Desculpem, não tive paciência para ler tudo.
Parece-me que, em primeiro lugar, ninguém definiu o que é culpa.
Mesmo no ser humano os conceitos morais só são compreendidos a partir dos 8/9 anos de idade.
Se se entende culpa como uma falta moral então é óbvio que nem crianças pequenas, nem animais sentem culpa.
Se se entende culpa como o sentimento de medo do castigo derivado de ir contra as regras, então ambos sentem culpa.
Não se pode pedir que animais ou pessoas saltem estádios de desenvolvimento cerebral.
A moral é um conceito elevado que muitas pessoas nunca têm ou vão ter - pex. sociopatas.
Inclusive a maioria de nós, só assume estes conceitos de forma parcial e muito condicionados pela censura social.Como dizia o outro "roubar só é errado se se fôr apanhado"...
Pex, no recente caso da atribuição de casas camarárias, parece que foi um caso de simplemente favorecer os amigos...
Na realidade para uma chefe de serviços com bom rendimento receber a casinha, uma mãe solteira com 3 filhos menores e rendimento na ordem dos 600 € por mês, ficou sem casa.
´
Têm as gestoras camarárias que fizeram estas atribuições, moral ?
A moral implica uma autocensura que tem por base o conhecimento dos efeitos alargados das nossas atitudes.
Envolve a interiorização do que é certo e do que é errado.
Óbviamente que tal não é possível para cães ou crianças.
O que me parece na insistência que o cão não sente culpa, nem ciúme, nem etc., é uma fuga à empatia com eles.
Não são como eu por isso não tenho que me sentir mal se fizer isto ou aquilo com eles.
Ora bem...é uma fuga ao sentimento de culpa...