Gecko Leopardo

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Moderador: mcerqueira

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joaoplscosta
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sexta jun 12, 2009 12:42 am

Boas,

Ha cerca de um mês que ando a ponderar a ideia de ter mais um animal cá em casa. Gosto bastante dos gecko leopardo pois são simplesmente LINDOS. Tive a ver aqui umas caresheets e precisava da ajuda de alguns veteranos para ver se a informação que reti está correcta.

Precisam de três tocas, uma delas deve ser húmida para ajudar a fazer a muda da pele. Necessitam de uma lâmpada de cerâmica, cabo de aquecimento, ou tapete de aquecimento e não precisam de lâmpada uvb (embora esta seja uma mais valia) pois são animais nocturnos. Alimentam-se de pequenos insectos (grilos, tenébrios). Nunca usar areia como substrato pois podem sofrer de impactação ao ingerir bocados do substrato. As medidas minimas para o terrário são 60x40x40. A temperatura durante a noite deve ser entre os 16ºC e os 21ºC e durante o dia deve ser entre os 27º e os 38º facilmente conseguidas com um termoestado ligado ao aquecimento. O terrário deve conter um recipiente com água.

Existe mais alguma coisa importante que me esteja a faltar? Continuarei o meu estudo ;)

Só mais uma coisa, os geckos leopardo são animais que têm tendencia em apanhar algumas doenças?

Cumps.
geckomorphs
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sexta jun 12, 2009 1:39 am

as temperaturas estão mal, dia entre os 28 e 32 graus a noite não devem estar mais baixas do que os 22graus. Quanto a doenças são animais que por norma não trazem muito problemas...
joaoplscosta
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sexta jun 12, 2009 1:53 am

Obrigado pela correção ;)
rglove
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sexta jun 12, 2009 11:52 am

Eu mantenho os meus com temperaturas superiores. Os meus são mantidos com uma zona quente nos 33/34/35 ºC e de noite apenas baixo para os 28.
Se forem ler uma care sheet actualizada as temperaturas que indica não são de 28 a 32. 28 graus é pouco para a zona quente, pelo menos com os meus geckos se a temperatura for de 28 graus eles não comem ou não comem o que costumam comer. Tento manter a zona quente a 33 graus, com uma zona ainda mais quente (podemos chamar de basking spot) nos 35/36 graus.
Quanto às doenças, tens MBD, parasitas, crypto, etc... O melhor é ires ao veterinário para desparasitar de 3 em 3 meses ou então calculas a dose, compras o medicamento e desparasitas em casa.


EDIT: Eu tenho sempre lá uma tacinha com tenébrios e uma tampa de garrafão (por exemplo) com suplemento vitamínico. Convém veres se o suplemento tem vitamina D3, porque se não tiver, é o mesmo que não estares a dar nada.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
rglove
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sexta jun 12, 2009 12:02 pm

The ideal temperature range at which to keep a gecko
would be 25-29°C (77-84ºF) in the daytime, with a basking spot of 32-35°C (89-95ºF), and temperatures falling no lower
than 21°C (69ºF) at night.
in http://www.barrieranimalcareclinic.co.u ... Geckos.pdf
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
PedroC10
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sexta jun 12, 2009 12:37 pm

Sistemas caloríficos e iluminación

La temperatura que debemos conseguir oscilará entre los 32º en la zona más caliente del terrario y los 27º en la zona más fresca.

Siempre hay una confusión al respecto, que intentaremos resolver, los leos son geckos terrestres, lo que interesa es que la temperatura antes mencionada sea a nivel del suelo, es decir, que los 32º y los 27º deberán medirse en el suelo de la instalación, realmente no nos interesa la temperatura ambiente, si fueran geckos arborícolas si sería indispensable lograr esa gradiante en el ambiente o en un punto determinado, en los geckos leopardo no es así.

Por tanto el mejor sistema de calor al que podemos recurrir es una manta térmica o un cable calefactor controlado por un termostato. Debemos colocarlo en un tercio de la base del terrario o fauna-box para lograr esa variación zona fría zona caliente.
in http://kaloula.drpez.com/kaloula10/kaloula_art2ene9.htm

Volto a dizer Ricardo, se os teus geckos não comem a 32º então algo está mal, duvido muito que seja das temperaturas. Claro que temperaturas superiores podem acelerar o seu metabolismo, a tal ponto até que eles comam mais, se mexam mais, vivam menos tempo pois a vida que têm é mais acelerada..
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
gekkos
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sexta jun 12, 2009 12:52 pm

rglove Escreveu:O melhor é ires ao veterinário para desparasitar de 3 em 3 meses ou então calculas a dose, compras o medicamento e desparasitas em casa.
Cuidado com o que recomendas as pessoas, não existe nenhuma necessidade de desparasitar um gecko sem haver certezas que tem algo!
Muito geckos que são desparasitados sem motivo acabam por deixar de comer, aconselho-te a reveres as coisas que aconselhas!
geckomorphs
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sexta jun 12, 2009 1:19 pm

rglove deixa-me te dizer um coisa, com essas temperaturas arriscaste seriamente a que o teu gecko fique desidratado, agora quanto ao cálcio deixa-me dizer-te que cálcio a mais é um problema ainda maior do que MBD, o cálcio deve ser dado junto com o alimento e não deve ser deixado a disposição do gecko mas está regra também se aplica ao alimento ou seja, nao se deve deixar o alimento a disposiçao do gecko durante o dia, isto porque, 1º o gecko deixa de associar os insectos como alimenteçao,2º para haver um controlo sobre alimentençao do gecko e 3º os insectos dentro do terrario pode ser um risco devido ao facto que eles podem morder o gecko e com isso este podem ganhar infecções.
Isto é apenas a minha opinião...
1doLIta
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sexta jun 12, 2009 1:43 pm

concordo com o ultimo post, sao alguns detalhes que considero importantes.
quanto ao terrario, claro q 60 40 40 é suficiente, mas se podes dar ao teu gecko um terrario maior com 70 ou 80, axo q n custa nada teres algo maiorzito onde o bicho se sinta bem, e onde possas colocar alguns adereços de decoração, visto q so vais ter 1 gecko ou 2.

[Editado pela moderação (zitapets)]
geckomorphs
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sexta jun 12, 2009 2:20 pm

problemas com excesso de cálcio.

Metabolic Bone Disease:
The symptoms of metabolic bone disease involve the limbs of the gecko becoming distorted, twisted or swollen this is due to the fact that the gecko has received a lack of calcium in its diet. In order to gain the calcium needed, the gecko will start to use the calcium in its bones. In order to help prevent metabolic bone disease you must always add the correct amount of calcium to the geckos live food. Recommended to add calcium/ vitamin mix 2-3 times per week for babies and only once per week for adults. Important! Too much calcium is also bad for your gecko and can lead to serious health problems as excess calcium builds up around the joints. If your gecko is suffering from Metabolic Bone disease I would advise you to visit your vet immediately

Fonte: http://www.reptiles-info.co.uk/gecko-healthcare.html

Informação sobre temperaturas

Leopard geckos are from Northern India and Pakistan, so they need fairly high temperatures. Their basking spot should be around 90F, and under tank heaters (UTH) work best. Leopard geckos absorb heat through their bellies more than from their back. Using a UTH will also let your gecko become heated without leaving a hide. Heat lamps work fine as well, but you will have to replace bulbs frequently.
Heat lamps should be used if you have paper towels because leopard geckos will get burned from a UTH. When using a UTH, make sure that you have at least 10 layers of paper towels or enough loose substrate.
Leopard geckos are nocturnal, so they will hide during the day. This means that UV bulbs are not necessary

Fonte: http://www.reptilesncritters.com/blizza ... abies.html

Quanto a questão do alimento dentro do terrario há diversos tópicos aqui na arca sobre o assunto e ate existe um onde tem fotos de geckos mordidos por insectos.

Espero ter ajudado....
rglove
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sexta jun 12, 2009 4:23 pm

gekkos Escreveu:
rglove Escreveu:O melhor é ires ao veterinário para desparasitar de 3 em 3 meses ou então calculas a dose, compras o medicamento e desparasitas em casa.
Cuidado com o que recomendas as pessoas, não existe nenhuma necessidade de desparasitar um gecko sem haver certezas que tem algo!
Muito geckos que são desparasitados sem motivo acabam por deixar de comer, aconselho-te a reveres as coisas que aconselhas!
Não é o que grandes criadores como o Ron Tremper e outros dizem. No livro do Ron Tremper ele diz que é totalmente seguro dar panacur (por exemplo) desde que as doses sejam bem calculadas. Muitos geckos deixam de comer porque desparasitante em excesso não é bom, mas se a dose for correcta não faz mal desparasitar de 3 em 3 meses ou 1 vez por ano.
Quanto à temperatura a 32 graus, a essa temperatura comem, mas comem menos. Não é a única caresheet que vejo em que diz que se deve ter um basking spot a uma temperatura mais elevada, os ingleses defendem muito isso.
Devemos ler muito bem as caresheets, porque na do Ron Tremper ele diz que a temperatura deve ser 90º F ou 92º F, MAS sempre, sem alterar para nocturna. Basta experimentar, coloca um ponto do terrário a 34/35 graus e ve para onde é que o/os teus geckos vão. Irás notar uma alimentação melhor também.
Quanto ao cálcio, eu deixo sempre no terrário um pouco de cálcio, mas dou na alimentação da minha adulta 1 vez por semana e na dos pequenos todos os dias. Duvido que seja calcio a mais, raramente lá vão lamber.

Quanto ao alimento no terrário, apenas disse tenébrios dentro de uma taça. Os tenébrios não fogem da taça se ela for alta e os geckos quando quiserem vão lá comer. Os grilos é que podem morder aos geckos. Porque se fores a um criador qualquer que tenha muitos geckos, o método de alimentação é colocar uma taça com tenébrios.

Quanto à desidratação, nada que uns borrifos por dia ou um banho a cada 2 semanas mais a água sempre disponível não cure :wink:

Quanto à supervisão do que eles comem, não há problema, deixas tenébrios dentro de uma taça, no inicio do dia contas e ao fim do dia contas de novo e vês quantos comeu.

PS: Aquilo do desparasitar de 3 em 3 meses ou 1 vez por ano foi o veterinário que recomendou pois eles comem alimento vivo, que por vezes tem parasitas.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
geckomorphs
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sexta jun 12, 2009 4:36 pm

rglove só tenho a dizer isto "estás no bom caminho".... :twisted: :twisted: :twisted:
PedroC10
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sexta jun 12, 2009 4:41 pm

A mim dissera-me de 6 em 6 meses, não de 3 em 3..

Eu continuo a achar que essa temperatura vai prejudicar os bichos, sendo eles nocturnos na sua maioria, e as temperaturas nocturnas no Paquistão não serem de 36 ou 37º durante o ano (um dia ou outro talvez).

Nunca notei um aumento do apetite com essas temperaturas. Um basking spot até 34/35º ainda vá que não vá, acima disso parece-me exagero. Quanto aos alimentos que mordem, não são apenas grilos, são grilos, zophobas, baratas, gafanhotos, entre outros.. Se dás cálcio 1a vez à adulta chega perfeitamente, não precisas de taça nenhuma lá, aos pequenos deve-se dar 3 vezes por semana e não todos os dias..

Não se deve andar a borrifar o terrário à toa pois são de climas desérticos, não têm tanta humidade assim, precisam sim de humidade na toca húmida.
E já agora, pois nunca ouvi falar de banhos aos leos, onde viste que se devem fazer?
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
rglove
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sexta jun 12, 2009 4:58 pm

Banhos vi num fórum inglês (geckosunlimited.com). Há lá varias pessoas que dão e não têm nem nunca tiveram problemas. Sim, sei que vários insectos mordem, agora onde é que viram que ter tenébrios numa taça é prejudicial???
Quanto ao medicamento, quando fui ao vet com a minha gecka a primeira coisa que o vet perguntou foi "Já alguma vez foi desparasitada?". Respondi que não, então ele disse que ia desparasitar e que se nao voltasse a comer dentro de 1 semana para lá voltar. Então perguntei-lhe se era prejudicial dar assim sem fazer uma análise às fezes e ele disse que não, que o panacur é dos únicos que são totalmente seguros (na altura até disse a margem de overdose) e, se fores ao vet desparasitar um gecko, tens de continuar a desparasita-lo em casa, a não ser que ele dê as 5 doses todas no mesmo dia. Convém primeiro ir ao vet para saberes as doses, para ele te explicar tudo e, quando já souberes bem, desparasitar em casa. A mim o vet disse-me uma vez a cada 3 meses.
Quanto à temperatura ser elevada, também me parece 36/37 elevada, mas os ingleses disem que não, inclusive um criador americano que admiro muito, diz que deve ter uma zona a 37 graus, ele até apresenta um artigo com as vantagens.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
gekkos
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sexta jun 12, 2009 5:07 pm

Não é o que grandes criadores como o Ron Tremper e outros dizem. No livro do Ron Tremper ele diz que é totalmente seguro dar panacur (por exemplo) desde que as doses sejam bem calculadas. Muitos geckos deixam de comer porque desparasitante em excesso não é bom, mas se a dose for correcta não faz mal desparasitar de 3 em 3 meses ou 1 vez por ano.

Os grandes criadores criam em massa em busca de novas fases, apuramento de fases, têm centenas de geckos e como é mais que lógico não estão a dar um tenébrio de cada vez a espera que os geckos não queiram comer mais, logo tem de jogar pelo seguro, e agora faço-te esta pergunta, tens noção que os Grandes Criadores têm muitas crias mas também lhes morrem outras tantas?

Quanto à temperatura a 32 graus, a essa temperatura comem, mas comem menos. Não é a única caresheet que vejo em que diz que se deve ter um basking spot a uma temperatura mais elevada, os ingleses defendem muito isso.
Devemos ler muito bem as caresheets, porque na do Ron Tremper ele diz que a temperatura deve ser 90º F ou 92º F, MAS sempre, sem alterar para nocturna. Basta experimentar, coloca um ponto do terrário a 34/35 graus e ve para onde é que o/os teus geckos vão. Irás notar uma alimentação melhor também.


Tenho geckos a 36ºC como tenho geckos a 30ºC graus, tudo depende do gecko em questão, não existem dois geckos iguais, mais uma vez o Ron tem na care que se deve ter o spot, mas não te estas a lembrar que muitos desses Grandes Criadores que falas metem as femeas a criar a partir dos 6 meses, é fazer crescer, criar e vender, e o Ron Tremper não e excepção :wink:
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