alimentação de corn snake

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

domingo mai 10, 2009 8:17 pm

Thorgarth Escreveu:
limao Escreveu:
cris17 Escreveu:já lhe dei um banho morno e saiu alguma pele mas ainda ficaram la uns bocados agarrados...vou continuar a borrifar o faunario e manter a humidade a 80%. nao percebi é que factores provocaram esta má muda
Manuseaste-a enquanto estava na muda? tens elementos no terrário suficientemente rugosos?
Mas ó Limao onde é tu viste que manusear durante a muda = Stress = mudas mal feitas?!?!
Estas coisas aparecem do nada e de repente são factos consumados!!!

Chris o facto de ela estar mais letárgica, enfiada na toca, são muito bons indicios de que poderá estar na muda. Quando tiveres dúvidas é fácil, levantas a toca e examinas. Mesmo que não tenha os olhos muito baços terá certamente uma cor mais esbranquiçada. Por outro lado o facto de não ter os olhos baços quando tu a viste pode querer significar que já estaria na última fase da pré muda, já que no dia ou dias que antecedem a muda de pele os olhos perdem essa tonalidade branca característica.

[/b]
Troca de ideias com o pessoal e experiencia própria (que é ainda
pouquinha).
A cobra estando na muda está numa fase em que precisa de paz para se conseguir preparar para a sua realização,logo se está a ser perturbada na pré muda isso influenciará a muda. Agora não duvido que haja exemplares que não se ralem e que até consigam fazer uma muda perfeita sendo perturbadas, isso não significa que o devamos fazer, para mim e para outras pessoas a muda é uma fase em que a cobra precisa de sossego. Quanto mais não seja para precaver possiveis problemas.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo mai 10, 2009 8:26 pm

sim ja percebi, mas pronto essa fase ja passou pois ontem saiu á noite,defecou e mudou a pele mas mal porque ficou com uns bocados agarrados.Hoje dei-lhe banhoca e saiu um pouco amanha voltarei a tentar, e manterei a humidade alta no faunario, ate porque costuma estar dentro de um vaso de barro aquilo absorve a agua fazendo tipo uma toca humida. espero ver melhorias depressa
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo mai 10, 2009 8:58 pm

Cris, não é por teres sempre uma humidade de 80% dias a fio que vai facilitar muito mais. 70% chega muito bem (senão podemos passar de uma má muda para uma infecção respiratória).

Não veres que a cobra estava na muda não é grave. Acontece com qualquer iniciado. Como o Thor disse, nota-se um branqueamento da pele e os olhos baços numa determinada fase (se for albina, ainda se nota pior), mas o que a mim é mais flagrante é a letargia apresentada, que dá logo indício de que ou está na muda ou algo não está bem. As mudas são facilmente previstas pelo calendário quando perceberes o padrão da tua. Assim, ficas a saber quando começa e quando acaba, e quando é que a tens de deixar de a alimentar e manusear menos. E se tiveres um tronco, é muito mais rugoso que uma casca de coco.

Limao, é verdade que o stress é uma condicionante importante para a altura da muda, mas estás a sobrevalorizar. O aumento da humidade em todo o processo (e não só nos últimos dias como já li aqui) é muito mais importante que o factor de se manusear ou não. É verdade que é um período de maior fragilidade, em que estão mais stressadas e por isso, deverão ser deixadas sossegadas...mas eu na minha experiência NUNCA vi uma cobra fazer uma má muda sem ser por: falta de humidade, excesso de calor/frio, falta de elementos rugosos no terrário, parasitas e/ou outro tipo de patologias. O stress é um factor adicional, mas não essencial.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
cris17
Membro Veterano

domingo mai 10, 2009 9:02 pm

Psynapse Escreveu:Cris, não é por teres sempre uma humidade de 80% dias a fio que vai facilitar muito mais. 70% chega muito bem (senão podemos passar de uma má muda para uma infecção respiratória).

Não veres que a cobra estava na muda não é grave. Acontece com qualquer iniciado. Como o Thor disse, nota-se um branqueamento da pele e os olhos baços numa determinada fase (se for albina, ainda se nota pior), mas o que a mim é mais flagrante é a letargia apresentada, que dá logo indício de que ou está na muda ou algo não está bem. As mudas são facilmente previstas pelo calendário quando perceberes o padrão da tua. Assim, ficas a saber quando começa e quando acaba, e quando é que a tens de deixar de a alimentar e manusear menos. E se tiveres um tronco, é muito mais rugoso que uma casca de coco.

Limao, é verdade que o stress é uma condicionante importante para a altura da muda, mas estás a sobrevalorizar. O aumento da humidade em todo o processo (e não só nos últimos dias como já li aqui) é muito mais importante que o factor de se manusear ou não. É verdade que é um período de maior fragilidade, em que estão mais stressadas e por isso, deverão ser deixadas sossegadas...mas eu na minha experiência NUNCA vi uma cobra fazer uma má muda sem ser por: falta de humidade, excesso de calor/frio, falta de elementos rugosos no terrário, parasitas e/ou outro tipo de patologias. O stress é um factor adicional, mas não essencial.
ok obrigado :) eu nao me apercebi pois pensei que fosse normal ela estar uns dias na toca sem stress pois nao esta ca em casa há muito tempo assim.. e nao notei a cor da pele mais clara nem olhos baços mas para a proxima já sei que tenho de tomar mais atenção as isso.
e so comecei a borrifar desde ontem senao me engano, assim que os restos de pele sairem volta a humidade á normalidade
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo mai 10, 2009 10:32 pm

Psynapse Escreveu: Limao, é verdade que o stress é uma condicionante importante para a altura da muda, mas estás a sobrevalorizar. O aumento da humidade em todo o processo (e não só nos últimos dias como já li aqui) é muito mais importante que o factor de se manusear ou não. É verdade que é um período de maior fragilidade, em que estão mais stressadas e por isso, deverão ser deixadas sossegadas...mas eu na minha experiência NUNCA vi uma cobra fazer uma má muda sem ser por: falta de humidade, excesso de calor/frio, falta de elementos rugosos no terrário, parasitas e/ou outro tipo de patologias. O stress é um factor adicional, mas não essencial.
O problema é que muitas vezes se confunde irritação e agitação da cobra com stress relevante, que possa ter um impacto negativo ao nivel da alteração do seu metabolismo (e são estas alterações que poderão ter impacto na muda)... Não é o facto de pegares na cobra e ela se mostrar irritada ou mais agressiva que esse facto vai originar stress minimamente relevante. A agressividade é resultado da sua condição de maior vulnerabilidade e do facto de não poderem contar com todos os seus órgãos sensoriais a funcionar a 100%, entre outros factores.

Óbviamente que quando falo em manueseio me estou a referir a um manuseio do exemplar levado a cabo de forma proporcional e com limites bem definidos.... não é andar a passear com ela ou a fazer um percurso de triatlo. Agora dizer que pegar numa cobra em pre-muda é equivalente a dizer que vamos colocar a cobra num estado tal que isso vai ter repercussões ao nível da muda é um salto MUITO grande. Não devemos exagerar ou pensar que as cobras são flores de estufa porque não são...
limao
Membro Veterano

segunda mai 11, 2009 11:08 am

Compreendo, mas continuo a preferir deixar a minha sossegadinha sem stress's adicionais á muda. :)
Nao é por não mexer durante uma semana que vai mudar alguma coisa, não custa deixala em paz, se isto diminui riscos tem de ser levado em consideração, não tanto como eu levo, acredito, mas convem ter isso em mente. O pessoal que tem uma cobra há dias quer é manusear, alertar que isso não deve ser feito durante a muda não é descabido.
Por isso

''Manuseaste-a enquanto estava na muda?''

''Mas ó Limao onde é tu viste que manusear durante a muda = Stress = mudas mal feitas?!?!''

Se é uma condicionante (como diceram), não vejo o porque do espanto perante a pergunta :)
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda mai 11, 2009 5:16 pm

limao Escreveu:
Se é uma condicionante (como diceram), não vejo o porque do espanto perante a pergunta :)
É uma condicionante por ser um factor potencialmente gerador de stress. Não se pode comparar aos factores que referi. Repara que o factor stress, por exemplo, entra na etiologia de montanhas de doenças e é portanto um factor a considerar, mas não o mais importante. Portanto é um pouco descabido perguntar pelo stress sem antes perguntar pelas outras condicionantes mais importantes.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
cris17
Membro Veterano

segunda mai 11, 2009 8:21 pm

boas noticias com uns banhos a pele saiu na totalidade esta tudo de volta ao normal
limao
Membro Veterano

segunda mai 11, 2009 8:42 pm

cris17 Escreveu:boas noticias com uns banhos a pele saiu na totalidade esta tudo de volta ao normal
Porreiro :wink:
Agora podes dar de comer e continuar com a rotina.
cris17
Membro Veterano

segunda mai 11, 2009 8:47 pm

acabei mesmo agora de a alimentar estava esfomeada comeu dois pinkies
cris17
Membro Veterano

segunda jun 08, 2009 9:11 pm

boas deixo vos aqui um video que fiz da corn a alimentar -se
http://www.youtube.com/watch?v=M8wQJUEVajE

notei que quando a alimentava de 5 em 5 dias nao fazia constriçao, de 6 em 6 começou a atacar a presa com maior voracidade, e de 7 em 7 dias manda um bruto ataque e uma forte constriçao, nao sei se sera normal esta mudança de comportamento. O que me leva a crer que deva continuar a dar apenas uma vez por semana alimento, e tenho alternado 2 pinkies de mus com 1 hamster recem nascido que é do tamanho de um 1º pelo de mus.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jun 08, 2009 9:21 pm

cris17 Escreveu:boas deixo vos aqui um video que fiz da corn a alimentar -se
http://www.youtube.com/watch?v=M8wQJUEVajE

notei que quando a alimentava de 5 em 5 dias nao fazia constriçao, de 6 em 6 começou a atacar a presa com maior voracidade, e de 7 em 7 dias manda um bruto ataque e uma forte constriçao, nao sei se sera normal esta mudança de comportamento. O que me leva a crer que deva continuar a dar apenas uma vez por semana alimento, e tenho alternado 2 pinkies de mus com 1 hamster recem nascido que é do tamanho de um 1º pelo de mus.
Por isso eu não gosto de respeitar exactamente os dias de alimentação...gosto de deixar passar um ou dois dias e ás vezes por "puro sadismo":twisted: ate passa uma semana, a não ser que as veja muita assanhadas á procura de comida...fome não faz mal...seria uma sorte uma cobra no estado selvagem encontrar comida semanalmente ou ate mensalmente nalguns casos ;) ;)
cris17
Membro Veterano

segunda jun 08, 2009 9:25 pm

obrigado native foi o que eu pensei daí estar a alargar o intervalo de tempo de cada alimentação
ovelhassassi
Membro
Registado: terça fev 06, 2007 1:14 am

segunda jun 08, 2009 9:28 pm

é preferível dares um primeiro pelo de mus do que um recém nascido de hamster.
cris17
Membro Veterano

segunda jun 08, 2009 9:34 pm

ovelhassassi Escreveu:é preferível dares um primeiro pelo de mus do que um recém nascido de hamster.
qual a diferença? se é pelo tamanho asseguro-te que estou a dar o adequado. se for nutricionalmente es capaz de ter razao.
Mas na minha zona arranjo bem mais facilmente hamsters
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”