Dúvidas sobre a dieta para gecos leopardo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

terça jun 02, 2009 11:56 pm

Vamos então começar uma questão muitas vezes repetidas sobre se um geco leopardo pode ser alimentado só com larvas de farinha e um bom suplemento, sem impacto substancial na sua qualidade de vida ou longevidade.

A ideia não é defender esta dieta, uma dieta diversificada é a ideal. Até existem muitos espécimes que não aceitam larvas destas. Por favor, mantenham as "provas" com as referências a quem as proferiu e se for de um livro ou sítio na internet referirem-no.

Acho relevante também referir que este geco é uma das poucas espécies que se mostrou tão resiliente em cativeiro de forma a ser (mais) tolerante a esta dieta, pelo que não tomem decisões sobre outras espécies apenas por comparação com esta.

Eu vou reunir algumas referências e volto a postar depois disso.
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quarta jun 03, 2009 12:10 am

Gecofilo, um dos contras, ou o principal, de usar apenas tenébrio é o facto de serem ricos em gordura, pelo menos comparando com grilos e baratas. Ora isso vai provocar obesidade e daí podem vir vários problemas de saúde, associados ao excesso de gordura, certo?
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

quarta jun 03, 2009 12:17 am

JaimeSousa Escreveu:Gecofilo, um dos contras, ou o principal, de usar apenas tenébrio é o facto de serem ricos em gordura, pelo menos comparando com grilos e baratas. Ora isso vai provocar obesidade e daí podem vir vários problemas de saúde, associados ao excesso de gordura, certo?
Tudo depende da alimentacao dos mesmos!
gecofilo
Membro Veterano

quarta jun 03, 2009 12:46 am

Primeira referência:

"Mealworms make a fairly good diet for leopard geckos. Animals exclusively fed mealworms for the first few years of their lives obtained most of the leopard gecko longevity records. Apparently, leopard geckos can achieve substancial life spans with diets consisting primarily of these insects. No study to date has proven that crickets or other insects are more benefecial to leopard geckos."

in The Leopard Gecko Manual, Herpetocultural Library, por Philippe de Vosjoli, Roger Klingenberg, D.V.M. (doutor em medicina veterinária), Ron Tremper e Brian Viets, Phd (equivale ao nosso Doutorado)
gecofilo
Membro Veterano

quarta jun 03, 2009 12:52 am

Segunda referência:

"RT has fed regular mealworms, Tenebrio molitor, exclusively to his leopard geckos for 30 years wihtout one instance of ill effect."

página 98, in The herpetoculture of leopard geckos, Philippe de Vosjoli, Rontremper, Roger Klingenberg, DVM
geckomorphs
Membro Veterano
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

quarta jun 03, 2009 12:55 am

Pela experiência que tenho acho que devemos ter cuidados quando se alimenta um gecko so com tenebrios, por exemplo, a nível digestivo por serem muito duros para o aparelho digestivo e pode provocar diarreias e a nível de gordura que pode ser prejudicial para o animal.Mas se houver um controle nestes aspectos, acho perfeitamente normal alimentar um gecko só com tenebrios!
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quarta jun 03, 2009 1:19 am

gekkos Escreveu: Tudo depende da alimentacao dos mesmos!
Dos próprios tenébrios? Mas de qualquer maneira sempre terão niveis de gordura elevados, podem variar com a alimentação que tiverem, mas não deve ser muito. Estão numa fase (larval) em que o seu objectivo é comer o mais possivel de modo a ganhar reservas para as metamorfoses que se seguem, que envolvem grande cosumo de energia, ainda mais, tendo em conta que enquanto pupas não se alimentam, por isso ricas em gordura deverão ser sempre. (Nota: isto digo eu, sem conhecer qualquer estudo de variação da % de gordura em função da alimentação, posso perfeitamente estar errado).
geckomorphs Escreveu:Mas se houver um controle nestes aspectos
E como se faz esse contole?
geckomorphs
Membro Veterano

quarta jun 03, 2009 1:30 am

Não se vê facilmente se o animal está a ficar muito gordo?Não se consegue ver se a fezes são normais ou se é diarreia?
Acho que não é dificel ter atenção a estes aspectos são por de mais evidentes!!
gecofilo
Membro Veterano

quarta jun 03, 2009 1:51 am

Eu quando acabar de por as referências (amanhã) comento mais. Eu só quero convencer as pessoas que as coisas não são muito simples ao ponto de podermos dizer muito do que se diz por aí...

Outras coisas interessantes:

"Unfortunately, many myths are still circulating in the reptile hobbyist community about mealworms, including that their chitinous exoskeleton cannot be digested and therefore can lead to impaction, and that ingested mealworms will eat their way out of a reptile's stomach. A little common sense will readily dispel these myths"(...)

página 97, in The herpetoculture of leopard geckos, Philippe de Vosjoli, Rontremper, Roger Klingenberg, DVM

Acerca também da suposta dificuldade em digerir larvas da farinha, vejamos o que se encontrou no estômago de uma espécie muito semelhante, Eublepharis angramainyu (que também é chamada de geco leopardo), na natureza:

"Stomach contents include grasshoppers, scorpions, solpugids, large spiders, beetles, and other arthropods. Most of these creatures were seen on the roads at the same hours that the lizards were captured. Most likely, these large geckos will eat anything abroad at night that they can catch and overpower."

http://sci.ege.edu.tr/~bgocmen/eangramainyu.html

Acerca da gordura dos alimentos, compare-se a gordura (e a quantidade de proteína) da larvas da farinha com a das baratas (considerado alimento excelente por muitos)

_________Proteína Gordura
Larvas 18.7 13.4
Baratas 20.9 11.0
Grilos 15.4 3.3
(2-3 semanas)
Grilos 20.5 6.8
(adultos)
Zophoba 19.7 17.7

fonte:
http://www.house-of-reptiles.com/feeder ... brates.pdf
(guardem este pdf, é muito interessante)

Concordo com o Geckomorphs na forma de se poder controlar a obesidade e problemas intestinais.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta jun 03, 2009 6:33 pm

A questão está, existe apenas uma variante da alimentação? Ou seja, uma alimentação sem larvas e outra apenas com larvas? Ou falamos num meio termo?

Digo da minha (curta) experiência de necrópsias de geckos, de que após observação, podemos detectar geckos com mais reservas de gordura que outros, pude concluir após necrópsias que eram geckos que a) ou apenas comiam larvas na sua dieta b) comiam presas com mais complexos lípidicos que outras em proporção. As consequências visíveis eram: fígado enorme, cheio de compósitos de gordura e um coração exageradamente desenvolvido (cardiomegália). Estas são consequências lineares da obesidade. Se estas foram a causa de morte? Não. Estavam os geckos de boa saúde? Não.

Mesmo que não confiem na minha observação e análise (pois não têm de o fazer, visto que não me conhecem de lado nenhum), pergunto-vos, mesmo após terem lido em algum site o contrário: Algum veterinário vos indicou uma dieta estritamente de larvas a geckos? Alimentam os vossos geckos apenas com larvas? Se não, gostaria de saber porquê.

Ao contrário de outras pessoas, eu confio bastante em estudos e evidencias científicas para categorizar as minhas opiniões, e como sei que o gecofilo também, peço que arranje o máximo (e o mais credível) de fontes que conseguir (só espero que depois os outros não achem o tópico uma seca). Peço-lhe também que mantenha o seu espírito crítico 8)
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Melchizdeck
Membro
Registado: segunda mar 09, 2009 1:58 pm

quarta jun 03, 2009 7:35 pm

Olá boa tarde, estou no inicio da minha boa relação até ao momento com Geckos Leopardo e é só para dizer que estou a gostar muito deste tópico, se puderem fornecer mais informações agradecia. Neste momento alimento os meus geckos com tenébrio, blapticas dubias e calcium worms tento variar entre estes insectos que referí quero ainda introduzir grilos e variar.
<p>1.0.0 Iguana iguana</p>
<p>1.2.2 Eublepharis macularius</p>
<p>Cadastro: 1 vez bloqueado, Pena 15 dias...</p>
geckomorphs
Membro Veterano

quarta jun 03, 2009 9:08 pm

Eu então vou colocar as seguintes questões, é só o tenebrio que é gordo? e os grilos não podem levar um gecko a obesidade?
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

quarta jun 03, 2009 11:18 pm

Na minha opinião o tenébrio só engorda se os donos tiverem cegos. Se notarmos que o animal está gordo, paramos de o alimentar ou mudamos a dieta. Na minha opinião, desde que o animal não tenha FLD (fatty live disease) (acho que e assim que se escreve) o tenébrio bem alimentado pode ser a alimentação base, mas sempre que mando vir tenébrio mando vir alguns grilos e baratas, e vario sempre, mas a base dos meus geckos é tenébrio. Quando o animal é nosso e não temos muitos acho que se torna facil variar, mas para um criador, como o Ron Tremper, não tem tempo para ter grilos, já viram o que era ter prai um milhar de grilos a serem dispensados por dia? (não sei quantos geckos e que ele tem) Tenébrios torna-se mais fácil.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quarta jun 03, 2009 11:32 pm

geckomorphs Escreveu:Eu então vou colocar as seguintes questões, é só o tenebrio que é gordo? e os grilos não podem levar um gecko a obesidade?
Não a um, e acho que não a outro, um dos factores importantes no tenebrio nao é so o teor de gordura.

Penso que a quitina também tem um papel fundamental, pois são ricos em quitina o que dificulta a digestão e serem fornecidos uma vida inteira, na minha opiniao penso que não é bom.

E variedade na alimentaçao é mais do que sabido que é sinonimo de saude.
Monotonia alimentar é inimigo da saude.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
geckomorphs
Membro Veterano

quarta jun 03, 2009 11:48 pm

Eu vou colocar outra questão..qual o motivo que leva as pessoas defender que não se deve manter um gecko com tenebrio como alimentação base?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”