Gostos não se discutem... mas isto?...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
anasnake
Membro Veterano
Registado: terça mai 27, 2008 4:00 pm

sábado jun 06, 2009 7:38 pm

´bem com a crise que esta qualquer dia também estamos a comer coisas um bocado estranhas, finos são eles( isto de uma maneira geral não olhando ao video) :roll:
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado jun 06, 2009 8:59 pm

voltando ao titulo do topico, gostos discutem se, so nao se sobrepoem !!

Sao culturas diferentes, mentalidades diferentes. So critico e a maneira de nem sequer matarem os animais primeiro e ja que isso nao bastasse, fazer disso um concurso.
Bem e a civilizacao em que vivemos...

Mas se calhar assim as pessoas sabiam que os alimentos eram fresquinhos :twisted: :twisted:

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado jun 06, 2009 11:30 pm

A meu ver a questão é essa mesmo : A falta de respeito pela vida animal.
Ou ( Native, lá vamos nós :twisted: ) achar que a vida ( ou o sofrimento ) de um ou outro animal têm valores diferentes ...Talvez a nós que até temos repteis tenha sensibilizado mais , por isso mesmo porque fazemos deles pets.
Mas ( para não voltar a falar no porco ) porque é que a vida das nossas cobras vale mais que a vida de uma galinha , p.e., para fazer arroz de cabidela. A galinha fica ali a espernear até à ultima gota de sangue....A meu ver tambem é violento.Claro que nós por cá ainda não fazemos concursos de rapidez a fazer o tal arroz senão às tantas ainda viamos a galinha partida aos pedaços a debater-se no prato.... :o , e quem nos garante que isso não seria normal ?
Note-se que achei atroz as imagens , especialmente o peixe, confesso. Mas lembremo-nos que respeito pelos animais não faz parte da cultura daqueles lados...
O que acham que pensa um indiano que veja imagens no youtube de uma vaca a ser morta? E isso para nós é normal....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado jun 06, 2009 11:33 pm

nicasxi Escreveu:A meu ver a questão é essa mesmo : A falta de respeito pela vida animal.
Ou ( Native, lá vamos nós :twisted: ) achar que a vida ( ou o sofrimento ) de um ou outro animal têm valores diferentes ...Talvez a nós que até temos repteis tenha sensibilizado mais , por isso mesmo porque fazemos deles pets.
Mas ( para não voltar a falar no porco ) porque é que a vida das nossas cobras vale mais que a vida de uma galinha , p.e., para fazer arroz de cabidela. A galinha fica ali a espernear até à ultima gota de sangue....A meu ver tambem é violento.Claro que nós por cá ainda não fazemos concursos de rapidez a fazer o tal arroz senão às tantas ainda viamos a galinha partida aos pedaços a debater-se no prato.... :o , e quem nos garante que isso não seria normal ?
Note-se que achei atroz as imagens , especialmente o peixe, confesso. Mas lembremo-nos que respeito pelos animais não faz parte da cultura daqueles lados...
O que acham que pensa um indiano que veja imagens no youtube de uma vaca a ser morta? E isso para nós é normal....
La esta !!

cada povo com a sua cultura e mentalidades...
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sábado jun 06, 2009 11:35 pm

nicasxi Escreveu:O que acham que pensa um indiano que veja imagens no youtube de uma vaca a ser morta? E isso para nós é normal....
Ui, dava direito a luto nacional Nicasxi ! :lol:

Não me chocou, por ja ter visto decumentarios ate, mas nao me deixou indeferente, pois nem imagino a minha corn na mao de um daqueles cozinheiros...cortava-o eu mais depressa :twisted: .
Mas lá está é uma questão de culturas, apesar de achar que todos temos os mesmo direitos, tanto um frango como uma reticulatus.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo jun 07, 2009 5:27 am

Bom... sensibilidades, culturas e respeito pelos animais à parte, quantos de vocês conseguiam comer carne crua ainda a mexer? :twisted:
Eu também já comi cobras, rãs, etc., mas alimento vivo, só mesmo por distração (lembro-me de uma vez engolir uma mosca...).

PS: Quanto às matanças de porco e galinhas caseiras, nunca vi qualquer semelhança. E vivo no campo, onde essa prática é bastante comum.

Quanto à proibição de abate fora de matadouros, esta continua em vigor, mas por razões sanitárias e não de bem estar animal. As pessoas apenas o podem fazer para consumo próprio, não para comercialização.

Quanto aos sádicos do matadouro que o AlunoBioGeo referiu, estavam em clara infracção às normas de abate em vigor. Talvez uma queixa na DGV os metesse nos eixos.
Eu trabalhei 4 anos num centro de abate e visitei outros tantos e nunca me deparei com situações desse tipo...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jun 07, 2009 12:20 pm

fang Escreveu: Quanto aos sádicos do matadouro que o AlunoBioGeo referiu, estavam em clara infracção às normas de abate em vigor. Talvez uma queixa na DGV os metesse nos eixos.
Eu trabalhei 4 anos num centro de abate e visitei outros tantos e nunca me deparei com situações desse tipo...
A queixa foi feita pelos meus profs e não sei o que aconteceu depois... Isto foi há 5 anos atrás e fomos ver as condições dos matadouros, que por sua vez até eram boas e tal, e os nossos guias mostraram-se muito simpáticos até que nos deparamos com aquela cena sinistra...

Como disse, só um velhote é que ficou chateado com a minha comparação, os outros vieram pedir desculpa e disseram que tinha sido a primeira e ultima cena daquelas... Não me acreditei muito que fosse a primeira vez, mas espero que tenha sido a última...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jun 07, 2009 12:33 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
fang Escreveu: Quanto aos sádicos do matadouro que o AlunoBioGeo referiu, estavam em clara infracção às normas de abate em vigor. Talvez uma queixa na DGV os metesse nos eixos.
A queixa foi feita pelos meus profs e não sei o que aconteceu depois... Isto foi há 5 anos atrás e fomos ver as condições dos matadouros, que por sua vez até eram boas e tal, e os nossos guias mostraram-se muito simpáticos até que nos deparamos com aquela cena sinistra...

Como disse, só um velhote é que ficou chateado com a minha comparação, os outros vieram pedir desculpa e disseram que tinha sido a primeira e ultima cena daquelas... Não me acreditei muito que fosse a primeira vez, mas espero que tenha sido a última...
Não julgues que estou a duvidar de ti...acho que me conheces ja um pouco para saber isso...mas acho que esses gajos sabendo de uma visita de estudo no local pelo menos durante esse momento portariam-se de um modo menos selvagem. Não é não acreditar em ti, é não conseguir acreditar que alguém consiga ser assim por puro divertimento á frente de jovens a quem se deve passar um bom exemplo e uma boa imagem. No vídeo era uma competição apesar de para nós ser bárbaro...eles tinham um motivo e regras para o fazer...estes gajos do matadouro não...
nicasxi
Membro Veterano

domingo jun 07, 2009 1:06 pm

fang Escreveu:PS: Quanto às matanças de porco e galinhas caseiras, nunca vi qualquer semelhança. E vivo no campo, onde essa prática é bastante comum.
...

Pois, Francisco,já só vê o arroz na mesa , prontinho a comer.... :lol: :lol:
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jun 07, 2009 1:14 pm

Native Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:

Não julgues que estou a duvidar de ti...acho que me conheces ja um pouco para saber isso...mas acho que esses gajos sabendo de uma visita de estudo no local pelo menos durante esse momento portariam-se de um modo menos selvagem. Não é não acreditar em ti, é não conseguir acreditar que alguém consiga ser assim por puro divertimento á frente de jovens a quem se deve passar um bom exemplo e uma boa imagem. No vídeo era uma competição apesar de para nós ser bárbaro...eles tinham um motivo e regras para o fazer...estes gajos do matadouro não...
Cold, até é bom que tenhas dito isso porque não me ocorreu poderem duvidar disto, mas agora que leio o que disse e o que disseste torna ainda mais inacreditável, mas os homens foram apanhados mais ou menos de surpresa, uma vez que os matadouros têm estádios sucessivos tipo linha de montagem de automóveis... Foi quando entramos naquela parte que vimos a cena:

- 2 bovinos a agoniar, um com as tetas cortadas e outro capado e 3 homens a rirem-se como se um deles tivesse contado uma piada enquanto que um se preparava para matar um dos animais.. Aquela era a secção de abate com capacidade de abate de 4 animais por hora (acho que era isso), segundo o nosso guia (o homemzinho que vinha contando maravilhas do matadouro ficou boquiaberto)...

Vou mostrar-te um video: (acontece em países desenvolvidos do nosso continente)

http://www.youtube.com/watch?v=zMBcPxI5od0
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo jun 07, 2009 1:39 pm

nicasxi Escreveu:
fang Escreveu:PS: Quanto às matanças de porco e galinhas caseiras, nunca vi qualquer semelhança. E vivo no campo, onde essa prática é bastante comum.
...

nicasxi desculpa mas aí não concordo muito contigo, eu vivo no campo, tenho uma quinta com galinhas e porcos, e as matanças são feitas da forma mais rápida e menos dolorosa possível, embora que ainda possa ferir sensibilidade, o objectivo é sempre matar o mais rápido possível com a menor dor. o que é bem diferente do vídeo que acabamos de ver.
certamente que o fang já terá assistido ás tradicionais matanças portuguesas e penso que o que é isto que ele quer referir.
Brake
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo jun 07, 2009 2:00 pm

Exactamente. Esse tipo de actividade é fiscalizada (também por veterinários) pelas condições que vocês referiram e também, e agora de uma forma mais actual, pelos direitos dos animais quanto à presença de dor. Não é à toa que cada vez mais os animais são eutanasiados de forma eficaz e rápida, de forma a ter menos dor e menos stress (que afectam a qualidade da carne). E isto já é realizado em Portugal pelas grandes produções. Portanto, cuidado com as comparações entre o filme e o «matar para comer».
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
nicasxi
Membro Veterano

domingo jun 07, 2009 3:22 pm

Brake Escreveu:
nicasxi Escreveu:
...

nicasxi desculpa mas aí não concordo muito contigo, eu vivo no campo, tenho uma quinta com galinhas e porcos, e as matanças são feitas da forma mais rápida e menos dolorosa possível, embora que ainda possa ferir sensibilidade, o objectivo é sempre matar o mais rápido possível com a menor dor. o que é bem diferente do vídeo que acabamos de ver.
certamente que o fang já terá assistido ás tradicionais matanças portuguesas e penso que o que é isto que ele quer referir.
Claro que sim. Tirando os desvios de caracter de alguns , é obvio que e até por uma questão de respeito e algum carinho para com o animal que se esteve a sustentar para esse fim, se mata o mais rápido e indolor possivel.
Mas olha que no caso do arroz de cabidela, é um pouco diferente....
E tambem percebi que o Fang se estava a referir e a comparar a nossa tradição com o que se estava a ver no video.
O que quis referir eu quando, na brincadeira, disse que só via o arroz já pronto foi isso mesmo, No campo , o homem não perde tempo com essas coisas de cozinha....Era esta a brincadeira que eu estava a fazer...
E ainda no campo , não se faz uma festa cada vez que se mata uma galinha. Já com o porco....

— Emily Dickinson

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”