Caturras - insólito??

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
lennz
Registado: sexta jun 12, 2009 6:42 pm

sexta jun 12, 2009 6:45 pm

Boas pessoal, é o seguinte,

as minhas caturras, assim como no ano passado efectuaram uma postura até agora de três ovos (o último foi hoje), mas a questão é que, apesar do ninho indicado para o efeito, elas colocaram os ovos em pleno chão da gaiola, e estão a chocar, sendo que o macho choca de dia ...

isto é normal? que posso fazer?

cumps
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta jun 12, 2009 8:04 pm

Que dimensões tem a sua gaiola? Que dimensões tem o ninho? Onde está colocado? O que tem dentro? Idade de cada ave? Há quanto tempo estão juntas? Já tiveram mais parceiros? São um casal ou poderão ser duas fêmeas?

Não leve a mal a quantidade de perguntas, mas o problema pode estar relacionado com alguma(s) desta(s) coisas.
;)
lennz

sexta jun 12, 2009 8:40 pm

Zahn Escreveu:Que dimensões tem a sua gaiola? Que dimensões tem o ninho? Onde está colocado? O que tem dentro? Idade de cada ave? Há quanto tempo estão juntas? Já tiveram mais parceiros? São um casal ou poderão ser duas fêmeas?

Não leve a mal a quantidade de perguntas, mas o problema pode estar relacionado com alguma(s) desta(s) coisas.
;)
a gaiola fui eu que fiz, tem um 100 x 100 x 100, é um cubo, o ninho comprei numa loja de animais, e deve ter o tamanho de uma vaixa de sapatos grande, é maior que o anterior, está colocado a meio da gaiola, pendurado de um dos lados, lá dentro pus aparas de madeira, as aves têm 5 anos no mínimo, estão juntas desde que nasceram e sei que são um casal, a primeira vezs que efectuaram postura foi o ano passado.

Pelo que não vejo qual será o problema, a questão é, mesmo no chão, irão os bebes sobreviver?
Zahn
Membro Veterano

sexta jun 12, 2009 9:34 pm

Provavelmente não gostam do ninho, ou melhor, de onde ele está. Porque não o coloca antes no exterior? Aproveite e coloque turfa no fundo. Provavelmente eles usam-no agora como poleiro. :?
Imagino que seja ao alto, certo? Tem alguma grade ou malhar interior para ajudar as aves a sair? Assim tipo uma escada?

As dimensões da gaiola parecem-me bem. Há quem crie papagaios cinzentos nessas condições. O que me deixa mais intrigado é aves com 5 anos só agora criarem.

Sinceramente não sei se deveria ou não colocar os ovos dentro do ninho, após fazer as alterações que referi. Provavelmente abandonariam o choco, mas também não vejo grande futuro às crias no fundo da gaiola, isto se chocarem... Já agora, viu se os ovos estão galados?
lennz

sexta jun 12, 2009 9:39 pm

Zahn Escreveu:Provavelmente não gostam do ninho, ou melhor, de onde ele está. Porque não o coloca antes no exterior? Aproveite e coloque turfa no fundo. Provavelmente eles usam-no agora como poleiro. :?
Imagino que seja ao alto, certo? Tem alguma grade ou malhar interior para ajudar as aves a sair? Assim tipo uma escada?

As dimensões da gaiola parecem-me bem. Há quem crie papagaios cinzentos nessas condições. O que me deixa mais intrigado é aves com 5 anos só agora criarem.

Sinceramente não sei se deveria ou não colocar os ovos dentro do ninho, após fazer as alterações que referi. Provavelmente abandonariam o choco, mas também não vejo grande futuro às crias no fundo da gaiola, isto se chocarem... Já agora, viu se os ovos estão galados?
o ninho esta no exterior, mas tem um orificio na rede para elas puderem entrar .... o ninho está na horizontal ... a questão é que elas ignoram o ninho ....

elas estão a chocar os ovos, e à fêmea faltam penas na nuca, o que me disseram ser causado pelo macho aquando do acasalamento .. não sei ver, mas não queria interferir, elas são muito desconfiadas e não faço por as domesticar, tento que as coisas sejam o mais naturais possivel.
Zahn
Membro Veterano

sexta jun 12, 2009 10:04 pm

Como disse que tinha o ninho no meio da gaiola...

O ideal seria um ninho dessas dimensões (aproximadas à caixa de sapatos) em posição vertical com turfa no fundo e um poleiro exterior. Colocado na zona mais "calma" da gaiola.

Já agora, têm osso de choco ou pedra de cálcio à disposição? Tem dado vitaminas antes da postura?

E o que tem no fundo da gaiola? Tem fundo em rede ou um tabuleiro com algum tipo de substrato?

De qualquer forma espere também por mais opiniões de outros foristas.
;)
Última edição por Zahn em sexta jun 12, 2009 10:24 pm, editado 1 vez no total.
lennz

sexta jun 12, 2009 10:08 pm

Zahn Escreveu:Como disse que tinha o ninho no meio da gaiola...

O ideal seria um ninho dessas dimensões (aproximadas à caixa de sapatos) em posição horizontal com turfa no fundo e um poleiro exterior. Colocado na zona mais "calma" da gaiola.

Já agora, têm osso de choco ou pedra de cálcio à disposição? Tem dado vitaminas antes da postura?

E o que tem no fundo da gaiola? Tem fundo em rede ou um tabuleiro com algum tipo de substrato?

De qualquer forma espere também por mais opiniões de outros foristas.
;)
como ja disse tem raspa de madeira e esta na zona mais sossegada e tem poleiro de madeia no exterior .. osso de choco sempr a disposiçao e o fundo da gaiolo eh em platex ... e costumo por tambem aparas ...

cumps
Zahn
Membro Veterano

sexta jun 12, 2009 10:22 pm

Oops...
Perdão. No último post queria dizer posição vertical.
cobra30
Membro Júnior
Registado: domingo abr 19, 2009 10:53 pm

sábado jun 13, 2009 12:14 am

boa noite.

tambem crio caturras e há uns anos aconteceu me um episodio parecido.

o casal tava numa gaiola tambem cubo tipo 65 65 65 (mais ou menos) e um ninho no exterior, mas na sua promeira postura puseram os ovos no chao (nao me recordo quantos) e deles nasceu apenas uma cria. Foi e criada sempre pelos pais e hoje já deve ter uns 4 anos...
Lá por a mim ter corrido bem nao quer dizer que corra tambem a si, mas experimente deixar estar o ovos onde estao e logo verá os resultados...

cumprimentos a todos. Já me esclareceram muitas duvidas, espero tambem ter ajudado....
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sábado jun 13, 2009 12:42 am

Se as caturras não se sentem bem com o ninho e não optam por usá-lo, a vontade de criar existe e o chão é uma hipótese, se a temperatura do local onde a gaiola está não sofrer grandes alterações, tipo muito quente de dia e fresco à noite, as crias podem safar-se no chão da gaiola mesmo, o que deve tentar perceber é porque não os atrai o ninho e fazer algo para mudar isso de forma a que a próxima postura já possa ser feita dentro do ninho, mas por agora não mexa para evitar perder essa postura. Tente trocar o ninho de sitio e colocar um outro como alternativa. boa sorte
lennz

sábado jun 13, 2009 12:41 pm

Joaoejoca Escreveu:Se as caturras não se sentem bem com o ninho e não optam por usá-lo, a vontade de criar existe e o chão é uma hipótese, se a temperatura do local onde a gaiola está não sofrer grandes alterações, tipo muito quente de dia e fresco à noite, as crias podem safar-se no chão da gaiola mesmo, o que deve tentar perceber é porque não os atrai o ninho e fazer algo para mudar isso de forma a que a próxima postura já possa ser feita dentro do ninho, mas por agora não mexa para evitar perder essa postura. Tente trocar o ninho de sitio e colocar um outro como alternativa. boa sorte
obrigado pelos conselhos, eu vou tentar não mexer, hoje já puseram mais um ovo, vão no quarto .... posso sempre tentar isolar o canto da gaiola onde elas puseram os ovos para não passar o vento,
elas estão na churrasqueira e a gaiola já se encontra protegida pelo vento com um lençol mas não será demasiado colocar mais protecção não é?
Responder

Voltar para “Aves”