Olá a todos..estou prestes a adoptar um gatinho...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

zuenapoleao
Membro
Registado: quinta jun 04, 2009 2:29 pm

sexta jun 05, 2009 10:09 am

Olá a todos...

Amanhã vou iniciar uma nova etapa da minha vida ao adoptar um gatinho. ))
Nunca tive nenhum, mas estou ansiosa com a chegada deste novo membro da familia....e gostaria de trocar experiências com pessoas que já têm...
Já tive vários animais e adoro.. principalmente cães mas por diversas razões optei por um gatinho. Qual o conselho que me dão a uma "marinheira de primeira viagem"?
Obrigado
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta jun 05, 2009 11:29 am

Bom dia...

Só lhe posso dizer que gatinho é como criança... :)

Precisa de muita atenção, carinho, miminho... e paciencia :wink:

Não sei se já tem a gatinho consigo, mas o resto vem com a experiência... É capaz de ter algumas duvidas mas nesse caso, và expondo à medida que lhe vão aparecendo... Nada é complicado!

Mas antes de mais nada, quando tiver o gatinho consigo, vá a um veterinário que ele lhe dará todas as primeiras dicas, tais como vacinas, tipo de alimentação... etc... isso é o mais importante! :wink:

Boa sorte e felicidades...
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jun 05, 2009 11:53 am

Juntando ao que disse a Pathelen...

Mantenha as janelas fechadas, e muito cuidado com a porta da rua... Evite ter coisas pequeninas espalhadas pela casa, que ele facilmente consiga engolir... Atenção também a detergentes e medicamentos, mantenha-os afastados do pequenino...

Parabéns pela decisão da adopção... ter um gato é das melhores coisas do mundo... :D
Quando são pequeninos exigem muita atenção e fazem algumas asneiritas... mas há que ter paciência e educá-los da melhor forma possível :P
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

sexta jun 05, 2009 1:32 pm

Parabéns pela sua decisão:-) Fazendo minhas as palavras da Moreirinha, não há nada como gatos. A única coisa que posso acrescentar é que mostre ao gatinho onde está a comida e a caixa da areia (que têm que estar o mais longe possível uma da outra) e deixe-o explorar à vontade... Dê-lhe atenção, brinque com ele e tenha paciência para o deixar descobrir a casa e conhece-la a si ao seu próprio ritmo.
Boa sorte para o seu piqueno. Ficamos à espera das fotos :D
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

sexta jun 05, 2009 1:43 pm

P.S. Já agora, se fuma, preocupe-se em não obrigar o gato a fumar também e a tentar manter a casa arejada (mas cuidado com janelas abertas). Leia bem o tópico sobre plantas tóxicas para gatos e se, como eu, for das pessoas que gostam de ter velinhas em casa... o melhor é esquecer, mesmo :)
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

sexta jun 05, 2009 1:57 pm

Parabéns pela decisao, vai mudar a sua vida para melhor.

gatinhos sao optimos animais de estimação, mas atenção e reiterando o que as amigas disseram acima, todo o animal requer muita responsabilidade, por isso informe-se de tudo antes de o adquirir.

Os gatinhos sao seres extremamente asseados, que adoram brincar e como sao " tigrinhos amestrados" adoram as brincadeiras de caçar e de brincar a apanhada, bolinhas, ratinhos, fios de corda por isso cuidado, eles levam tudo à boca, até coisas que nao devem ( o meu ja comeu fita cola e um elastico, que consegui tirar-lhe da pouca a tempo) por isso atenção, muito importante:

1- Janelas ( inimigo nº 1 dos gatos), sempre fechadas! Se deixar uma frecha por pequena que seja...acredite..eles passam!

2- caixote de areia sempre limpo, todos os dias, areia aglomeradora é a melhor, é mais cara mas poupa mais porque só saem as necessidades e nao a areia toda.

3- aguinha fresca em recipiente de inox ou vidro para nao fazer alergia.

4- melhor comida de todas é a ração seca...de vez em quando...muiiiiiiito de vez em quando, uma latinha como se fosse um bombom... ( cuidado eles habituam-se a pedinchar por mais...nao tenha pena..eles sao espertalhoes)

5- se nao for um persa nao precisa dar banho, sao extremamente zelosos pela sua higiene e lavam-se a eles proprios com a saliva, nunca tÊm cheiro., deve escova-lo toda sas semanas, com escova propria.

6- ter sempre o cantinho deles com brinquedos e a caminha deles, ou um mantinha para se aninharem...se bem que os meus andam por todo o lado, dormem sempre comigo...nao resisto :) e os gatinhos nao foram feitos para estar retidos em certas divisoes

7- Se fizer asneira nunca lhe bata, os gatos têm memória associativa, por isso no acto, repito NO ACTO DO DISPARATE, ralhe em voz alta e bata palmas ( eles detestam barulho e ao associarem o barulho ao disparate nao voltam a fazer) diga NAO!FEIO! ( e tente nao cair nos olhinhos de gato do shrek...nao ceda!) se nao der...no acto tente dar uma borrifadela, uns salpikitos de agua, ou uma palmadinha ( ao de leve! e diga´à mesma NAO e FEIO)

8- Desde o início ensine-o que as suas maos e pés nao sao ratinhos que ele possa caçar, por isso nao o deixe morder as suas maos, porque depois knd ele for adulto...ja nao vai achar tanta graça Às "dentadinhas do amor..." ( falo por experiencia pp l, brinke com ele sempre com o ratinho ele que morda ratinho e nao as suas maos)

9- informe-se junto da vet sobre a castração e da idade em que deve faze-lo. Gatinhos domesticos nao sao feitos para procriar e sofrem muito se nao forem castrados e estiverem en casa.As femeas inlusivamente podem desevolver tumores nas mamas e ovarios, e com a operação ( que é rapida e indolor) vivem muitos anos, saudaveis e felizes.

10- disfrute! Dê amor...receberá o triplo.

11- Acima de tudo lembre-se os animais sao como os filhos....PARA TODA A VIDA.

12- KLK coisa é só perguntar

beijinhos
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

sexta jun 05, 2009 2:52 pm

:D Parabéns pela sua escolha, vai ver que não se arrepende.Tal como já foi dito nas mensagens anteriores adoptar um gatinho é o mesmo que ter uma criança em casa, pois eles não tem noção dos perigos, vai ter que ser você com muita paciencia e amor a ensina-lo. Boa sorte. Vá dando nóticias.

:wink: fica-mos a espera das fotos.
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

sexta jun 05, 2009 2:52 pm

:D Parabéns pela sua escolha, vai ver que não se arrepende.Tal como já foi dito nas mensagens anteriores adoptar um gatinho é o mesmo que ter uma criança em casa, pois eles não tem noção dos perigos, vai ter que ser você com muita paciencia e amor a ensina-lo. Boa sorte. Vá dando nóticias.

:wink: fica-mos a espera das fotos.
GatinhoBuzz
Membro
Registado: sábado mai 16, 2009 9:15 pm

sexta jun 05, 2009 2:53 pm

Um gato é um bom amigo nas alturas que ele quer :wink:
Mas não se esqueça que o gato é um animal independente e , assim que adquirir curiosidade pelo mundo exterior vai querer começar a exploral, o que pode ser mau ( pode ser atropelado, perder-se , alguem o levar , evolver-se em lutas de gatos, em caso de ser gata pode engravidar ...) por isso tenha muita atenção e mantenha as portas e janelas fechadas :)

Quando for altura também aconselho a castrar o seu gato/gata!

Boa sorte e não se esqueça de nos dar novidades e umas fotos :wink:
Peixazul
Membro Veterano
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm

sexta jun 05, 2009 3:25 pm

LenaPS Escreveu: 1- Janelas ( inimigo nº 1 dos gatos), sempre fechadas! Se deixar uma frecha por pequena que seja...acredite..eles passam!
Mas eles não voltam a casa? Por saberem que aí há comida?
as1310286
Membro
Registado: quinta out 21, 2004 1:58 pm
Localização: cadela-sasha), porquinhos da índia-fanfarão, camões, assustada e fofinha, coelha-estrela e chinchila

sexta jun 05, 2009 3:26 pm

Boa tarde! "Roubando" um pouco a atenção dada à forista que abriu o tópico (à qual peço desculpa) eu também tenho um gatinho, não que "quisesse", mas como não o pude deixar abandonado recém nascido, fiquei com ele e o qual "amamentei " a biberon, a ele e à irmã. A gatinha já dei, mas ele como é pretinho ninguém quer, por isso foi ficando e eu tenho algumas dúvidas, pois é a primeira vez que tenho um gato. Ele não pode ver uma planta que a morde toda e tira a terra toda cá para fora, já tentei ralhar, gritar e bater palmas, mas ele em vez de sair de cima da flor esconde-se nela, tipo leoa que vai atacar, e não me liga, só quando me vê a ir ter ele a ralhar é que foge, mas nem 5 min e já lá está outra vez, é uma pestinha, muito fofo, mas "chato", pois tive que tirar as plantas quase todas do chão e como ele ainda é bebé ainda não consegue saltar para cima dos móveis. Alguém me sabe dizer se existem outras maneiras de o dissuadir?
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta jun 05, 2009 3:32 pm

Peixazul Escreveu:
LenaPS Escreveu: 1- Janelas ( inimigo nº 1 dos gatos), sempre fechadas! Se deixar uma frecha por pequena que seja...acredite..eles passam!
Não... às vezes não voltam! Por isso é melhor não arriscar...
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jun 05, 2009 3:38 pm

pathelen Escreveu:
Peixazul Escreveu:
E, por vezes, quando voltam, voltam doentes, feridos... em condições nada boas...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 05, 2009 4:50 pm

LenaPS Escreveu:
(...)
7- Se fizer asneira nunca lhe bata, os gatos têm memória associativa, por isso no acto, repito NO ACTO DO DISPARATE, ralhe em voz alta e bata palmas ( eles detestam barulho e ao associarem o barulho ao disparate nao voltam a fazer) diga NAO!FEIO! ( e tente nao cair nos olhinhos de gato do shrek...nao ceda!) se nao der...no acto tente dar uma borrifadela, uns salpikitos de agua, ou uma palmadinha ( ao de leve! e diga´à mesma NAO e FEIO)
Mas, bater num gato não é a mesma coisa que uma palmadita ao de leve?
É que espancar é uma coisa e bater é outra!
Já agora, o que é "memória associativa"? :?
Bem, se é associativa, é porque associa a "palmada" à asneira, tal como num bater de palmas em que o ruído indesejado é associado à asneira. Ou não será?

De resto, está TUDO muito bom :wink: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peixazul
Membro Veterano
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm

segunda jun 08, 2009 3:57 pm

pathelen Escreveu:
Peixazul Escreveu:
Isso é prender o bicho... Ele tem de ir à rua... :?
Responder

Voltar para “Gatos”