Diabinha95 Escreveu:Olá!
Estou a pensar em comprar
uma ratazana doméstica. Já me informei sobre elas, mas ainda tenho uma dúvida:
1ª: o que pôr no fundo? Porque soube que elas são alérgicas ao pó e não se pode pôr qualquer material...
Obrigada

Neste momento o que me preocupa não é o que pôr no fundo...
Diabinha, por aquilo que pesquisei e muitos foristas confirmam, o ideal é ter duas ou mais ratazanas, uma ratazana sózinha sentiria-se infeliz pois são animais que vivem em "sociedade".
Aconselho a ter 2 elementos da espécie e do mesmo sexo, para evitar futuras ninhadas, se o seu objectivo não for o de procriar (alguém me corrija se estiver a errar pf).
Ter em atenção ás dimensões da gaiola e á dimensão entre as grades da mesma que devem ser pequenas para não ocorrerem fugas.
Ter atenção á alimentação, sobretudo ás sementes de girassol (só em quantidades muito reduzidas).
Não invalidando os outros foristas, os conselhos do Native, Kitten, Búzio, Marianamar, Siwain, Miguelabm são de ter em conta, pois têm ratz há bastante tempo e conhecem bem a espécie, aprendi e continuo a aprender muito com eles.
Por experiência, tal como a Marianamar, reparei que ao usar feno como substrato em poucos dias o cheiro era bastante intenso (para não usar a mesma palavra "insuportável"), por isso não aconselho.
Neste momento só utilizo litter no wc, por opção.
Outra coisa, não te intimides se tiveres dúvidas, é preferível perguntar, nem que seja coisas minimas, desde que fiques totalmente esclarecida
Beijinhos
kath