Utilização ideal das Repti Glo!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

sábado jun 13, 2009 6:07 pm

Boas!
Antes de comprar o meu DB passei meses a pesquisar sobre tudo e mais alguma coisa, no entanto, surgiu-me uma dúvida em relação à lâmpada que devia utilizar, bem como a distância a que ela devia estar do animal!
Quando comprei o DB encomendei uma repti glo 10.0, contudo veio uma 8.0...
Depois de consultar alguns sites tais como: http://www.uvguide.co.uk/ fiquei com algumas dúvidas se seria ou não adequada! Percebi, então, que a repti glo 8.0 até era das lâmpadas mais indicadas dentro de certos padrões/distâncias e, como tal, é a lmpada que tenho vindo a utilizar!
Na sexta-feira, comprei uma repti glo 10.0 e fiquei sem saber o que fazer: embora o meu terrário seja bastante comprido, tem apenas 40 cm de altura, o que faz com que, quando o meu DB está no ponto mais alto, fique a apenas 23 cm de distância da tubular... Lâmpadas que eu pensava serem seguríssimas são, por alguns, consideradas prejudiciais podendo mesmo causar doenças ao nível da visão dos animais e não só, isto claro dependendo da distância das mesmas.
No meu caso, e se fossem vocês, o que é que fariam?
Continuariam a usar a 8.0 ou mudariam para a 10.0? Alguém com mais experiência que eu me sabe dizer se usar uma 10.0, quando esta no seu ponto mais baixo fica a menos de 25 cm do animal, poderá ser prejudicial para o mesmo?
Por mais que pesquise, não consigo deixar de me sentir baralhado...

Desde ja obrigado e as minhas desculpas se o texto vos parecer confuso!

Cumps!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo jun 14, 2009 1:15 pm

mantem a 10.0. normalmente as lampadas UVB so fazem efeito ate 30cm no maximo logo se a tua esta a 20 esta perfeito
Manuescrito
Membro Veterano

domingo jun 14, 2009 1:47 pm

Obrigado Cris pela resposta, pena é que não haja mais opiniões... :?
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jun 14, 2009 3:12 pm

Detesto ser do contra :lol: e juntar a minha opinião...

Agora mais a sério, acho que as 8.0 chegavam bem para encomenda.

E, uma vez que tem sido relatados alguns problemas com as lâmpadas 10.0 em certas espécies de répteis penso que as 8.0 sejam mais seguras.

Contudo ainda não ouvi dizer nada em relação aos DB's e como são animais de ambientes desérticos, logo estão mais adaptados a suportar UVB com maior quantidade.

Cumps
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
progressive
Membro Veterano
Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm

domingo jun 14, 2009 3:56 pm

A questão prende-se com um problema relativo às tubulares 10.0. Não me extendendo muito mais, quero apenas referir que o problema que o user levanta não está relacionado com uma simples opção por um espectro de luz UVB de 8% ou 10%, até porque ambos são aconselhados para dragões barbudos...alias ..uma das lampadas mais aconselhadas recentemente por entendidos é uma Arcadia de 12%..
A citação que vao ler em baixo foi escrita por uma pessoa entendida, que aconselha apenas a quem use as reptiglow 10.0 da exoterra que aumente a distância da mesma em relação ao animal, mais do que os valores considerados normais. Passo então à citação, que me parece esclarecedora, e apenas alerta, para algumas medidas de precaução na utilização da lampada. No need to panic!! Fica ao vosso critério, aceitar ou não o conselho dado. No entanto, julgo que não se perde nada em levar em consideração.

"Let me fill you in a bit on the Reptiglo 10's tubes. Thus far, they have caused numerous counts of eye problems as well as adverse health problems. IF you are using the UVB bulb & it is closer than 6 inches, & not enough bright white light is being used then yes you are most likely going to have some major problems. I worked with a person from Scotland whose dragon died from radiation poisoning from that bulb. He failed to tell me which bulb he was using until it was way too late. His dragon died a very bad death. It was ruled by a veterinarian, also. He was only 2 & had multiple organ failures, & the organs appeared to be cooked. He basically almost completely lost his eyesight, it was very very sad.
Most petstores who are using this bulb usually have it on top of a screen lid on the tank, which is roughly 10-12 inches high. At that distance, if that is the distance you are using it, should not cause any harm no. What we are finding is this:
The bulb, brand new, not burned in at 6 inches has: 66uWcm2 with UV index of 4.1
at 9 inches has: 42uWcm2 with UV index of 2.6
at 12 inches has: 29uWcm2 with UV index of 1.8

The bulb, burned in at 105 hours has:
at 6 inches has: 56uWcm2 with UV index of 3.5
at 9 inches has: 36uWcm2 with UV index of 2.3
at 12 inches has: 25uWcm2 with UV index of 1.6

Ok, so what do these numbers mean? Let me tell you a little bit about the bulb first. It has the photo-therapy phosphor that is incorrect & is allowing low wavelength UVB frequency to be emitted which is borderline UVC which is very harmful. This bulb at close range is becoming a problem. It also does not produce as much visible UVA as the Reptiglo 8 or the Reptisun 10 which is that much harder on their eyes. So the light appears less bright to them as well. It is a strong light, up close, but not safe. However, once you move it to the acceptable distances, the quality of UVB is poor. What we are finding is that the low amount of UVB output is leaving dragons vulnerable to metabolic bone disease because it is not emitting the correct frequency for D3 synthesis to occur.
What we are looking into now is long term effects of being exposed to low wavelength frequency or radiation which I am sure will not be good results. Currently, I am working with a guy on a US forum (I am in the US) & he has been using the Reptiglo 10 for 4 months though I did tell him to switch to Reptisun 10 for better output. His dragon now has metabolic bone disease. I am pretty confident that the light is to blame. He did have a young dragon at ages under 1 year, they do need good amounts of UVB so they can have strong bones.

I hope you don't mind me writing this up. I am just trying to help. Frances Baines from the UK UVB site is currently testing more Reptiglo flourescent & compact lights at the request of clients. Exo terra is cooperating, though, they were not all that thrilled about it, but she did not give them much of a choice in the matter.

So yes, my recommendation is to either use the Reptisun 10, or the Arcadia D3 flourescent tube light. I hear, that they are trying to phase the Reptiglo 8 out, which is dumb knowing that the Reptiglo 10 is cruddy."

P.S. 12 inch = 30.48 centimeters

Esta citação tem aproximadamente um ano...possivelmente a situação já foi corrigida. No entanto duvido que as lampadas que andem por ai à venda sejam recentes...Arrisco dizer que a maioria terão algum tempo em stock.
Manuescrito
Membro Veterano

domingo jun 14, 2009 4:21 pm

A ideia com que fiquei depois de pesquisar bastante foi precisamente essa...As 10.0 são duvidosas e à distancia que tenho a minha, a melhor opção é mesmo a 8.0! Da proxima vez que for às compras ou vai uma 8.0, ou mando vir uma Arcadia, tenho ouvido falar bastante bem desta última...
Obrigado pelas opiniões!
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo jun 14, 2009 7:36 pm

Manuescrito Escreveu:A ideia com que fiquei depois de pesquisar bastante foi precisamente essa...As 10.0 são duvidosas e à distancia que tenho a minha, a melhor opção é mesmo a 8.0! Da proxima vez que for às compras ou vai uma 8.0, ou mando vir uma Arcadia, tenho ouvido falar bastante bem desta última...
Obrigado pelas opiniões!
a arcadia é uma excelente marca em iluminação. contudo pelo que tenho lido os problemas tipo conjuntivite provocados por essas lampadas so aconteceu com lampadas 10.0 compactas. de resto quem usa tubulares nunca teve problemas
progressive
Membro Veterano
Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm

domingo jun 14, 2009 7:47 pm

Leste a citação Cris17 ? :D
Não querendo criar o pânico... até porque eu mesmo uso Uma 10.0 tubular da exoterra.
Simplesmente aumentei um pouco as distâncias ao animal.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”