eu nao entendo nada AJUDA!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta jun 05, 2009 3:37 pm

NhamNham Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
NhamNham Escreveu: Se ela aparentar boa saúde (activa e carapaça "normal" para a espécie, leia-se, sem deformações) e lhe conseguires oferecer cerca de no minimo 2H de sol diário então não precisarás de qualquer lâmpada...
Sempre que a meteres ao sol oferece-lhe no minimo 1/3 de aquário/local onde se encontra, com sombra, para que ela possa escolher... Sempre com água, não a metas ao sol sem acesso a água...
Oh NhamNham, eu nunca concordei com o aquaterrário banhado de luz solar... Por isso temos por vezes pessoal com algas na água recorrentemente...

Muita das vezes algas que podem ser tóxicas para os animais, sou mais a favor da Lâmpada de UVB é bem mais segura... Agora se as pessoas tiverem um quintal com um "laguinho" e possam colocar o animal umas horas por lá, aí acho mais correcto... Agora colocar o aquaterrário é um risco enorme!

Mas eu não disse para ela colocar o aquaterrário ao Sol, até porque dessa forma seria dificil controlar o tempo que ela tinha acesso ao mesmo, já para não falar no trabalhão de mover o aquário todos os dias de um lado para o outro...

O que disse, ou o que quis dizer, foi que tendo ela um animal adulto e saudável, pode muito bem viver sem lampadas...
A ideia e era o que eu faria caso tivesse quintal, seria fazer uma cerca com altura suficiente para ela não conseguir trepar, e arranjava-lhe um lago (que podes fazer facilmente com um simples buraco forrado com plástico daquele preto que se vê muito para isolar), um pequeno abrigo com sombra, e se necessário uma rede por cima para a proteger de cães ou outros animais...

Como disseste por o aquário ao sol não só cria algas como também poderá aumentar demasiado a temperatura da água, o que não seria de todo uma boa opção...

Agora 2H de Sol num ambiente mais "aberto", faz na minha opinião até melhor que 12H de UVB no aquário...

Isso das lampadas é muito bonito mas não há nada como o verdadeiro Sol...

No então, visto a tartaruga ter a 2/3 centimetros, então não será grande ideia deixá-la num ambiente como o que descrevi, referia-me como já disse a animais adultos...

Arranja um candeeiro de foco daqueles que se encontram fácilmente por aí, e mete uma lampada UVB 5.0, certefica-te que a lampada fica a cerca de 20cm da carapaça do animal quando este estiver na zona seca do aquário...

Quando ela crescer e tiver os seus 20 cm, possivelmente até um pouco antes disso, então sim, podes seguir a "construção" que referi em cima...

Espero que tenha sido claro desta vez...
Claro que foste, NhamNham;)

Quando falei em aquaterrário ao sol, é mesmo diante de uma janela ou marquise com sol directo... Acho isso um erro crasso, e tal como disseste ia aquecer a água e teríamos mais cedo ou mais tarde um belo ensopado de tartaruga...

Temos a mesma ideologia então, foste mais pormenorizado que eu na explicação:)

Também acho que a exposição solar, com regra claro (acondicionar um local onde haja sombra e tudo o mais é bem mais saudável e natural que uma lâmpada, mas só para um adulto!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sexta jun 05, 2009 4:06 pm

maria25 Escreveu:Estive a ver por curiosidade nos petsites e vejo tambem muita gente com tartarugas em aquarios tipico ilhas, muito pequenos, sem luzes especiais!?

Certamente tambem nao estao instruidas sobre a melhor forma de manter as tartarugas nao?
Eu sou sincera, eu sempre que vejo tartarugas a venda em lojas de animais,vejo as sempre naqueles aquarios tipicos e a nivel de alimentação é sempre aqueles camaroeszitos!
Ainda há pouco tempo morreu a tartaruga aqui de um user, que se encontrava nessas condições

mas só para um adulto!
Fred porque dizes isso?
maria25
Membro Júnior
Registado: quinta mai 01, 2008 1:08 am

sexta jun 05, 2009 4:29 pm

ok ja sei que tenho "n" coisas para mudar ate estava aqui a pensar numa maneira de fazer uma "casinha" nova para ela, eu ate tenho a vivenda dos meus pais para fazer um lago (como surgeriram) mas nao voltamos ao mesmo? a questao da luz e temperatura? ou teria que a mudar no inverno nao?
#A ideia e era o que eu faria caso tivesse quintal, seria fazer uma cerca com altura suficiente para ela não conseguir trepar, e arranjava-lhe um lago (que podes fazer facilmente com um simples buraco forrado com plástico daquele preto que se vê muito para isolar), um pequeno abrigo com sombra, e se necessário uma rede por cima para a proteger de cães ou outros animais... # NhamNham

Quanto a questao da luz solar, confeso que muitas vezes é atraves da vidro da janela, mas ja a deixei mesmo com o sol natural sem nada a intreferir.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sexta jun 05, 2009 4:55 pm

Não vejo inconvenientes em oferecer luz solar directa a uma tartaruga juvenil, ou mesmo cria (segundo as regras da sombra e da água).
Agora falando da ideia que dei da cerca, aí já não colocaria uma tartaruga de 2cm pois estaria exposta a muitos agentes externos que num animal pequeno e mais frágil, poderão actuar de forma negativa...
Por isso digo para um ambiente assim, adultos. Penso que foi o que o AlunoBioGeo quiz dizer também...

No Inverno, a história é praticamente a mesma... um animal adulto podes optar por deixá-lo hibernar, se não quizesses que isso acontecesse sim, terias no Inverno de os recolher em casa ou no exterior mas num abrigo minimamente "decente"...
Em animais desse tamanho não tens opção (quer dizer, ter tens sempre, mas hibernar um animal de 2cm é muito arriscado e nada recomendado), por isso nos dias mais frios terás mesmo de ter um aquário aquecido (por um termostato daqueles normais que se usam em aquários tropicais ,por exemplo)

Respondendo à pergunta, com um lago, no inverno, não precisarás de nada a não ser fornecer-lhe abrigo e claro está, comida (e mesmo assim ela ainda é capaz de apanhar umas coisitas :roll: )

Isso de veres outros a fazer assim e assado, lá está, muita gente faz muita coisa mal...
Quanto às lojas de animais, umas não se preocupam com o bem-estar dos animais, outras preocupam-se mas quando é preciso de gastar algum deixam de se preocupar, e depois ainda há o facto de supostamente os animais ficarem naquelas condições pouco tempo...
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sexta jun 05, 2009 5:00 pm

Olá, maria25!
Vou-te dar aqui umas dicas! :wink:

Tens de ter:

- Um aquaterrário amplo com uma plataforma.
- Termóstato a 25/26º
- Filtro Interno ou Externo
- Lâmpada UVA/B
(estimula o comportamento de alimentação natural dos répteis (A) e estimula a absorção de cálcio (B))
- Alimentação variada (Sticks, pois são a ração ideal para a alimentação das tartarugas aquáticas, dando-lhe como suplemento insectos, fruta e vegetais, como por exemplo: maçã, pêra, agrião, cenoura, uvas, brócolos! Também podes alimentar com delicias do mar, carne e peixe cozidos sem temperos)
- Cálcio e Vitaminas (vendem-se na loja de animais)

Aconselho-te a ler as “fichas” de apresentação da espécie aqui mesmo na Arca de Noé, assim como pesquisar na internet, sempre te pode ajudar um bocadinho mais.
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sexta jun 05, 2009 5:22 pm

maria25
Membro Júnior
Registado: quinta mai 01, 2008 1:08 am

sexta jun 05, 2009 6:10 pm

GRANDE IDEIA!!!
era isso que estava a pensar fazer!!!!!
ob pela dica Limao!!!!

ja estou aki como o professor pardal, com a luzinha acesa :P
obrigado mais uma vez a todos
vasco93
Membro Júnior
Registado: sábado mai 30, 2009 7:49 pm

sexta jun 05, 2009 7:43 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
vasco93 Escreveu:bem se tu dizes que a costumas meter ao sol não veijo muito necessidade de teres uma uvb(mas seclhar no inverno é preciso, que no inverno n~~ao costuma tar sol e assim ela sempre tem a luz)
e penso que será necessario uma bomba/filtro e um aquecedor para manteres a água quentinha
:?: :?: :?: :?: :?:

Este mundo anda maluco!!! Para dizer asneira, mais vale estar de bico calado...

Sim, é necessário luz UVB e não se deve por o aquaterrário ao sol! Por isso o "verdete" crónico (algas fotossintéticas)... E siga a caresheet à risca;)
eu não disse por o aqua ao sol e disse a tartaruga, se ela costuma estar ao sol durante o verão para qê' uma uvb no verão?
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sexta jun 05, 2009 9:13 pm

Se se trata duma especie ainda mt nova podes(e deves) usar um pequeno recipiente com 1 dedo de agua e coloca-la ao sol 1-2h ao sol directo-note-se q o recipiente deve ter uma pequena zona de sombra(coberta).Podes aproveitar a oportunidade, e ja o animal encontrando-se aquecido, para o incentivares a alimentare-se durante este periodo.A alimentaçao deve ser feita em pequenas quantidades e mtas vezes, procurando sempre uma rotina nos primeiros anos de vida.Tendo em consideraçao o nosso clima, dispensa uv's artificiais entre 2-4 meses e aquecimento entre 3-6 meses e nao carece de suplemento vitaminico/mineral em doses moderadas na agua e posteriormente na alimentaçao nos primeiros anos de vida igualmente.
A partir de Março é uma boa altura para adquirir tartarugas pois devido ao clima permitir-lhes-á uma boa adaptaçao e desenvolvimento antes do primeiro inverno.

Boa sorte.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta jun 05, 2009 9:47 pm

Recipiente pequeno ao sol!? Um dedo de água!? Uma ou duas horas!?

Estamos a falar de sopa de tartaruga, portanto?

Para um animal deste tamanho, nada como o ambiente controlado de um aquaterrário.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sexta jun 05, 2009 11:07 pm

Desde que seja oferecida possibilidade de sombra caso a tartaruga sinta necessidade...

Ele sabe do que fala, acredita :wink:

(Bom ver-te por aqui Shane :D )
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado jun 06, 2009 12:53 am

NhamNham Escreveu:Ele sabe do que fala, acredita :wink:
Não digo que não, mas explicado assim pode confundir quem por aqui passe.

O problema que vejo aí, com ou sem sombra, é que a água vai aquecer muito rapidamente, podendo até surpreender a tarta, que neste caso é ainda bastante pequena.
Se conseguir que a água não aqueça e ela consiga aceder à luz solar directa, tudo bem.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sábado jun 06, 2009 6:35 am

Zahn Escreveu:Recipiente pequeno ao sol!? Um dedo de água!? Uma ou duas horas!?
Para um animal deste tamanho, nada como o ambiente controlado de um aquaterrário.
lol pois...
peço desculpa se n me fiz entender..
tem de ser um ambiente controlado obviamente, n se deixa o animal nessas condiçoes e vamos para a praia.
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

sábado jun 06, 2009 2:08 pm

shanebeschen Escreveu:
Zahn Escreveu:Recipiente pequeno ao sol!? Um dedo de água!? Uma ou duas horas!?
lol pois...
peço desculpa se n me fiz entender..
tem de ser um ambiente controlado obviamente, n se deixa o animal nessas condiçoes e vamos para a praia.
shane tens de dizer tudo, porque com o que tenho lido, é bem possivel que façam isso :twisted:
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado jun 06, 2009 2:18 pm

JaimeSousa Escreveu:
mas só para um adulto!
Fred porque dizes isso?
Simples, um adulto possuí uma maior resistência a parasitas e factores adversos que um animal jovem ou uma cria não possuí de todo! Existem crias fortes e outras mais fracas, estará a user ou quem compra uma tartaruga a querer testar se o seu animal tem bons ou maus genes para as condições mais naturais que vai apresentar diante dela?;)

Sabias que existem pelo menos 2 espécies (que eu conheça na europa) de nemátodes parasitas que, pelo menos numa das suas fases do seu ciclo de vida tem como hospedeiro répteis e anfíbios? É disto e muitas mais coisas que estou a falar, já para não falar na capacidade de regulação de temperatura mais eficiente nos adultos;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”