Bombina Orientallis (Care)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

sábado jun 06, 2009 11:07 pm

Boas, decidi criar uma care sheet sobre bombinas visto que tenho uma e gostaria de partilhar alguma informação adquirida (também com muita ajuda do pessoal)

Imagem

Descrição: -Pequena rã com as costas castanhas e com manchas pretas ou com as costas verdes e com manchas pretas e com a barriga vermelha e preta. As bombinas tanto podem viver sozinhas como em grupo. Geralmente medem entre 4 e 6 cm. Como qualquer anfíbio não devem ser manuseadas pois libertam toxinas e stressam muito facilmente.

Alimentação: -A alimentação das bombinas é muito variada, a maioria das bombinas só come alimento vivo. A sua alimentação vai desde tenébrios, minhocas a larvas, grilos....
-Os tenébrios não são aconselhaveis como dieta base , devido ao seu alto teor de gordura. Geralmente as bombinas não comem o escaravelho do tenébrio pois a casca é muito rija e então elas geralmente cospem-no.

Aquaterrário: -Um aquaterrário anti-fugas é o mais adequado, pois estas pequenas rãs são uns mestres em fugir do seu aquaterrário, um aquaterrário de 50 litros chega perfeitamente para 3 rãs viverem bem.
-O substrato pode ser variado, desde turfa a pedras redondas, se optar por usar pedras certifique-se que são grandes de mais para a bombina não as ingerir.
-A temperatura da água deve rondar os 18º e os 25ºC. Convém a utilização de uma lâmpada UVB na zona seca para facilitar a absorção do cálcio (deve estar ligada de 8 a 12 horas por dia).
-O aquaterrário deve conter uma zona seca e uma zona aquática que deve ocupar cerca de 2/3 do aquaterrário.
-A zona seca deve conter esconderijos (como por exemplo cascas de coco cortadas ao meio e com um buraco género caverna, não confundir com Coco Husk) para que bombina não fique exposta o dia inteiro aos raios UVB.
-A zona aquática deve conter plantas ou algo que flutue para a bombina subir e deve ter altura suficiente para a bombina mergulhar. Pode-se usar um filtro para não ser necessário trocar a água tantas vezes.
-Durante o inverno pode ser necessário um aquecedor na zona aquática.
-A humidade deve rondar os 60/70%, para manter esta humidade basta borrifar o aquaterrário com água regularmente.

Destinção: -Quase sempre as fêmeas são maiores que os machos.
Última edição por joaoplscosta em sexta dez 04, 2009 11:56 pm, editado 15 vezes no total.
vasco93
Membro Júnior
Registado: sábado mai 30, 2009 7:49 pm

sábado jun 06, 2009 11:14 pm

boas, noutro topico já foi discutido , é tambem há bombinas femea que cantam.. outra mneira d destinguir um macho da feme( segundo um user do youtube) é que as algumas das pintas das femeas estão em linha, o que não acontece nos machos.. e eu já verifiquei e por acaso é mesmo , até pode ser só uma mera coincidencia...
de resto acho que está bom
joaoplscosta
Membro Veterano

sábado jun 06, 2009 11:16 pm

vasco93 Escreveu:boas, noutro topico já foi discutido , é tambem há bombinas femea que cantam.. outra mneira d destinguir um macho da feme( segundo um user do youtube) é que as algumas das pintas das femeas estão em linha, o que não acontece nos machos.. e eu já verifiquei e por acaso é mesmo , até pode ser só uma mera coincidencia...
de resto acho que está boa
Obrigado pela correcção, já esta corrigido.
vasco93
Membro Júnior

sábado jun 06, 2009 11:18 pm

só uma pergunta , o que é a epoca nupcial? e o que sºao as almofadas? são as pintas pretas?
joaoplscosta
Membro Veterano

sábado jun 06, 2009 11:24 pm

vasco93 Escreveu:só uma pergunta , o que é a epoca nupcial? e o que sºao as almofadas? são as pintas pretas?
Época nupcial significa o mesmo que época de acasalamento. Agora as almofadas nupciais não sei descrever! Mas retirei a informação daqui, pode ser que consigas perceber!
vasco93
Membro Júnior

sábado jun 06, 2009 11:32 pm

se é para agarrarem melhor as femeas ou são nas patas ou na barriga , deve ser tipo um 'tapete' anti derrapante XD
joaoplscosta
Membro Veterano

sábado jun 06, 2009 11:34 pm

vasco93 Escreveu:se é para agarrarem melhor as femeas ou são nas patas ou na barriga , deve ser tipo um 'tapete' anti derrapante XD
Um tapete não é concerteza xD
Última edição por joaoplscosta em sábado jun 06, 2009 11:50 pm, editado 1 vez no total.
vasco93
Membro Júnior

sábado jun 06, 2009 11:42 pm

tive a pesquizar um bocadinho e:
Os machos na época de reprodução desenvolvem "calos" nas patas dianteiras para melhor agarrarem as fêmeas durante o amplexo.
joaoplscosta
Membro Veterano

sábado jun 06, 2009 11:49 pm

vasco93 Escreveu:tive a pesquizar um bocadinho e:
Os machos na época de reprodução desenvolvem "calos" nas patas dianteiras para melhor agarrarem as fêmeas durante o amplexo.
Obrigado, vou adicionar.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jun 07, 2009 12:48 am

Antes de fazeres uma care, devias primeiro ter dois cuidados... Ser o mais claro e objectivo possível e ter feito uma melhor consulta e triagem da bibliografia a usar... Achas que tens experiência suficiente para te aventurares para fazer uma care-sheet? Eu nem quero mostrar uma care-sheet de um fórum português de referência em anfíbios, senão ficavas envergonhado...

As bombinas não são a minha especialidade, mas já deu para notar aqui algumas imprecisões/falhas... Onde está a temperatura diurna e temperatura nocturna? E como se aquece a àgua? Onde está a proporção terra/água do aquaterrário? Onde está a descrição do material necessário para as manter, como filtros e afins?

Então essa da casca de coco... Não achas que foste minimalista demais nessa explicação? Um novato vem aqui e ficará logo elucidado dessa da casca de coco, basta comprar Coco-husk não é? (diria ele) 8)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
joaoplscosta
Membro Veterano

domingo jun 07, 2009 12:57 am

AlunoBioGeo Escreveu:Então essa da casca de coco... Não achas que foste minimalista demais nessa explicação? Um novato vem aqui e ficará logo elucidado dessa da casca de coco, basta comprar Coco-husk não é? (diria ele)
Sim tens razão, mas já dá para a pessoa ter uma ideia, também tem de pesquisar algo. Agora consoante os comentários vou melhorando. E tens razão não tenho experiencia, mas não existe muita informação sobre Bombinas aqui na arca e uma caresheet assim dá um jeitão a quem pretende adquirir uma. Quem me dera que houvesse uma antes de eu comprar a minha bombina. xD
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

domingo jun 07, 2009 1:26 am

Acho que fazes bem, é uma boa forma de aprenderes, ao ir investigando e compilando informação, e é uma boa forma de partilha, mas concordo com o Aluno, ainda está um pouco incompleta. Mas quando estiver pronta será uma boa ajuda para quem queira adquirir essa espécie. Cumps
Última edição por JaimeSousa em domingo jun 07, 2009 1:30 am, editado 1 vez no total.
joaoplscosta
Membro Veterano

domingo jun 07, 2009 1:29 am

Assim aprendemos todos um pouco e com a experiencia de outros membros poderei aprender mais sobre o meu pet e completar esta caresheet para membros que necessitarão dela.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jun 07, 2009 1:34 am

Mais uma coisa... Olha o Português... Usa o Mozilla Firefox, podes incorporar dicionário e corrector ortográfico, uma vez que tens imensos erros ortográficos nesse texto...

E faz mais pausas e parágrafos senão sentido do texto perde-se num emaranhado de palavras...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
joaoplscosta
Membro Veterano

domingo jun 07, 2009 1:36 am

Pois também já tinha reparado nos erros ortográfios. É de escrever muito rápido :S
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”