Castro Laboreiro nas Origens do Labrador! (e assuntos afins)
Moderador: mcerqueira
Aqui vai mais um link interessante sobre o assunto (está em ingles
):
http://retrieverman.wordpress.com/2009/ ... water-dog/
http://retrieverman.wordpress.com/2009/ ... water-dog/
Numa visita rapida a wikipedia (que nem sempre é de fiar) encontrei a associação entre o Fila Brasileiro e o ja extinto Cão de Fila da Terceira:
Faz algum sentido
Tenho uma pergunta para o amigo Carpeju...?Costumam ver-se com frequencia cães de raças portuguesas ai no Brasil?Ou são pouco populares desse lado do Atlantico?
Saudações
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fila_brasi ... .C3.B3ricoA teoria mais aceita atualmente é a que reconhece que, durante o período de colonização portuguesa, muitos cães foram trazidos dos Açores pelos colonos. Estes cães pertenciam à raça fila de terceira ou fila terceirense. Os primeiros cães foram cruzados com outras raças como o bloodhound, o mastiff e o antigo buldogue, também chamado Doggen Engelsen.
Faz algum sentido
Tenho uma pergunta para o amigo Carpeju...?Costumam ver-se com frequencia cães de raças portuguesas ai no Brasil?Ou são pouco populares desse lado do Atlantico?
Saudações
-
Carpeju
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Respondo com prazer amigo.
Sobre o Fila Brasileiro, tenho uma revista com a origem da raça, e como diz, a teoria é a mais aceita. É notório por exemplo o faro herdado do Bloodhound. No FB era utilizado principalmente para captura de escravos. Do bulldog (antigo) herdou o ímpeto combatente. É de fato um guarda sem igual. Não sei de raça que guarda tão bem como o FB. Falo da guarda no sentido de atacar o invasor. Mesmo acostumado com estranhos, sem o dono ele atacará sempre o invasor. Mas deixemos o FB.
Sobre raças portuguesas não vemos, a maioria nunca viu um exemplar em solo nacional. Como de costume os cães aqui também seguem modas. Dob, Rot, PA, Labrador, Bulldogue inglês. Outro dia vi um criador de Serra da Estrela. Do resto não conheço nenhum. Está em alta aqui o Border. Raças japonesas ainda encontram-se bons exemplares, Akitas e Tosas.
Particularmente gostaria de ver raças portuguesas por cá. Vocês tem belas raças. Outras raças brasileiras estão saindo-se muito bem aqui. O Dogue Brasileiro e o Bulldogue Campeiro são exemplos disso, o primeiro para guarda e o segundo para trabalho no sentido de resgatar a antiga origem do "bordoga" que aqui chegaram com os colonizadores.

Sobre o Fila Brasileiro, tenho uma revista com a origem da raça, e como diz, a teoria é a mais aceita. É notório por exemplo o faro herdado do Bloodhound. No FB era utilizado principalmente para captura de escravos. Do bulldog (antigo) herdou o ímpeto combatente. É de fato um guarda sem igual. Não sei de raça que guarda tão bem como o FB. Falo da guarda no sentido de atacar o invasor. Mesmo acostumado com estranhos, sem o dono ele atacará sempre o invasor. Mas deixemos o FB.
Sobre raças portuguesas não vemos, a maioria nunca viu um exemplar em solo nacional. Como de costume os cães aqui também seguem modas. Dob, Rot, PA, Labrador, Bulldogue inglês. Outro dia vi um criador de Serra da Estrela. Do resto não conheço nenhum. Está em alta aqui o Border. Raças japonesas ainda encontram-se bons exemplares, Akitas e Tosas.
Particularmente gostaria de ver raças portuguesas por cá. Vocês tem belas raças. Outras raças brasileiras estão saindo-se muito bem aqui. O Dogue Brasileiro e o Bulldogue Campeiro são exemplos disso, o primeiro para guarda e o segundo para trabalho no sentido de resgatar a antiga origem do "bordoga" que aqui chegaram com os colonizadores.
<p><strong>Mata Atlântica - RBMA</strong></p>
De facto o Fila Brasileiro como guarda deve ser impressionante...nunca vi nenhum ao vivo, nas fotos da net sempre o achei um aspecto de molenga, mas quando vi videos dele no youtube fiquei surpreendidoCarpeju Escreveu:Respondo com prazer amigo.![]()
Tem a tal "ojeriza" a estranhos...
Por cá tambem se seguem as modas, infelizmente...com tantas raças as pessoas podiam escolher as que mais seu estilo de vida, mas geralmente escolhem uma determinada raça porque o vizinho tem um igualCarpeju Escreveu:Sobre raças portuguesas não vemos, a maioria nunca viu um exemplar em solo nacional. Como de costume os cães aqui também seguem modas. Dob, Rot, PA, Labrador, Bulldogue inglês. Outro dia vi um criador de Serra da Estrela. Do resto não conheço nenhum. Está em alta aqui o Border. Raças japonesas ainda encontram-se bons exemplares, Akitas e Tosas.
A nossa conversa despertou-me curiosidade e fui procurar um pouco sobre as raças do Brasil, têm raças interessantes, mas cá a Portugal ainda só chegou mesmo o Fila...procurei as estatisticas do CPC e a ultima que tem é de 2007 onde consatam, a par com o border collie, 43 registos o que no nosso pais pequenino já é alguma coisa
Tenho que conhecer um ao vivo
-
Carpeju
- Membro Veterano
O FB tem esse jeito molenga sim, mas é pura enganação.
Na década de 80 era muito comum vê-lo em casas e fazendas. Tive a oportunidade de conviver com criadores amigos de minha mãe. Na fazenda junto aos empregados ficava lá deitado observando tudo, sempre solto. Mas com estranhos era uma fera. O porte grande não atrapalha em nada. Ele é capaz de percorrer grandes distâncias, lembre-se que também é um cão bioadeiro. Tem uma força descomunal. E por incrível que pareça é muito paciente com crianças.
Das raças brasileiras apenas o Fila e o Fox Paulistina são reconhecidos internacionalmente. Das outras, admiro muito o Dogue Brasileiro, cruzamento do Bull Terrier e do Boxer. O Bulldogue Campeiro já é exportado para os Estados Unidos e também utilizado pela polícia no nordeste do país. Ele parece com o Bull Inglês, embora não tenha aquele problema com o calor, acho que salvaram a raça.
Dessas, hoje, escolheria o Dogue Brasileiro, é muito paciente, companheiro e guardião. A raça exige prova para acasalamentos, isso é muito bom para seleção de exemplares dentro do padrão, principalmente no que condiz ao temperamento.
Aí eu admiro muito o Serra da Estrela. Mas nunca vi pessoalmente.
Das raças brasileiras apenas o Fila e o Fox Paulistina são reconhecidos internacionalmente. Das outras, admiro muito o Dogue Brasileiro, cruzamento do Bull Terrier e do Boxer. O Bulldogue Campeiro já é exportado para os Estados Unidos e também utilizado pela polícia no nordeste do país. Ele parece com o Bull Inglês, embora não tenha aquele problema com o calor, acho que salvaram a raça.
Dessas, hoje, escolheria o Dogue Brasileiro, é muito paciente, companheiro e guardião. A raça exige prova para acasalamentos, isso é muito bom para seleção de exemplares dentro do padrão, principalmente no que condiz ao temperamento.
Aí eu admiro muito o Serra da Estrela. Mas nunca vi pessoalmente.
O FB ainda é usado como boiadeiro? Tinha a ideia que essa era uma das suas funções antigas, mas para a qual actualmente não era usado.
Quanto ao Castro, no primeiro link que aqui deixei diz:
Carpeju, que tal uma visitinha a Portugal para conhecer um pouco mais da nossa cultura e do nosso país e quem sabe ver um Serra da Estrela ao vivo?
Quanto ao Castro, no primeiro link que aqui deixei diz:
Gosto muito de saber que temos por cá raças versateis, capazes de cumprir com muitas funções...a maioria das pessoas pensa que Castro, Serra da Estrela e afins apenas servem para guardar a quinta e as ovelhas...eu não concordo muito, mas gostaria de ouvir opiniões de donos destas raças.No início do século 18, pescadores do litoral Atlântico da Europa (nomeadamente Portugueses) iam para Newfoundland pescar e utilizavam o cão local, que parecia ser um cão de mil e uma utilidades: Carregavam lenha no inverno, subiam terrenos onde cavalos não podiam e ajudavam os donos na pescaria durante o Verão.
Carpeju, que tal uma visitinha a Portugal para conhecer um pouco mais da nossa cultura e do nosso país e quem sabe ver um Serra da Estrela ao vivo?
-
Carpeju
- Membro Veterano
O FB é muito pouco utilizado como boiadeiro, mas ainda é. Sua função hoje é mais de guardar o rebanho. Utilizamos cães mais leves na lida com o gado.
Aqui temos duas correntes de criadores, uma que cria vislumbrando o padrão para exposição e outra que cria vislumbrando a guarda, tal como a corrente alemã e americana do boxer aqui.
Pretendo ir a Portugal sim, não sei quando, mas de certeza não demorará.
Aqui temos duas correntes de criadores, uma que cria vislumbrando o padrão para exposição e outra que cria vislumbrando a guarda, tal como a corrente alemã e americana do boxer aqui.
Pretendo ir a Portugal sim, não sei quando, mas de certeza não demorará.
-
Carpeju
- Membro Veterano
Realmente é de sentir orgulho por ter raças tão perspicazes. Mas note uma coisa. Um PA faz tudo isso. Desculpe-me, mas tive uma cadela PA que era fantástica. Me sinto órfão de cão.
(Que meus cães não leiam isso)
.
Pois, nos dias que correm isso dde separar as raças em linhas de beleza e de trabalho é muito comum, acontece em quase todas as raças, e a meu ver é muito mau...
Será sempre bemvindo a Potugal Carpeju
Concordo o Pastor Alemão é um cão fantastico tambem gosto muito
Bem, deixo aqui mais um link com fotos do Castro LAboreiro no cumprimento do dever
http://lobo.fc.ul.pt/caodegado/castro-laboreiro.html
O cão da 1ª foto é espetacular!
Será sempre bemvindo a Potugal Carpeju
Concordo o Pastor Alemão é um cão fantastico tambem gosto muito
Bem, deixo aqui mais um link com fotos do Castro LAboreiro no cumprimento do dever
http://lobo.fc.ul.pt/caodegado/castro-laboreiro.html
O cão da 1ª foto é espetacular!
-
Carpeju
- Membro Veterano
Muito bom c_saraiva!
Me dá gosto ver cães no trabalho, em sintonia com o dono e ocupando a mente.
Cão fantástico mesmo, posso vê-lo aqui na região do pantanal lidando com o gado.
Obrigado, Portugal é nossa pátria mãe.
Me dá gosto ver cães no trabalho, em sintonia com o dono e ocupando a mente.
Cão fantástico mesmo, posso vê-lo aqui na região do pantanal lidando com o gado.
Obrigado, Portugal é nossa pátria mãe.
Ola
Por acaso ja conheci um exemplar de Fila Brasileira e é lindo, é um cao forte e com uma presença notavel, é de uma senhora amiga .
Têem de ser enviados para ai uns exemplares Portugueses hihihi.
Engraçado que ao ler este topico e ate deixo uma foto para comentarem de uma cadela que foi deixada aqui no canil Intermunicipal, foi encontrada abandonada e levada para o canil depois do tempo de espera obrigatorio de reclamaçao do dono, ia ser abatida, eu trouce-a de la com um Boxer e ficaram os dois em casa da minha patroa(foi so aparte) a cadela veio como cão e é cadela e ao ver o link a cadela parece mesmo um castro laboreiro,

Se é ou nao eu nao sei, mas pareceu-me, mas é uma cadela excelente, ainda é brincalhona é um amor de cadela, nao conhecia esta raça pessoalmente so de leitura rapida na net.
Gostei muito dos artigos colocados aqui.
Tenho amigos do Brasil criadores de chow chow ou donos e em conversa com eles as nossas raças portuguesas nao sao la muito conhecidas por ai.
Carpeju vais ser muito bem vinda ao nosso pais e de certeza que bem recebida também hehehe e assim conheces as nossas raças
Por acaso ja conheci um exemplar de Fila Brasileira e é lindo, é um cao forte e com uma presença notavel, é de uma senhora amiga .
Têem de ser enviados para ai uns exemplares Portugueses hihihi.
Engraçado que ao ler este topico e ate deixo uma foto para comentarem de uma cadela que foi deixada aqui no canil Intermunicipal, foi encontrada abandonada e levada para o canil depois do tempo de espera obrigatorio de reclamaçao do dono, ia ser abatida, eu trouce-a de la com um Boxer e ficaram os dois em casa da minha patroa(foi so aparte) a cadela veio como cão e é cadela e ao ver o link a cadela parece mesmo um castro laboreiro,

Se é ou nao eu nao sei, mas pareceu-me, mas é uma cadela excelente, ainda é brincalhona é um amor de cadela, nao conhecia esta raça pessoalmente so de leitura rapida na net.
Gostei muito dos artigos colocados aqui.
Tenho amigos do Brasil criadores de chow chow ou donos e em conversa com eles as nossas raças portuguesas nao sao la muito conhecidas por ai.
Carpeju vais ser muito bem vinda ao nosso pais e de certeza que bem recebida também hehehe e assim conheces as nossas raças

<p><strong>Visitem - </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
-
Carpeju
- Membro Veterano
Hehehe
Pretendo ser bem recebido e vindo sim...
c_saraiva conhece o Castro Laboreiro, o que acha?
O boxer me fez lembrar a minha com o colar quando foi castrada.
Podia vir criadores sérios portugueses, já que aqui tem muitos. Mas como não estão na moda...
O Fila Brasileiro tem sua origem no Fila Terceirense, segundo uma das teorias.
c_saraiva conhece o Castro Laboreiro, o que acha?
O boxer me fez lembrar a minha com o colar quando foi castrada.
Podia vir criadores sérios portugueses, já que aqui tem muitos. Mas como não estão na moda...
O Fila Brasileiro tem sua origem no Fila Terceirense, segundo uma das teorias.