Tornou-se recorrente usar directamente o forest bark (que é de outra árvore) da embalagem para os nossos terrários, sem qualquer tratamento prévio, quando esse mesmo bark, pelo menos, considerado «um pouco mais seguro» tem muitas vezes ácaros e outra bicharada, seja do não tratamento da madeira, seja do transporte/tipificação.
Após uma breve conversa por email com a Exoterra, eles dizem que o tratamento da madeira do Bark é por cozedura. Resolvi então eu próprio cozer algum bark e alguma casca de pinheiro (dessa do Aki) e após isso, coloquei tudo no forno 15 minutos a 200 graus. Diferenças? Ambos estavam limpos, sem bicharada e completamente secos. A casca de pinheiro tinha um cheiro característico a pinheiro, enquanto que o bark tinha um cheiro diferente. Resolvi colocar em caixas de plástico durante uma semana e após isso, ambos tinham o mesmo cheiro de humidade, não havendo (segundo o meu nariz) qualquer diferença.
A minha questão e tema de discussão é: Não será a casca de pinheiro tão segura como o bark se for tratada convenientemente? (a diferença de preço é substancial). Será o forest bark assim tão seguro de usar sem qualquer tratamento? Haverá tanta razão para alarme? Boa discussão