Aos interessados em aprender um pouco mais... ;)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quarta jul 16, 2003 7:19 pm

Oi! Aqui há algum tempo, eu pus um tópico no Fórum dos cães, intitulado: "Aos amantes do Labrador", devido a uma antiga dúvida minha. Quem estiver interessado em ler, e dar o seu parecer aqui mesmo, aqui vai:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Espero que possamos continuar esta discussão que parou a meio... não necessariamente em termos científicos, dêem somente o vosso parecer!
Fiquem bem
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

terça jul 22, 2003 2:17 pm

Arcanus Escreveu: Oi! Aqui há algum tempo, eu pus um tópico no Fórum dos cães, intitulado: "Aos amantes do Labrador", devido a uma antiga dúvida minha. Quem estiver interessado em ler, e dar o seu parecer aqui mesmo, aqui vai:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Espero que possamos continuar esta discussão que parou a meio... não necessariamente em termos científicos, dêem somente o vosso parecer!
Fiquem bem
Olá:

De momento não tenho aqui os catrapázios comigo, mas tanto qto me lembro das minhas aulitas de genética, e no que diz respeito às cores do Labrador, cá vai:

As cores são conferidas por um gene que tem 2 alelos.
A cor preta é conferida por um gene dominante, enquanto o amarelo é conferida por um gene recessivo.
O chocolate ocorre através de fenómenos de cross-linker, i.e. qdo se dá a divisão dos cromossomas, na formação dos gâmetas e, posteriormente o seu emparelhamento, durante a fusão do espermatozóide com o óvulo...ou seja, em terminologia menos técnica...ocorre a mistura de uma perna de um cromossoma com uma parte do cromossoma homólogo.

Assim, um cão fenotipicamente preto pode ter uma característica genotípica mista, ou seja, ter um alelo branco e um alelo preto. Ele é fenotípicamente preto pois este gene é dominante.
Opostamente, um cão fenotipicamente creme/amarelo corresponde a um genótipo branco/branco de certeza, já q este gene é recessivo.

Assim, e recorrendo a uma tabela mendeliana simples temos:

:arrow: se cruzarmos um cão preto com uma cadela preta, podemos obter ninhadas com as 3 cores...SE ALGUM DOS PROGENITORES TIVER O GENÓTIPO PRETO/BRANCO, já q a cor preta resulta de gene dominante,, i.e. manifesta-se sp q existe pelo menos um destes alelos;

:arrow: se cruzarmos um cão branco com uma cadela branca TEMOS SP NINHADAS DE CÃES BRANCOS, já q esta cor é resultado de gene recessivo.

:arrow: Para obter cães de cor chocolate as contas já não são tão fáceis pois, como resultam de fenómenos de cross-linker, e estes não são geneticamente previsíveis, apenas podemos jogar com a maior probabilidade de juntar progenitores chocolate.
É por esta razão que estes bichos são mais raros...

...sabias, Mónica? ;)

XLÉPS
:p
jalis
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2003 5:47 pm

sexta ago 01, 2003 3:38 pm

No entanto também já li que não se deve cruzar dois castanhos pois os filhotes podem vir agressivos se é verdade ou não não sei…

Bjos

Jalis
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

sexta ago 01, 2003 9:21 pm

jalis Escreveu: No entanto também já li que não se deve cruzar dois castanhos pois os filhotes podem vir agressivos se é verdade ou não não sei…

Bjos

Jalis
Não é uma questão de agressividade, mas sim porque podem nascer cachorros com problemas de pigmentação, olhos e nariz claros, e com mais probabilidade de problemas de pele...
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo ago 03, 2003 3:10 pm

MMPA Escreveu:
jalis Escreveu: No entanto também já li que não se deve cruzar dois castanhos pois os filhotes podem vir agressivos se é verdade ou não não sei…

Bjos

Jalis
Não é uma questão de agressividade, mas sim porque podem nascer cachorros com problemas de pigmentação, olhos e nariz claros, e com mais probabilidade de problemas de pele...
Olá. Bem, a MMPA já disse tudo... No entanto, isso não significa que de vez em quando, desde que se saiba a ascêndencia dos dois progenitores, não se possa cruzar dois labs castanhos.
Fiquem bem
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

domingo ago 03, 2003 8:21 pm

:D

Sabia que são mais raros (os espécimens chocolate) e que não se podem cruzar sòmente progenitores chocolate-chocolate por mais de três gerações, devido à falta de equilíbrio comportamental que isso geraria. Deve-se, portanto, cruzar com espécimens de cor preta (preto-chocolate) de três em três gerações, pelo menos.

:p
MagaPatalogika
Membro Veterano

segunda ago 04, 2003 8:28 am

Bjos

Jalis
Pois,tal como a MMPA disse não tem nada a ver com a agressividade, mas sim com a pigmentação da pele.

E isto tb se aplica ao comentário da Mónica, sobre os cruzamentos de 3 gerações ou mais...é pq assim aumenta a probabilidade de ocorrerem os tais problemas de pigmentação, mas nada de comportamental.

Aliás, não se deve é confundir o cruzamento de x gerações com o facto dos animais pertencerem à mm família, pois aí já estamos a falar de consanguinidade.
Esta, sim, é que é um verdadeiro problema, sobretudo em animais com parentesco mto próximo.

O que acontece, mtas vezes, é q como os Labradores chocolate são raros, há tendência para cruzar animais da mm família...e começam aí os problemas de consanguinidade, que podem ir desde o aparecimento de doenças raras, até aos problemas comportamentais, e ainda os de pigmentação.

Agora, de uma forma geral, é mto difícil encontrar um Labrador agressivo, seja qual for a sua cor. E qdo isso acontece, a culpa é dos donos...mais uma vez :roll: :roll:

XLÉPS :p
MagaPatalogika
Membro Veterano

sexta ago 29, 2003 9:51 am

Olá:

Devido a uma actualização de conhecimentos "forçada" ;) resolvi adicionar neste tópico um post q coloquei no dos "Labs prateados???":

...
Agora sabe-se que em vez de estar apenas um locus envolvido na cor da pelagem dos Labs estão...tcha tcha tcha tammm... ONZE , nomeadamente o A, B, C, D, E, G, M, P, S, T e W, encarregados pela atribuição, não só da colocaração (pigmentação), como da sua concentração, extensão, padrão, diluição, produção de melanina, etc

Assim, a côr do casaco, dos olhos e do nariz dos nossos amigos dependem da interacção destes 11 genes e respectivos alelos, dependendo ainda do facto destes serem dominantes, recessivos, homozigóticos ou heterozigóticos.

Durante esta pesquisa descobri ainda que na natureza (portanto sem manipulações genéticas) é possível ocorrerem fenómenos de variação da pigmentação, devido à interacção destes factores genéticos.

Nestes incluem-se o Silver, os padrões (mosaico) as pintas etc.

Imagem

Com isto quer-se dizer que estes animais, apesar de apresentarem uma pigmentação / coloração diferente, são ainda considerados Labs puros...não podem é ser aceites para efeitos de exposições!

Como tb verifiquei que existiam criadores americanos que recorriam a técnicas de manipulação de DNA para criarem animais com determinadas características fenotípicas...juntei 2+2 e concluí que, apesar dos Labs Silver poderem ocorrer na natureza (embora seja um fenómeno raro), para que pudesse existir uma verdadeira criação deste tipo de cães, teria de se recorrer a estas técnicas!

Mas, é claro, que isto são considerações minhas e, portanto, passíveis de discussão

(Tb descobri que, ao contrário do que pensava, ao cruzar 2 Labs amarelos pode-se obter cachorros pretos é raro, mas possível ).

E pronto, espero ter contribuído tb para o vosso conhecimento (e não para lançar ainda mais confusão )

Bjs :p
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

terça nov 22, 2005 4:28 pm

Fotos de um lab silver por acaso alguem têm??
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

terça nov 22, 2005 9:21 pm

Olá Mkiko!

Encontrei este site que é possível que o ajude.

Também fiquei curiosa e quando vi as fotos lembrei-me do Weimaraner!!

http://www.silverlabs.com/controversy.htm

;)

Imagem
Crustie
Membro
Registado: sexta jul 22, 2005 12:09 pm

terça nov 22, 2005 10:27 pm

Por acaso já tinha visto esse. Cada cachorro custa 1000 dolares e têm de ser importados da América. Se alguém estiver interessado, abra os cordões à bolsa
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quinta nov 24, 2005 1:57 pm

DoggyLover ;)
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”