Anyma & Arya :):):)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
tiagox
Membro
Registado: terça fev 03, 2009 2:14 pm

sexta jun 05, 2009 10:00 pm

bem em primeiro lugar tenho de agradcer ao miguel pelas minhas ratz:)
um muito obrigado!!!!!!

segundo gostaria que alguem me disse se como introduzir fotos aqui para poder mostrar as minhas pequenas:P hehe

e pronto ja ando aqui todo babado como era esperado e inevitavel:P elas rapidamente se ambientaram a nova casa e ja correm pulam saltam e principalmente passam a vida a lutar uma com a outra o que me preocupa um pouco porque de vez em quando mandam assim uns guinxos que parecem de dor:S

introduzi dentro da gaiola uma caixinha com areia para gatos para ver se se habituam a fazer la as necessidades nao sei se terei feito mal:/
e pronto eu calo me de uma vez:P
se alguem me explicasse como meter fotos...agradecia:)

miguel mais uma vez um muito obrigado:)
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta jun 05, 2009 10:14 pm

Tiago, Tiago, agora vê lá...trata bem delas, e não faças o que fizeste ao coelho :S
Já sabes o que podem e não podem comer, cuidados a ter, etc, etc??
Para colocares fotos aqui, podes criar petsite e passas as fotos directamente para o petsite aqui da arca, depois clicas em cima da foto e vais a definições, algo do género (agora não me recordo exactamente) e copias o url.
Colas aqui o link e carregas em IMG, em cima quando estás a escrever o texto...

Quero ver as tuas piolhitas ;)
tiagox
Membro

sexta jun 05, 2009 10:20 pm

:) eu sei... mas o coelho teve mesmo de ser....se tivesse tido outra possibilidade nao o teria dado!!apesar de lhe ter muito amor nao ultrapassava o da minha pequena yuna que tem 3 anos e que eu tenho desde o dia em que nasceu logo que a sua mae morreu ao dar a luz ela e o seu irmao:) ou seja fui eu que lhe dei vida e a criei:P ( mas passo ja a dizer que quanto as ratz nao tem problema algum porque ela tal como eu previa axa as ratz seres inferiores e desprovidos de qualquer piada lol logo nao lhes liga puto) quanto a alimentaçao sei que pode ser ou raçao de coelho ou de hamster com um bocado de raçao de cao certo? tenho mais duvidas e no resto dos alimentos tipo frutas legumes verduras etc:S n sei as quantidades e o que deva dar... vou ja tirar fotos e tentar meter aqui:P
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta jun 05, 2009 10:23 pm

Para colocar fotos directamente neste tópico siga-se por aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=67981

Parabéns e boa sorte com as ratz. ;)
tiagox
Membro

sexta jun 05, 2009 10:47 pm

esta é a Arya

Imagem

e esta é a anyma~

Imagem

eu sei parecem iguais lol mas sao de cores diferentes:P
é o melhor que arranjo por agora:P nao quero tar a chatear muito as pequenas[/img]
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta jun 05, 2009 10:54 pm

São lindas, parabéns :D
Eu e as Ratz...fico perdida de amores =)
tiagox
Membro

sexta jun 05, 2009 10:56 pm

apaixonado estou eu:):):):):)
kat podes so tirar me umas duvidas?
era qunto a caixinha com areia de gato
artilhei a gaiola com cordas de sarapilheira para treparem etc ha algum problema?
e era quanto ao resto da alimentaçao sem ser as raçoes
desculpem ser xato:P
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sábado jun 06, 2009 12:47 am

tiagox Escreveu:apaixonado estou eu:):):):):)
kat podes so tirar me umas duvidas?
era qunto a caixinha com areia de gato
artilhei a gaiola com cordas de sarapilheira para treparem etc ha algum problema?
e era quanto ao resto da alimentaçao sem ser as raçoes
desculpem ser xato:P
Ambas são dumbos. Ambas tem olhos rubys. Uma é fawn(amarela) outra é chamapgne;)
Quanto às lutas devem ser brincadeiras...como viste estão habituadas a estar juntas sem problemas. O que pode aconter é elas estarem a estranhar o novo lugar e pronto...sem problema algum. Quanto aos guinchos...muitas vezes são apenas porque elas são maricas :lol: Nao te preocupes. Quanto aso brinquedos..quantos mais melhor;)
tiagox
Membro

sábado jun 06, 2009 12:51 am

pois eu sei que estao habituadas:P lutam lutam mas depois nao se largam para onde vai uma vai a outra e passam a vida a lamber se tb(isto quando nao lutam):P
mais uma vez obrigado miguel:)mesmo
Siwain
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai

sábado jun 06, 2009 7:28 am

Parabens pelas ratz, são lindas! :D

Fizeste muito bem em colocar a caixinha de gato para elas aprenderem a fazer lá as necessidades, mas deves trocar a areia de gato por um litter mais adequado. A areia para gato liberta muito pó, o que se torna prejudicial para os pulmões dos animais, tornando-se maior o risco de apanharem infecções respiratórios. (Deves também evitar utilizar litter de pinho ou cedro que libertam gases nocivos).

As tuas ratz podem não apanhem de imediato para que serve a caixa, mas em princípio hão de aprender a fazer lá. Não te esqueças é de colocar litter diferente na caixa do que no resto gaiola para que elas façam a distinção do local próprio para o "serviço". Se elas deixarem fezes fora da caixa, apanha-as e coloca-as dentro da caixa, para que as ratz aprendam a associar a caixa com as necessidades.

A maior parte nunca aprende a urinar nas caixas (até agora só ouvi falar de uma pessoa que tivesse conseguido ensinar as suas ratz a fazê-lo) já que (ao contrário dos hamsters sírios, por exemplo) elas urinam em qualquer sítio, até mesmo nas camas.

Quanto à alimentação deves dar uma dose diária de frutos/legumes frescos. Os cereais integrais são também importantes. Deves dar massa em espiral seca. Deves ter cuidado com algumas coisas respeitantes às comidas de hamster e coelho: a comida de hamster contém demasiadas sementes de girassol. Estas são benéficas em quantidades pequenas.
A comida de coelho poderá conter alfafa, que as ratazanas não conseguem digerir.

Quanto aos brinquedos: devem ser muitos e variados. Podes usar para tornar a gaiola mais interessante e divertida: cordas (como mencionaste) para trepar, caixas d cartão/madeira, túneis (podes usar tubos de pvc para este efeito ou túneis de furão, por exemplo), brinquedos de papagaio (de madeira), etc. Muitas ratz fêmeas gostam de usar rodinhas de exercício. Estas devem ser grandes e não devem conter espaços abertos por onde a ratazana pode entalar a cauda. Este é um bom exemplo:
Imagem

Podes também colocar uma variedade de "camas" diferentes: hamacas, tubos de tecido, almofadas, etc (pendura-as, já que as ratazanas gostam de dormir em locais altos).

Quanto mais variedade existir na gaiola, mais felizes elas ficarão.
Boa sorte! :wink:
tiagox
Membro

sábado jun 06, 2009 2:17 pm

siwain muito obrigado:):):) mesmo...
terei e de comprar uma gaiola nova pois esta nao tem muito espaço para "artilhar" com coisas...eu tenho la uma roda que nao e bem uma roda e mais uma esfera que tem uma entrada de lado so que como é obvio so sera util enquanto elas forem pequenas pois duvido que elas la consigam entrar mais tarde, nao pelo tamanho da esfera que é bem grande mas e mesmo pelo tamanho da entrada...quanto ao suposto wc eu mal pus la comecei a por la os cocos delas:P so que para ja elas usam aquilo mais para ring de boxe lool vao as duas para la e lutam...mas estou esperançoso:)
mais uma vez muito obrigado:)
anasnake
Membro Veterano
Registado: terça mai 27, 2008 4:00 pm

sábado jun 06, 2009 9:08 pm

que bonitas tiago boa sorte com elas, espero que o cão se dé bem agora :wink:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo jun 07, 2009 12:30 am

Eheh... Siwain, eu vi escrito "areia de gato" e pus-me muito aflita a ver se alguém já o tinha avisado que isso não pode ser, mas certa, prática e certeira, lá estavas tu a dizer tudo o que tinha de ser dito!... :D

Tiago, é como disse a Siwain, e tentar pesquisar sempre para lhes proporcionar as melhores condições possíveis!... Não deixes que os ciúmes da tua cadela te impeçam de ter uma boa relação com as meninas!...

Eu por dois dias tive a oportunidade de ser baby sitter de dois amiguinhos das tuas meninas, depois já nem queria separar-me deles, que coisinhas boas ^_^
São o Jimmy (champagne hooded) e o Flofy (agouti berkshire).
O Jimmy julgo que é irmão das tuas :P
tiagox
Membro

domingo jun 07, 2009 2:01 am

elas sao mesmo fantasticas:):):)
eu quietinho aqui ao lado do pc e elas trepam as duas e metem se na minha cabeça a tentar puxar me o cabelo com as patinhas(tentar pk eu tenho cabelo rapado)lol mas mal mexo os braços fogem a 7 pes para a gaiola:P
ja torquei a areia para gato...como nao tinha nada a mao pus na mesma serradura, mas plos vistos elas axo k ja entenderam pois nao se ve os cocos em mais lado nenhum se nao na caixinha:P (tirando aqueles que elas me vem fazer a secretaria:P:P:P:P
Responder

Voltar para “Exóticos”