Finalmente decidi esterilizar a minha gata, mas... sinceramente já me arrependi.
Sempre pensei que o mais correcto seria aceitar o animal tal como ele é e, não o mutilar apenas para satisfazer o conforto dos seus companheiros humanos.
Mas, agora já está.
Eu moro num 6º andar, e o animal não corria riscos de gravidez indesejada, por isso fui adiando a decisão até que finalmente decidi apenas para que parassem os cios consecutivos mas arrependi-me muito.
A bichana sofreu bastante no pós operatório, quase que se apagou na sala de operações e para os donos mais pequenos (as crianças) foi um trauma assistir ao lento despertar da anestesia e toda a agonia que o seu bichano teve que suportar para se recompor.
Mais tarde, um veterinário amigo explicou-me que as gatas adultas e que não são fecundadas durante muito tempo nas suas trompas não é dada a ovulação, o que provoca os períodos de cio consecutivos e que é facilmente controlável com as pílulas e com a estimulação vaginal com um cotonete que provoca a ovulação automática e o final do cio.
Se eu soubesse o que a bichana tinha que suportar garanto que tentava todas as opções mas agora já é tarde.
Desculpem o desabafo mas não suporto este meu sentimento de culpa e acho que este assunto requer uma boa reflexão.
A Esterilização e o meu arrependimento.
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: quinta jan 03, 2002 4:13 pm
- Contacto:
Coitadinha da sua gata! Acho interessante o seu relato na medida em que é tão chocante, que apesar de já não ter remédio para a sua Branquinha, pode servir de alerta a todos aqueles que resolvem operar os seus animais de estimação só porque veterinários pouco escrupulosos e sedentos de lucros aconselham ou donos que não sabem aceitar o ciclo na natureza dos seus animais. Operar, só em casos extremos! Afinal com os humanos não é assim também? 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Valeparro, aconselho a ver o trabalho da catus em www.catus.pt para ver se ainda pensa assim. Não esteja a dar aos gatos a mesma capacidade dos humanos, se com estes já é o que é ? Sabia que as ideias que defendem são responsaveis por existirem milhares de gatos na rua em colónias, doentes e a sofrer ?
Quanto ao caso da sua gata, realmente não percebo, eu já vi centenas de esterilizações de gatas e nunca essas dificuldades em acordar nem o risco de se passar para lá, no seu caso deve ter sido azar pelo que conta, houve uma complicação. Já falou com o seu veterinario ?
Quanto à sugestão desse veterinário amigo, é o ovo de colombo, ele não lhe falou do risco acrescido de induzir gravidez psicológicas de forma repetida na gata para mais reforçado com a pilula ?
Estará exactamente a reforçar uma das situações que a esterilização quer evitar.
Acredite, vá mesmo pela Ovariohisterectomia....fez bem.
Quanto ao caso da sua gata, realmente não percebo, eu já vi centenas de esterilizações de gatas e nunca essas dificuldades em acordar nem o risco de se passar para lá, no seu caso deve ter sido azar pelo que conta, houve uma complicação. Já falou com o seu veterinario ?
Quanto à sugestão desse veterinário amigo, é o ovo de colombo, ele não lhe falou do risco acrescido de induzir gravidez psicológicas de forma repetida na gata para mais reforçado com a pilula ?
Estará exactamente a reforçar uma das situações que a esterilização quer evitar.
Acredite, vá mesmo pela Ovariohisterectomia....fez bem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Mais tarde, um veterinário amigo explicou-me que as gatas adultas e que não são fecundadas durante muito tempo nas suas trompas não é dada a ovulação, o que provoca os períodos de cio consecutivos e que é facilmente controlável com as pílulas e com a estimulação vaginal com um cotonete que provoca a ovulação automática e o final do cio.

então e os quistos, tumores e problemas acrescidos não a fazem lamentar? eu lamento ter esterelizado uma gata muito tarde. não só porque etava cheia de quistos como a idade dificulta a recuperação.
podia ter evitado o acordar se deixasse a gata na clínica de um dia para o outro. é o que eu faço sempre que posso. ajuda também em caso de complicações.
-
- Membro
- Registado: segunda jun 30, 2003 12:03 pm
è de facto triste saber que a sua gata passou por tudo isso..
Eu acabei de esterilizar as minhas no dia 30/07 e não estou nada arrependida. Elas felizmente estão super bem e já so querem é brincar e pular por tudo quanto é sistio. Tenho de ter cuidado para não as deixar fazerem tudo o que querem pois ainda esta tudo muito fresco.
Não estou nada arrependida.. alias.. ainda bem que o fiz pois uma das minhas gatitas ja tinha um tumor enorme num dos ovarios que felizmente foi extraido ao mesmo tempo em que foi esteriliza-la. E olhe que elas so tem 6 mesitos.
Tambem moro num 6º andar e elas não vem a rua.. mas acreditei no meu veterinario quando disse que seria o melhor a fazer para evitar dissabores futuros.
Não se culpe.. afinal os animais não deixam de ser como as pessoas nestas coisas. Nas operações que as pessoas fazem, tambem há umas que tem pos-operatorios mais faceis que outras...
Susana, Pipoca e Tigra
Eu acabei de esterilizar as minhas no dia 30/07 e não estou nada arrependida. Elas felizmente estão super bem e já so querem é brincar e pular por tudo quanto é sistio. Tenho de ter cuidado para não as deixar fazerem tudo o que querem pois ainda esta tudo muito fresco.
Não estou nada arrependida.. alias.. ainda bem que o fiz pois uma das minhas gatitas ja tinha um tumor enorme num dos ovarios que felizmente foi extraido ao mesmo tempo em que foi esteriliza-la. E olhe que elas so tem 6 mesitos.
Tambem moro num 6º andar e elas não vem a rua.. mas acreditei no meu veterinario quando disse que seria o melhor a fazer para evitar dissabores futuros.
Não se culpe.. afinal os animais não deixam de ser como as pessoas nestas coisas. Nas operações que as pessoas fazem, tambem há umas que tem pos-operatorios mais faceis que outras...
Susana, Pipoca e Tigra
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
- Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)
Bom dia
Se não pretendia fazer criação com a sua gata fez muito bem em esteriliza-la, lamento que o pós operatorio tenha sido dificil, acontece tambem com os humanos, mas os beneficios que tras para a sua peludinha são imensos.
Pilula nunca ... provoca tumores e outras doenças nas gatas ... a minha vet só a prescreve quando a gata em questão por motivos de saude não pode ser operada imediatamente (qualquer outra doença).
Quanto a historia da cotonete é uma parvoice pois pode causar infecções na bichinha ...
A Maga é esterilizada e a novo/a que resgatei do tehado ontem se for fémea tambem o será ...
Só tenho um gato não castrado pois ele é tão lindo que uma amiga que quer cruzar a gata dela (meia persa como o meu) pediu-me para não o fazer ....
Jokas
ChinaBlue
Se não pretendia fazer criação com a sua gata fez muito bem em esteriliza-la, lamento que o pós operatorio tenha sido dificil, acontece tambem com os humanos, mas os beneficios que tras para a sua peludinha são imensos.
Pilula nunca ... provoca tumores e outras doenças nas gatas ... a minha vet só a prescreve quando a gata em questão por motivos de saude não pode ser operada imediatamente (qualquer outra doença).
Quanto a historia da cotonete é uma parvoice pois pode causar infecções na bichinha ...
A Maga é esterilizada e a novo/a que resgatei do tehado ontem se for fémea tambem o será ...
Só tenho um gato não castrado pois ele é tão lindo que uma amiga que quer cruzar a gata dela (meia persa como o meu) pediu-me para não o fazer ....
Jokas
ChinaBlue
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Eu também moro num 6º andar, esterilizei a Amélia e apesar das complicações que vieram depois, não estou nada arrependida. Nunca lhe iria dar a pilula que lhe poderia trazer muitos mais problemas e não queria pensar que ela pudesse vir a desenvolver tumores.
A sua gatinha sofreu ou a vocês é que vos fez impressão assistirem ao acordar dela? A mim também me fez alguma olhar para a minha gatinha idefesa sem saber bem o que lhe tinha acontecido.
Se durante a operação ela passou mal, pode sofrer de algum problema ou a anestesia pode ter sido demasiado forte.
os vets não estão a enganar ninguém quando dão a sugestão da esterilização....
beijokas
kathleen
Eu também moro num 6º andar, esterilizei a Amélia e apesar das complicações que vieram depois, não estou nada arrependida. Nunca lhe iria dar a pilula que lhe poderia trazer muitos mais problemas e não queria pensar que ela pudesse vir a desenvolver tumores.
A sua gatinha sofreu ou a vocês é que vos fez impressão assistirem ao acordar dela? A mim também me fez alguma olhar para a minha gatinha idefesa sem saber bem o que lhe tinha acontecido.
Se durante a operação ela passou mal, pode sofrer de algum problema ou a anestesia pode ter sido demasiado forte.
os vets não estão a enganar ninguém quando dão a sugestão da esterilização....
beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Olá Mylord .
As minhas gatas foram esterilizadas e achei, até, mais fácil do que alguma vêz imaginaría...
Provávelmente algo se passou com a sua gata...o que é de estranhar prq este tipo de cirurgía já é tão banal...
Claro que fáz imensa impressão vê-los sair da anestesia, mas o mesmo acontece com a maioría dos humanos... e mesmo a saber isto, somos operados cada vêz que seja necessário...
Não se arrependa pois fêz o melhor pela gatinha. Acredite que SIM .
Essa do cotonete...bem...vindo de um vet, nem faço comentários...
Penso que já passou tudo à gatinha e desejo-lhe muitas felicidades com ela,
Leonilde
As minhas gatas foram esterilizadas e achei, até, mais fácil do que alguma vêz imaginaría...
Provávelmente algo se passou com a sua gata...o que é de estranhar prq este tipo de cirurgía já é tão banal...
Claro que fáz imensa impressão vê-los sair da anestesia, mas o mesmo acontece com a maioría dos humanos... e mesmo a saber isto, somos operados cada vêz que seja necessário...
Não se arrependa pois fêz o melhor pela gatinha. Acredite que SIM .
Essa do cotonete...bem...vindo de um vet, nem faço comentários...

Penso que já passou tudo à gatinha e desejo-lhe muitas felicidades com ela,
Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>