É bem miudo!
É sempre bom haver mais uma care sheet na arca, ainda mais quando é de um animal que há pouca informação! Podes sempre ir actualizando à medida que vais recolhendo mais informação!
Quanto aos erros ortográficos...só li a care sheet agora, mas não apanhei um único, ou já os emendaste ou alguém está a ver muito mal! Apesar de haver falhas de pontuação, acho que está bastante perceptível!
Cumps
Bombina Orientallis (Care)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Aconselháveis; adequado; certifique; cálcio; borrifar; Distinção.joaoplscosta Escreveu:Boas, decidi criar uma care sheet sobre bombinas visto que tenho uma e gostaria de partilhar alguma informação adquirida (também com muita ajuda do pessoas aqui da arca)
Descrição: -Pequena rã com as costas castanhas e com manchas pretas ou com as costas verdes e com manchas pretas e com a barriga vermelha e preta. As bombinas tanto podem viver sozinhas como em grupo. Geralmente medem entre 4 e 6 cm. Como qualquer anfíbio não devem ser manuseadas pois libertam toxinas e stressam muito facilmente.
Alimentação: -A alimentação das bombinas é muito variada, a maioria das bombinas só come alimento vivo. A sua alimentação vai desde tenébrios, minhocas a larvas, grilos....
-Os tenébrios não são aconselhaveis como dieta base , devido ao seu alto teor de gordura. Geralmente as bombinas não comem o escaravelho do tenébrio pois a casca é muito rija e então elas geralmente cospem-no.
Aquaterrário: -Um aquaterrário anti-fugas é o mais adquado, pois estas pequenas rãs são uns mestres em fugir do seu aquaterrário, um aquaterrário de 50 litros ou 60cm(comprimento) x 30cm(largura) x 30cm(altura) chega perfeitamente para 3 rãs viverem bem.
-O substrato pode ser variado, desde turfa a pedras redondas, se optar por usar pedras certefique-se que são grandes de mais para a bombina não as ingerir.
-A temperatura da água deve rondar os 18º e os 25ºC. Convém a utilização de uma lâmpada UVB na zona seca para facilitar a absorção do calcio (deve estar ligada de 8 a 12 horas por dia).
-O aquaterrário deve conter uma zona seca e uma zona aquática que deve ocupar cerca de 2/3 do aquaterrário.
-A zona seca deve conter esconderijos (como por exemplo cascas de coco cortadas ao meio e com um buraco género caverna, não confundir com Coco Husk) para que bombina não fique exposta o dia inteiro aos raios UVB.
-A zona aquática deve conter plantas ou algo que flutue para a bombina subir e deve ter altura suficiente para a bombina mergulhar. Pode-se usar um filtro para não ser necessário trocar a água tantas vezes.
-Durante o inverno pode ser necessário um aquecedor na zona aquática.
-A humidade deve rondar os 60/70%, para manter esta humidade basta burrifar o aquaterrário com água regularmente.
Destinção: -Durante a época nupcial o macho apresenta ''almofadas nupciais'' ou seja "calos" nas patas dianteiras para melhor agarrarem as fêmeas durante o amplexo e quase sempre as fêmeas são maiores.
Espero que tenha ajudado em algoCorrijam se algo estiver errado.
Cumprimentos
João Costa.
Quanto aos parágrafos e pausas já foi feita a correcção quando alertei que o texto estava muito maçudo.
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
mas ja agora e copy paste?
Pensei que nao se podia copiar..
quando fiz a do gecko bibroni tive de fazer tudo a minha maneira
~
mas esta boa a care sheet parabens
quando fiz a do gecko bibroni tive de fazer tudo a minha maneira

<p>"only god"</p>
<p>Ha animais com um pouco de mais inteligencia que seres humanos</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Obrigado pelas correcções
Mas não foi Copy Paste, retirei informação de outros sites mas resumi.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Está copiada de algum local? Se está será reportada...Goth1 Escreveu:mas ja agora e copy paste?
quando fiz a do gecko bibroni tive de fazer tudo a minha maneira~
À atenção do autor: Para se fazer alguma coisa, não se limita a traduzir informação e fazer plágio, deve-se fazer triagem da informação, perceber o que se leu e depois escrever pelas nossas palavras!
Ah, e não esquecer de colocar a bibliografia, caso tenha sido usada.
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
ah okay joao peço desculpajoaoplscosta Escreveu:Obrigado pelas correcçõesMas não foi Copy Paste, retirei informação de outros sites mas resumi.

<p>"only god"</p>
-
- Membro Veterano
Não faz mal, sem problemaGoth1 Escreveu:ah okay joao peço desculpa

Eu reterei informação de outros sites mas não copiei a mesma informação, foi tratada, resumida e escrita por palavras minhas para que não houvesse qualquer tipo de problemas.
Obrigado pela ajuda e pelas correcções de todos

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Eu só gostava de saber se pediste autorização a alguém para usares a informação que está no Amphibio.org.
É só curiosidade minha.
É que toda a informação existente no fórum est´´a protegida por leis de copyright...
O que fizeste pode ser considerado plágio, como podes ver aqui:
http://www.amphibio.org/discussao/viewt ... f=14&t=372
Atenção a isso
É só curiosidade minha.
É que toda a informação existente no fórum est´´a protegida por leis de copyright...
Atenção a isso
-
- Membro Veterano
Obrigado por avisares jpmf, na verdade tinha-me esquecido de ter feito isso mas já corrigi. Na parte em que pus quem fez e quem ajudou adicionei tiosha(amphibio.org) isso chega certo? Porque a unica parte que copiei foi só a das alfomadas.jpmf Escreveu:Eu só gostava de saber se pediste autorização a alguém para usares a informação que está no Amphibio.org.
É só curiosidade minha.
Atenção a isso
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Além de dizeres de onde provém a informação, TENS de ter autorização do amphibio.org, para publicares material deles.joaoplscosta Escreveu:Obrigado por avisares jpmf, na verdade tinha-me esquecido de ter feito isso mas j� corrigi. Na parte em que pus quem fez e quem ajudou adicionei tiosha(amphibio.org) isso chega certo? Porque a unica parte que copiei foi s� a das alfomadas.jpmf Escreveu:Eu s� gostava de saber se pediste autoriza��o a algu�m para usares a informa��o que est� no Amphibio.org.
� s� curiosidade minha.
� que toda a informa��o existente no f�rum est��a protegida por leis de copyright...
O que fizeste pode ser considerado pl�gio, como podes ver aqui:
Aten��o a isso
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm
Se o material está disponível para consulta na Internet, apenas tens que citar em itálico e com aspas, referindo no fim a fonte e o autor.