Eu, de todos os que aqui estão, sou daquelas que têm a opinião, e por mais que custe ouvir, que o mal do Ursinho é não ser sociabilizado, não ser retirado muitas vezes da box, entre outras coisas.
Este tipo de coisas não se consegue apenas com um treinador.. pergunto-me se ele tivesse mais visitas, e de pessoas que à partida ele "tolera", se o comportamento dele não seria diferente..
E não vale dizerem que as donas do hotel não o soltam, porque na verdade, elas soltam-no.. a diferença é que a elas ele não morde, nunca mordeu, por isso nunca vai fazer diferença serem elas a soltá-lo.
Este pequenote precisa e merece ser trabalhado. Depois de tudo o que passou, é um caso muito complicado è verdade, mas que tal procurar ajuda? procurar preços? ver o que algumas pessoas entendidas podem fazer por ele, pedir opiniões a diferentes treinadores, ou em especialistas em comportamento canino, entre outras coisas.
Agora adiar, adiar.. não é justo para este pequenote.
Já o conheço vai para um ano.. e as únicas pessoas que eu sei que ele não morde são as donas do hotel, e mais uma ou outra pessoa. Não é falta de contacto com as pessoas.. eu vou lá desde sempre, dou-lhes biscoitos, falo com ele em diferentes tons de voz, já tentei inclusivamente outras técnicas, e mesmo assim não funciona..
A Safira foi e é um caso completamente diferente.. ela nunca teve qualquer atitude como o Ursinho tem, talvez nunca tenha passado pelo que este pequenote passou (e todos sabemos que ela já passou por muito).
Mudar de hotel, por mais que custe a muitas pessoas, não é jamais solução. E depois se ele for para o outro hotel, e morder a todas as pessoas? e se nem deixar limpar a sua box? aliementá-lo? o que fazer depois? trazê-lo de volta de novo? e o que essas mudanças poderam influenciar ainda mais o comportamento deste nosso amiguinho? não será que seria bem pior?
São questões que eu coloco, e que acho que deveriam ser colocados por todos o que aqui estão.
Não sou, nem nunca fui, da opinião de adormecer um animal que é saudavel. Nem quero isso para o Ursinho Mel.. quero para ele o que é justo, o que ele tem direito.
Se tu reex não consegues sozinha, pede ajuda.. tenta outras alternativas, outras soluções, outras ideias.. mas trabalha por este animal por favor. E digo trabalha porque acima de tudo és tu a responsavel por ele desde sempre.
Não é jamais justo é que ele só saia da box quando as donas do hotel o podem soltar (e refiro-me a soltar mesmo, de passear, não soltar no recinto contíguo às boxes), de o trabalhar.
Sei que nem todos são iguais, e não estou aqui a defender ninguém nem a fazer publicidade a ninguém.. mas quando a Cláudia (pessoa que adoptou a Safira) veio a este mesmo fórum, colocar um anúncio de que estava disposta a tratar de um animal especialmente dificil, sem cobrar nada em troca, deveria era ter de ser de perto dela (Algarve), pensei no Ursinho. Sei que teria sido dificil.. mas nem que se arranja-se na altura alguém para levar o Ursinho ao Algarve regularmente.. era uma boa hipótese na altura, uma vez que apenas o "dono" teria de transportar e arcar com as despesas do transporte até lá, possivelmente todas as semanas.
Sei que nem todos têm posses.. mas é destas coisas que falo.. procura, ideias, pedido de opiniões a quem sabe..
O Ursinho é um cão que precisa de ser trabalhado.. digo isto desde o inicio. Mas as pessoas têm de se mexer.. não é justo para ele se manter assim..
Desculpem a minha sinceridade, mas não consigo mais vir a este tópico e ler utopias.. o Ursinho quase nunca é visitado ser ser por pessoas que vão ao hotel, e que vão visitar outros animais.. ele apenas conhece a mão das donas do hotel.. nunca se pediu a um treinador especialista em comportamento canino pelo menos uma opinião/avaliação.. pelo menos isso deveria ter sido feito, pelo menos isso deve ser feito para começar. E depois, daí em diante traçar um plano, um caminho..
E atenção ao tipo de treinadores.. mau treinadores, esses há por aí muitos.
Eu "apoio" a reex, sempre "apoiem", quer torcendo pelos seus protegidos, quer em outras circustancias, e ela também já me apoiou com a Safira, por isso acima de tudo compreendo a situação.
No entanto não poderia de deixar de dizer o que disse, por mais que certas pessoas fiquem chateadas, e incomodadas.. é a minha opinião, e que a dou, acima de tudo, pelo bem estar do Ursinho, não para dar palmadinhas nas costas a ninguém.
Porque ele, quer querendo morder como parece nesta foto, ou estando calmo e sorridente como já o vi nas mãos das meninas do hotel, merece acima de tudo a sua oportunidade.. oportunidade essa que tem de começar a ser trabalhada e estruturada.