PDI - ferida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
ShyFairy
Membro Veterano
Registado: quinta jul 17, 2008 4:09 pm

quarta jun 10, 2009 1:05 pm

Olá a todos. Tenho notado que o meu porquinho de vez enquando coça-se mas nada por aí além, só mesmo as vezes. Mas ontem reparei numa ferida! Está mais ou menos em carapela mas ainda se nota tipo sangue pisado em carapela, nao tem falta de pelo aí, o pelo está apenas amagado nessa zona mas se nao tivesse dado volta ao pelo nem tinha notado. Mas estou preocupada. Hoje fui logo ao veternario mas nem me lembrei que era feriado e como tal tava mesmo fechado :( Pelo que pesquisei na net eles ao coçaram-se e causar ferida podem ser parasitas. Eu quando o trouxe cá para casa fui com ele ao vet e nunca me falaram em desparatizaçao! Mas ja li aqui num topico que ha a desparatizaçao interna e externa. Tambem li que pode ser micose.. entre outras coisas. Bom obviamente nao sou veternaria ,não lhe vou diagnosticar nada, mas estou preocupada claro, entrei logo em panico, nao quero o meu porquinho doentinho. Queria saber se ja aconteceu aparecerem estas feridas aos vossos, se é muito grave havendo a necessidade de ir as urgencias... não sei bem como funciona,mas pronto. Só conheço um veternario em Évora, acho que é o unico e sei que eles são bons no tratamento de cães, gatos.. mas fiquei com as minhas duvidas quanto aos exóticos! Pois a vet que o consultou parecia que nem sabia pegar nele, enfim.. Se souberem de outro vet em Évora.. por acaso nao conheço mais nenhum :/ Acham que esta situaçao da ferida é grave?É que agora com 2 feriados seguidos... só Sexta! Ah e ele continua bem, brinca, salta, come muitooo bem.

PS: já sei há quem vá dizer para ir com ele ao vet e que aqui não podem ajudar, mas como já referi tenho a maior das intenções de ir com ele ao veternario, so nao tenho é culpa que teja fechado. Mas agradeço opiniões e experiencias desde assunto, das feridas após coçarem-e e isso.
Obrigada.
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

quarta jun 10, 2009 1:52 pm

Olá ShyFairy também não sou Vet (para já :lol: ) mas não me parece necessário ir a correr com ele para as urgençias. Quase de certeza que se trata de parasitas :( pelo que é necessário intervenção rápida mas não é nada de muito preocupante ao ponto de se ter que dirigir ás urgençias.

espere por mais opiniões :lol:

cumps, Pedro Oliveira
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta jun 10, 2009 2:43 pm

ShyFairy, eu também moro em Évora, já que conhece só um vet quero deixar aqui outro endereço para o caso de precisar... Sabe onde é o Modelo, na avenida do MacDonalds? Indo pelo caminho que leva ao Modelo vai ter a um Hospital Veterinário.
ShyFairy
Membro Veterano

quarta jun 10, 2009 2:48 pm

marianamar é mesmo esse o veternario que conheço por acaso! Sempre fui la com a minha cadela e o meu porquinho também ja la tem ficha. É grande e tem muito bom aspecto ,só achei que na consulta do meu porquinho da india ela nao tinha muita experencia.. mas ha la mais veternarios claro, pode ter sido apenas daquela veterinária em particular. Pode ser que seja outro/a a fazer-lhe a consulta.
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

quarta jun 10, 2009 3:03 pm

olá ShyFairy.

tente examinar o seu PDI com atenção, para ver se encontra parasitas. desvie o pelo para o lado e veja se encontra alguma coisa. geralmente junto as orelhas, se de facto forem parasitas, existem la alguns. :?

na melhor (ou pior de pende do ponto de vista) das hipoteses é apenas uma ferida causada por ele se coçar.

quanto á ferida para tentar aliviar pode sempre experimentar por um pouquinho de creme para micoses e eczemas (tipo o dermofix se tiver).

penso que nao fará mal, se estiver errada corrijam-me. :roll:
ShyFairy
Membro Veterano

quarta jun 10, 2009 4:18 pm

SofiaCM eu nao lhe encontro nada, ja lhe dei voltas e voltas ao pelo e só tem mesmo aquela ferida que ainda é um pouquito grande mas está seca já.
Vou colocar-lhe esse creme que referiste acho que nao faz mal.
SofiaCM
Membro

quarta jun 10, 2009 4:22 pm

eu penso que nao fará mal. ja usei no meu coelho e alem de nao ter feito mal curou lhe as feridas que ele tinha de se coçar.

boa sorte com o seu porquinho :wink:
ShyFairy
Membro Veterano

quarta jun 10, 2009 4:22 pm

ah mas ele tem uma coisa estranha na barriga que ainda nao consegui identificar o que é ! é custoso de ver mas é um pouco saliente.. num fim é parasita :( tadinho do meu bixo, tomara ja sexta para ir com ele ao vet.
SofiaCM
Membro

quarta jun 10, 2009 4:27 pm

pelo que disse acho que nao tem de se preocupar, pois se ele come bem e anda activo como antes parece estar bem. :wink:

e na sexta ja vai com ele ao vet e fica mais descansada. seja o que for vai ver que se vai curar. :)
ShyFairy
Membro Veterano

quarta jun 10, 2009 10:09 pm

Estive a meter um cremesinho (pouco) para feridas, que ate é mais usado para bebés , por isso penso que nao lhe deve fazer mal. Agora fui ver e a carapela saltou ou entao foi ele que andou a esgravatar e está um pouco ensaguentado :/ tenho medo que lhe faça alguma infecção ou sei la.. têm alguma sugestao para aquilo nao infectar? Devo limpar e meter aquela pomada , ou nao devo mexer muito ali ? Estou preocupada :(
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quarta jun 10, 2009 11:36 pm

Se está em ferida, provavelmente o melhor será limpar com algodão e betadine para desinfectar e ajudar a sarar.

Boa sorte com o seu PDI.
;)
SofiaCM
Membro

quinta jun 11, 2009 4:26 pm

bem ha uma expressao que diz "quanto mais se mexe na ..... mais mal ela cheira" :lol: (nao levem a mal, estou apenas a brincar)

acho que o melhor é nao mexer muito por agora...

faça como Zahn disse, e ponha desse creme mas para alem disso tente nao mexer muito.

amanha ja é sexta ja pode ir ter com alguem que saiba realmente o que fazer. agora pode apenas aliviar aliviar o pequeno. :wink:

ele continua a comer bem e esta animado?
ShyFairy
Membro Veterano

quinta jun 11, 2009 4:57 pm

Hoje a ferida ja está melhor, ontem depois da carapela saltar é que estava com mau aspecto mas hoje está bem melhor. Ele come bem (se pudesse estava sempre a comer lol), parece-me é um bocadinho mole mas ele sempre foi um molengão só quer é durmir. Mas isso é porque eu acho que ele anda triste pois agora passo parte do dia fora de casa e penso que ele sente falta pois eu passava quase 24h com ele e agora já nao.. mas quanto a isso ele está prestes a ter um amiguinho com ele para nao se sentir sosinho.

E amanha assim que chegar a casa é ir com ele ao vet ,mais que nao seja para ficar descansada pois eu ate ando a sonhar com isso:S detesto saber que ele teja mal mesmo que seja so uma feridinha :(
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quinta jun 11, 2009 5:03 pm

ShyFairy Escreveu:Hoje a ferida ja está melhor, ontem depois da carapela saltar é que estava com mau aspecto mas hoje está bem melhor. Ele come bem (se pudesse estava sempre a comer lol), parece-me é um bocadinho mole mas ele sempre foi um molengão só quer é durmir. Mas isso é porque eu acho que ele anda triste pois agora passo parte do dia fora de casa e penso que ele sente falta pois eu passava quase 24h com ele e agora já nao.. mas quanto a isso ele está prestes a ter um amiguinho com ele para nao se sentir sosinho.

E amanha assim que chegar a casa é ir com ele ao vet ,mais que nao seja para ficar descansada pois eu ate ando a sonhar com isso:S detesto saber que ele teja mal mesmo que seja so uma feridinha :(
Era o que ia recomendar mas vi que já se informou e antecipou. ;)

Os PDIs são bastante sociais e apreciam bastante a companhia de outros. Não os devemos ter sozinhos.
Mas tenha a atenção de lhe dar um amiguinho do mesmo sexo. :)
SofiaCM
Membro

sexta jun 12, 2009 11:33 am

entao já foi ao veterinario? que lhe disseram do seu porquinho?
Responder

Voltar para “Exóticos”