Animais ilegais...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 15, 2009 3:45 pm

O que me trás aqui não é falar de "animais ilegais" propriamente ditos, mas sim da discriminação que existe dentro dos ilegais...

Passo a explicar:

Se alguém vem aqui ao fórum e diz "eu tenho um furão", ninguém se chateia, até ajudam, e até há um fórum só para eles... Se alguém aqui vem e diz "e tenho uma tartaruga de faces rosadas", é ilegal mas há ajudas e conselhos para a sua manutenção e ninguém condena ninguém, mais uma vez até há um fórum só para elas... Se um qualquer aqui vem e diz "eu tenho uma pitão"... ui, cai o carmo e a trindade... :roll:

No que respeita às autoridades, obviamente que actuam em conformidade se houverem denúncias, não sei se actuam com mais ou menos rigor se estivermos em presença de um furão ou na presença de uma pitão.

Agora eu pergunto: Porque raio há animais "mais ilegais" e "menos ilegais"? Porque é que se alguém tem uma cobra ilegal, são logo duas pedras na mão, mas se for um fofuxo, está tudo na maior :?

Atenção que não estou a defender que se detenham animais ilegais, sejam eles quais forem, mas é certo que há discriminação entre os ilegais... porquê?

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

segunda jun 15, 2009 3:53 pm

Boa pergunta..!
Até tou curioso para ver que respostas é que vão aqui cair... 8)
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 15, 2009 3:57 pm

Manuescrito Escreveu:Boa pergunta..!
Até tou curioso para ver que respostas é que vão aqui cair... 8)
Eu também, por isso mesmo é que fiz a pergunta...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda jun 15, 2009 4:13 pm

Tens toda a razao, dentro dos ditos " animais ilegais" existe muita discriminaçao !

Mas la esta, podera ser mesmo como dizeste Xuga, uns sao fofuxos e queridinhos os outros sao escamosos, rastejantes , feios , etc.

Ou seja existem animais ilegais de 1ª e 2ª qualidade.
:twisted: :twisted:

Mais uma vez se comprova que a legislaçao ca na tuga nao é respeitada nem existe uma eficaz fiscalizaçao.

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

segunda jun 15, 2009 4:19 pm

Eu nem estava a falar da legislação, que essa ja todos sabem como funciona...estava mesmo a falar da incoerência de alguns users! É como tu dizes, em relação a uns há apoio e palavras de incentivo, mas em relação a outros minha nossa, só falta baterem em alguém! A falarem de animais igualmente ilegais!
Até rimou! :D
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
texuga
Membro Veterano

segunda jun 15, 2009 4:20 pm

psylizart Escreveu:Tens toda a razao, dentro dos ditos " animais ilegais" existe muita discriminaçao !

Mas la esta, podera ser mesmo como dizeste Xuga, uns sao fofuxos e queridinhos os outros sao escamosos, rastejantes , feios , etc.

Ou seja existem animais ilegais de 1ª e 2ª qualidade.
:twisted: :twisted:

Mais uma vez se comprova que a legislaçao ca na tuga nao é respeitada nem existe uma eficaz fiscalizaçao.

cumps
eu não estou a pôr em causa a fiscalização, pois estou mesmo fora de como é que funcionam as nossas autoridades... O que eu me refiro é mais a discriminação dentro dos "comuns mortais", os frequentadores dos fóruns, os "jurados do ecrã" que depressa fazem juízos de valor se alguém tem uma cobra ilegal e cai no erro de o dizer aqui, seja por estupidez ou mesmo por pura ignorância, que eu acredito ser a principal razão, a segunda :wink:

Quanto às autoridades não me manifesto por desconhecimento!
texuga
Membro Veterano

segunda jun 15, 2009 4:51 pm

Não é desta que me satisfazem a minha curiosidade 8)
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jun 15, 2009 5:03 pm

Vou aventurar uma explicação.... :oops:
Acho que em relação ao furão existe um " habituamento" maior à ideia. Ou seja, muitos detêm furões. Sabem que é ilegal. mas "ah e tal sempre tive..., que lhes vou fazer? "
Os reptéis obedecem a uma moda recente. Só muito recentemente se tornou relativamente comum alguem ter corns, dragões e etcs.
A posse de determinadas espécies não sendo legal , não há como justificar a sua aquisição.
E no fundo, no fundo, quem mais reclama contra a posse de uma pitão, para mim é a quem mais doi. É por inveja, na maioria dos casos..... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda jun 15, 2009 5:09 pm

Isso ter animais ilegais, acho que é um pouco como cabular num teste...
Desde que não se ande a mostrar e ninguém saiba, lá em casa, cada um faça o que quizer...

Quanto a essa discriminação, tou como a nicasxi...
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda jun 15, 2009 5:33 pm

NhamNham Escreveu:Isso ter animais ilegais, acho que é um pouco como cabular num teste...
Desde que não se ande a mostrar e ninguém saiba, lá em casa, cada um faça o que quizer...

Quanto a essa discriminação, tou como a nicasxi...
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

segunda jun 15, 2009 5:42 pm

xuga concordo em tudo contigo , mas so quero dizer uma coisa, tambem ha casos de putos inexperientes que arranjam uma ball porque é cool e tal, nesses casos convem dar nas orelhas certo?
eu por mim é na boa, desde que não se metam a mostrar, e como não vou ser eu que vai pagar a multa, tanto faz :twisted:
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Souzza
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:05 pm

segunda jun 15, 2009 6:07 pm

Que eu me lembre os furões são proibidos a muito tempo, mesmo no tempo do meu pai já eram proibidos, devido aos problemas relacionados com a caça e etc, e então quem tem tartarugas de faces rosadas, que foram proibidas a relativamente pouco tempo? Pessoas que inclusive detém um talão ou factura da mesma aquando a legalidade das mesmas não se punha em causa!

Se há pessoas a exibir boideos sem consciencia do que estão a fazer, também há pessoas a exibir Mustelas sem saberem o que estão a fazer, mas aposto que se alguém visse um tópico semelhante com estas duas espécies distintas, era um banzé para o lado da cobra que nem imagino!

Quanto aos furões, penso que foi o habito que os permitiu passar despercebidos enquanto espécie ilegal, e talvez por ser um mamífero, enquanto que os animais escamosos sejam eles quais forem já não passam facilmente despercebidos, muito menos se forem ilegais.

<strong />
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda jun 15, 2009 6:13 pm

Concordo com o que foi dito, mas se repararem bem, os users que mais afincadamente fazem essa distinção parecer maior, e vou recorrer ao que a Texuga disse "os frequentadores dos fóruns, os "jurados do ecrã", sobre os utilizadores deste fórum em particular, e no caso de um post que levantou muita polémica, são users que têm repteis.
Do pouco tempo que frequento o fórum e especialmente a ala dos exóticos, os debates sobre repteis são mais acessos(é só uma constatação).
Também é um facto que no caso dos furões, as pessoas, como a Nicasxi referiu, estão mais habituadas á ideia. A verdade é que em tudo, se vê a educação que tivemos, a nossa abertura de espirito, etc...

Bem, antes que me caiam todos em cima, vou sair de fininho... :arrow:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jun 15, 2009 6:23 pm

Depois também á as espécies que são ilegais porque são da nossa fauna e por isso faz todo o sentido a critica a quem as mantém ou vem pedir conselhos sobre como o fazer....No caso de boides e furões sabe-se que Portugal é o único ou dos poucos países da Europa em que é proibida a sua manutenção em cativeiro por particulares...quanto á reacção discriminatória do pessoal daqui acho que é mesmo Tuguisse pura...se trabalhas muito para deixar de andar de bicicleta e compras com o teu esforço um carro, o Tuga vizinho em vez de trabalhar muito para ter uma carro melhor quer o teu...prefere furar os pneus do teu carro para voltares a andar de bicicleta 8)
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda jun 15, 2009 6:40 pm

A parte das autoridades, normalmente paga-se a multa e elas levam o animal para um local onde não têm as mínimas condições para o manter, nem têm o conhecimento para o fazer, até o animal ser «deportado» para o seu país de origem. Pura demagogia? Um pouco. Normalmente as pessoas fecham os olhos (mesmo vets) a animais como BCI's e etc, coisa que não funciona com uma arara rara ou uma coruja e aqui as autoridades estão mais em cima, por ser um real descrédito à vida animal/espécies em extinção.

Quanto à discriminação, normalmente quem o faz, pouco percebe do assunto, leia-se antes ignorância (o mais engraçado é que depois vêm perguntar coisas ás pessoas que andaram a acusar). Realmente a lei é para cumprir e aqui não há volta a dar, mas há aí muito ressabiado que usa a lei para apedrejar o Outro :roll:
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”