Dúvida PDI - frutos vermelhos (Vit.C)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

sábado mai 30, 2009 5:50 pm

Olá a todos

Com a chegada do verão, os frutos vermelhos (morangos, cerejas, amoras, framboesas, mirtilos, etc) passam a fazer grande parte da dieta cá de casa. Os meus porquinhos já manifestaram a vontade de os comer! :lol: mas ainda não lhes dei nenhuns porque apesar de serem alimentos muito completos e ricos em vitamina C, que tanta falta lhes faz, tive medo que lhes fizessem mal por algum motivo. Dos legumes e frutas com vitamina C dou-lhes sempre tomate, pimento, salsa, couve e um pouco de laranja... mas facilmente se fartam e "pedem" coisas novas.

Portanto, alguém me sabe dizer se estes frutos são aconselháveis? ou serão muito ácidos para eles?

Já agora, como posso verificar se estou a abusar na vit. C? Dou-lhes ração com suplemento, todos os dias legumes e frutas, e já lhes dei suplementos na água (que entretanto deixei de dar por receio). Sabemos que a falta desta vitamina faz sobretudo queda de pelo... entre outros problemas. E o excesso?

obrigada :wink:
TMLP
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 9:00 pm

sábado mai 30, 2009 5:54 pm

Pode dar à vontade, tenho um amigo meu que é criador, tem 80 e tal porcos e dá - lhes tudo o que seja rico em vitamina C, legumes também lhes uma grande variedade e os porquinhos estão em excelente estado. :D
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado mai 30, 2009 8:01 pm

Do pouco que sei de PDIs é que não podem comer figos, portanto cuidado com eles que não tarda também é época.
;)
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

sábado mai 30, 2009 10:38 pm

Eles podem comer os frutos que referenciou, mas apenas como guloseima, pois são ricos em açucar e por causa disso não convém fazer uma refeição deles regularmente, mas de vez em quando não faz mal. Também quando deixam e começa a aprodrecer, convém tirar logo da gaiola para não comerem pedaços estragados.

Também não esquecer muitas vezes que estes frutos podem estar cheios de quimicos, e para um pequeno animal poderá ser muito problemático.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LiveToRock
Membro

domingo mai 31, 2009 9:26 am

Ola

Muito obrigada a todos pela ajuda!

Miklos, tenciono dar os frutos apenas como guloseima, só para eles terem novos sabores, porque se fartam depressa (hoje vou experimentar couves bruxelas!) Não se preocupe, tiro sempre os restos dos frutos e legumes da gaiola pouco depois de lhos dar :D Quanto aos químicos, não são problema... eles são uns privilegiados porque dou-lhes sempre frutas e legumes biológicos (tenho fácil acesso a eles) :D

cumprimentos :wink:
ShyFairy
Membro Veterano
Registado: quinta jul 17, 2008 4:09 pm

quarta jun 03, 2009 5:31 pm

Olha o meu nao gosta de cereja nem de morangos..irra o meu porquinho é mesmo esquisito ,não gosta de quase nada, tou sempre a ver de grande variedade de vegetais e fruta..qual quê! Os vossos também sao assim esquisitinhos com a comida? :P
LiveToRock
Membro

quarta jun 03, 2009 5:58 pm

Os meus não são esquisitos, comem de tudo; só não comem a mesma mistura dois dias seguidos... se num dia lhes dou couve, cenoura e pimento, no outro já tenho de arranjar outra solução... talvez porque também se tenham habituado mal, confesso que não gosto de lhes dar a mesma comida todos os dias, prefiro variar, mas chegaram mesmo ao ponto de se armarem em finos e não comerem lol continuam a pedir até lhes dar outra coisa
ShyFairy
Membro Veterano
Registado: quinta jul 17, 2008 4:09 pm

quarta jun 03, 2009 6:35 pm

pois é como o meu! o que o meu mais gosta é pepino, coentros,salsa e cenoura. Por ele comia isso todos os dias. Agora descubrio que gosta também de couve lombarda, pêro so as vezes, espinafres e bróculos também so as vezes! Pimentos, tomate, laranja..entre outros..zero! Ele ate faz uma coisa engraçada, quando tento dar-lhe a provar outros alimentos e ele n gosta eu insisto um bocado dando-lhe a boca e o espertinho agarra naquilo e manda ao ar :o mesmo naquela: ja disse que nao quero! :twisted:

A forma que tenho de variar por vezes em alimentos que ele nao aprecia mas que eu acho que deveria comer, é adiantar um bocadinho a hora a que ele ta habituado a comer e assim fica com mais fome e dp já come o que vê a frente.. lol mas nem sempre resulta.

Ah isto tudo alem da raçao e feno claro.
LiveToRock
Membro

quarta jun 03, 2009 8:49 pm

eu também usei esse estratagema de adiar a hora da comida para eles não terem outro remédio senão comer o que lhes dou :D Mas pelo que disseste eles comem até muita variedade! Não te preocupes em tentar introduzir mais coisas, tens as necessárias a uma saúde de ferro para os teus porquinhos :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”