Como nao aspirar areia?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

quarta jun 03, 2009 10:17 am

Olá a todos,

tenho ciclídeos africanos juvenis e gostava de mudar o meu substracto para um mais fino, tipo areia para ficarem com um habitat muito semelhante ao deles, a minha questão é...na altura de fazer TPA,s ( que faço semanalmente de 30%, com um aspirador tetra) como faço para nao aspirar a areia? Porque o que eu uso da tetra aspira tudo menos o areao, por isso nao o posso utilizar.

Obrigada a todos

cumps
PDGM
Membro
Registado: sábado dez 20, 2008 7:10 am

quarta jun 03, 2009 6:50 pm

Boas,

Olha eu faço da seguinte forma, é um pouco trabalhosa mas dá resultado.

Arranjei um bocado de mangueira de CO2 dessa da fininha dos aquários (atenção que não estou a falar de mangueira de ar pq a mangueira de ar é muito maliavel para este efeito, estou a falar mesmo mangueira de CO2), e com muita paciencia aspiro sem encostar a mangueira á areia.

Como disse em cima dá boe de trabalho mas é eficaz.

Portem-se!
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

sexta jun 05, 2009 1:40 pm

Olá

é boa ideia, obrigada :)
Já agora, ha alguma areia que me recomendem, ah e que seja inerte.

obrigada a todos
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

sexta jun 05, 2009 1:44 pm

Olá, eu tb tenho areia muito fininha e para não ser aspirada fui ao passador ou quador de leite, dos maiores, porque o meu aspirador tem um diâmetro de 5 cms, então cortei a rede do passador e meti no tubo do aspirador, com um elástico.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 05, 2009 1:45 pm

Areia de filtro de piscina.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

domingo jul 12, 2009 8:19 pm

Existem no mercado aspiradores de funda para fazer trocas parciais de água que a areia fina não é aspirada para o balde.
É questão de boa conseção do aspirador.
Esses aspiadores existem em varias marcas, mas apenas gostem de uma.
Isto porque o sistema é mecanico e baseia-se na secção larga do aspirador e secção fina da mangueira que descarrega no balde. Fiz a expiriência com areão grosso, areão fino, areão de coral, areia fina, areão preto (tipo vidro vulcanico) e akadame.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

segunda jul 13, 2009 2:50 pm

No meu é fácil, não aspiro a areia, apenas a misturo de modo a que as partículas fiquem em suspensão, ao fim de 2 horas está novamente cristalino. Aspirar areia é uma dor de cabeça.

Luís Guerreiro
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda jul 27, 2009 10:38 am

LenaPS Escreveu:...tenho ciclídeos africanos juvenis...
A recomedação dada sobre não aspirar o fundo é valida, mas não para o seu caso.
Se não aspirar o fundo do seu aquários irá perder os juvenis devida a poluição da água.
Tenha atenção ao nitritos e nitratos devido a decomposição da matéria organica.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Responder

Voltar para “Peixes”