ele está vivo não está? então qual o problema?
Os problemas são muitos, mas tudo se resolverá...

Muito Muito obrigado pelas palavras acolhedoras...
Irei dando novas informações sobre o pardaleco e o que o futuro "nos" reservou...

Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quarta mai 27, 2009 2:12 pm

Eu confesso que não consegui ver tudo que está escrito depois da minha intervenção, mas li na 'diagonal' e vi a foto do passarinho.
Ele ainda é muito novo, não o pode soltar. Se o fizer, só para o final do verão, OK?
Os pardais apegam-se muito a nós. O meu também andava atrás de mim, dormia no meu pescoço, e quando me via, ficava doido.
Eu já criei inúmeros pássaros à mão (de várias espécies) e nenhum deles foi tão amoroso como o pardal que encontrei caído no ano passado.
Bem, o meu amiguinho (que se chamava Chiquinho) não pôde ser solto, simplesmente porque não tinha condições de voar. Ele não era uma ave normal, era doente, e não voava. Tinha as penas baças e esgarçadas. Acabou por morrer.

Uma coisa que NÃO deve fazer, na minha opinião, é juntá-lo aos seus canários. Aves silvestres transportam muitas doenças que podem passar para os seus canários e ser fatal para eles.

Vá cuidando dele e aproveitando o tempo que puder com ele. Eu tenho quatro cães caçadores de avezinhas indefesas, e quando eu queria soltar o Chiquinho, prendia-os todos nalgum lado da casa, e o pardaleco podia saltitar e andar à vontade, em liberdade. Andava atrás de mim feito um cãozinho.
Quanto aos gatos, sei que são marados, e que metem as mãos nas gaiolas para apanhar os pássaros. Nisso não tenho experiência e não posso dizer nada.

Deixe comida (sementes) para o pardal num recipiente no fundo da gaiola. Ele vai comê-las, quando chegar a hora. É interessante observar a mudança nos pássaros, à medida que vão crescendo e se tornando independentes.

Eu há poucos dias ainda alimentava um canário que comia papa para canários (de criação) humedecida. De um momento para o outro não quis mais a papa, e começou a comer sozinho. É assim que eles são. :wink:

Muitas felicidades para si e o pardal. :)
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
mbm1986
Membro

quarta mai 27, 2009 5:09 pm

Condessa, novamente muito obrigado pelos seus conselhos...

Posso então deduzir que o seu pardaleco passava algum tempo na gaiola, certo? É q eu não queria muito habituar este pardaleco à gaiola para q ele dp pudesse andar livremente e ter iniciativa de se aventurar pelo mundo lá fora...

Mas... ... ele agora nunca quer sair da gaiola... Se o tiro, ele volta lá para dentro. Tem smp as portinholas abertas, e só sai de lá para me cumprimentar, depois volta imediamente para a gaiola... Não deveria ser normal pois não? Até porque eu não o obrigo a ficar lá dentro... E é uma mudança muito brusca de comportamento, pois estando o pardal nos primeiros dias smp a piar pq queria sair da gaiola e, agr q pode entrar e sair á sua vontade, nunca quer sair, algo de estranho se passa, não?

E ele hoje também tem estado de diarreia... Será porque só come pão e arroz? Continuo a tentar dar-lhe a papa, mas cospe-a toda... E tem tb na gaiola mistura para canários, papa insectívora, pêra e maçã (mas a fruta só a come se lha der ao bico)...

Quanto a libertá-lo apenas no final do Verão... Estamos os 2 tramados, pq eu divido a minha vida entre 2 cidades andando de transportes públicos, e não posso andar com o passareco durante os próximos 4 meses de um lado para o outro...
E ele ficar a viver fixamente numa cidade (enquanto me ausento), implica ficar longos tempos (dias, semanas) sozinho e fechado na gaiola (pois não tenho ngm c quem o deixar), ficar a viver fixamente na outra cidade (enquanto me ausento), implica ficar longos períodos sozinho fechado numa gaiola s ter os msm cuidados q tem agr (pois as pessoas c quem o posso deixar não só passam metade do tempo fora de casa, cmo não têm dp a disponibilidade para o deixar andar á soltar cmo eu tenho)...
Nem quero pensar mais nisso...

Juntá-lo aos canários é q não o farei então... Mas não sei mesmo que fazer, na próxima 6ªfeira terei de me ausentar e agr???

Condessa
Membro Veterano

sexta mai 29, 2009 10:30 am

Compre papa de criação de canários, humedeça e dê-lhe. Ele é muito novo, e penso que ainda precisa de ajuda para comer.
<p>&nbsp;</p>
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

sexta mai 29, 2009 11:01 am

Tenho uma amiga expert em criar aves.
Aos pardais costuma dar papa de criação misturada com àgua que é "despejada" pelo bico dos pardais através de 1 seringa, tipo das de insulina.
Já vi e é um espectáculo vê-los a esticarem-se todos para a seringa.
A diarreia não é nada boa, provoca-lhes a morte muito rápido.

Vou-te enviar mp.
Boa sorte para o pardaleco :wink:
mbm1986
Membro

sexta mai 29, 2009 1:37 pm

Bem, dando novas do pardaleco...

Eu bem lhe tento dar a papa para canários (com um pouco de papa insectívora à mistura) pela seringa mas ele cospe tudo...

Eu também o acho muito piriri para comer sozinho mas agr smp q chego a casa tenho pão e maçã espalhada por todo o lado, e tb ja o vi a descascar a alpista, mas em x d comer a parte interior, continua a brincar c a casca...

Quanto à seringa d insulina, se calhar o problema é msmo esse, pq eu uso a seringa do tamanho a seguir, vou então experimentar a de insulina.
Mas será que ele também cospe por não gostar desta papa (que tem um cheiro extraordinariamente parecido aos dos rebuçados Wheter's original, lol)???

E a diarreia também já está a passar, mas tenho uma dúvida muito parva (por falta de conhecimento): os pássaros tb fazem xixi? LOL
É q ele agora faz cocós para o esverdeado, mas também tem alturas em q só faz liquido...

Desculpem esta minha dúvida, mas cmo já referi, o meu conhecimento em relação a pássaros é msm muito escasso.

Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

sábado mai 30, 2009 12:37 am

Também pode experimentar dar a papa com aqueles pauzinhos de plástico que costumam haver nos cafés.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Condessa
Membro Veterano

sábado mai 30, 2009 4:02 pm

Tem de insistir com a papa. Quando ele pegar-lhe o gosto, vai ver que come feito um desalmado.
<p>&nbsp;</p>
mbm1986
Membro

terça jun 02, 2009 12:05 pm

Novidades do pardal...

Já voa mais ao menos embora na asa direita tenha 3 penas "fora do sítio", que parecem dobradas para o interior da asa :(

Continua de diarréia, para grande tristeza minha...
Continuo a tentar dar-lhe comida (papa de criação com um pouco de papa insectívora) pela seringa mas cospe a maioria, já nem sei que faça. Pois agora apenas se alimenta de pão seco. Descasca a alpista mas, em vez de a comer, parece apenas brincar com ela.

Contudo não deixa de ser um lutador, fugindo de mim, e atirando-se ás minhas mãos para dar bicadas. O seu lado selvagem a "emergir"...
E com isto já está a sobreviver há 2 semanas!

mbm1986
Membro

terça jun 02, 2009 12:16 pm

Imagem[/img]

Aqui está a foto que mostra em detalhe a asinha dele...

Condessa
Membro Veterano

terça jun 02, 2009 12:50 pm

Tem usado uma seringa para lhe dar de comer?? Quanto à diarreia, existem produtos no mercado para curar. Vá a uma loja de animais, e peça ajuda, que lhe indicarão o medicamento correcto.

Devo dizer que a aparência dele não está boa como a da primeira foto. Isso quer dizer que ele não está bem. Tem de agir rápido. :wink:
<p>&nbsp;</p>
mbm1986
Membro

terça jun 02, 2009 2:05 pm

Eu até o acho com melhor aspecto, a foto é que talvez não o favoreça. Isto porque sempre que ele se coloca em cima do computador ou ao pé de mim fica assim com as penas todas eriçadinhas e põe-se a abanar muito as asas, será felicidade?!?! Porque depois quando anda a explorar à sua volta já anda com as penas mais juntas ao corpo!!!

Acha que faço mal em o alimentar por seringa? Qual a técnica melhor?
Amanhã irei comprar então qualquer coisita para a diarréia.
Entretanto há algumas vitaminas que eu possa também comprar para fortalecer o rapaz, ou nem por isso?

mbm1986
Membro

terça jun 02, 2009 2:11 pm

Outra dúvida minha, ele anda sempre a esfregar-se em todo o lado. Que quererá isto dizer? Terá ele de ser desparasitado?

Responder

Voltar para “Aves”