quarta jun 03, 2009 9:32 am
@JaimeSousa- Ter um substrato solto no terrário/faunário tem de facto essa vantagem, permitindo-lhes escavar ou entrerrar-se, uma comportamento natural em muitas das espécies que podemos ter, se bem que em muitos casos elas se apoderem de túneis já existentes. O Bark não permite fazer túneis já que não tem sustentabilidade, mas permite-lhes "navegar" e enterrar-se no substrato. Para exemplares de pequena dimensão o coco husk permite manter abertos alguns tuneis mas dentro de certos limites. A única solução seria mesmo juntar outros elementos ao bark como turfa, humus de coco, ou outro tipo de substrato que permita manter uma maior integridade.
Os túneis artificiais são uma óptima opção. Da minha experiência são utilizados não só para navegar enquanto estão em modo de exploração como também como toca, se bem que aqui cada vez mais me apercebo que muitos exemplares, e aliás muitas espécies, não sentem qualquer necessidade de ter uma espaço completamente confinados, fechados e apertados, para se sentirem confortáveis, basta terem acesso a vários locais mais reservados e por ventura mais escuros...
@Kitten: Sim Kitten, o terrário vem preparado para a aplicação de um cabo térmico na base, parte exterior, através de um sistema de ranhuras. O tempo tem ajudado (com uma temperatura bem alta), e por outro lado a temperatura máxima que fixo no periódo diurno para ele também não é muito alta (entre os 28º e os 28.7), mas devo dizer que estou muito impressionado com a capacidade de retenção da carga térmica... muito mesmo. Que depois pode ser também controlada aumentando ou diminuindo os nível de circulação de ar através do sistema de ventilação (fechando ou abrindo as portadas das 4 entradas de ar que o terrário tem).